Dúvida Abrir loja de manutenção de computadores

GreenSpider

Power Member
Desde já boa tarde a todos!

Estou a pensar em abrir uma lojinha apenas de manutenção de PC's e venda de consumiveis, mas queria a opinião de pessoas que já passaram por esta situação, no fundo queria saber o que é necessário para o fazer
Sempre que me lembro de algo aponto numa lista o que preciso ter:
1-Aluguer loja (É necessario registar empresa certo? Qual o valor para isso?)
2-DVD's oficiais de SO (XP, Vista e Win7) para formatar os PC's (Um de cada serve certo? O Preço da adquisição destes produtos é mais baixo para uma empresa?)
3-Sistema de facturação (neste caso posso criar um? ou é preciso ser certiicado? Valor?)
4-PC, Monitor, Rato, Teclado, KVM, Ferramentas
5-Impressora
...

Deêm uma luzinha, umas dicas, se faz favor

Agradeço!
 
Sistema operativo que eu saiba... legalmente o cliente tem que ter já uma licença...

O técnico instala, mas usa a licença do cliente, se o cliente não tiver, legalmente numa loja, tem que comprar, é ilegal instalar SO com cracks em lojas... embora há quem faça isso, mas é ilegal....


Eu digo isto, porque faço esse tipo de serviços, mas não tenho loja aberta, digo, que nos dias que corre... não é fácil aguentar uma porta aberta, o que se ganha vai quase tudo para manutenção da loja, pouco sobra. Atenção a isso, convem estudar muito bem o local, estudar a concorrência, etc...
 
Antes disso tudo: analisar a área para ver concorrencia e se vale a pena abrir.
Para estar a cobrar preços só para abater a concorrencia, nem ganhas tu nem os outros e acabam por todos ficar mal.
 
Quanto a licença de SO eu sei que o Cliente tem de ter o autocolante com o respectivo serial, mas eu refiro me é ao meu CD de instalação para poder fazer a formatação/instalação do SO, tem de ser original? ou seja tenho de ir comprar um SO de cada...

Por acaso concorrencia é muito pouca e preços absurdos, penso ter hipoteses... mas isto tudo tem de ser bem pensado e planeado.
Agradeço muito a vossa ajuda!

OBRIGADO!
 
assim como o cliente apenas precisa de ter o selo, tu também apenas necessitas de ter as licenças.
podes usar os cd´s de backup para efectuar a instalação e a tua licença só pode ser utilizada numa maquina.

podes ter todas as versões em CD desde que não uses cracks.
 
Desde já boa tarde a todos!

Estou a pensar em abrir uma lojinha apenas de manutenção de PC's e venda de consumiveis, mas queria a opinião de pessoas que já passaram por esta situação, no fundo queria saber o que é necessário para o fazer
Sempre que me lembro de algo aponto numa lista o que preciso ter:
1-Aluguer loja (É necessario registar empresa certo? Qual o valor para isso?)
2-DVD's oficiais de SO (XP, Vista e Win7) para formatar os PC's (Um de cada serve certo? O Preço da adquisição destes produtos é mais baixo para uma empresa?)
3-Sistema de facturação (neste caso posso criar um? ou é preciso ser certiicado? Valor?)
4-PC, Monitor, Rato, Teclado, KVM, Ferramentas
5-Impressora
...

Deêm uma luzinha, umas dicas, se faz favor

Agradeço!

Olá,

Podes abrir uma empresa ou podes trabalhar como empresário em nome individual. No caso de empresa conta com despesas de contabilista (obrigatório), IRC, Higiene e Segurança no Trabalho, Segurança Social e mais um monte de tretas que o Gaspar tem para sobrecarregar as empresas.
Quanto á parte das licenças de softwares e afins não sou a melhor pessoa para te aconselhar porque não estou nessa área mas penso que só podes legalmente instalar as licenças que sejam do cliente, quer sejam ou não OEM.
Sistema de facturação tem obrigatoriamente que ser certificadado pela AT.
 
Segundo sei, as licenças estão "agarradas" ao computador.

Logo, só necessitas de obter as licenças para os pc´s que tiveres "da" empresa/para uso da empresa.

Para reinstalares os computadores, apenas precisas da cópia dos CD´s/DVD´s, originais ou não, embora sempre preferencial serem originais, ou então, o CD/DVD ser fornecido pelo cliente.

Só deves fazer instalações de softwares que os clientes possuam licenças, se não as tiverem, têm de as adquirir a um fornecedor, ou poderá fornecer tu e incluir esse custo na instalação..

Isto claro, para fazer tudo da forma mais legal possivel.

Há alguns anos atrás tive essa ideia e acabei por desistir da mesma, com uma breve volta de carro na minha zona, e ao verificar o absurdo que é esse tipo de lojas, pois actualmente, em muitas zonas, existem em grandes quantidades e quase todas às moscas.

Boa sorte ;)
 
Também já tive com o mesmo pensamento, ainda é hoje que sonho com algo do género...

Como foi dito tenta manter o máximo possível da legalidade, como alguns programas freeware que possas instalar nos clientes, como por exemplo anti-virus gratuito, open office, etc etc...

Tenta ter a máxima qualidade nos serviços como ser simpático, com o tempo virás o negocio crescer, desde que sejas melhor que esses tipo "PC Clinic" já é um bom salto. :)
 
pah.. eu vou ser sincero e frio!

Eu só de ler o titulo vinha já pronto para dizer para não te meteres nisso, mas ainda assim decidi ajudar e perguntar: Já fizeste o estudo do mercado nessa zona? Que resultado obtiveste?

Mas desconfio, pelo teu tipo de perguntas que nem isso foi feito. E pela mesma razão (perguntas) volto a dizer-te o mesmo: Não te metas nisso! O mercado está mais que saturado além de não haver muita procura nos dias de hoje nessa área e é quase todo ele (mercado) de empresas grandes que têm grandes parcerias com outras empresas ainda maiores e tornam tudo muito mais rentavel!

Como já foi dito, se ainda quiseres ir com isso em frente, podes ainda abrir empresa em nome individual. Assim até podes ter a "empresa" dentro de casa, numa divisão só para isso e fazer publicidade a um contacto telefónco/electrónico. Podes até fazer serviços ao domicilio!
 
Acerca do SO ainda não me entenderam, vou refazer a pergunta, não tenho nenhum DVD original de nenhum SO, posso sacar a versão RETAIL dos SO's e gravar num DVD para usar nas maquinas dos clientes? Claro k depois uso o serial que está no autocolante das respectivas maquinas...

E sim! claro que analisei a concorrencia, nenhuma delas, faz diagnosticos gratuitos, e preços de reparação muito altos mesmo, assim como os consumiveis (DVD's, CD's, Tinteiros), tenho grande hipoteses, mas o que me preocupa é a legalidade das coisas e impostos, mas ouvi dizer que como sou um recem licenciado tou livre disso durente 5 anos, é verdade?
 
Tens 1 ano de isenção de Seg. Social. Tudo o resto, pagas, como é normal. Prepara-te para trabalhar bastante para pagares apenas as contas.... E tens que investir bastante em equipamentos, ferramentas, material de diagnostico, etc. Qual o teu orçamento?
O SO, até podes fazer copias dos cd's dos clientes, não há crise.
 
Acerca do SO ainda não me entenderam, vou refazer a pergunta, não tenho nenhum DVD original de nenhum SO, posso sacar a versão RETAIL dos SO's e gravar num DVD para usar nas maquinas dos clientes? Claro k depois uso o serial que está no autocolante das respectivas maquinas...

E sim! claro que analisei a concorrencia, nenhuma delas, faz diagnosticos gratuitos, e preços de reparação muito altos mesmo, assim como os consumiveis (DVD's, CD's, Tinteiros), tenho grande hipoteses, mas o que me preocupa é a legalidade das coisas e impostos, mas ouvi dizer que como sou um recem licenciado tou livre disso durente 5 anos, é verdade?

Pois... Só de ler essas coisas verifico que não está muito bem preparado.

De qualquer forma, é de louvar a iniciativa acima de tudo!

Ter uma porta aberta requer MUITA coisa:
licenças da camara, contabilidade, pagar IRC, eletricidade, Água, consumiveis, IVA, Segurança Social tua, renda, uma base de investimento, conta aberta no banco, registar e coletar a empresa...
(é capaz de me estar a faltar alguma coisa).

Basicamente com porta aberta conta sempre com uns dias na camara e nas finanças e pelo menos uns 1000€ para custos além do que necessitas para a loja em si. Tens que ter em conta que as rendas se pagam sempre adiantado, lgo sem uma base de investimento n te metas nisso. Vais necessitar também de publicitar para poderes inicar actividade, ou seja entre correios e/ou publicdade conta sempre com uns 500€. Com a porta aberta tens que ter tudo legal, mas podes usar as intalações oficiais do site da microsoft com as licenças dos clientes.

O que eu recomendo é mesmo a via de empresário individual, e arranjar uma base de clientes antes de abrir uma porta.
 
Olá

Acrescentendo ao que aqui foi dito e nos dias de hoje uma porta aberta implica investimento em segurança ou seja vigilância e obviamente alarme e seguros.
 
Não venho acrescentar nada, é apenas uma curiosidade. Em Setúbal há uma Chip* e a 100 metros, na mesma urbanização há uma Chip***. A Chip* estava vazia, na Chip*** havia fila... eram quase 6 da tarde.
 
olha é assim se estás a pensar em diagnosticos gratuitos, e preços baixos, e consumiveis, acho que nem vale apena pensares em meters-te nisso, coisa de 14 anos essa pegava e dava dinheiro, nos dias de hoje, para aguentares isso, tens de ter outro sistema paralelo, como muitos que eu conheço na area a fazer o mesmo, assistencia a sistemas de empresas redes, hardware etc..., snão já tinham fechado as portas a muito tempo, como eu já vi por ai, por estarem as moscas dias a fio, e aparecer um ou outro cliente de vez em quando...

os encargos são grandes para ter uma loja de informatica aberta ao publico nos dias de hoje, e reparações é algo que mesmo por mais em conta que seja a cliente-la é escassa, e se vais começar do zero, a pensar dessa maneira, já estou mesmo a ver abres no inicio de mês e encerras no final porque não tiveste lucro para que compense ter a casa aberta...

tens de ter dinheiro empatado para abrir o negocio, contactos com fornecedores para te fornecerem o material para venderes e pagares a eles, renda da casa(se for o caso) e despesas agregadas...

não é só pensar em abrir e já está, outra é horarios, levantar cedinho para abrir loja as 9h e fechar as 7h, não é aparecer a hora de almoço, ou hoje não me apetece, vou amanhã, um exemplo de um rapaz que conheci a uns anos assim, quis o negocio como o que pretendes, mas a vontade de trabalhar era pouca, foi tudo pelo cano...

portanto pensa bem no assunto, pois o mercado informatico está saturado nos dias de hoje principalmente manutenções, e abrir lojas só por abrir tem de se apostar em algo fora do comum para se diferenciar das outras...
 
Obrigado pelos comentários, eu até não sou muito de arriscar, mas é mais pelas pessoas da zona e da familia que incentivam a abrir a loja, sei que não é tão bonito quanto parece, ha muitas coisas por trás, muito investimento e responsabilidades, por isso estou aqui atento a todos os pontos negativos e positivos para avaliar a melhor solução...
Ainda não percebi isso do SO, posso sacar da internet uma versão original do windows e usa-la para formatar PC's e de seguida instalar o SO? claro que com a licença que está no autocolante...
 
Obrigado pelos comentários, eu até não sou muito de arriscar, mas é mais pelas pessoas da zona e da familia que incentivam a abrir a loja, sei que não é tão bonito quanto parece, ha muitas coisas por trás, muito investimento e responsabilidades, por isso estou aqui atento a todos os pontos negativos e positivos para avaliar a melhor solução...
Ainda não percebi isso do SO, posso sacar da internet uma versão original do windows e usa-la para formatar PC's e de seguida instalar o SO? claro que com a licença que está no autocolante...

sim podes fazer download do site da microsoft.. do xp é que nao sei se consegues
 
Podes sacar uma versão retail de algum forum warez, isos ou qualquer coisa do género. Desde que nunca instales cracks, vez qual a licença que o cliente tem, e instalas conforme (Exemplo Win 7 Home Premium, não lhe vais instalar um Win 7 Ultimate, instalas o Premium e metes a serial dele)
Deves ter sempre uma versão de cada do Windows.
XP Home Edition, Profissional, etc. (x64 e x86)
Vista Home, Prof, Ultimate, etc. (x64 e x86)

Convém também sacares daqueles packs de drivers que tem centenas para quase todas as motherboards (principalmente para o WinXP que não instala automaticamente)

Criar uma imagem do SO, e assim propor ao cliente um desconto na próxima visita (para ti é um trabalho de 5min)
 
Back
Topo