A6000 vs d5600 vs 77d qual recomendam?

MiguelRocha1987

Power Member
Boas pessoa vamos ajudar um amigo meu.... :)

Também vai ser pai agora em breve e pretende adquirir uma maquina em condições para registro o crescimento do novo rebento

Uso sera maioritariamente fotografia e claro alguns videos. O uso devera ser mais ou menos 70, 80% fotografia e o resto video claro.

A lista já foi reduzida a estas 3 opções. Cânon 77d, nikon d5600 ou Sony a6000. Todas estas opções com a respectiva lente kit mais base (18-55 e etc....)....

Qual destas 3 recomendariam e porque?

Obrigado
 
Mas estamos a falar dum entusiasta da fotografia..? Ou estamos a falar dum utilizador casual?

Se for para uso casual voto mais depressa numa 200D, e mesmo assim...não sei se é preciso tanto, nem se vale a pena ir atrás de lentes intermutáveis.
 
Mas estamos a falar dum entusiasta da fotografia..? Ou estamos a falar dum utilizador casual?

Se for para uso casual voto mais depressa numa 200D, e mesmo assim...não sei se é preciso tanto, nem se vale a pena ir atrás de lentes intermutáveis.
Para já casual, mas pondera depoisbconprar alguns acessórios e algumas coisinhas para fazer tipo umas sessões engraçadas. Um flash, uma lente prime para retrato....

Ele engracou mais com estas 3 e está mesmo decidido a que seja uma destas.
 
Dessas 3, e para
Também vai ser pai agora em breve e pretende adquirir uma maquina em condições para registro o crescimento do novo rebento

A6000 é uma boa escolha. Prática, opera a maquina só com uma mão com facilidade. É bastante rápida a focar e as crianças andam sempre de um lado para o outro.

Mas pronto, eu tenho um a6000 por isso sou suspeito :D
 
Tu és o melhor para recomendar...
Estiveste nessa mesma situação, duas vezes :)

Tiveste uma D5600 também, não foi?
Também tiveste virado para a 77D ou 80D, certo?
No final escolheste a a6000.

Conhecendo tu melhor o rapaz, do que nós, tens mais capacidades para o ajudar.

Eu ia para uma D5600, depois para a Canon e só em último lugar é que iria para a a6000.
Mas não vou dizer, mais uma vez, o porquê :D

Cumps
 
Agr lembrei-me da minha irmã. Comprou uma 60D para fotografar os filhos e depois usa aquilo em AUTO! :facepalm:

Acho que para esse fim e não sendo entusiasta parece-me overkill. Uma 1300D cumpre. Acima de tudo se forem para maquina de lentes intermutaveis convém ver o que usam os amigos/família. Dá imenso jeito ter um amigo com aquela lente super rápida e hiper mega tele-zoom para ir fotografar gambuzinos, mas depois não a posso usar porque comprei um corpo leica xpto mas para o qual ng tem ou empresta lentes.
 
Última edição:
Comprar o equipamento não lhe dará a técnica necessária para fotografar em condições, é o que eu digo. É daqueles casos para lembrar que não é o equipamento que importa, mas sim o nabo atrás da câmara (Zack Arias).
Mencionaste que ele vai ser pai em breve. Imagino que não falte muito, já que o material fotográfico certamente não é a prioridade para um fotógrafo casual, o que diminui o tempo para aprendizagem prévia.

Dito isto, continuo a pensar que qualquer uma dessas câmaras é overkill, e que até a 200D pode ser demasiado, mas falo nela por ser uma câmara user-friendly, e por ter dual píxel AF.

Para usar uma 77D em auto, atrevo-me a dizer que eu conseguiria fazer o mesmo com um iPhone 7/8 Plus e um flash externo.
Nem sequer o ponto de foco dá para escolher numa Canon, ao usar Auto. E com 45 deles na 77D, dá margem para muito erro. Ao menos com a 200D o risco fica minimizado.
 
@MylleZ True. A cena e que nem sei muito bem o que lhe recomendar. Para já também só tenho experiência com a lente kit ... A ver se sai uma prime a preço jeitoso na black friday. ..

Ambas são boas camaras e a qualidade de imagem com lente kit também e idêntica. A nikon talvez tenha uns pozinhos de perlimpimpim nas cores e no detalhe com a lente kit, o que acaba por fazer com que as suas fotos tenham um efeito mais agradavel. A Sony acaba por ser mais impressionante por ter o evf, pelo tamanho, a focagem em video e muito boa e devido ao cobertura dos pontos de foco... mas também já apanhei uma cota de desilusoes com a Sony....

A canon nunca tive nem testei nenhuma, mas apenas pelo toque e visual prefiro as nikon. A 5600 continua a ter uma ergonomia muito melhor que a 77d embora esta esteja muito melhor agora com o grip mais profundo. A 77d a mim e a ele apenas chamou mais a atenção pela performance em live view e pelo dual pixel.

@Rseven Ja agora aproveito.... nem sei se isto e normal ou não ... já me aconteceu por exemplo mais que uma vez (mesmo com mega luz solar ao ar livre) estar tirar fotos a minha filha em single shot (foco, disparo, foco, disparo) e apos alguma vezes a fazer isto (tipo 10 ou 15) a máquina falha no foco automático (carrego o botão a meio e nada) e depois não dispara.... Depois la acaba por atinar mas volta sempre a acontecer uma ou outra vez....Isto acontecera porque?

Tenho ideia que com a nikon d5500 isto me chegou a acontecer uma vez também mas não era tao frequente.... Sera algo a haver com o buffer? Sera de estar a forçar consequentemente o auto foco?

@m4ndr4ke não digo que ele vá virar pro mas pelo menos uma prime tipo a 50 ou 35 1.8 ele esta com ideia de comprar. Provavelmente compra a prime um flash, talvez uma zoom mais tarde (ou não) e deveficar por ai.
 
A6000...
Tenho uma, e para seguir objectos/pessoas em movimento nao deve haver melhor. É muito pratica e pequena. Mas realmente, se é para usar tudo em auto, mais vale tirar fotos com um bom smartphone. O problema das mirrorless da sony é a limitação nas lentes. Mas imagino que não vai querer investir em lentes no imediato...
 
Eu passei por uma experiência idêntica recentemente. A minha filha fez 2 anos no passado dia 15.

Sinceramente, qualquer uma serve no 1º ano :) Motivo: eles quase não se mexem :P

Agora mais a sério: Para o 1º ano devem procurar a que gerir melhor o ISO.
Motivo: vão querer tirar MUITAS fotos em casa e não vão querer usar flash. É preciso ter cuidado com os olhos deles(eu tentei ter esse cuidado pelo que procurava a luz natural).

O "problema" começa quando fazem mais de 1 ano e não param quietos :P Acertar o foco pode ser uma bela aventura.

Uma DSLR é geralmente mais rápida a focar e é reconhecido que o sensor da Nikon gere melhor o ISO mais alto. O problema das DSLR e que tendem a ficar em casa para a generalidade das pessoas. Tornam-se pesadas e desconfortáveis.

Eu sou suspeito pois, embora tenha deixado o sistema á pouco, continuo fâ do MFT. Uma EM5 II, EM10 II com uma 17mm 1.8 ou 25mm 1.8 fazem um combo maravilhoso. Tenho atualmente a a6000 e embora não seja uma referência em termos de AF é bastante competente. Com uma lente luminosa ficam com um pack light e muito interessante.

PS: Se vamos para auto uma Panasonic LX 100 ou uma Sony RX100 devem ser o mais indicado. Embora, mesmo em auto uma EM10 II ou a6000 com uma prime luminosa sejam uma excelente opção. Sou fã de primes luminosas e parecem o mais indicado para o que se pretende.
 
Última edição:
2 perguntas....

Porque e que as dslr são sempre mais fracas video em relação as mirrorless?

De facto do que fui lendo antes e apos comprar a minha a6000 e que as dslr mesmo com poucos pontos de foco parecem fazer tao bom ou melhor que uma mirrorless com centenas de pontos de af e maior área de cobertura... Quantidade nem sempre significa qualidade ou as dslr não precisam de tanta engenhoquice para fazer o mesmo serviço ou melhor?

Quanto a a6000, a vantagem do tamanho e se for com a lente kit, pois com outra que não fique espalmada ela não ocupa muito menos espaço que uma d5500. A nikon fez um excelente trabalho no tamanho desta dslr.

As vossas a6000 nunca falharam ao fazer o que disse em cima (neste cãoem modo automatico verde)?

Vocês usam apenas o ponto mais central ou usam a cobertura toda para focar?
 
Última edição:
Porque e que as dslr são sempre mais fracas em relação as mirrorless?

De facto do que fui lendo ao comprar a minha e que as dslr mesmo com poucos pontos de foco parecem fazer tao bom ou melhor que uma mirrorless com centenas e maior cobertura... Quantidade nem sempre significa qualidade ou as dslr não precisam de tanta engenhoquice para fazer o mesmo serviço ou melhor?

Li umas 3vezes e nao consegui perceber o que queres dizer. lol
 
Vou quase repetir o que disse antes...

Dadas as descrições dadas, para DSLR, era uma 200D e já é muito. Já é uma câmara que não será bem aproveitada, mas pronto, ao menos esta tem um autofocus muito mais básico, é bastante user-friendly, e é mais pequena, mais leve e mais barata. E usa todas as lentes que uma 77D usa.

Vocês usam apenas o ponto mais central ou usam a cobertura toda para focar?
Eu uso todos os pontos da minha 1200D, sempre de forma individual. Mas também dou sempre mais relevo ao central, pois é o melhor e o mais versátil.
 
2 perguntas....

Porque e que as dslr são sempre mais fracas video em relação as mirrorless?

De facto do que fui lendo antes e apos comprar a minha a6000 e que as dslr mesmo com poucos pontos de foco parecem fazer tao bom ou melhor que uma mirrorless com centenas de pontos de af e maior área de cobertura... Quantidade nem sempre significa qualidade ou as dslr não precisam de tanta engenhoquice para fazer o mesmo serviço ou melhor?

Quanto a a6000, a vantagem do tamanho e se for com a lente kit, pois com outra que não fique espalmada ela não ocupa muito menos espaço que uma d5500. A nikon fez um excelente trabalho no tamanho desta dslr.

As vossas a6000 nunca falharam ao fazer o que disse em cima (neste cãoem modo automatico verde)?

Vocês usam apenas o ponto mais central ou usam a cobertura toda para focar?
Em que sentido dizes que as mirrorless são melhores em vídeo? Qualidade? Isso depende muito do sensor, uma 1DX compete bem com uma A9, não se trata necessariamente de DSLR vs Mirrorless, mas sim, em termos de preço, muitas vezes as mirrorless oferecem mais features, como é o caso da Canon 70D apenas fazer vídeos a 1080p, e por menos que isso arranjas mirrorless a filmar 4K, mas resolução e fps não são tudo para vídeo, bitrate é algo que interessa bastante também

O número de pontos de foco tem a ver com o sistema de foco que são diferentes de mirrorless para DSLR, Phase detection vs Contrast Detection, e o primeiro é mais limitativo em relação a número de pontos AF

Quanto ao problema com a A6000, tenho uma e isso nunca aconteceu, só acontece ela demorar mais a tirar fotos quando tiro muitas fotos seguidas com flash, mas isso acho que é normal
 
PS: Se vamos para auto uma Panasonic LX 100 ou uma Sony RX100 devem ser o mais indicado. Embora, mesmo em auto uma EM10 II ou a6000 com uma prime luminosa sejam uma excelente opção. Sou fã de primes luminosas e parecem o mais indicado para o que se pretende.

Usar uma LX100 em modo auto é um crime, tem uns controlos bem prazerosos de se utilizar. Mas claro que vai fazer boas fotos, tal como qualquer outra mirrorless em auto.
 
Em que sentido dizes que as mirrorless são melhores em vídeo? Qualidade? Isso depende muito do sensor, uma 1DX compete bem com uma A9, não se trata necessariamente de DSLR vs Mirrorless, mas sim, em termos de preço, muitas vezes as mirrorless oferecem mais features, como é o caso da Canon 70D apenas fazer vídeos a 1080p, e por menos que isso arranjas mirrorless a filmar 4K, mas resolução e fps não são tudo para vídeo, bitrate é algo que interessa bastante também

O número de pontos de foco tem a ver com o sistema de foco que são diferentes de mirrorless para DSLR, Phase detection vs Contrast Detection, e o primeiro é mais limitativo em relação a número de pontos AF

Quanto ao problema com a A6000, tenho uma e isso nunca aconteceu, só acontece ela demorar mais a tirar fotos quando tiro muitas fotos seguidas com flash, mas isso acho que é normal
Acaba por deixar de ser tao responsiva apos tirar algumas fotos com o flash? Ou seja, ao de alguma fotos e apos estar constantemente a reforçar o botão de disparobacabo por mais tarde ou mais cedo acabar por não responder uma ou outra vez?
 
Não, simplesmente não deixa tirar foto, como se estivesse a repor o buffer do flash, só acontece com o flash
Mas aparece te algum texto dizer que esta a escrever ou simplesmente nao foca e na dispara (isto e o que me acontece a mim apos tirar varias imagens em single em sucessão.... Acontece tipo uma vez a cada 20 foto ou mais fotos ou assim...)?

E isso acontece se tirares varias fotos seguidas em single shot ou apenas em burst?

Isto pode ate ser ser normal.... Não sei ...

Edit: só agora e que reparei que escreveste buffer do flash.....
 
Última edição:
Back
Topo