A vossa expriencia com o Windows 8

Marcelo5

Power Member
Olá pessoal!
Criei este tópico para todos nos partilharmos a vossa expriencia com o Windows 8!
Partilhem o que acharam, se gostaram, como foi voça aceitaçam e a da vossa familia ao Windows 8, o que acham que tem que melhorar...
-----
Vou começar com a minha:

Acho este Windows 8 um grande avanço no que toca aos sistemas operatibos, está bastante fluido, rápido a iniciar e rápido a desligar, adoro o Modern UI, e a loja(tirando ter poucas apps mas dada a idade dela...) é muito boa.
Habituei-me facilmente à nova interface e a minha familia tambem foi facilmente aceite.
Acho que o IE10 tem que melhorar no que toca a flash pois nos jogos do facebook tenho de jogar no ambiente de trabalho pois no Modern UI diz que nao tenho o java.Tambem acho que deviamos ter mais opçoes que no menu "Definiçoes" pois algumas so estao disponiveis no Painel de Controlo.
Basicamente adoro este Windows 8

PS=Noutro dia estava no portatil que tem o Windows7 e para mudar de aplicaçao fui pro canto esquerdo lol ;)
 
A minha experiência de utilização é muito simples. Espetei-lhe com o Start8 e uma hack para remover as tabs e devolver a folder band no explorer e raramente uso o Metro... Já estive mais longe de deixar de o usar completamente. Por isso é um 7 com uns pózinhos.

A única coisa para que uso o Metro, é mesmo para os jogos da loja que tenho instalados e que dão para um momento de distração ou quando não estou com paciência para o Steam. Até tenho algumas apps instaladas, mas não as uso e até já corri com algumas das originais da MS (Vídeo, Música e outras que foram logo no primeiro dia, que já nem me lembro quais eram)... Eu continuo a ser da opinião que o Metro é bom para um tablet com teclado, como os que andam a aparecer agora. Num desktop ou portátil, pode ser usado, mas não o acho necessário. Acho que foi uma coisa imposta a esses dois ambientes quando não havia necessidade de tal e a unificação continuaria a ser possível.

De resto, não tenho tido problemas com o 8. Os que tenho tido têm mais a ver com o facto de o portátil estar a começar a pôr o pé na cova do que outra coisa.
 
Última edição:
Muito satisfeito com o SO no geral. É rápido, visualmente agradável, um explorador melhorado, tem menos lixo que os Windows anteriores, tem o Modern UI que é uma mais valia para quem o percebe e foi bem barato.
 
Usei o Windows 8 a partir de Agosto do ano passado, quando foi com a versão Preview. Quis experimentar só para saber como funciona o Metro (Modern UI) e ver as novas funcionalidades que trazia.
Fiz então uma experiência: Criei uma máquina virtual com 2 cores, 2GB e gráfica de 128MB e instalei lá a Preview. Mas comecei a ter problemas: crashava imenso com aplicações Metro. Desisti.

Quando depois saiu a RTM, decidi dar mais uma chance.
Experimentei instalar num portátil. Formatei, instalei de raiz e comecei a ter problemas: fazia freezes do nada e dava BSODs na boot. Já estava prestes a decidir meter o 7, mas comecei a reinstalar o 8, desinstalar e instalar drivers, e até agora esteve impecável. :-D

Depois disso, decidi meter a RTM no fixo, desta vez uma instalação em cima do 7 em vez de o formatar. Vão pensar que foi má ideia ter feito isso, mas digo desde já que fiz isso e nunca tive crashes, nem freezes, nada que pusesse em causa a estabilidade. Impecável.

Pontos bons:
+É rápido no boot e encerramento
+Gosto do Modern UI
+Tem uma melhor organização dos menus
+Tem um leque vasto de aplicações na loja para a Modern UI.

Pontos maus:
-Não dá para alterar/adicionar tiles personalizados na Modern UI. Nem dá para personalizar mais a modern UI (mais variância nas cores das barras, etc.)
-Certas aplicações feitas em Modern UI estoiram ou são instáveis.
-Há muitas aplicações para a Modern UI que são "lixo" e trazem poucas funcionalidades.
 
Eu estou adorar, e ja nao voltava para o 7, gosto do modern ui tenho tudo a minha maneira com os jogos etc a meu gosto...Só gostava é que o modern ui se mantivesse é que passo mais tempo no ambiente de trabalho que no modern ui, devia ser uma especie de tudo no mesmo sei lá, se calhar nao me fiz entender bem, mas de resto nao tenho tido problemas, ao ligar e desligar realmente é muito rapido!
 
o minha expriencia como W8 foi pessima.

muitos programas que me fazem falta incompativeis,falta de drives para a MB e muitas outras em estado beta que não funcionam,muitos BSOD`s seguidos e constante reiniciar do pc enfim,foi um filme de terror a minha expriencia com este SO.

depois tambem no pouco tempo que o tive nunca cheguei a perceber porque com o pc desligado as saidas usb ficavam ligadas ficando o teclado com a retro-iluminação ligada e o rato(um razer) com o simbolo aceso,provavelmente teria uma opcção para desligar isso mas nunca percebi como.
 
De início não gostei.

Já estou à um mês com o W8 instalado no meu laptop com 3 anos num SSD e amigos, isto voa. Nunca tive um pc tão rápido na minha vida.

As aplicações abrem instantaneamente, o arranque do W8 são 8 seg e a desligar 3 ou 4 seg.

Já não volto ao Windows 7.

A única APP que deixei de usar foi, infelizmente, o Firefox, muito lento comparado com as restantes aplicações. Substituí pelo Chrome Dev e isto é sempre a abrir nem um único engasganço.
 
Ainda não explorei o W8 na totalidade mas é agradável e nem sinto falta do menu iniciar.
Antes em modo económico durava entre 3,5-4 horas. Agora só dura 2-2,5 horas. Se precisar de formatar o portátil não sei se volto a instalar o W8 dado que uso o portátil em longas viagens de comboio e é desagradável.
 
Honestamente eu uso o Metro como start menu... não corro nada lá, só o uso para lançar programas (recuso-me a tratar tudo por app) no ambiente de trabalho. Noto que anda tudo um bocado mais flúido, não noto uma diferença abismal a partir do 7, mas acho que no geral está melhor. Uma coisa que noto que está pior é o Task Manager, apesar de ter mais informação e estar mais simplificado, demora eternidades a abrir. Chego a achar que não carreguei bem nas teclas e volto a lançar, mas é mesmo lentidão. Não sei se fui eu que desliguei alguma coisa no startup que o mete a abrir tão lento. Gosto da nova UI das pastas, com as opções todas em cima.
 
A minha experiência com o windows 8 foi má. Instalei-o no asus k55vm do meu pai e vejo que ele arranca bem mais rápido que o windows 7 graças ao "truque" da microsoft de não fechar o kernel, mas isso faz com que a bateria do portátil se gaste ao longo de vários dias sem ser utilizado e também faz com que demore a "desligar" e isso é desagradável. Tive que tirar o modo de arranque rápido para isso nao acontecer e a iniciar o windows demora bastante mais tempo.
Na primeira vez, para conseguir encerrar o windows e para fechar apps no metro, foi preciso ir ao youtube para saber como se faz, pois não é nada intuitivo.
Também tive problemas em drivers, como as drivers das teclas fn, fui ao site da asus, saquei as drivers para o windows 8 mas, a maioria das teclas fn nao funcionavam, e passaram a funcionar, por incrivel que pareça, com as drivers do windows 7.
Na minha opinião o windows 8 foi concebido mais para "brincar" do que para trabalhar, pois já houve críticas quanto à sua estrutura, o que limita a sua "produtividade".
Nos windows anteriores, com um simples click no botão iniciar tinhamos acesso a praticamente tudo, agora, como o windows 8 está feito, esse "tudo" está em sitios diferentes, como por exemplo encerrar, é necessário ir ao canto inferior direito e ter acesso rápido às apps é ir com o rato ao canto inferior esquerdo.
Uma vez que temos acesso imediato as redes sociais e email, penso que compromete a segurança do utilizador, pois qualquer pessoa que mexa no computador, tem acesso imediato às áreas restritas do email de e da rede social onde o dono do computador está registado e também penso que se torna mais facil para os hackers sacarem informação privada contida nos emails e redes sociais, como mensagens e passwords por exemplo.
Para concluir, considero que a microsoft exagerou ao ponto de lançar um windows demasiado virado para as redes sociais e para as modernas apps semelhantes as que encontramos em smartphones e tablets.
 
Testei uma vez a RTM e nunca mais a larguei, só perdi algum tempinho para configurar a webcam, pois não havia drivers mas agora já funciona.
Adoro o novo Windows 8 pois o computador pessoal voltou a ser pessoal :)
Uso tudo no MetroUI, excepto o IE que troquei pelo Chrome.

Só tenho pena de não ter o Office em Metro caso contrário não precisava do ambiente de trabalho para nada (excepto para guardar/editar ficheiros, essa parte precisa de ser melhorada).

A única desvantagem e não ser formal para ambiente empresarial.

(...)

depois tambem no pouco tempo que o tive nunca cheguei a perceber porque com o pc desligado as saidas usb ficavam ligadas ficando o teclado com a retro-iluminação ligada e o rato(um razer) com o simbolo aceso,provavelmente teria uma opcção para desligar isso mas nunca percebi como.

Aqui acontece-me o mesmo no pc da empresa que tem o Windows XP... deve ser na bios.
 
Última edição:
Actualizei para o Windows 8 Pro 64 logo que este saiu (Outubro de 2012) e até agora só posso dizer maravilhas. Muito rápido, quase nenhuma incompatibilidade com jogos, à excepção do SWTOR (Free-to-play). Não gosto de abrir o browser da Internet no MetroUI. Prefiro fazer quase tudo no ambiente de trabalho "tradicional". Até agora não tenho tido freezes nem reboots fantasmas. O que mais me prende ao W8 é a rapidez, facilidade de utilização das aplicações no Metro (à excepção do browser da internet e da aplicação do Meo Go que não funciona no Metro) e pouco consumo de recursos (economiza no CPU e utiliza menos memória que os anteriores).
 
Após 2 meses de uso, posso afirmar que gosto bastante do windows 8, bem mais rápido, fluido e intuitivo.

O problema do 8, é o metro, que requer adaptação, mas depois desse curto período (para alguns), fica realmente algo de espetacular. Mesmo apesar das "apps" não serem grade ajuda, e pelo "metro ser feito para tablets", acaba mesmo por ser mais intuitivo.

Temos mais menus nas pastas que se vão tornando cada vez melhores, e (finalmente) já é possível pausar um cópia que tenhamos a fazer, tipo fazer 300Gb de backups já não precisa de ser tudo de uma vez.


Recomendo :D
 
Após 2 meses de uso, posso afirmar que gosto bastante do windows 8, bem mais rápido, fluido e intuitivo.

O problema do 8, é o metro, que requer adaptação, mas depois desse curto período (para alguns), fica realmente algo de espetacular. Mesmo apesar das "apps" não serem grade ajuda, e pelo "metro ser feito para tablets", acaba mesmo por ser mais intuitivo.

Temos mais menus nas pastas que se vão tornando cada vez melhores, e (finalmente) já é possível pausar um cópia que tenhamos a fazer, tipo fazer 300Gb de backups já não precisa de ser tudo de uma vez.


Recomendo :D

Como assim, menus nas pastas no metro?
 
Para mim é um lixo autêntico. Tenho o Windows 8 porque me o deram, instalei, usei, desinstalei e voltei ao 7. As inconsistências no UI são demasiadas. É um Frankenstein autêntico para um desktop. Não é intuítivo de todo no uso do UI. Não segue padrões estabelicidos há décadas. Pessoalmente não gosto do Metro UI. Vou esperar pelo Windows 9, o Windows 8 parece-me o Vista... um Windows intermédio entre versões tal como o Vista foi (mesmo que não tivesse sido desenhado para isso).

Por mim o Windows 7 cumpre bem o seu propósito, apesar de passar mais tempo hoje em dia em Linux.

De qualquer forma conheço quem goste o Windows 8, mas são bem mais os meus amigos e co-workers que detestam o mesmo (e estamos a falar de pessoas com alto nível de conhecimento informático, não average Joes). :p
 
uso o windows 8 á cerca de 3 meses e já não volto ao windows 7.
Muito mais fluido e adoro o metro.
Não tenho tido nenhuma incompatibilidade, nem em software nem em jogos.
Para mim foi o melhor sistema operativo que a microsoft desenvolveu.

Parabéns Microsoft
 
Boas pessoal, venho aqui contribuir com a minha experiência com o Windows 8 pro no meu Portátil Acer 1810tz. Como tinha o Vista Home original, mal tive a oportunidade de fazer a atualização para o Windows 8 pro não esperei o fui experimentar. Mesmo com a atualização fiz a instalação de fresco, criando novas partições e formatando tudo (apenas deixei a partição de recuperação, caso sentisse necessidade de voltar para o Vista).

Posso dizer que como nunca tinha visto nada sobre o Windows 8, tive alguma dificuldade em perceber como desligar/reiniciar o PC e qual a diferença entre ter o Skype instalado pelo Metro ou a instalação normal. No início não sabia que eram duas aplicações diferentes e que não comunicavam nem partilhavam a informação. Quando descobri fiquei um pouco desiludido, porque estava à espera que houvesse uma integração maior, mas adiante.

Depois de ir ao Google e perceber como as coisas funcionam, que o alt+f4 e todos os atalhos a que estou habituado estão presentes e que o atalho "tecla do windows"+x me dá acesso a tudo o que normalmente costumava estou bastante satisfeito com o Windows 8 pro.

No início ainda tinha algumas vezes o ecrã azul :( a dizer que o Windows tinha que ser reiniciado, mas nos últimos 2 meses isso ainda não aconteceu. Acredito que a Microsoft tenha corrigido alguns problemas iniciais e hoje em dia tenho um sistema bem mais rápido do que era o Windows Vista.

O meu portátil não tem ecrã tátil, mas quando estou no ambiente metro, uso o teclado para escrever o nome das aplicações ou da configuração que pretendo fazer e aparece-me tudo. É mais fácil do que navegar nos programas da tecla iniciar antiga, mas gostos não se discutem.
 
Back
Topo