Abertura da lente? :S Acho....

Kevin04PT

Power Member
Boas, eu comprei no fim de semana a minha primeira maqina fotografica em condiçoes, uma Fuji FinePix S8000 fd, e como ja devem ter visto sou nOOb nisto, mas quero mesmo aprender mais técnicas de fotografia etc....

Bem esta primeira duvida é o seguinte, eu uso a maquina sempre em Manual e la da para configurar os F, por exemplo F2, F8 etc....Eu acho que aquilo é a abertura da lente, é isso?

Se for digam em que casos é qe devo utilizar x valor e y valor :p

E já agora que acham da maquina?

CumpS
 
Boas,

o primeiro conselho que te posso dar é começares pela leitura do manual da máquina, juntamente com a ajuda de um livro que te ensine todos esses pontos importantes (estilo, iniciação à fotografia ou outro parecido)...
a pergunta que fazes é básica... não estou com isto a menosprezar os teus conhecimentos, longe disso... mas realmente é uma das noções primárias que obrigatoriamente tens que saber... isto claro, se te interessar aprender e "brincar" com todas as possibilidades da tua compra...

Portanto, em paralelo a estas leituras, começa a usar a máquina nos modos automáticos e vai reparando na escolha que ela faz, tanto em termos de f/xx como de velocidade de obturação...

Quando tiveres mais à vontade, passa ao modo P... neste modo a máquina continua a escolher a exposição, dando-te a possibilidade de alternares algumas funções... (lê no manual quais)...

Mais tarde, passa a usar o modo A ou o modo S... nestes modos, consegues escolher a abertura, f/xx ou a velocidade de obturação, 1/xx, respectivamente...

O modo M, sinceramente, só deves usar quando tratares a máquina por "tu" e quando tiveres umas noções bem aprofundadas de fotografia...

Eu pessoalmente, uso a minha (350D) sempre em modo A ou S... conforme o ambiente e o sujeito que estou a fotografar...

Mas principalmente, lê, lê e lê muito... ;) na net encontras muita informação acerca de todo este tema tão complexo...
 
Sim os numeros F indicam a abertura da lente.
Tudo o resto sendo igual (mesmo sujeito, mesma dist focal):
Numeros F mais baixos vao dar mais luz e menos profundidade de campo focado.
Numeros F mais altos vao dar menos luz e mais profundidade de campo focado.
(atencao que isto e explicado numa forma simplista)

Mas, tas cheio de sorte, os moderadores do forum lembraram-se de situacoes como esta :P
Podes checar o sticky "A fotografia na Net", onde encontras um manancial de informacao para explicar o mundo da fotografia.

Este sitio encontrei recentemente, nao sei se e o melhor, mas e gratis e ajuda a tirar umas duvidas rapidas.

Como vais perceber se leres um pouco sobre abertura, nao ha uma resposta simples. Existem varios factores que influenciam o resultado final. Especialmente aquilo que tu queres fazer com o que tens a frente da objectiva.


EDIT: Segue os conselhos do jmmsmm!
 
Última edição:
Boas,

o primeiro conselho que te posso dar é começares pela leitura do manual da máquina, juntamente com a ajuda de um livro que te ensine todos esses pontos importantes (estilo, iniciação à fotografia ou outro parecido)...
a pergunta que fazes é básica... não estou com isto a menosprezar os teus conhecimentos, longe disso... mas realmente é uma das noções primárias que obrigatoriamente tens que saber... isto claro, se te interessar aprender e "brincar" com todas as possibilidades da tua compra...

Portanto, em paralelo a estas leituras, começa a usar a máquina nos modos automáticos e vai reparando na escolha que ela faz, tanto em termos de f/xx como de velocidade de obturação...

Quando tiveres mais à vontade, passa ao modo P... neste modo a máquina continua a escolher a exposição, dando-te a possibilidade de alternares algumas funções... (lê no manual quais)...

Mais tarde, passa a usar o modo A ou o modo S... nestes modos, consegues escolher a abertura, f/xx ou a velocidade de obturação, 1/xx, respectivamente...

O modo M, sinceramente, só deves usar quando tratares a máquina por "tu" e quando tiveres umas noções bem aprofundadas de fotografia...

Eu pessoalmente, uso a minha (350D) sempre em modo A ou S... conforme o ambiente e o sujeito que estou a fotografar...

Mas principalmente, lê, lê e lê muito... ;) na net encontras muita informação acerca de todo este tema tão complexo...

TObrigado pela ajuda :D Tipo eu tenho escolhido varias configuraçoes e fotografar a mesma coisa na mesma zona e assim para ver qual os resultados....e de cada vez estou mais viciado em fotografia xD
 
25kojz6.jpg

e
2h3ykyc.jpg



espero ter ajudado
 
Back
Topo