A vossa ideia num jogo

Greemax

Power Member
Bem eu programo jogos e ainda sou iniciante, para evoluir é claro que terei de fazer jogos e jogos e ir ganhando experiencia.
Bem é aqui que voces entram, eu peço ideias para jogos, ideias que às vezes vos passaram na cabeça ou que ainda passam e também vou ter de vos pedir outra coisa, é que eu não tenho la muito jeito para desenhar e também gostaria que me desenhassem as oersonagens (inimigos, veiculos, protagonista, etc..).
Informo já que é um jogo 2D, eu sou mais experiente em jogos de plataforma e de RPG com vista por cima, mas outro tipo de jogo não é nada que não se possa fazer apenas demorará mais algum tempo para eu experimentar as coisas, etc...

Comprimentos pro pessoal
XUTEM as ideias

PS: como é obvio o vosso nome aparecerá nos creditos. :001:
 
Predefinida

Por enquanto não programo directamente em linguagem nenhuma, o programa têm comandos e ferramentas predefenidos e depois ele próprio escreve o codigo, eu apenas tenho de inserir as personagens montar os niveis vazer as relações inter objectos com comandos predefenidos e exportar para .exe , no entanto posso escrever scripts numa linguagem mas ainda nem sequer olhei para isso pois ainda estou a iniciar a linguagem C.
 
Por enquanto não programo directamente em linguagem nenhuma, o programa têm comandos e ferramentas predefenidos e depois ele próprio escreve o codigo, eu apenas tenho de inserir as personagens montar os niveis vazer as relações inter objectos com comandos predefenidos e exportar para .exe , no entanto posso escrever scripts numa linguagem mas ainda nem sequer olhei para isso pois ainda estou a iniciar a linguagem C.

Já agora, que programa é esse? Ajuda saber quais as potencialidades e limitações para te poder dar boas sugestões
 
Também já me pus em coisas do género, mas eu usava um programa chamado Game Maker.

Cheguei a fazer algo estilo Pac-man mas com mais liberdade, mas apenas fiz algo como 2 niveis e um 3 incompleto com um boss. Falta de interesse foi o problema.
 
Também já me pus em coisas do género, mas eu usava um programa chamado Game Maker.

Cheguei a fazer algo estilo Pac-man mas com mais liberdade, mas apenas fiz algo como 2 niveis e um 3 incompleto com um boss. Falta de interesse foi o problema.

Também já utilizei esse, vários RPG Maker e o 3dGameStudio. Cheguei mesmo a utilizar o RPG Maker no meu projecto de 12º que foi um jogo de aventura didáctico passado na minha escola (um pouco off topic, se alguem quiser dar uma vista de olhos está aqui)

Para python tens um bom tutorial para principiantes na secção de programação do fórum, feito por um professor da universidade de coimbra, que por acaso está muito bem feito
 
Última edição:
Então desculpa lá mas não "programas" jogos, simplesmente clicas em botões...

Não leves a mal... Eu por acaso sou o teu oposto gosto muito de fazer a arte, personagens, 3d , etc dos jogos.

Mas devido a ter de ser uma one man team tenho conhecimentos basicos na programação em C++.

Cumps.
 
Então desculpa lá mas não "programas" jogos, simplesmente clicas em botões...

Não leves a mal... Eu por acaso sou o teu oposto gosto muito de fazer a arte, personagens, 3d , etc dos jogos.

Mas devido a ter de ser uma one man team tenho conhecimentos basicos na programação em C++.

Cumps.

Não sei se foi para mim ou para o autor do topico que disses-te isto, mas se foi para mim não fiquei ofendido. Além disso os programas que utilizei tinham muito pouco de "carregar em botões" (os que tinham eram tipo macros do género carregavas e ela escrivia-te o início de um script de fala, para fazer coisas mais complexas tinhas mesmo de escrever o código todo). Tive de aprender C para o 3dGameStudio, Ruby para o RPGMaker (esta tive apenas de recordar pois já a tinha aprendido nas férias do 6º ano quando andei a criar jogos para GBA). Pessoalmente não acho muita piada a isso de ter o trabalho todo já feito, corta o prazer todo de fazer um jogo, mas é um bom caminho para um principiante.

Agora por causa do broken link que deixei acima aqui está o correto. Já agora não é nada de especial. Foi feito por mim e outro colega e não deu para fazer muita coisa, especialmente por ter de entregar relatórios semanais sobre o projecto e por a nossa professora nos ter dado 3 meses para o desenvolver
 
Última edição:
Não sei se foi para mim ou para o autor do topico que disses-te isto, mas se foi para mim não fiquei ofendido. Além disso os programas que utilizei tinham muito pouco de "carregar em botões" (os que tinham eram tipo macros do género carregavas e ela escrivia-te o início de um script de fala, para fazer coisas mais complexas tinhas mesmo de escrever o código todo). Tive de aprender C para o 3dGameStudio, Ruby para o RPGMaker (esta tive apenas de recordar pois já a tinha aprendido nas férias do 6º ano quando andei a criar jogos para GBA). Pessoalmente não acho muita piada a isso de ter o trabalho todo já feito, corta o prazer todo de fazer um jogo, mas é um bom caminho para um principiante.

Agora por causa do broken link que deixei acima aqui está o correto

Era para o autor, já tive a ver o jogo que criaste e está muito interessante mas lá está ser programador de jogos é basicamente programar em alguma linguagem ou seja escrever codigo (pelo menos no meu entender) não basta sacar um programa e intitularmo-nos de programadores de jogos.

Com isto não quero ofender ninguem e peço desculpa se o fiz mas á que diferenciar as coisas.

Cumps.
 
Claro sem dúvida. Já agora quero pedir desculpa ao Greemax por com todo esta conversa fugimos ao assunto do tópico. Acho que para começar devias tentar fazer um remake ou um spin-off de um jogo clássico do qual tenhas gostado. Por exemplo, o primeiro jogo que fiz foi um spin-off de pokemon do GameBoy. Fazendo isto não só te é mais fácil arranjar uma história como também já tens algumas imagens. Adicionalmente podes visitar comunidades de pessoal que desenvolve jogos nas quais acabam sempre por ser disponibilizados trabalhos de outros membros que podem ser-te uteis. Não te esqueças é de pedir permissão.

Já agora se queres 2d penso que devias ver alguns clássicos da megadrive: Sonic, Street Fighter, Revenge of Shinobi, Gunstar Heroes (grande jogo, comprei-o para a virtual console da Wii)
 
Última edição:
Concordo diogao, o primeiro passo para começar a aprender nesta "area" é começar com coisas simples, eu por exemplo estou a produzir um spin-off (genero remake) do pong.

Á que ir com calma e sem pressas...

Cumps.
 
Concordo diogao, o primeiro passo para começar a aprender nesta "area" é começar com coisas simples, eu por exemplo estou a produzir um spin-off (genero remake) do pong.

Á que ir com calma e sem pressas...

Cumps.


Sorry intrometer-me aqui com um offtopic, mas... grandes vícios que tive num spin-off do pong, o Plasma Pong :P cheguei a sonhar com aquele loop sonoro hehe

Quanto a ideias para jogos, tinha um amigo na secundária que escrevia histórias com lore inventado por ele, pena não ter de momento o contacto dele :\
 
Resposta original de .Zxtr.
Então desculpa lá mas não "programas" jogos, simplesmente clicas em botões...
Até tens razão mas já estou a tratar disso, estou a estudar C e mais tarde vou estdar C++ phyton entre outras.

Resposta original de .Zxtr.
Não leves a mal... Eu por acaso sou o teu oposto gosto muito de fazer a arte, personagens, 3d , etc dos jogos.

Pois , eu não desgosto de todo apenas prefiro a parte de programar, quanto ao 3D não pesco nada disso, não sei nem onde nem como os poço fazer, talvez venha a aprender.

E obrigado diogao pela tua opinião e ao resto do pessoal que aqui escreveu, continuem são bem vindas todas as ideias e opiniões.

Cumps
 
Última edição:
Este tópico faz-me lembrar, não havia por aqui um tópico no ano passado sobre um membro que andava a formar uma equipa para fazer um jogo sem recorrer a programação ou algo do género?
 
...Agora por causa do broken link que deixei acima aqui está o correto. Já agora não é nada de especial. Foi feito por mim e outro colega e não deu para fazer muita coisa, especialmente por ter de entregar relatórios semanais sobre o projecto e por a nossa professora nos ter dado 3 meses para o desenvolver


Estive a ver o vídeo. Parabéns pelo trabalho. O cena inicial da plataforma no mar também foi feita por vocês?
Parabéns pela escolha da música. Penso que Ennio Morricone, do Bom, o Mau e o Vilão. Grande, grande som!

Sugestões para jogos:

Duarte e Companhia, o jogo. Podia ser uma coisa tipo Blues Brothers (alguém se lembra disto?)

Leitão da Bairrada Tycoon :007:

Um remake do Paperboy. Podia ser o Pizzaboy


Cumps!
 
Estive a ver o vídeo. Parabéns pelo trabalho. O cena inicial da plataforma no mar também foi feita por vocês?
Parabéns pela escolha da música. Penso que Ennio Morricone, do Bom, o Mau e o Vilão. Grande, grande som!

Bom ouvido. É de facto Ennio Morricone. Também incluimos no jogo a versão dos Metallica desta música (The Ecstasy of Gold). Além de Metallica incluimos um banda sonora maioritariamente portuguese sempre que possivel, especialmente uns intrumentais do Grande Carlos Paredes. Já agora o trailler, tal como todos os vídeos do projecto foram feitos pelo meu colega Tiago Cunha
 
Back
Topo