Abit NF7 vs 10/10.5x multi

APLinhares

OpenSource
ppl, pelo k li em foruns internacionais (Abit), esta menina e a nf7-s,(neste caso) n vao mt alem dos 220fsb,com cpu interface enabled, com multiplicador 10x e 10.5x devido tb á bios e configuraçao das memorias ( n os "normais timings")...
uns conseguem mais outros menos...


Eu mm passei por isso :'(
com multiplicador 10x n consigo fsb ate superior a 218fsb com cpu interface enabled >( ... disabled vou na boa a 233 :D , isto com cl2,2-2-11 :P
experimentei com multi por ex 9.5 e ja tenho 233 com interface enabled 8o...
agora vou tentar com 11x :D
este problema apenas s "resolve" ao k parece nestas abit's com bios 10... ou julgo bios 16... ou entao bios com opçoes escondidas :D

Alkem me pode ajudar e arranjar por ex a bios 21 com opçoes escondidas ? ou entao a 10 ... mas é mt antiga :005:
Alkem dispoe d + info k possa ajudar ?
agradeço tb :D

fikem bem :)
 
como disse pelo menos a 10 tem :D mas melhor seria a 16,pelo k s fala ... pois a 10 parece k em alguns casos n ajuda :(
agora existem outras por aí, as normais, mas com as opçoes escondidas :cool: s algum as puder arranjar :rolleyes: pode ser mm a 21 :D


Como alkem disse tb ...
To add to the discussion, I can go over 220 MHz FSB with CPU Interface enabled with 9.5x mulitplier (for sure), so I did some memory benchmark tests in SiSoft Sandra.

Using the lower muliplier, CPU Interface doesn't add 200 MB/s, but around 80 MB/s. This lower "boost" seems to be the reason why a higher FSB is possible.

I get this bad feeling that CPU Interface was added for benchmark reasons... to skew results upwards when tested at stock 200 MHz FSB.

I'd really like an explanation of what CPU Interface is actually doing
 
Última edição:
usas 11x , por causa do fsb :rolleyes:
as bios "completas" têm + opçoes, entre elas 1s k permite configurar os timings + especificos pra este problema ...
 
Última edição:
Pois, isso do cpu interface realmente....

Tive aqui em casa uma Abit NF7-S (só n sei qual é a versão de bios que tinha), que só com o cpu interface disabled é que me deixou chegar aos 230fsb... e isto com multiplicador 11, num barton 2500+ .
 
Mas o meu problema na eh esse ... eh k a 11x --> 11x230 = 2530 Mhz ... onde eh k um barton suporta isso com stock cooling ? :D Tenho k meter o SLK ... e mm assim na sei se xega lá ... :S
 
bem, isto é d facto eskisito... com cpu interface enabled consigo os MESMOS resultados do k com disabled em termos d fsb... 233 cl2-2-2-11... mas os 240 d cl2,5 é k + complicado... meti 241 e fez boot, mas resolvi meter 240, salvou mas n fez boot :eek: parou :confused: 241 deu e 240 n da 8o ... 1 pouco d paciencia e ja da nova/ a 233 cl2 :-D
weird é k agora smp k reinicio faz 1 bip :confused: :eek: mt weird mm 8o

e como citei, este fsb em timings + baixos rende menos :005:
com fsb230 3411marks no sandra :sad:
com fsb 233 tive 345x marks :sad:
e 344xmarks com cpu interface disabled...

NFORCE é mm eskisito :-D
 
Mas afinal o ke é ke o cpu interface faz???

por acaso tenho o meu enabled... mas tb ainda n fui alem dos 200 no fsb :rolleyes: Com uma Volcano 9 tb n posso fazer milagres... :confused:
 
Na prática o CPU I dá mais Memory Bandwith, agora o q faz não tenho a certeza... mas já ouvi dizer que tem a haver com outros timmings tipo Trc ou qq assim, o q é certo é q dá mt mais bandwith.
Cumprimentos
 
Eu tenho o cpu interface disabled e ainda ha 10 minutos k bootei, corri sandra a 247fsb com 1,9v e deu 353x:rolleyes: e tou so com single channel com a mem k ta na sig.
Cpu interface enabled ja tinha reparado k nao dava nem de perto tanto clock... Tou a testar e nem a 225fsb ele boota...

btw, sempre com os timmings a 2,2,2,11 :)

a 250fsb (cpu interface dsabled) mesmo com 2v o windows nao inicia:'(

Madril, boa sorte ai pros 230fsb. Eu ca parece k nao vou conseguiur passar dos 2470Mhz a 1,85v:'(
 
Confirmado.

Max fsb com cpu inferface enabled -> 222Mhz
Max fsb com cpu interface disabled -> 246Mhz
Ambos 1,85v e apenas boot, mems a 2,2,2,11.

Mais sorte pros restantes
 
Isto tem d ser anedota :eek:
FSB 223, multi 9.5 -> Sandra : 3299MB/s
FSB 223, multi 10 ou 10.5, n ha boot :confused:
FSB 223, multi 11x -> sandra 3425MB/s
esta porra mete :puke:
e + engraçado é k por ex, com multi 9.5x, meto 230 e da na boa,ao iniciar da 1 bip extra :-D e da ainda menos largura d banda do k 223 :confused:
e mais engraçado é k com fsb 225 n fez boot, mas 227 ja fez :confused: ta bem k ja n deu direito mas fogo :D

VERY weird 8o 8o 8o :( :wow: :wow:
 
AndreAPL, a 21 ;) mas vou-me por a experimentar outras a ver no k da:rolleyes:

Isso k falas dos multiplicadores 10 e 10,5 eh eskisito. Axo k os multis "meios" nao kerem nada comigo. Regra geral tenho melhores resultados tanto a 10 e 11 do k com 10,5 porque nunca consigo tanto overclock.
A questao dos 225 tamebm eh fixe porque acontece-me o mesmo. Tanto com muti 10 como de 11, 225 nao boota.
Ja agora fazes isso tudo a k vcore?

Nota-se bem o poder de mems em dual...eu preciso de 241Mhz na geil pa fazer 342x no sandra mem ;) porque a 242 ja tenho 343x :D
 
Back
Topo