1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A vossa relação (como programadores) com soluções opensource e-commerce

Discussão em 'Web Development' iniciada por Armadillo, 17 de Julho de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1342)

1. Armadillo

Armadillo Folding Member

Epah, é assim: brevemente (1/2 anos) vai-se renovar a lojinha on-line aqui do estaminé.

Temos grande necessidade de, a qualquer momento, mudar os processos de negócio, quer seja pela rentabilização de RH e/ou tecnologia, ou simplesmente porque alguém se lembrou de desenvolver uma nova função (para utilizador eheheh) toda XPTO para fazer não sei o quê:002:8|

Basicamente, o que eu vos pergunto é: pegando num Magento, OSCommerce e afins, a sua costumização é simples de se fazer?

Venham daí as vossas opiniões pessoais (como programadores) ;)

cumps

2. hostmake

hostmake Power Member

Qualquer um deles é de simples adaptação.

3. mascker

mascker Power Member

Boas,

Qualquer um dele dá para adaptar, agora penso que com o Oscommerce será mais simples já que o Magento é em programação orientada a objectos e utiliza a Zend Framework, o que requer programadores já dum nível de intermédio/avançado para realizar alterações e que conheça a Zend Framework.

Saudações.

4. Armadillo

Armadillo Folding Member

tive a ver o Magento, e o modelo da base de dados baseia-se no EAV aka entity atrtibute-value.
    Nao me agrada muito... Fazer querys SQL áquilo deve ser uma coisa manhosa...

Alguem tem outras opinioes sobre o magento para partilhar aqui com o "je"?

Cumps

5. Armadillo

Armadillo Folding Member

Magento->Out: Ainda nao me oferece a segurança que procuro: nao tem comunidade activa, tem bugs na instalação, etc etc etc...

Que outras aplicações me aconselham? (bitaites dispenso...)

6. slack_guy

slack_guy Power Member

A minha opinião como programador é pegar no editor de texto e começar a 'descascar fruta', com base em requisitos bem delineados e em tecnologias sólidas.

7. Armadillo

Armadillo Folding Member

pois, a minha tambem, mas nao sou eu que tenho a faca e a fruta: tou limitado a app's ja feitas :(

8. slack_guy

slack_guy Power Member

9. Armadillo

Armadillo Folding Member

epah, isso foi um bitaite:002: ;)

tenho quase a certeza da resposta, mas ja trabalhaste com alguma app ecommerce dessas ja feitas, tipo osCommerce, ZenCart e afins?

É que preciso de opinioes pessoais, porque nao me estou a ver a experimentar umas 70 ou seguir-me pelo que dizem os '"About " . $app ' e opinioes de fanboys.
    Têm é que ser de facil costumizaçao (a nivel de processos)

10. slack_guy

slack_guy Power Member

Não foi com essa intenção. No teu post inicial referiste dois projectos e 'afins'. Nesse link refiro-me aos 'afins'.

Sou programador, não sou 'adaptador' :-P

11. Armadillo

Armadillo Folding Member

tava a brincar :D
    é que sao muitos afins :-D

pois, eu bem que ja sabia a resposta :hehehmn:

bem, tou a ver que so me resta esta alternativa (eu sou o vermelhinho):blubomte:

mais opinioes, por favor!

12. Armadillo

Armadillo Folding Member

Ora bem, estou aqui a dar uma olhadela ao Cubecart v3 e parece-me simples de fazer alteraçoes/costumizações.
    Alguem quer partilhar a sua experiencia com esta solução?

cumps e obrigado

13. Estava a ler sua postagem Armadillo e fiquei curioso (estou a estudar este mesmo problema)... enfim decidiste por qual pacote de aplicativos?

Abraço, Antonio

14. Santo38

Santo38 Power Member

O OSCommerce é dos softwares que tem uma comunidade bastante activa e a bem da verdade, consegue-se fazer daquele pacote o que se queira com mais ou menos trabalho. Multi-loja, afiliados, B2B, you name it.

Se queres pegar em algo e moldar, diria que é dos mais activos e simples de moldar para um programador.

Saudações

PS: Tens também o VirtueMart mas ai tens de meter o Joomla por baixo.. Muito fácil de alterar também.

15. Armadillo

Armadillo Folding Member

Ainda não se chegou a um consenso aqui com os meus colegas. Mas em principio, a nossa base será o Drupal (ou o OSCommerce). Depois se verá se iremos usar um modulo qualquer opensource ou se iremos criar o nosso.
    Mas de momento excluímos por completo o Magento por varias razões. As principais serão:
    1. Base de dados utiliza o modelo EAV (Entity-attribute-Value)
    2. Estrutura dos ficheiros/directórios ridiculamente complexa
    3. Ficheiros com o mesmo nome existem na estrutura de ficheiros
    4. Comunidade muito pequena

O OSCommerce pareceu-nos uma boa opção a ter em conta (para além o Drupal+modulos)

16. nunoms

nunoms Power Member

Joomla + Virtuemart. É do melhor que há.

17. krunch

krunch Power Member

Uma BD em EAV não é necessariamente má.
    Para colectar meta dados é do melhor.

18. Armadillo

Armadillo Folding Member

concordo, mas para o nosso caso em especifico, não é a mais adequada ;)

19. mascker

mascker Power Member

1. Já foi respondida
    2. Eu pelo contrário acho-a muito bem organizada.
    3. Qual é o mal?
    4. Comparada com a do OSCommerce, sim é pequena. E a principal razão é ser OOP e não procedural. Não é qualquer um pessoa que implementa um módulo qualquer. São necessários conhecimentos em OOP e nesse caso a comunidade de programadores encolhe.

O Magento não foi criado para ser utilizado por empresas que querem uma loja e pronto. Adeus e até sempre.

Foi criado para empresas que queiram vender "milhares" em várias línguas, para vários destinos, e que tenham uma equipa dedicada apenas à manutenção da mesma, que tenham promoções, destaques, mailing list, tudo sempre no activo. Por isso mesmo eles adoptaram a terminologia Global/Site/Store/Store View. O Magento dá-te um nível de personalização a nível de código e design sem precedentes.

Além do mais, tens as actualizações do Magento e de novas extensões através da administração.

Mas o que mais gosto no Magento é o facto de sabermos que existe uma equipa de 8 gajos a programar diariamente nele e que o produto vai ter continuidade.

O único problema é o facto do manual deles não valer um corno e o livro que foi lançado pela arch, seja a mesma coisa. E talvez ainda seja um pouco "imaturo"

Se querem uma loja para vender poucos produtos, apenas em português e sem grandes complicações, fiquem pelo OScommerce ou outro qualquer. Se necessitam de algo mais "potente" ou por exemplo de administrar várias lojas do mesmo local, o Magento é uma boa opção e daqui a alguns meses será a melhor.

Uma quote

"Magento is going to win the open-source eCommerce war, hands down. I've never seen another platform so well architected and well designed as Magento.
    - Jack Aboutboul, Red Hat
    "

Um aparte. Eu acredito em open-source, mas tem que existir alguma empresa por trás a dar suporte, assegurar qualidade e a dar continuidade. Se não começas-mos a ver forks por tudo quanto é sítio....

Saudações

Última edição: 17 de Setembro de 2008

Partilhar esta Página