1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aberrações cromáticas

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Castro Almeida, 16 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 1743)

1. Boas tardes,

Estou com um problema relacionado com aberrações cromáticas e venho-vos perguntar qual o melhor software para resolver isto além do Photoshop? No Photoshop só sei utilizar o Adobe Camera Raw para esse efeito, mas a eficácia não é 100% (longe disso) quando as aberrações cromáticas são muito pronunciadas.

Obrigado a todos e cumprimentos.

2. mundano

mundano Power Member

Talvez com alguns exemplo fosse mais facil ajudar-te...

De qualquer forma não há formulas milagrosas, algumas lentes têm aberrações que são constantes pela lente toda e facilmente se corrigem, outras sã muito dificeis de corrigir, ou mesmo praticamente impossíveis.. Existemdepois ainda aberrações como o Purple Fringing que não é causado pela lente, mas sim pelo proprio sensor que permite que em areas de muito contraste uns pixels "contaminem" os outros.. Etc.. etc...

De qualquer forma, há softwares que limpam isso com mais ou menos facilidade. Se a tua máquina for uma Nikon tenta o Capture NX. A Nikon nos ultimos tempos tem-se destacado na forma como corrige automaticamente aberrações cromáticas nas suas máquinas com processamento de imagens Expeed e no Capture NX..

Caso contrario uma boa alternativa pode ser o DxO Optics Pro, ve neste link se a tua máquina+lente são suportadas..

Qualquer um dos programas tem versões Trial que podes experimentar para ver se ajudam..

3. Muitíssimo obrigado. Vou experimentar.

Cumprimentos.

Quase que dava. Tenho uma Fuji S2 Pro. O software suporta a S3 Pro.

Última edição pelo moderador: 16 de Fevereiro de 2009
  4. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Por acaso tenho esse programa e parece-me bastante interessante...só é pena não suportar a Fuji S100...é que vinha mesmo a calhar!

5. Warlord

Warlord [email protected] Member

ate se consegue corrigir bem em camera raw...tens e de ter a imagem a 100% e mecher nos dois sliders

6. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Encontrei este programa e estive a experimentar...

[​IMG] antes e depois...[​IMG]

É extremamente interactivo, parece-me um pouco limitado a nível de funções mas acho que o resultado final, ao nível das aberrações cromáticas e geométricas, até é bastante aceitável!
    Que acham?

Última edição: 18 de Fevereiro de 2009
  7. Warlord

axo k te enganaste no link do programa :P

8. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Já corrigi...quer dizer que enganei alguém e colei o link noutro sítio qualquer:wow:!!!

9. edumad

edumad I fold therefore I AM

10. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Estive a ver o vídeo...mas parece-me que o Turbo Photo é mais eficaz...

Um crop de 100% da Fuji S100...
    [​IMG] antes e depois do Turbo Photo Editor...[​IMG]

...foi feito um bocado às 3 pancadas mas cho que bem explorado este programinha pode ser interessante!

Última edição: 18 de Fevereiro de 2009
  11. Warlord

12. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Só que esse não dá nem para todas as câmaras, nem para todas as lentes...existe uma lista de compatibilidades e só dá para certas máquinas! Eu já experimentei e o Turbo Photo, apesar de mais limitado, é mais interactivo...

Partilhar esta Página