Abit IP35 PRO e DDR2-1066

Olorin

Power Member
Boas!

Vou comprar uma Motherboard Abit IP35 PRO, e umas memórias 4Gb Gskill 8500, mas, ao que parece esta motherboard só suporta (oficialmente) DDR2-800, segundo o que li em varias reviews, mas que funcionou, nessas reviews perfeitamente com DDR2-1066.

A minha questão, é se eu vou precisar de fazer algum tipo de OC para por as memorias a funcionar a 1066, ou se a motherboard detecta automaticamente as velocidades e fica com as memorias a trabalhar a 1066?

Gostaria que me ajudassem a resolver este problema, caso elas precisem de OC, como o fazer. Sou novato nestas coisas.

Abração
 
Não tens de fazer overclock nenhum.
Tens sim de por manualmente a velocidade e os timmings da memórias na bios.

Quer dizer, depende do fsb do CPU. Não tenho a certeza dos multiplicadores que ela tem, mas tem pelo menos 1:1.5 e 1:2 como rácio fsb:memórias.

Com um Q6600 (266*9) selecionando o rácio 1:2 as memórias ficam a 1066.

Se for um E8400 (333*9), por exemplo, terá que ter outro rácio. 1:1.5 daria 1000mhz, mas o 1:2 já daria 1333mhz, e não sei se têm um intermédio.


De qualquer maneira é um desperdício teres essa motherboard e não fazeres um overclock ao processador. :P
 
bom, realmente isto vai tornar-se complicado.

O Processador é um Q9300, e eu realmente não percebo nada desta materia.

Sei que a motherboard traz um software chamado Abit uGuru, que supostamente deve facilitar esse trabalho, mas eu n percebo nada. Na pagina oficial da motherboard diz que suporta ddr2-1066, mas depois no manual já diz que não. Nas Reviews, dizem muito bem da Motherboard, e em todas experimentaram com DDR2-1066 na perfeição... Agora, como é que fizeram? Será que é algum Tweak? ou elas funcionam a 1066 sem ser mexido?

Obrigadão

Abraço
 
bom, realmente isto vai tornar-se complicado.

O Processador é um Q9300, e eu realmente não percebo nada desta materia.

Sei que a motherboard traz um software chamado Abit uGuru, que supostamente deve facilitar esse trabalho, mas eu n percebo nada. Na pagina oficial da motherboard diz que suporta ddr2-1066, mas depois no manual já diz que não. Nas Reviews, dizem muito bem da Motherboard, e em todas experimentaram com DDR2-1066 na perfeição... Agora, como é que fizeram? Será que é algum Tweak? ou elas funcionam a 1066 sem ser mexido?

Obrigadão

Abraço

Já descobri.
Tens sempre de mexer. Não é tão complicado como parece.
A motherboard tens os rácios todos que precisas.
Um Q9300 funciona a 333*7.5, se não estou enganado.

O que tu vais ter que ir fazer é ir à bios, ires à opção do rácio das memórias (chama-se DRAM SPEED) e escolher 1:1.6
Porquê este rácio? Passo a explicar. O processador tem fsb 333. Ao escolheres o rácio 1:1.6 as memórias irão trabaljar a 333*1.6=533-> como a memória é double data rate, dá os 1066mhz da memória.
Tens também de mudar a voltagem das memórias para o indicado pelo fabricante (DDR2 Voltage).
 
lol...

e dizes tu que não é complicado...
vou ter que me informar muito bem a esse respeito pra mexer nessas coisas. Julgava que fosse mais simples... pelo que se lê nas reviews parece que é "tiro e queda".

Essa das voltagens do fabricante como é que se vê?

Obrigadão desde já pela tua ajuda.
 
lol...

e dizes tu que não é complicado...
vou ter que me informar muito bem a esse respeito pra mexer nessas coisas. Julgava que fosse mais simples... pelo que se lê nas reviews parece que é "tiro e queda".

Obrigadão desde já pela tua ajuda.

Eu já te arranjo umas imagens, ok? Vou à procura.
 
As memorias são estas.
GSKILL PC2-8500 PK Dual Channel 4 Gb

Já agora, o sistema fica estavel depois de se mexer nisto?

abraço
 
Fica sim. Para isso é que é necessário mexer nas voltagens.

Fazes assim. Agarras no teu manualzinho, e vais até à parte da BIOS. Segues as instruções abaixo, fazes F10 (save) e depois ESC (Exit).

As memórias precisam 2.0 ~ 2.1v Como é para ficarem à velocidade normal chega 2.0
Para assegurar a estabilidade, como tens um quad e 4gb de ram passas o MCH (northbridge) para 1.33v, como descrito abaixo. E deve ficar a funcionar devidamente.

24042521yt8.jpg


74659356ad0.jpg
 
Man, obrigadão!

Assim torna-se mais simples. Só uma questão, é mesmo necessário, para assegurar a estabilidade, aumentar a voltagem do northbridge? sem Contraindicações? Bem sei que o NB desta Mobo tem um granda dissipador a Cobre.

Vou experimentar, e depois dou-te um feedback!

Abração e obrigado mais uma vez por tudo!
 
Não é absolutamente necessário mas é extremamente recomendado. Tudo na motherboard passa por lá. Ram, cpu, etc etc.

1.33 é perfeitamente seguro (de origem é 1.25). Com o dissipador que essa motherboard tem, é irrelevante mesmo. A minha abit IP35 que tem um dissipador muito menor tem 1.33 para o dia a dia, sem arrefecimento extra.
 
Back
Topo