Abrir loja

thisempty

Banido
Boas,
A minha questão é off topic, mas tb não sabia onde a colocar melhor.
Alguém dentro do ramo me sabe dizer mais ou menos o investimento que é necessário para montar uma loja de informática?
Assim com um perfil tipo *****, *****, etc (loja única, bons preços, malta que entende da cena, nada de wortens e afins). Enfim, uma lojita pequena. Sem contar com a renda/compra do local para a loja, qual seria o investimento até abrir portas?
E como se compram as coisas para a loja? É só através de revendedores tipo Solbi? Ou por exemplo eu abro uma loja, vejo um produto na net de uma marca qualquer, e posso contactar a marca e eles fazem revenda para a minha loja? Ou tenho que me limitar aos produtos da Solbi e tal?
É que sou fan de lojas como a *****, e com certeza eles não vão buscar os produtos a revendedores portugueses.

Enfim, sou um cromo que ama estas m*rdas e meteu-se-me nos cornos que quero abrir uma loja de informática. Mas como já deu pra notar, não entendo um boi dos passos que teria que dar.
Começar por saber mais ou menos o pilim que é necessário era bom (pa ver se esqueço da ideia de vez :P, hehe)

Quem tem lojas de informática com certeza não me vai incentivar, né... concorrência. Tv haja por aí alguém que até quer uma sociedade para se aventurar numa loja de informática?
Mas só algumas dicas eu agradecia.. nem que seja por PM.


Obrigado
 
Última edição:
Fazes ideia no que te vais meter? :eek:

Digo-te para já, que com 6 mil contos (moeda antiga) , não fazes nada ....

Queres um conselho?

Não te metas nisso...
 
Bem julgo que ele tera de constituir uma empresa e a ultima vez que vi o valor minimo para isso eram €5000
Por isso ainda a tua loja e um papel e ja gastaste um sexto do valor
Nao e muito dificil acreditar que os custos se acumulem rapidamente
 
Se for uma loja "virtual" apenas como algumas que ai andam então sempre poupas uns trocos na loja "fisica" até teres investimento, ou tal se justifique..

boa sorte...
 
É, começar só com loja na net é melhor.
Eu sei que há centenas de lojas idênticas, e sempre penso que é um suicídio ter uma loja dessas, com tanta concorrência e com tão pouca margem de lucro que as lojas têm de vender os produtos pra poderem ir sobrevivendo.
Mas por outro lado tb me parece que cada vez mais abrem lojas de informática, tanto virtuais como físicas. E outra coisa que me faz pensar que poderia dar certo é que ás vezes passo em cada loja de informática que.. meu Deus... ás moscas, no cú de Judas, com quase nada de interesse, de povo que nem percebe mto disso. Eu não queria ficar rico, mas era bom demais poder trabalhar numa coisa que se ama e se perde 70% do tempo da vida.
 
Bom, permite-me discordar contigo, Kazuza, mas com 5000 contecos já é possivel abrir uma lojeca do género que ele descreve e "encher" com algum material para as primeiras impressoes. Claro que depois é preciso mais algum dinheiro para se aguentar às despesas no primeiro ano, porque durante o primeiro ano os lucros não chegam para pagar rendas, luz, telfs, impostos,ordenados,etc. Se tiveres conhecimentos em distribuidoes é bem possivel conseguir que alguns fornecam material à consignação durante 30 ou 60 dias e isso é mais uma ajuda.

A localização também deve ser muito bem avaliada, porque centros de grandes cidades estão entupidos de lojas... a melhor escolha é sempre uma cidade pequena sem concorrencia..acreditem que aí o negocio resulta.

O principal problema é que se não estiveres minimamente entrosado com a vertente comercial, contactos com fornecedores,etc, vais ser catrne para canhão... não basta ser bom com hardware.

Começar com lojas online, para mim é um desperdicio de tempo.O serviço nesses moldes não é nada apelativo porque toda a gente gosta de saber que existe uma loja fisica, por detrás,, onde se possa valer em caso de problemas.

Sinceramente, o meu conselho é : Não te metas nisso. :D
 
thisempty disse:
Eu não queria ficar rico, mas era bom demais poder trabalhar numa coisa que se ama e se perde 70% do tempo da vida.

Eu penso exactamente como tu...
Também já me passaram pelas ideias abrir uma lojita de info, mas a concorrência é grande demais...
Era impossivel ter algum lucro e ao mesmo tempo tentar fazer concorrencia aos preços da ***** por exemplo, e ainda ter de pagar as contas de luz, renda, telefone e tudo o mais...

PS: Eu no meu caso perco 110% do meu tempo de vida com a informática...
icon_x2.gif
 
Já abri uma loja, com muito esforço e dinheiro perdido, passado 1 ano e poucos meses fechou.

Maldita a hora em que a abri....

Das duas uma... ou tens um grande capital, e chegas a meia duzia de fornecedores estrangeiros, e compras material todo XPTO difícil de arranjar em Portugal, que só uma ou duas lojas o tenham...e começas casa assim... ou se vais ser mais uma lojinha "de bairro" com as peças habituais, o serviço habitual, vais começar a ver a vida a olhar para trás.

Não hà nada que se possa fazer em relação a uma Vobis, Worten, ***** e companhias.... Material normal toda a gente vende.... E quem quer material "não normal", sabe muito bem o que comprar, onde comprar e como comprar. Meteres-te por aí também não me parece que seja boa ideia.

Em termos de valores, equipei a loja inicialmente com cerca de 3000 contos - mobíliario, stock inicial, etc... ( fora despesas de constituição da empresa )

Mas como alguem disse....

não te metas nisso
 
na minha opinião existem 4 vertentes de lojas de informática ,tens as lojas locais que sobrevivem cim um baixo volume de vendas a preço médios ou altos e que pode ir dando para o tabaco ...ou não ,as lojas que sobrevivem muito á custa de serviços técnicos ,sendo esta a sua principal vertente e normalmente até têm uma rentabilidade bastante satisfatória ,as low price que têm um mercado nacional ,explorando muito bem a vertente online ,e as tais do markting que n têm muita coisa de jeito mas enfim o markting ajuda a vender muito ,tenho em conta que nas 2 ultimas são precisos grandes investimentos ,podes ter como objectivo uma das 2 primeiras que pode ter sucesso conforme os contactos que tenhas ou localização da loja.
 
É, obrigado pelo vosso feedback... que foi mais ou menos o que eu esperava.
Concordo com quase tudo que vcs disseram, mas não deixam de haver casos em que RESULTA.
*****, *****, *****... são relativamente pequenas (só 1 loja física com site) e relativamente recentes. Qdo essas lojas apareceram todos esses problemas que vcs enumeraram já existiam. E eu acho que é de comum acordo que essas lojas vingaram. Podem não estar milionários, mas têm mtos, mtos clientes.
Mas entendo que é preciso mto capital e mtos contactos nisso de fornecedores, distribuição, etc.
Ou seja, considero que tenho conhecimentos mais que suficientes para abrir uma loja tipo essas de que falo... mas com certeza não conseguiria ter preços que concorressem. Tv com mto tempo a loja ganhasse nome e se tornasse numa dessas de que falo. Mas para isso o investimento é mto grande. Seria mto tempo a meter guito sem ter retorno... À espera que a loja ganhasse nome, que a malta a conhecesse, que preferisse ir lá em vez de ir a mtas das lojas que falamos aqui, etc.
Conclusões: Não concordo que estaria condenado ao fracasso só por já existirem milhentas lojas... mas tenho a certeza que teria de investir uma grande quantia de guito que não tenho, e olhar para a loja como um investimento que só daria retorno daqui a mto, mto tempo... no caso de fazer uma loja à maneira, claro (essa parte é a única que acho que faria mesmo, ehhe).
 
Última edição:
Olha para começares cerca de 5000€ a 10000€ são necessários.
Depois o mais importante, além de uma loja com boa localização e material q.b., precisas de duas coisas que batem os dois pontos anteriores, bons contactos com fornecedores e uma boa carteira de clientes.
Se te metes nos revendedores portugas tás feito ao bife, se não tens clientes tás feito ao bife.

My advice, começa por ver que hipoteses tens de fazer parcerias com marcas e verifica uma zona onde vejas que tens boas hipoteses de ter malta e pouca concorrência, aposta em bom material e não o standard apenas (como já foi dito), arranja uma ou duas pessoas de confiança que saibam do que fazem em termos de hardware, (E NÃO SÓ), com tudo isto e um pouco de €€€ pode ser que tenhas sorte.
 
Abrir uma loja fisica com 5000 contos só se for junto ao tasco do senhor micas, la na aldeia, porque uma loja bem localizada numa cidade de medio/grande tamanho nao fica por esse preço, para cima do triplo. Falo em lojas, nao em 3 metros quadrados com material a monte.
 
Se eu estivesse para abrir uma loja por decerto que me intitulava de elitista ... ou seja, não concorria para o preço mas sim para a qualidade e fornecia material que mais ninguem fornecia ou pouca gente fornecia. Talvez assim conseguisse algo minimamente decente.

Mas realmente, com 5.000 euros não consegues grande coisa. Lojas estão com rendas de 1000 euros para cima ( 120-150m2 ) ... depois e' linhas de comunicação, material e tudo o mais ...

tem cuidado com isso. mais de 80% das pessoas não fazem o que gostam porque por vezes as situações não são viáveis. Ou te juntas a alguem que tem uma carteira de clientes jeitosa, ou se vais lutar do 0 ... esquece. Já foram os tempos em que se conseguia partir do Zero e em 1 ou 2 anos, ter flat even ...
 
Com 6000 contos montas uma churascaria ou um mini tasco que dá muito mais dinheiro. Em termos de negócios seguros, só os "comes e bebes" é que são 95% seguros.

Computadores é giro ( quem não gostaria de ter uma loja?) mas para vingar é preciso uma boa estratégia e um conjunto de tácticas manhosas. Além da sorte...
 
Olha tenta uma cena que já vi com algum sucesso. Abres uma loja de fotocopias e encadernações e metes uma secção lateral de outra coisa qualquer. A dificuldade vai ser que te levem na serio na "secção lateral"
Ou entao abre uma casa de ***** e se o negocio correr mal ao menos podes comer o stock antes de fechar
 
timber disse:
Olha tenta uma cena que já vi com algum sucesso. Abres uma loja de fotocopias e encadernações e metes uma secção lateral de outra coisa qualquer. A dificuldade vai ser que te levem na serio na "secção lateral"
Ou entao abre uma casa de ***** e se o negocio correr mal ao menos podes comer o stock antes de fechar


:-D:-D:-D
Plo menos não havia rupturas de stock
:joker::joker:
 
LeeMan disse:
Com 6000 contos montas uma churascaria ou um mini tasco que dá muito mais dinheiro. Em termos de negócios seguros, só os "comes e bebes" é que são 95% seguros.

O único senão é que se te descuidas com o passar dos tempos começas a ter um corpo movido a alcool!!!
 
Back
Topo