Abertura de uma Loja de venda de VideoJogos

Pure_Water

Power Member
Alguém me sabe dizer que género de requesitos (legais e afins) é que são necessários para abrir uma loja de venda de VideoJogos? É necessário algum tipo de habilitações específicas para esse ramo? E em termos de margens de lucro nas vendas, acham que é um negócio lucrativo? E quanto aos fornecimentos, será fácil arranjar distribuidores e "ligações" com as empresas que fornecem os jogos?

TIA
 
Lucrativo? Não. A concorrência existente já é muito forte, e mesmo essa concorrência não tem grande lucro no que toca a videojogos devido à pirataria.
 
Um conselho? não te metas disso. Não sei como estás financeiramente, mas se quisesses depender disso, o mais provavel era ficares com dividas para o resto da vida.

O mercado está saturado. Worten , *****, toysurus, game, etc . Tudo concorrência, com os seus clientes fieis.

Como se não bastasse, abrir um aloja não sai barato. Autorizações, espaço, stock e por ai fora.
 
Se queres negócio relacionado com jogos, a tua melhor aposta seria uma LAN, e mesmo isso já não dá tanto como dava...
 
depende do sitio...
Em aveiro uma cidade cheia de estudantes... tem simplesmente uma casa de venda de jogos. (que por sinal vende muito bem)
O jumbo tem preços estúpidos e anda sempre atrasado.

Tem ainda a ***** mas já não fica no centro de aveiro... logo só mesmo de carro indo lá.

edit:
Lan house?
isso já não dá nada...
Havia 3 LAn houses em SJM e há 3/4 anos era sempre à pinha...
agora resta uma às moscas!
 
Não estou envolvido no sector comercial mas a mim parece-me que se queres estabelecer uma loja de jogos que tenha sucesso, deves procurar fazer um espaço que ofereça algo que não pode ser encontrado nas outras superfícies - tem de ser um espaço substancialmente diferente da *****, Worten, Vobis, Toys R Us, etc. Talvez devesses dar espaço aos jogos em 2ª mão, promover eventos, permitir às pessoas que experimentem os jogos, aluguer, tudo o que seja pouco convencional porque se vais tentar fazer o mesmo que os outros, dificilmente chegas a algum lado. E claro está, divulgação, as pessoas têm de saber que o espaço existe.
 
li por aí que as lojas tinham uma margem de lucro de 30€ +- nos jogos, ptt seria possivel por exemplo practicar preços mais baixos (mas manter a mesma uma margenzita de lucro) para combater as grandes superficies tipo ***** e worten. Ou é algo utópico? É que considerando os preços practicados "lá fora" e os preços practicados nas lojas cá em portugal dá a entender que estes têm uma margem de lucro ainda algo grande...

e dependendo da localização claro, mas tou a ver que o panorama não é la muito bom lol
 
nao te metas nisso... alem do mercado relativamente saturado, ha outras coisas que podem dar mais dinheiro.

Em relação em praticar preços mais baixos, se alguma vez uma loja grande na zona da tua loja te descobrisse eras rapidamente processado por concorrencia desleal e bla bla. E vias logo a tua vida a andar para trás...
 
continuo a achar isso bem possível.
Não em zonas como lisboa nem porto claro...
BTW zonas onde há universidades é o melhor ponto de aposta.
Apostar em jogos e consolas usadas.
Apostar nos jogos mais recentes e até se possível mesmo antes de eles sairem na europa já ter à venda uns importados,...
Ando a estudar economia, isso é possível mas tens que analisar o lucro vs. gastos.
Concorrência desleal?
Ó amigo se um café vender chiclets a 10cent e outro a 5cent é concorrência desleal? O pvp. é uma farsa. o vendedor pratica o preço que quer.
 
Talvez Braga ou Coimbra fossem boas hipóteses de localização, uma vez que têm uma população estudantil que podem constituir um bom mercado.

Já agora, incluir possibilidades de import também seria muito bom. São pouquíssimas as lojas em Portugal que permitem comprar material da América do Norte e Japão. Muita variedade na oferta também é recomendável, se for tudo PS2 a loja não se destaca. E, claro está, venda à distância e encomendas pela internet.

Isto são elementos que eu gostava de ver nas lojas de jogos, daí até serem uma receita para um bom negócio com lucros elevados vai uma grande distância.
 
Talvez Braga ou Coimbra fossem boas hipóteses de localização, uma vez que têm uma população estudantil que podem constituir um bom mercado.

Já agora, incluir possibilidades de import também seria muito bom. São pouquíssimas as lojas em Portugal que permitem comprar material da América do Norte e Japão. Muita variedade na oferta também é recomendável, se for tudo PS2 a loja não se destaca. E, claro está, venda à distância e encomendas pela internet.

Isto são elementos que eu gostava de ver nas lojas de jogos, daí até serem uma receita para um bom negócio com lucros elevados vai uma grande distância.

Braga? Existe a Game no Bragaparque que está quase sempre às moscas. No Bragashopping se não estou em erro já fecharam duas, agora está uma pequena junto ao salão de jogos que também está sempre às moscas.
 
Em Braga não sei mas se arrendasses um espaço em Coimbra perto de Celas ou do bairro Norton de Matos podia ser que vendesses jogos como se fossem pipocas. Mas penso que sejas de Sintra por isso não me parece que venhas para tão longe.
 
Penso que tudo tem a ver com o spot e com os recursos que se têm.
É averiguar o caso ou até mesmo falar com algum dono duma loja dessas e ver como são as coisas por dentro da máquina.
 
Se queres uma opinião pessoal e se realmente fores para a frente com isso, investe um pouco em interactividade e não tanto em prateleiras para mostrar caixas de jogos. Mete um ou dois espaços pequeninos com uma televisão e um computador ou consola que dê para experimentar os jogos. Isso tende logo a vender jogos, consolas e periféricos se meteres lá um volantezinho ou um joystick.

Se há algo que o pessoal está farto é de comprar jogos que mais tarde se arrepende porque podia ter comprado X em vz de Y.
 
Para ser sincero acho que não seja uma coisa com futuro, mas se queres ir para a frente com isso existe várias coisas que são essenciais se queres ter qualquer tipo de hipótese de fazer lucro.

O primeiro é a localização, como já foi dito se te fores meter ao pe de ***** e etc... que são sítios com um poder económico e reputação não vais vender nada, claro que também não te podes localizar no fim do mundo.

A segunda coisa que tens de ter é um serviço de qualidade, ou seja convêm que tenhas o jogo no mínimo tão rápido como as outras lojas, senão diga-se já de passagem que perdes logo um monte de vendas com isso, tens também de estar informado sobre os produtos e ser capaz de fornecer informação aos clientes.

Tens de ter uma boa posse económica para conseguíres abrir um negocio pois tens de ter o espaço, o PC, internet o básico depois ainda tens de ter claro as mobilias, prateleiras e etc... tens de ter também as cabines de jogo ou seja precisas de não só ter a cabine como ter a televisão e a consola e duvido que a microsoft/sony/nintendo ofereçam ou façam desconto das cabines a quem começou um negocio à pouco, alem de teres o estabelecimento convêm que tenhas um bom leque de jogos esse leque depende do estilo de venda que queiras fazer, se quiseres fazer um site e vender para todo o pais ai já tens de ter um leque mais alargado de jogos não só os bons mas também tens de ter os maus jogos visto que vais encontrar muito pessoal mal informado ou com "maus gostos" que vão acabar por comprar o jogo do filme X para filho, primo, neto etc...

Depois tens de ter uma boa publicidade, mais uma vez isto vai depender do estilo de negocio que queiras fazer se queres um negocio pequeno (localizado) ou grande se for pequeno não precisas de anúncios em sites ou coisas do género.

Vais precisar de um site hoje em dia é algo essencial, convêm que seja um site simples com um design limpo e funcional, também convêm que o actualizes com alguma frequência para não ser tipo o da ***** que mal funciona e costuma estar sempre mal, então se fores vender coisas para o pais inteiro isto é muito importante. Já agora apenas site nada de forum na minha opinião é a melhor politica visto que consegues tirar melhor as duvidas dos teus clientes se eles te telefonarem directamente ou se te mandarem um mail.

Uma coisa que já foi mencionada que se deve ter numa loja é primeiro na abertura da loja convêm que tenhas descontos ou coisas do género que é para atrair clientela, outra coisa que pode mesmo agradar aos consumidores é teres uma copia dos melhores jogos para as pessoas poderem testar antes de comprar, como é lógico é testar não é ficar lá o resto da vida até acabar o jogo XD isto poderá trazer mais clientes à tua loja como é lógico isto só funciona se a tua loja for física, senão podes sempre fazer o desconto de abertura e os habituais descontos e fornecer o máximo de informação possível sobre um jogo e o trailer do jogo coisas do género fica sempre bem.

Na minha opinião a coisa mais importante e a coisa que mantém clientes não é o preço do produto mas sim o serviço prestado, pois muitas pessoas preferem pagar mais um pouco e ter um serviço de qualidade do que serem mal atendidos.

A parte legal para ser sincero ou arranjas aqui alguém que seja advogado e que seja muito simpático e se de ao trabalho de ver isso tudo para ti, ou terás de contratar um advogado para te ver isso pois correr uma coisa que tenha partes ilegais não é a coisa mais positiva que podes fazer.

Por fim se não tiveres dinheiro ou não quiseres embarcar nisto também podes sempre começar por te expandir muito devagar por exemplo começas por ires arranjando um jogo ou outro mais barato no e-bay entre outros sítios e depois vais vendendo no forum de vendas de sites como por exemplo a techzone enquanto fazes isto apesar de não ires ganhar muito ou praticamente dinheiro nenhum vais sempre vendo se consegues depois abrir um negocio maior e como é lógico até lá vais tentando arranjar contactos de distribuidores e etc... se vires que achas que consegues expandir o negocio para um site ou para uma loja física ai contratas um advogado e vez todos os pormenores para abrires o teu negocio.
 
Em Braga não sei mas se arrendasses um espaço em Coimbra perto de Celas ou do bairro Norton de Matos podia ser que vendesses jogos como se fossem pipocas. Mas penso que sejas de Sintra por isso não me parece que venhas para tão longe.

No bairro N de matos? Não me parece, tens o DV, o gira e o continete ao lado...
 
Para quem é de Cbr deve se lembrar da DiverCentro! Isso é que era uma loja! Mas acho que este tipo de comercio ja nao vai a lado nenhum....

Infelizmente. Prefiria bem essa loja (onde comprei a minha Sega Saturn :D) do que Wortens e afins. Gosto da Game, o pessoal é simpático, a loja é grande é não é só PS2, apesar de se notar bem, que tem muito...

MAs sim, já se sabe que Coimbra é uma tristeza para tudo o que é cultura... Aveiro para mim é uma cidade mais avançada.

O que nos vale são as caloiras e a Queima :D
 
É normal que essa loja fosse melhor que worten e afins nem são lojas de jogos, a GAME até nem é má pena a mais próxima que tenho é a do colombo que ainda é bastante longe.
 
Back
Topo