1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Abit X38 GT3 + OCZ DDR3-1600Mhz -Problema

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por PsySc0rpi0n, 28 de Setembro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1118)

1. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Boas...

Estou aqui com uma board destas e umas OCZ Platinium a DDR3-1600 mas que ao iniciar o PC elas estão a rodar a 1360Mhz e com o cpu (QX6850) com o FSB a 340Mhz.

O que acontece é que eu queria colocar estas memórias a trabalhar à velocidade default delas mas não consigo de maneira nenhuma.

Então andei a prequisar na net e encontrei este artigo do Tony no Forum da OCZ...

http://www.ocztechnologyforum.com/forum/showthread.php?t=38358

Consigo entender todo o artigo sem problemas, o que não consigo entender muito bem são os diferentes rácios das mems que a BIOS (ultima revison) da board traz.

Tem rácios tipo 1.2.00A, 1.200B, 1.200C e por aí fora mas ao escolher um diferent que o default a board já não arranca e pára no erro C5 na maior parte das vezes. Nem seguindo o artigo que está no fórum da OCZ consigo aumentar 1 Mhz que seja ao default que vem na board...

Por exemplo se eu quiser que as mems funcionem a 1600 sem mexer no rácio delas tenho que aumentar o FSB de 340 para 400Mhz mas nem aumentado o vCore nem o vDimm nem o CPU VTT nem o MCH nem mexendo nos CPU GTL como sugere o artigo do fórum da OCZ consigo arrancar para o Windows...

Alguém me pode dar uma ajuda?

A Board tem a Bios actualizada, as memórias são as OCZ Platinuim PC3-1600Mhz DDR3-12800 (OCZ3P16004GK)

Os rácios que esta board tem são parecidos a estes:

2. Marco André

Marco André Power Member

xxxA - 266FSB
    xxxB - 333FSB
    etc

Não é isto?

3. yahh

yahh I folded Myself

X38 GT3 ou será a X48 GT3? É que não conheço nenhuma X38 GT3 no mercado, embora se tenha chegado a falar delas...

Esses rácios 1:1.xx são do tipo FSB:DRAM.

O que tu estás a tentar fazer, aumentar o FSB de 340 para 400 é efectivamente overclockar o cpu. Para isso o CPU Vcore terá que ser aumentado, bem como o MCH Voltage (NorthBridge).

o Vdimm é a voltagem das memórias, mete o aconselhado pelo fabricante.

4. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Pois, isso eu também já reparei, mas não entendo bem qual a relação entre esses valores e o que eu devo escolher para colocar as mems a 1600Mhz...

No site da Abit por acaso não aparece este modelo mas ele existe, tanto que no site da Abit estão lá as revisons da Bios para ela -> AQUI

Eu conheço mais ou menos esses parâmetros só não consigo é colocar as mems a 1600 como está descrito no artigo que mencionei. Nem alterando todos os pârametros que estão descritos no artigo consigo bootar nem que coloque as mems apenas a 1400Mhz...

E depois tenho uma pequena dúvida que se prende com diferentes termos que as diferentes marcas dão a determinados parâmetros.

Por exemplo, ao aumentar o FSB chega-se a um ponto que temos que aumentar a voltagem para o FSB. Eu normalmente aumento o vMCH mas agora a BIOS desta X38 tem a voltagem para o MCH e tem o CPU VTT. Qual delas aumento para poder aumentar o FSB?

Depois sei que com 4Gbs de mems é mais complicado fazer OC e que também ainda se torna mais complicado fazer OC em cpus QXxxxx (4 cores) mas segundo o artigo do fórum da OCZ eu deveria conseguir colocar as mems a 1600Mhz e não consigo nem a 1400Mhz. Estas memórias não são XMP (Extreme Memory Profile). Ou seja não são certificadas pela Intel para trabalharem a 1600Mhz apesar de poderem atingir essa velocidade no chipset X38...

O que eu queria era alguém que já tivesse conseguido colocar memórias 1600Mhz a trabalharem a esta velocidade em boards com chipset X38 para poder dar uma ajuda...

5. PJ

PJ Power Member

Podes começar por diminuir o multi do cpu e aumentar o fsb até perfazeres os 1600Mhz das mems e conseguires estabilidade com isso. Terás de dar mais voltagem para o chipset para ele aguentar.
    Depois podes ir aumentando o multi do cpu e tb o vcore e o vtt e ver se consegues alguma estabilidade com o cpu em overclock tb.

Overall you need to be aware that the motherboard can be a limiting factor on how well the memory is over clocking. We are pushing boards very hard with DDR3 at 1600+ MHZ and they do need fine tuning to get the best from them.

É essa a questão final, DDR3 ainda está mto verde e por consequência existem muitos problemas em colocar as boards com as ddr a funcar como deve ser.

Cumps

6. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Pois, também já me apercebi que DDR3 ainda está muito verde...

Volto a fazer a mesma questão que fiz há pouco:

Para aumentar o FSB e não ter problemas tenho que aumentar o vMCH ou o CPU VTT no caso das Abit?

No artigo que coloquei lá no 1º post o Sr Tony, conhecido e reputado técnico da OCZ, diz para colocar o FSB q pretendemos, depois usar um racio de mems que seja minimamente estável mas mais baixo que o default das memórias, depois para diminuir o multi do cpu e colocar timings bem relaxados nas mems e uma voltagem de 1.80v.

depois diz para aumentar um pouco o vCore e para ver qundo é que ele fica mais estável e por aí fora...

Mas mesmo seguindo todos os passos que diz no artigo eu não consigo bootar nem a 1400Mhz

rsrsrsrsrsr - já tentei 1001 combinações diferentes desde as 9 e meia da manhã e nada...

7. yahh

yahh I folded Myself

vMHC (northbridge).

+ memória / + fsb = necessidade de aumentar os v no northbridge.

8. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Então para que serve o CPU VTT?

9. yahh

yahh I folded Myself

Penso que é equivalente ao FSB termination voltage de outras marcas...

No meu caso (IP35), essa mudar essa voltagem não mostra grande regularidade nos resultados obtidos. Outras pessoas ja me disseram o mesmo. Acabo quase sempre por deixar no default/mínimo.

10. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Chegaste a ler o artigo que lá coloquei??? Queria era saber como dar a volta à situação seguindo o artigo...

11. jpcastro

jpcastro Power Member

boas

para teres as mems a DDR1600 é simples basta pôr 8x400 FSB tendo em conta que tens um E6400 e praticamente todos fazem 3200mhz

o problema que tens é saber distinguir o divisor, em DDR3 na maioria das boards o divisor que melhor funciona é 1\2 ou seja se tiveres os 8x400FSB como indiquei as mems vão ficar a 800mhz @ DDR1600.

as voltagens não costuma ser preciso muito para 400 FSB na maioria das boards é uma questão de expermentares até ficar estável.

cump

12. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Isso é fácil falado... Mas acho que reparaste mal no cpu q tenho em mãos... É um QX6850 e não um E6400.

Depois essa parte do divisor também já me tinha apercebido...

Mas o que acontece mesmo é que as mems se estiverem a 1:1 e se lhe aumentar nem que seja 1Mhz no FSB elas já não ficam nem estáveis nem arrancam...

Depois experimentei alterar voltagens no NB, do SB, do CPU, CPU GTL REF, timings, vDIMM, testei várias combinações, mas não consigo.

Testei as mems em default com o memtest86+ e não deu qualquer erro. Depois consegui bootar com elas a 1400Mhz mas sem estabilidade nenhuma e não conseguia sequer entrar no Windows. Consegui tambem arrancar com elas a 1500 até ao Windows mas após alguns minutos ou teno reboots ou BSODs. Orthos é para esquecer. Dá erro em 3 segundos...

Isto no X38. Hoje em 10 minutos testei as memsmas memórias num P45 e assim sem mexer em quase nada, só meti o vDIMM a 1.90 e o FSB a 350 e elas arrancaram a 1400Mhz. Mas não tinha nem discos nem nada instalado. Nem BIOS actualizada nem nada. Amanhã ou depois já vou ver melhor esta situação no P45.

13. jpcastro

jpcastro Power Member

não sei acho que estás a falhar em algum setting, DDR1600 é bastante simples de obter e esse material devia dar sem qualquer problema visto que só precisas de 400FSB e usar divisor 1\2.

14. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Lê o artigo que falei no primeiro post...

15. PJ

PJ Power Member

Já agora tens o Command Rate das mems a 1T ou 2T?

Se tiveres a 1T mete a 2T.

Cumps

Partilhar esta Página