1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A64 65NM To Have 50% More Clockspeed ?

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por mascarilha, 10 de Junho de 2006. (Respostas: 26; Visualizações: 2023)

1. mascarilha

mascarilha I folded Myself

Última edição: 10 de Junho de 2006
  2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Que exagero!

é preciso dizer mais alguma coisa?

3. mascarilha

estes REV de 65nm pelos vistos sao ja para novembro/dezembro , vamos la ver no k dao :D

cumps

4. blastarr

blastarr Power Member

Que exagero.
    Se há algo onde o Conroe é melhor é na escalabilidade do clockspeed, pois possui 14 estágios, contra apenas 12 dos A64.
    Eu também posso dizer que o FX-57 (2.8GHz) tem mais 50 ou 60% de clockspeed do que um A64 3000+ (1.8GHz), não é ?
    E são ambos a 90nm.

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Ja andam conroes a 5 ghz, até a AMD chegar lá...

Mas não é com força bruta que lá vai, assim está a adoptar a politica da intel nos P-4 com o speed-bump :mad:

6. Koncaman

depois da longa batalha que foi a luta pelo rating dos cpu's independente dos mhz (e esta batalha, acho que ja foi ganha pela AMD... mais uma), a AMD não ia fazer uma coisa dessas.

7. mascarilha

talvez seja mais isto:

8. RuFuS

RuFuS Power Member

Então vai fazer o quê?
    Enquanto não houver k8l que mais podem eles fazer? :zzz:

9. Koncaman

naturalmente que essas tecnologias vão far os seus frutos...
    mas estas noticias levam a crer que de um dia para o outro vamos ter AMD's com mais 50% de relogio, o que é completamente surreal.

mesmo a longo prazo, falamos de muitos meses para subiur tanto os clocks.
    e isto dos eventuais ganhos, é tudo teoricos, e diga-se, muito forçados, para puxar um bocado a braza à sua sardinha...

10. Koncaman

tipo... vender processadores?
    eventualmente lançará processadores ligeiramente mais rapidos (talvez se ganhem 200 ou 400mhz até ao k8l).
    a AMD tem andado devagarinho no que a mhz diz respeito.

mas não esperes nada do tipo netburst (aquilo a que o destr0yer se referia como força bruta) por parte da AMD.

:zzz:

11. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

blastarr o P4 tinha 20 e o Itanium tinha 31... e vê o que isso ajudou !!!!

a ideia da Intel é mesmo reduzir.... porque pipelines longos acabam por tirar performance, quando tem que executar outra operação e esvaziar os pipelines e a cache...

a ideia era mesmo voltar aos tempos do P3 com poucos estádios, ao estilo que a AMD sempre usou..

portanto já se sabe que o conroe também overclocka muito bem...chegando aos 3,5 facilmente..

agora se a AMD consegue 3ghz em 90nm deve conseguir 3,5 reais em 65nm..

agora.. 50&% é realmente um absurdo..mesmo usando o SOI... mas é claro que um shrink mantendo a arquitectura em que é que se pode mexer ??? nos clocks claro..

12. Ansatsu

Ansatsu Power Member

13. Bodygard

Bodygard Folding Member

14. blastarr

blastarr Power Member

Reduzir não é, porque, se é verdade que tem menos estágios do que o Pentium 4, também é verdade que o Conroe/Core 2 Duo tem 14 estágios, quando o Yonah (Core Duo/Solo), Dothan (Pentium M 90nm) e Banias (Pentium M 130nm) do qual deriva mais directamente tinham apenas 10.

Ou seja, o Core 2 Duo tem mais 4 estágios de execução do que o Core Duo.

15. RuFuS

RuFuS Power Member

tamos a falar do aumento de mhz ou de outra coisa?
    eu estava a referir-me ao facto de a amd pouco pode fazer para aumentar a performance que não seja aumentar os mhz...o que é que vender proc tem haver com isso? :zzz:

16. Koncaman

não estamos simplesmente a falar de mhz, estamos a falar de aumentar 50% os mhz.

e depois, tens visto alguma verdadeira novidade por parte da AMD sem ser o dual core?
    quantos meses de mercado ja tem o 3000+, e ha quantos meses está à venda o 4000+?
    no processador a clocks mais rapidos, quantos mhz acrescentou a AMD desde o fx55?

o que eu tenho visto é a AMD a jogar com os preços, para deixar os cpu's competitivos.
    e até à chegada dos presler a preços baixissimos, a AMD ainda tem o melhor processador do mercado.
    é certo que o futuro ja é mais ou menos conhecido.
    mas o que eu estou a dizer desde o inicio, é que a AMD nunca vai recorrer a algo do tipo net-burst.

17. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

BTW, no meio de 15 parágrafos que constituem o artigo, o único onde ele fala dos 50% é este:

Ele não diz que o speedbump é de 50% por causa do die shrink, longe disso.
    A AMD e a IBM é que dizem que, através do SiGe com DSL e do SMT em SOI, é-lhes permitido subir os clocks em 40%, isto sem o die shrink.
    À passagem dos 90nm para 65nm ele estima uma subida de 10% nos clocks (o que não é nada exagerado a meu ver), o que somado aos 40% das técnicas de fabrico é que resulta nos 50%.

E continuo a chamar à atenção às palavras "could" e "theoretical" nessa frase, porque ele está a pegar nos valores teóricos que a AMD e a IBM lançaram publicamente. A única coisa que saíu da cabeça dele foi a subida de 10% com a passagem de 90 para 65nm.

Um artigo interessante e nada descabido.. por ser do inquirer é claro que alguém há-de querer inventar razões para ser "sensacionalista" mas cada um lê o que quer, e acredita-se no que quer.

Última edição pelo moderador: 11 de Junho de 2006
  18. VinE

VinE Power Member

Não querendo entrar aqui em problemas de interpretação.

Mas querem passar de 2000ghz para 4000ghz ou passar dum 3000+ para um 6000+ ?

19. Crusher

Crusher Power Member

Bravo... alguém que soube interpretar as palavras.

EDIT: Claro que me estou a referir ao último post do ToTTenTranz.

Partilhar esta Página