1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria Abri Compaq CQ61 e agora não liga!!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por NetEnforcer, 9 de Outubro de 2012. (Respostas: 32; Visualizações: 11866)

1. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Boas,

Desmontei um Compaq CQ61 para o limpar, pois a ventoinha tinha tanta porcaria que estava empenado.

Montei tudo de volta e agora ao ligar, ele apenas acende o LED do power e não faz mais nada. O disco não mexe, a ventoinha nem sequer roda, nada é alimentado.

Estou a entrar em parafuso, até porque o portatil nem era meu! Estava confortavel nestas andanças e já desmontei varios portateis e entretanto este não diz pão.

Terá sido a fonte de alimentação? Motherboard?

Um abraço!

2. anjo2

anjo2 Power Member

É porque algo está mal conectado, começa por tirar as memórias e limpa os pins com produto próprio (se tiveres, se não com borracha verde), depois verifica todos os cabos se estão bem ligados, e volta a tentar.

PS.: Ainda este fim de semana abri um CQ60 para arranjar, tinha o chip do botão on avariado, depois de o substituir só ligava a luz do power e do wireless, limpei as memórias e ele ligou.
    PS2.: Também já me aconteceu coisas parecidas, a pior foi num portátil que estava supostamente morto, peguei nele e ligou, uns dias depois fui para arranjar a dobradiça que estava partida e nunca mais ligou, são coisas que acontecem, quando abro um portátil digo logo que não me responsabilizo, geralmente as coisas correm bem e ficam arranjadas, mas às vezes as coisas correm mal, outras já estavam mal e por acaso só se deu ali.

3. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

O teu acendia a luz do power e do wireless, o meu só acende a luz do power. A do wireless está apagada e a luz do caps-lock pisca intermitentemente.

Vou ter que rever as ligações outra vez. A placa wireless não saia, o parafuso tinha a cabeça moida e nao queria sair...duvido que tenha influenciado nisto.

4. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Ja revi as ligações todas e nada resultou.

Fiz umas experiências:

- Tirei o HDD e as memorias, liguei, nada, só acende o led do power no botão
    - Tirei o teclado, fiz o mesmo, same
    - desliguei as colunas, fiz o mesmo, same
    - desliguei o ecra, fiz o mesmo, same

Portanto a motherboard recebe corrente, mas não faz nada. Ou seja, é provavel que tenha um pisa-papeis engraçado certo?

5. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Aceita-se mais dicas de quem teve problemas semelhantes...com este modelo ou não!

6. Cunha00

Cunha00 Power Member

Já tentaste tirar a pilha da bios?

7. djbee

djbee Power Member

nao desmontaste as RAMs (ou outro compoenete) com a batteria inserida por acaso?? e sim, diz adeus porque estragaste a board provavelmente...

nenhum pc liga sem RAM...logo experiencia inválida

Vê por baixo ao ao lado das RAMs, custuma ter dois pontos para fazer o reset à BIOS (normalmente diz "clr" ou algo do genero). toca nos dois pontos com uma chave ou parecido (pc desligado sem batteria e sem RAM!!!) e tenta ligar o pc.

8. touge_master

touge_master Power Member

Percebes muito disto ja estou a ver.

Para o OP:

Tens acesso a um multimetro para poderes testar a fita que vai do botao power a board? Essas fitas sao muito frageis e quebram facilmente. Testas a continuidade entre as duas pontas da fita, em todos os contactos e ja ves se esta ok ou nao.

9. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Respondendo a todos:

- A primeira coisa a sair fora foi a bateria, até porque o chassis não desmontava com ela inserida.....
    - Quanto à RAM, experimentei sem as pastilhas e com as pastilhas, só com 1, com outra pastilha suplente que tinha e nepia, nada.
    - Ja tirei a pilha da BIOS, carreguei 30 segundos no botão como diz o manual de fabrica da HP e nada...

touge_master, não tenho aqui um multimetro de momento, está ligado à sonda lambda de um carro neste momento :D
    Mas.... essa fita está ok na medida em que se carregar no botão do power, ele acende o proprio botão e fica o led do caps lock a piscar. Não mexe é mais nada.

Experimentei remover as fitas todas e ficar só com essa e a da alimentação e nada, faz sempre o mesmo.

10. touge_master

Os CQ60 tem um problema cronico dos slots de ram, e muito comum avariar um deles, especialmente o primeiro (o de baixo), se ainda nao o fizeste, usa apenas uma ram no slot de cima. e antes disso limpa os contactos da memoria com uma borracha (das laranja e azul, usa o lado azul) e com um compressor ou lata de ar comprimido limpa os slots. Se nao tiveres podes usar um pincel.

Quando puderes usar um multimetro podes tambem medir directamente no jack de alimentacao a ver se esta a passar a voltagem adequada, salvo erro sao 18.5V. Os carregadores desses portateis funcionam com 3 contactos diferentes, que se nao estiverem os 3 a funcionar direito a voltagem desce para os 5-6V em ves dos 18.5V, podes tambem medir directamente no carregador mas tinha que te explicar como o fazer (tem truque), se quiseres manda pm.

11. djbee

djbee Power Member

OFF TOPIC:
    @touge_master:
    tu então percebes tanto...uiiii cuidado com ele.

se não sabias passas a saber que nenhum pc liga sem RAM. E se não acreditas usa o GOOGLE, começo a ficar farto de pessoas que vêem desmentir os outros quando não percebem nada do assunto. Para a próxima que contradigas alguém ao menos dá te ao trabalho de pesquisar e apresentar provas de como tu estás certo e não o outro...

ON TOPIC:
    que pastilhas?! estás te a referir aos módulos de RAM?

eu por acaso tenho aqui um CQ61 mesmo ao lado e o carregador só tem 2 contactos - o positivo e o negativo, onde está o terceiro? para medir o que aqui tenho é so meter uma ponta do multímetro no centro e outra por fora do terminal que liga no pc, nao tem nada que saber...

PS: testa as RAMs noutro pc se possivel (corre MEMTEST se quiseres) para ver se estão OK, mas acho que tens aí uma board danificada...

PS2: a voltagem do carregador está escrita no carregador em si, compara e vê se é igual...

Última edição: 11 de Outubro de 2012
  12. touge_master

Entao mede la e diz quantos volts da.

E para tua informacao, todos os pcs ligam sem ram, apenas nao apresentam imagem no ecra. Alias um dos testes mais simples para ver se uma board esta off ou nao, e liga-la sem ram a ver se ela "fala", apesar de esse teste nao funcionar em portateis.

Aconselho vivamente a perceberes minimamente do que falas antes de expelires diarreia mental num forum, ao contrario de ti que pelos vistos aprendes no google, eu trabalho na area. E se venho aqui partilhar conhecimentos sem compensacao monetaria e apenas por boa vontade. Mas a estupidez constante dos tecnicos de bancada comeca a chatear.

(E ja agora achei piada, sem saberes minimamente o estado da board concluis que esta avariada, gosto disso, vende-se muito material a tansos dessa forma)

PS: Bem vindo a ignore list

13. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Eish pessoal, calma, não discutam!

Agradeço a todos as contribuyições e realmente é bom ver o espirito de entreajuda aqui no forum, sem qualquer compensação.

Respondendo outra vez:

Pastilhas = sticks de memoria = memorias (2x 2gb)
    Testei só com um, em cima e em baixo e testei com uma memoria de outro pc, tudo na mesma. As memorias que estavam no CQ61 estão boas, pois correm no meu Asus

Eu sempre pensei que um portatil sem memorias, girava a ventoinha pelo menos certo? Aquele não...não gira nada, não mexe nada.

Eu secalhar descartava as memorias, mas isto sou eu, já vi que aqui há malta que percebe mais, daí contar com a vossa ajuda, dentro das vossas e minhas limitações.

Assim que tiver um multimetro, eu vou testar. Ah uma coisa, o modulo wireless tem o parafuso moido (a cabeça) e não sai e penso que tenham andado lá anteriormente a fazer força...será que isso impossibilita o funcionamento?

Eu neste momento tenho só a parte de baixo do chassis, a board, processador, etc...e a unica fita que tenho é a que liga ao botão do on e off. Já testei assim, com e sem memorias, com e sem disco (e as diferentes combinações possiveis entre estes componentes) e nada...apenas acende a luz do on/off e acende a luz do numlock e fica a piscar intermitentemente. O led do power fica aceso também.

Mais uma vez, obrigado, touge,djbee, anjo2 e toda a gente que aqui para!

14. djbee

djbee Power Member

Fui de propósito a casa do meu colega que tem o cq61 para medir, deu entre 18.3 e 18.6 Volts, o marcado é 18.5V logo está correcto...

Agora só para ver se nos entendemos:
    1º: Eu ao contrario do que podes pensar já trabalhei (e vou continuar a trabalhar) na área. Estou neste momento a aprofundar os estudos / conhecimentos na área.
    2º: Eu quando digo que nenhum pc liga sem RAM estou a falar em termos básicos que toda a gente percebe. Ligar um pc para a grande maioria das pessoas é carregar no botão, acenderem as luzinhas, aparecer o logo do windows e o ecrã de boas vindas. Claro que não venho para aqui falar em termos técnicos porque algumas das pessoas que pedem ajuda nos forums não iriam entender. Mas se quiseres entrar por ai tudo bem - Nenhum PC faz POST sem RAM nem CPU! - contente? (excepto algumas boards mais recentes que dá para aceder à BIOS sem CPU instalado. Se dá sem RAM não tenho a certeza se precisa mas acho que precisa na mesma de RAM...)
    Concluindo: quando o user disse que tentou ligar o PC sem RAM, eu disse que era de esperar que não ligasse porque se com ela não ligava sem ela também não iria funcionar...
    3º: Pelos sintomas que o user em questão descreve, e sem eu poder analisar o PC, deduzo que seja ou a Board, ou a RAM ou o CPU. Também considerei o botão do power mas se algumas luzes acendem após se carregar no botão exclui esta hipótese. Restam 3... De mais de 1000 pcs que já reparei apenas uma vez me deparei com um CPU danificado, por isso, ou estás com um azar do carrasas ou eliminava tambem o CPU. Restam 2... RAM não é porque já foi dito que experimentou com ouras RAMs. Resta a Board... (pode até ser uma coisa simples na board (como uma bios danificada), mas também pode ser uma coisa que só com uma board nova é que lá vai...)

NetEnforcer: lembrei-me também de outra coisa mas é uma possibilidade muito remota... já tentaste ligar o pc a um monitor externo para ver se dá imagem? como disse é uma probabilidade muito pequena que funcione mas também não perdes nada em tentar...
    já agora, não é que duvide de ti mas tens a certeza que não é dos módulos RAM? é que normalmente é isso, ou estão mal encaixados, ou danificados... testa novamente apenas com um módulo, de preferência de 2gb se conseguires...

PS: Quanto à compensação monetária, se existisse isto era um negócio e não um forum. Os forums funcionam com base na entreajuda dos participantes...

Última edição: 11 de Outubro de 2012
  15. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

É verdade sim senhor!

Sim, eu não queria que ele fizesse POST, apenas que mexesse as ventoinhas (que não faz!), que o disco desse 1 sinal de vida (que não dá - fora desse portatil dá na boa), etc...mas ele não dá! Apenas fica com os leds acesos.

Liguei um monitor externo, um TFT e um CRT e não dá ponta de imagem. É como se houvesse alimentação para os leds, mas a board tivesse em curto algures e não deixasse passar o restante sinal. Eu a RAM acabo por descartar, pois funciona noutro portatil. O botão está a funcionar, ele reage ao carregar...o CPU duvido que tenha queimado, porque quando ele foi aberto, estava tudo a funcionar, o pc estava ok.

Quanto aos testes de memoria, fiz como disseste, voltei a inserir as que vinham com ele das seguintes maneiras:
    - As duas em simultaneo
    - Um dos modulos em cima. Esse mesmo depois no slot de baixo.
    - O mesmo processo, com o 2º modulo
    - Os mesmos processos, com um modulo que tinha aqui de 1gb que veio de outro portatil e que estava a funcionar.

Essas rams funcionam noutro portatil. O que me faz espécie é que, e mais uma vez friso que não sou nenhum expert nisto, um portatil sem RAMS, não faria POST, mas mexeria as ventoinhas, nem que rodassem durante 2 ou 3 segundos e se apagassem, certo?

Thanks!

16. jrm360

jrm360 Power Member

Então como vai isso?
    Bela piiii

17. djbee

djbee Power Member

não tenho 100% a certeza e não tenho aqui nenhum pc para testar, mas estou quase certo de que sem RAM as ventoinhas também não rodam... mas como já disse nãp estou 100% certo

sem experimentar com outra board não estou a ver muito mais que possas fazer... a não ser meter esse CPU noutro pc para confirmar que está bom, mas devido que esteja danificado...

18. sem memórias dificilmente a ventoinha mexe.
    volta a abrir o portatil, e testa com a board fora. Pode ser alguma coisa em curto circuito.

19. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

(Faltou o resto do texto)

Obrigado a todos desde já,

Hoje mais uma ronda de testes. Board toda cá para fora, tirei o processador, limpei, coloquei pasta termica, voltei a colocar, fiquei apenas com a board, 1 modulo de RAM, disco, alimentação, ventoinha e liguei. Desta vez o caps lock pisca indicando uma sequencia. Consultando o manual de fabrica da HP, se ele pisca 1 vez, depois passado 4 segs pisca outra vez, significa: CPU Failure.

Agora isto leva-me a outro patamar:

- Não tenho nenhuma board onde colocar este processador. Como posso testar que está fixolas?
    - Dicas para "recuperar" um processador?

Penso que, se não estou em erro, o 200SP tinha um T4xxx.

20. seed.helper

seed.helper Power Member

com sorte esse cpu failure é bug... retira o cpu com jeitinho e volta a mete lose nao der compra alcool isopropilico para limpares as cenas.... nao te esquecas de desligar da corrente

Partilhar esta Página