A Wii, os seus jogos e o futuro!

dppako

Power Member
Resolvi iniciar este tópico para se falar de uma coisa que tenho pensado.

Estou neste mundo à pouco tempo, comprei a minha wii há 3 semanas. Começo a perceber que o potencial desta consola está muito mal aproveitado. Lembro-me que a ps2 nos primeiros anos, não tinha, por exemplo, jogos graficamente tão bons como apareceram depois.

Penso que a wii poderá dar bem mais e que os "developers" estão a desvalorizar esta consola. Depois está o seu sistema de interacção único. Esta é a grande chave da consola, mas mesmo assim noto que podia ser muito mais aproveitada.

Por exemplo, RTS. Alguém duvida que títulos como um Comand & Conquer ou Age of Empires ou outros parecidos, encaixem que nem uma luva neste sistema?

e MMORPG?

Sinto no fundo que é falta de empenho de quem desenvolve os jogos, porque a meu ver, com o potencial desta consola, dava para muito muito mais e bem melhor!
 
Estou neste mundo à pouco tempo, comprei a minha wii há 3 semanas. Começo a perceber que o potencial desta consola está muito mal aproveitado. Lembro-me que a ps2 nos primeiros anos, não tinha, por exemplo, jogos graficamente tão bons como apareceram depois.

Sinto no fundo que é falta de empenho de quem desenvolve os jogos, porque a meu ver, com o potencial desta consola, dava para muito muito mais e bem melhor!

Portanto estás chegar à conclusão que eu já cheguei há muito tempo (talvez por ter a consola há mais de 1 ano). O que tu estás a dizer é basicamente o que eu já disse noutros posts, onde foi "ganked".... a Wii é uma consola ainda hoje mal aproveitada quer em termos de generos, como de grafismo.

Por exemplo, RTS. Alguém duvida que títulos como um Comand & Conquer ou Age of Empires ou outros parecidos, encaixem que nem uma luva neste sistema?
Eu duvido. O Wiimote não tem a precisão necessário para controlar unidades pequenas. Ia ser um inferno seleccionar a unidade que queres.

Só tenho pena é de me teres "atacado" noutras threads, quando afinal nem sequer tinhas a Wii há mais de 1 semana, e eu a tenho há mais de 1 ano. Se calhar estava a dizer as coisas que disse por uma razão, e não apenas para destabilizar como já me acusaram.
 
Última edição:
awake, o que pelo menos eu achava que tu dizias, e que nao ha jogos bons pa wii, e isso é mentira, hoje em dia há uma grande quantidade de bons jogos. agora que o sistema ta mal aproveitado tambem é verdade.
 
Última edição:
awake, o que pelo menos eu achava que tu dizias, e que nao ha jogos bons pa wii, e isso é mentira, hoje em dia há uma grande quantidade de bons jogos. agora que o systema ta mal aproveitado tambem é verdade.

O que me faz mais impressão na Wii é o mau aproveitamento da consola. Eu tenho as 3 três consolas, e como tal nem sequer tenho tempo para jogar todos os bons títulos.

Faz-me impressão após 2 anos da consola sair, ainda ver jogos com gráficos tão maus. No HotD Overkill por exemplo, é inaceitável o jogo sair com os slowdowns que tem. E estamos a falar de um dos jogos mais "sonantes" da consola. E o jogo até teve boas reviews, portanto o que eu acho que o padrão de exigência para a Wii está neste momento demasiado baixo.

Faz-me confusão que a Wii não consiga correr um Dead Space TPS, quando a Gamecube correu o fabuloso RE4 (até corre ninguém se dá é ao trabalho). Acho que os developers andam a dormir, e o consumidor também não é muito exigente.
 
awake, o que pelo menos eu achava que tu dizias, e que nao ha jogos bons pa wii, e isso é mentira, hoje em dia há uma grande quantidade de bons jogos. agora que o sistema ta mal aproveitado tambem é verdade.

Eu também fiquei com essa ideia.

E não estou sequer arrependido, porque se não jogasse na wii, não jogava mesmo. A não ser PES na ps2 aos fins-de-semana com amigos...

Há jogos que continuo a querer comprar, mas se me entusiasmo a comprar, acabo por comprar jogos que me parecem bons e não são. lol

Agora, no fundo fico com pena que não se esforcem mais... porque gosto muito desta consola e de todo o seu conceito.

Quanto os RTS e a falta de sensibilidade... uso o internet channel e nunca tive problemas com links pequenos.

Aliás, mesmo em PC há alturas em que não se consegue seleccionar a unidade pretendida, tendo de se seleccionar um conjunto e depois escolher numa lista.
 
Por exemplo, RTS. Alguém duvida que títulos como um Comand & Conquer ou Age of Empires ou outros parecidos, encaixem que nem uma luva neste sistema
Acabei de me lembrar que tenho de actualizar a thread do Anno Wii. (e também vem aí um Sim City para a Wii, e um Spore apesar de não se saber como é o gameplay ainda)

Outros RTS's (ou derivados)... Little King Story, Pikmin e... Battalion Wars Wii.
 
Outros RTS's (ou derivados)... Little King Story, Pikmin e... Battalion Wars Wii.

Na questão dos RTS a Wii sofre tanto como as outras consolas. Acho que no FPS já se conseguiu reduzir de forma drástica a diferença de jogar num PC ou numa consola. Em relação aos RTS ainda não.

O Halo Wars que é o melhor jogo RTS para a X360, e mesmo assim coitado ao pé de um Dawn of War para PC. A Wii ainda tem o problema adicional da falta de precisão. Nem quero falar numa experiência competitiva, em que a selecção rápida e precisa de unidades, é a diferença entre ganhar ou perder.

O Pikmin é outro que acaba por se adaptar muito bem ao Wiimote. Até diria que dá mais jeito que o tradicional.

Eu também fiquei com essa ideia.
A falta de aproveitamente leva, na minha opinião, a que não existam tantos titulos bons para a Wii. Não me faz muita diferença porque tenho muitas consolas, mas para quem só tem Wii parece-me pouco, especialmente porque alguns jogos (mesmo da Nintendo) acabam por ser de nicho (nem todos gostam do Brawl, ou Mario Kart). Mas isso é outra conversa.
 
Última edição:
^ depende do RTS. Se fizeres um RTS a pensar no PC e o passares a uma consola... tens um desastre nas mãos, mas e se fizeres um RTS de raiz?

Pikmin, Little King Story e Battalion Wars são bons exemplos disso; pois não são jogos que se emprestem a ser jogados num PC. E o Anno Wii está a parecer uma boa tentativa também.

Agora há "sacrificios" a ser feitos, em primeiro lugar um rato é usado numa superficie plana, enquanto que um wiimote não é, portanto haverá sempre mais alguma oscilação pelo que em vez de apostares em algo "pixel perfect" mais vale fazeres as coisas "grandes" e icónicas de forma a facilitar a navegação. Mas pode funcionar, e... IMO, melhor que numa consola sem pointing features.

O Wiimote tem precisão até, a "precisão" das cordenadas de pointing é superior a SD a que esta corre, pior é a estabilidade do "pulso" que faz com que também não seja propriamente um rato para RTS's convencionais, but I digress. É um bocado como o paradigma dos Strategy RPG's na DS, na minha opinião; inicialmente tiveste grandes desastres mas lá arranjaram maneira de os fazer funcionar bem; espaço para desastres aqui têm muito, mas o potencial está lá (e devo dizer que estou em pulgas pelo little king story)

EDIT: no que toca a RTS's esqueci-me do Swords & Soldiers dos criadores do De Blob -_-'
 
Última edição:
Estou neste mundo à pouco tempo, comprei a minha wii há 3 semanas.
Tens muitos jogos dos 2 anos de vida da Wii para apanhares. Eu tenho-a há um ano e ainda não joguei tudo que quero.
Não sabendo os teus gostos não tenho nada para te sugerir.

Começo a perceber que o potencial desta consola está muito mal aproveitado. Lembro-me que a ps2 nos primeiros anos, não tinha, por exemplo, jogos graficamente tão bons como apareceram depois.

Penso que a wii poderá dar bem mais e que os "developers" estão a desvalorizar esta consola. Depois está o seu sistema de interacção único. Esta é a grande chave da consola, mas mesmo assim noto que podia ser muito mais aproveitada.
Sem duvida, eu pessoalmente estou satisfeito.. mas tambem acho que poderia estar a ser muito mais aproveitada. Acho que o que acontece é que os developers estavam a prever que a Wii fosse um flop e por isso dedicaram-se as HD.. os projectos já previstos para as HD sairam neste tempo e agora começamos a ver uma viragem (ainda pequena) do panorama e cada vez mais as developers a apostarem mais na Wii. A Sega é o melhor exemplo.


Sinto no fundo que é falta de empenho de quem desenvolve os jogos, porque a meu ver, com o potencial desta consola, dava para muito muito mais e bem melhor!

Acho que as coisas têm tendencia a mudar, afinal de contas o objectivos das developers é ganharem dinheiro. Caso não aproveitem a Wii durante este e o proximo ano é meio infeliz, mas são elas que perdem.

Faz-me impressão após 2 anos da consola sair, ainda ver jogos com gráficos tão maus. No HotD Overkill por exemplo, é inaceitável o jogo sair com os slowdowns que tem. E estamos a falar de um dos jogos mais "sonantes" da consola. E o jogo até teve boas reviews, portanto o que eu acho que o padrão de exigência para a Wii está neste momento demasiado baixo.
Os slowdowns não são devidos aos gráficos, mas sim a leitura do DVD.. infelizmente eles estão lá e deviam ter solucionado o problema. Não diria que os padrões estão baixos.. não é isso que me esta a estragar a experiência, mas por alguma razão é um jogo de 8/10 e não de 9/10.


Faz-me confusão que a Wii não consiga correr um Dead Space TPS, quando a Gamecube correu o fabuloso RE4 (até corre ninguém se dá é ao trabalho). Acho que os developers andam a dormir, e o consumidor também não é muito exigente.

O consumidor é exigente, o problema é que nem todos são. No entanto acho que isso acontece em tudo na vida. Neste caso especifico podemos falar do Dead Rising que sofreu muito nas mãos da comunidade e com razão... portanto acho que não é bem assim.

Quanto ao Dead Space Wii ser on-rails, aqui no forum poucos ficaram satisfeitos com essa situação. No entanto nos somos os geeks, o utilizador mais comum não vai ficar chateado da mesma forma que não fica chateado se o NFS ou PES seja igual todos os anos.

Há jogos que continuo a querer comprar, mas se me entusiasmo a comprar, acabo por comprar jogos que me parecem bons e não são. lol
Se calhar estas a olhar para os errados. Posso dizer que em 40 jogos (onde 16 são Wii, 8 são Wiiware [o resto é VC/GC]) o mais fraco e que deixou-me meio coiso foi o Manhunt 2, só o comprei porque foi baratinho e mesmo assim consegui tirar algum prazer dele... mas se soubesse melhor não o compraria.


mas para quem só tem Wii parece-me pouco,

Eu só tenho Wii (DS como complemento) e ao fim de um ano só posso estar satisfeito. Custa-me a entender que tu tendo as 3 consolas digas isso, mas eu tendo só a Wii não acho nada disso. Existem mais casos no forum como eu e existem até casos de quem têm a 360 ou PS3 e joga mais na Wii.
Acho que é como tudo, são opiniões e não há muito a fazer ai.
 
Eu só tenho Wii (DS como complemento) e ao fim de um ano só posso estar satisfeito. Custa-me a entender que tu tendo as 3 consolas digas isso, mas eu tendo só a Wii não acho nada disso.

Se calhar jogas menos que eu não sei. E eu no fundo tenho as 5, porque além das fixas, ainda tenho a PSP e a DS. Só sei que com os jogos da Wii não me safava, mas isso talvez seja porque para alguns generos, estou habituado a usar as outras.

Nunca na vida ia comprar um Medal of Honor para a Wii por exemplo. Okami ou Bully joguei na PS2, TP e RE4 no Gamecube, Brawl não gosto, Mario Kart diz-me pouco. Sinceramente olho para a Wii e vejo alguns jogos muito bons (MP3, Galaxy, Strikers) e alguns que parecem engraçadinhos (NMH, Madworld) mas nada que me motive por aí além. Super Paper Mario gostei dos diálogos, mas nem me deu para a acabar o jogo....mauzito comparado com o da Gamecube.

Basta ir ao Gamerankings da Wii para ver mais ou menos do que falo, dois colossos nos primeiros lugares, mas depois tens RE4 da GC, World of Goo (que é giro, mas há para PC), Okami da PS2, 3 music games, e o MP3. Sabe a pouco sinceramente.

PS: Como é que a caca do GTA4 consegue tar no topo da PS3 e X360 é que vá-se lá perceber...que jogo mais mal optimizado.
 
Última edição:
se nao te cativa e so dizes é mal pra qeq a compraste? pra dizeres q a tens?

Comprei-a pelo mesmo motivo que muitos compraram. Porque achei piada ao Wii Sports, ao comando e ao conceito. Pena que depois a execução não tenha sido para mim a melhor. Quando a comprei nunca imaginei que passado 2 anos ainda iamos ter estes gráficos.

Além disso eu compro consolas nem que seja para jogar dois ou três jogos. No caso da Wii queria o Galaxy e o Metroid Prime 3.
 
Então vamos lá ver... tu compras uma consola por 2 ou 3 jogos, certo? E tens. Logo.. estás satisfeito :D

Quanto ao comando, conceito, gráficos, etc... bem, ou não te informaste antes de fazer a comprar e foste no impulso (que é problema teu) ou esperavas algo que nunca foi prometido, ao contrário da Sony que não só lançou (e lança) bullshots a toda a hora e prometeu vários jogos que nunca viram a luz do dia, sendo dois deles uma das principais razões pelo qual comprei a consola (mais uma vez, problema teu). Já agora, o mesmo com se aplica à Microsoft (SO4 rings a bell...).
 
eu comprei-a ha 1 semana por ser diferente... nao espero dela oq espero da minha xbox360 tanto em termos de graficos como titulos, mas espero mt mais em termos de interacçao e quem sabe divertimento... pelo menos qdo ha pessoal em casa pra jogar é um espectaculo... a par dos buzz/singstar da PS2 e do belo do PES na 360

tmb nao posso dizer ainda muito, visto q so tenho o wii sports e o super mario galaxy
 
Então vamos lá ver... tu compras uma consola por 2 ou 3 jogos, certo? E tens. Logo.. estás satisfeito :D

Quanto ao comando, conceito, gráficos, etc... bem, ou não te informaste antes de fazer a comprar e foste no impulso (que é problema teu) ou esperavas algo que nunca foi prometido
Mas alguém compra uma consola sabendo exactamente o que vai acontecer? O que acho é que esta discussão se está a focar no meu (não)contentamento com a consola, e não no que interessa.
 
Na minha opinião, quanto mais se tem, menos valor se dá... tive muitos jogos para a ps2 e pouco joguei cada um. E só tenho jogos dos "tops".

É assim com tudo na vida. No meu caso eu nunca compraria a psp e ds por exemplo. E só comprei a wii por ser diferente... senão ainda estava a jogar ps2, embora muito raramente.

Agora que tenho a wii, a ps2 encostou, ainda com excelentes jogos por jogar por completo. É a coisa de rentabilizar o investimento mais recente...
 
Se calhar jogas menos que eu não sei.
Será? Eu ao fim de um ano contabilizei as horas que tinha e deram mais de 1300h. Sendo 500h do Mario Kart e quase 400h do Strikers. As outras 400-500h foram no resto dos jogos em single player e alguns em online (não liguei muito ao online do Brawl, por exemplo).

Duvido que exista muita gente com PS3/360 que tenha tantas horas. Devem existir, claro.
 
Boas

Acho que ninguém mencionou o jogo que levou muita gente a comprar a Wii, na minha opinião foi o Wii feet (eu tenho a consola por causa do respectivo jogo e da minha esposa que queria fazer ginastica em casa), tambem tenho a Xbox 360, DS e PSP, em termos quantidade/qualidade a Wii está atrás da Xbox 360 e digo-vos mais; tenho 2 putos (5 e 8 anos) e mesmo eles preferem a Xbox 360, apenas a minha mulher prefere a Wii.

Cumprimentos;
 
Só com esse jogo, focalização nele, ou dependendo dos jogos que tenhas para ela versus o que tens na outra... não admira.

Também tenho um Wii Fit aqui em casa e não o uso, para já não é meu e se fosse para mim não o comprava (em suma, nem me considero o publico alvo de tal produto) Mas tenho "outras coisas" mais ao meu gosto, se não as tivesse de facto estava lixado.
 
Back
Topo