1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ABAP

Discussão em 'Programação' iniciada por Daymi0, 6 de Agosto de 2009. (Respostas: 14; Visualizações: 3087)

  1. Daymi0

    Daymi0 Power Member

    Olá a todos


    Vou começar a trabalhar em Setembro (1º emprego), em ABAP/SAP. O ponto negativo é que não sei nada desta linguagem e pelo o que me disseram é semelhante a COBOL, algo que também nunca vi na vida.

    Tendo em conta que não quero ir para a empresa sem saber nada pesquisei e aprendi, pouco, neste link:
    http://www.sdn.sap.com/irj/sdn/sdn-gettingstarted.

    Portanto queria pedir a colaboração dos membros do fórum que coloquem links para tutorais, etc... ou que possam dar mais algumas luzes sobre a linguagem ABAP.


    Obrigado desde já pela atenção.
     
  2. ZyPhAX

    ZyPhAX Banido

    Se tens formação numa área de informática aprendes isso com uma perna às costas. A linguagem é mesmo muito simples, com muitos comandos a imitarem o inglês.

    Esse site é dos principais foruns da matéria, se navegares por aí encontras muito material (vai à parte eLearning, depois tens lá "ABAP").
    Infelizmente não podes treinar, porque o ambiente de desenvolvimento, compilação e runtime é residente num servidor de SAP (e montar um stack ABAP não é simples).

    Mais util do que a sintaxe até será ires percebendo os conceitos do SAP:

    - SAPScript
    - Smartform
    - ALV

    Depois, irás perceber que ao contrário do que estás habituado, em SAP tu desenvolves à volta do ERP. Ou seja, o que dá mais trabalho é conheceres as manhas do ERP, as estruturas de dados, as classes e funções certas.
     
    Última edição: 7 de Agosto de 2009
  3. Daymi0

    Daymi0 Power Member

    Obrogado pela tua ajuda ZyPhAX :)

    Assim já tenho uma idea do que hei de tentar aprender. Já agora vi que o paradigma de objectos é relativamente novo em ABAP, e que se costuma usar JAVA.

    Até que ponto é preciso conhecer Java? Basta ficar-se pela criação e manipulação de objectos? Ou será necessário perceber bem de sockets, threads, etc?

    Mais uma vez obrigado pela ajuda
     
  4. ZyPhAX

    ZyPhAX Banido

    Digamos que o pessoal técnico da velha guarda usa pouco o paradigma de objectos, porque é relativamente recente na linguagem. As vantagens no entanto são as mesmas que nas outras linguagem. Melhor organização do código, melhor encapsulamento, etc. Eu tento usar quando me meto pelas programações.

    Em relação ao Java, digamos que não sou particular fã do Java em SAP. Em primeiro lugar, o Java só é usado quando lidas com o Portal, é raro teres um ERP sozinho e usares Java. Depois apareceu o framework Webdynpro ABAP (antes só havia o Webdynpro Java) que te permite desenvolver páginas web standardizadas com relativa facilidade.

    O máximo que já vi de utilização Java é para criação de uma página web de portal SAP, mas com todos os webservices desenvolvidos em ABAP no ERP (para extracçao e escrita de dados). E nem precisas saber HTML, JSP, sockets, ou threads, a framework é que gera o HTML, javascript e afins.
     
  5. Daymi0

    Daymi0 Power Member

    Obrigado pelos esclarecimentos então.

    Tirei uma conclusão... não vale a pena estar a tentar aprender o que quer que seja, uma vez que SAP/ABAP é uma coisa muito específica por isso só me resta mesmo esperar pela formação.
     
  6. Ons

    Ons Power Member

    Hellos,

    ABAP, tem comandos semelhantes...mas no meu ver é uma linguagem de programação totalmente especifica...é mais direccionado ao negócio e como funciona face ao mundo ERP.

    Java é utilizado mais para portais web dentro do sap...especialmente em SRM (portal). E geralmente é raro um ABAP o fazer!

    Se precisares de ajuda em ABAP avisa!

    Tens de tudo um pouco...mas quando vais para projectos o mais certo é apanhares coisas de um universo paralelo :x2:.

    Cumprs,
     
    Última edição: 10 de Agosto de 2009
  7. Daymi0

    Daymi0 Power Member



    Universo Paralelo??? O que queres dizer com isso?
     
  8. ZyPhAX

    ZyPhAX Banido

    Um ABAP....mas alguém se define pela linguagem que programa? Tão redutor.
    É uma mania do universo SAP, teres os "ABAP" que basicamente são programadores que limitam a viver no pequeno mundo deles. Não experimentam novas tecnologias, limitam-se a fazer aquilo que os "funcionais" outro termo que vais aprender (basicamente os gajos que percebem para que serve o programa que estás a fazer) lhes mandam fazer.

    Conselho. Não sejas um "ABAP" porque esses há aos pontapés. Sê um gajo que procura soluções para problemas, que os tenta compreender, e que desafia qual a tecnologia mais adaptada a resolvê-los seja esta ABAP, Java ou Visual Basic. Seja web, ou tecnologia "standard".

    Basta olhar para a minha empresa onde os "ABAP" não saiem da cepa torta porque são commodities, comparativamente com pessoal que vai para além disso e compreende a parte funcional do negócio, não se limitando a programar.

    Isto pode parecer algo estranho para quem ainda não entregou sequer no universo, mas acredita que seres um "ABAP", não é bom. Durante o primeiro ano talvez, mais do que isso.....é mau.
     
  9. Ons

    Ons Power Member

    Acho que não é uma mania ^^ mas sim uma realidade que existe ABAP's e Funcionais...depois tens aquelas que fazem de tudo um pouco!

    Em relação à parte do "Universo Paralelo" estava a referir aos problemas de ABAP/Funcionais que aparecem nos projectos e que se perde horas e horas (ou talvez semanas) e que muita das vezes lá se consegue resolver (e são coisas insignificantes).

    Cumprs,
     
  10. ZyPhAX

    ZyPhAX Banido

    É uma mania propagar algo que no ecosistema SAP actual já faz pouco sentido.
    Em termpos conseguias fazer implementações standard, portanto era perfeitamente aceitável teres funcionais que não sabem programar. Depois tinhas uma serie de relatórios que tinhas de fazer, mas eram actividades muito separadas.

    Hoje em dia os clientes querem sempre enhancements, exits, alterações para tudo e mais alguma coisa. Se és um funcional que não sabe programar, tens de ficar à espera que um esteja disponível para fazer código por vezes insignificante. Se és um ABAP que não percebe do negócio vais sempre estar à mercê de quem tem o poder, o conhecimento. Um funcional de SD que não sabe fazer rotinas de cálculo simples é para mim uma aberração, mas é o que há mais por aí.

    Actualmente o que faz sentido é existirem perfis mistos (na minha empresa todos os funcionais estão a ter formação ABAP), e ABAPs puros sim. Mas quem quer subir na vida, não se devia contentar em ser um ABAP.
     
    Última edição: 13 de Agosto de 2009
  11. Daymi0

    Daymi0 Power Member

    Boas, é assim como já devem ter percebido eu de SAP e do seu mundo percebo zero. Sou um gajo que acabou o curso e que vai agora para o primeiro emprego. Tenho um curso misto em Informática e Gestão, por isso conheço o mundo técnico e o de negócio (teoricamente).

    Também nunca quis ser programador para a vida, nunca. Ou seja a minha ideia seria de facto começar como ABAP e depois evoluir. Mas isto são as ideia de quem não conhece o "mundo" se calhar quem começa com ABAP dificilmente sai de lá, não sei. Por isso é que vim aqui pedir ajuda aos membros do fóru, para me elucidarem deste mundo, que é o SAP, que para mim era um ERP, algo que serve para gerir toda a empresa. Este é o meu, restrito, conhecimento.

    Enfim, acham que é possível começar com oprogramador ABAP e depois evoluir para o mundo de negócio? As formações em SAP são uma grande mais valia neste mundo?

    Obrigado
     
  12. ZyPhAX

    ZyPhAX Banido

    Claro que sim, não podes é deixar que te restrinjam ao ABAP. Tens de mostrar interesse por outras áreas, porque se não fizeres por isso, há muitas empresas que te deixam ir ficando pelo ABAP.

    Tinha colegas programadores que se queixavam de só programar, e eu perguntava-lhe "Mas já mostraste interesse em perceber o que estás a fazer?". Se a empresa não te estimular, tens tu de puxar por isso.
     
  13. Daymi0

    Daymi0 Power Member

    Peço desculpa por só agora responder, mas tive de férias.

    Assim sendo a minha questão é:
    Será o ABAP um bom primeiro emprego para quem quer fazer carreira em SAP?


    Mais uma vez obrigado pelas respostas
     
  14. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    Não estou em SAP, mas sim em Siebel, que é um software de CRM.

    Também comecei pela programação (neste caso, eScript - porque diabos é que estas empresas "grandes" acham que têm mesmo de inventar uma linguagem de programação só para o seu software? :D), e desde cedo me disseram: Para evoluir, tens de ser tu a mostrar interesse. Faz mais. Procura mais. Investiga mais. Só depende de ti.

    Acredita, é uma excelente oportunidade. Até gostava de a ter tido, porque também gosto muito de ERP's :)
     
  15. miguelsantunes

    miguelsantunes Power Member


    boas,

    abap e a linguagem do SAP, logo se começas pela linguagem que rege o SAP , sim diria que nao podes começar melhor, mas isto depende das tuas competências e do que gostas ( ou gostarias de fazer ).


    se quiseres algumas dicas , sobre SAP-ABAP envia PM.

    nota: é apenas a minha opinião.
     

Partilhar esta Página