A vossa relação (como programadores) com soluções opensource e-commerce

Armadillo

Folding Member
Epah, é assim: brevemente (1/2 anos) vai-se renovar a lojinha on-line aqui do estaminé.

Temos grande necessidade de, a qualquer momento, mudar os processos de negócio, quer seja pela rentabilização de RH e/ou tecnologia, ou simplesmente porque alguém se lembrou de desenvolver uma nova função (para utilizador eheheh) toda XPTO para fazer não sei o quê:002:8|

Basicamente, o que eu vos pergunto é: pegando num Magento, OSCommerce e afins, a sua costumização é simples de se fazer?

Venham daí as vossas opiniões pessoais (como programadores) ;)

cumps
 
Boas,

Qualquer um dele dá para adaptar, agora penso que com o Oscommerce será mais simples já que o Magento é em programação orientada a objectos e utiliza a Zend Framework, o que requer programadores já dum nível de intermédio/avançado para realizar alterações e que conheça a Zend Framework.


Saudações.
 
tive a ver o Magento, e o modelo da base de dados baseia-se no EAV aka entity atrtibute-value.
Nao me agrada muito... Fazer querys SQL áquilo deve ser uma coisa manhosa...

Alguem tem outras opinioes sobre o magento para partilhar aqui com o "je"?

Cumps
 
Magento->Out: Ainda nao me oferece a segurança que procuro: nao tem comunidade activa, tem bugs na instalação, etc etc etc...


Que outras aplicações me aconselham? (bitaites dispenso...)
 
Bom, então para além dos dois projectos que referiste, tens aqui mais umas dezenas deles: http://freshmeat.net/search/?q=commerce&section=projects&Go.x=0&Go.y=0
epah, isso foi um bitaite:002: ;)

tenho quase a certeza da resposta, mas ja trabalhaste com alguma app ecommerce dessas ja feitas, tipo osCommerce, ZenCart e afins?

É que preciso de opinioes pessoais, porque nao me estou a ver a experimentar umas 70 ou seguir-me pelo que dizem os '"About " . $app ' e opinioes de fanboys.
Têm é que ser de facil costumizaçao (a nivel de processos)
 
Ora bem, estou aqui a dar uma olhadela ao Cubecart v3 e parece-me simples de fazer alteraçoes/costumizações.
Alguem quer partilhar a sua experiencia com esta solução?

cumps e obrigado
 
O OSCommerce é dos softwares que tem uma comunidade bastante activa e a bem da verdade, consegue-se fazer daquele pacote o que se queira com mais ou menos trabalho. Multi-loja, afiliados, B2B, you name it.

Se queres pegar em algo e moldar, diria que é dos mais activos e simples de moldar para um programador.

Saudações

PS: Tens também o VirtueMart mas ai tens de meter o Joomla por baixo.. Muito fácil de alterar também.
 
Estava a ler sua postagem Armadillo e fiquei curioso (estou a estudar este mesmo problema)... enfim decidiste por qual pacote de aplicativos?

Abraço, Antonio
Ainda não se chegou a um consenso aqui com os meus colegas. Mas em principio, a nossa base será o Drupal (ou o OSCommerce). Depois se verá se iremos usar um modulo qualquer opensource ou se iremos criar o nosso.
Mas de momento excluímos por completo o Magento por varias razões. As principais serão:
1. Base de dados utiliza o modelo EAV (Entity-attribute-Value)
2. Estrutura dos ficheiros/directórios ridiculamente complexa
3. Ficheiros com o mesmo nome existem na estrutura de ficheiros
4. Comunidade muito pequena


O OSCommerce pareceu-nos uma boa opção a ter em conta (para além o Drupal+modulos)
 
Uma BD em EAV não é necessariamente má.
Para colectar meta dados é do melhor.

Ainda não se chegou a um consenso aqui com os meus colegas. Mas em principio, a nossa base será o Drupal (ou o OSCommerce). Depois se verá se iremos usar um modulo qualquer opensource ou se iremos criar o nosso.
Mas de momento excluímos por completo o Magento por varias razões. As principais serão:
1. Base de dados utiliza o modelo EAV (Entity-attribute-Value)
2. Estrutura dos ficheiros/directórios ridiculamente complexa
3. Ficheiros com o mesmo nome existem na estrutura de ficheiros
4. Comunidade muito pequena


O OSCommerce pareceu-nos uma boa opção a ter em conta (para além o Drupal+modulos)
 
Ainda não se chegou a um consenso aqui com os meus colegas. Mas em principio, a nossa base será o Drupal (ou o OSCommerce). Depois se verá se iremos usar um modulo qualquer opensource ou se iremos criar o nosso.
Mas de momento excluímos por completo o Magento por varias razões. As principais serão:
1. Base de dados utiliza o modelo EAV (Entity-attribute-Value)
2. Estrutura dos ficheiros/directórios ridiculamente complexa
3. Ficheiros com o mesmo nome existem na estrutura de ficheiros
4. Comunidade muito pequena


O OSCommerce pareceu-nos uma boa opção a ter em conta (para além o Drupal+modulos)

1. Já foi respondida
2. Eu pelo contrário acho-a muito bem organizada.
3. Qual é o mal?
4. Comparada com a do OSCommerce, sim é pequena. E a principal razão é ser OOP e não procedural. Não é qualquer um pessoa que implementa um módulo qualquer. São necessários conhecimentos em OOP e nesse caso a comunidade de programadores encolhe.

O Magento não foi criado para ser utilizado por empresas que querem uma loja e pronto. Adeus e até sempre.

Foi criado para empresas que queiram vender "milhares" em várias línguas, para vários destinos, e que tenham uma equipa dedicada apenas à manutenção da mesma, que tenham promoções, destaques, mailing list, tudo sempre no activo. Por isso mesmo eles adoptaram a terminologia Global/Site/Store/Store View. O Magento dá-te um nível de personalização a nível de código e design sem precedentes.

Além do mais, tens as actualizações do Magento e de novas extensões através da administração.

Mas o que mais gosto no Magento é o facto de sabermos que existe uma equipa de 8 gajos a programar diariamente nele e que o produto vai ter continuidade.

O único problema é o facto do manual deles não valer um corno e o livro que foi lançado pela arch, seja a mesma coisa. E talvez ainda seja um pouco "imaturo"

Se querem uma loja para vender poucos produtos, apenas em português e sem grandes complicações, fiquem pelo OScommerce ou outro qualquer. Se necessitam de algo mais "potente" ou por exemplo de administrar várias lojas do mesmo local, o Magento é uma boa opção e daqui a alguns meses será a melhor.

Uma quote

"Magento is going to win the open-source eCommerce war, hands down. I've never seen another platform so well architected and well designed as Magento.
- Jack Aboutboul, Red Hat
"

Um aparte. Eu acredito em open-source, mas tem que existir alguma empresa por trás a dar suporte, assegurar qualidade e a dar continuidade. Se não começas-mos a ver forks por tudo quanto é sítio....

Saudações
 
Última edição:
Back
Topo