Abrir loja

mas ai é que está. há que ser esperto o suficiente para ir a luta e nao ter medo. o nao já esta garantido. quanto ao lucro bem sei que nos primeiros meses é bem dificil mas se nao ficarmos com o traseiro sentado a ver a vida passar é melhor. se nao fosse rentável tambem se tinham dedicado à pesca :)
 
A ***** para mim, fico sempre de pé atrás. Encomendei lá um portátil em janeiro, que estava fora de stock na altura e que tinha previsão de stock para uma semana ou duas depois, até hoje nunca mais me disseram nada.
 
Fica o conselho para quem quiser, loja de informática para venda de material é complicado, mas há outras opções a explorar no mundo informático.

dblaster7, ex uma loja em odivelas\benfica\etc. são baratas fidelizas sempre alguns clientes locais, em consumíveis, vendes algum material online, assistências maior parte das vezes são cenas tão básicas que nem cobras.
Ve a loja mais como uma sede, e atira-te para o que realmente da €, (a loja e apenas uma fonte de segurança para qualquer cliente).
 
A ***** para mim, fico sempre de pé atrás. Encomendei lá um portátil em janeiro, que estava fora de stock na altura e que tinha previsão de stock para uma semana ou duas depois, até hoje nunca mais me disseram nada.

E porque não ligaste pra lá? Problemas desses acontecem em todo o lado, e muitas das vezes a culpa ate é dos fornecedores...obviamente que eles já te podiam ter dito alguma coisa, mas podias ter perguntado ja.
Eles também têm sempre muito trabalho, é normal que não se lembrem de tudo.
Ainda no outro dia ficaram me de ligar por causa de uma grafica, mas eu liguei lhes 2 dias depois, e ficou tudo esclarecido. Eles são impecaveis.
 
fornecedores é uma coisa engraçada e era isso que queria contornar. ter parcerias com as marcas de forma a diminuir ao maximo o financiamento pedido
 
Essas parcerias sao difíceis de conseguir ou pedem que a primeira encomenda seja de valor bastante elevado, ou só fazem com lojas conhecidas.
Penso que podes riscar isso da lista para uma startup.
 
boas a todos ,
eu também andava com muitas duvidas sobre se seria rentável ou não abrir uma
loja da área informática e bastou um empurrãozito , abri em 2009 na margem sul e
resultados : no 1º ano cresci 150% , 2º ano 200% e este ano vamos a subir ,
investimento : 1000€ e uma montanha de caixas vazias.

avança amigo e se precisares de caixas para compor a montra é só apitar.

abraço a todos
 
Última edição:
A ***** para mim, fico sempre de pé atrás. Encomendei lá um portátil em janeiro, que estava fora de stock na altura e que tinha previsão de stock para uma semana ou duas depois, até hoje nunca mais me disseram nada.

como tu, existe mais gente...por essas e por outras que certas lojas de "nome" começam a perder clientela...

Agora para mim era um sonho abrir uma loja de informatica, mas para isso é preciso pensar muito bem antes de agir.

1º um local que chame bastante "atenção" com nome orginal...

2º é preciso algum investimento...

3º começar a criar ambiente aos clientes, mostrar confiança nos seus serviços, na venda e após venda do material...

Depois é uma questão de sorte.

Gostava de saber a media dos lucros de venda de material...
 
como tu, existe mais gente...por essas e por outras que certas lojas de "nome" começam a perder clientela...
Difamar é crime. Se tens coisas contra a loja, então diz quais são em vez de mandares só postas de pescada para o ar...há staff da ***** e de outras aqui neste fórum que te podem esclarecer as coisas.
 
Difamar é crime. Se tens coisas contra a loja, então diz quais são em vez de mandares só postas de pescada para o ar...há staff da ***** e de outras aqui neste fórum que te podem esclarecer as coisas.

Em 1º lugar não estou a difamar ninguem, nem o nome da loja mencionei, em 2º lugar só foi um exemplo, não disse que a loja trata assim os clientes, aliás continuo a recomendar a loja...

Agora não faças filmes onde elas não existe.

Edit: aliás até tem uma coisa que muitas lojas não tem, um forum, que muitas coisas podem ser esclarecidas e também recomendadas...também é um bom começo numa loja nova.
 
Última edição:
fornecedores é uma coisa engraçada e era isso que queria contornar. ter parcerias com as marcas de forma a diminuir ao maximo o financiamento pedido
Isso é impossivel num mercado tao pequeno como o nosso...penso que nenhuma loja de PT tem regalias dessas...sei que a ***** tem algumas "benesses" da asus portugal, e há mais uma outra, mas de resto esquece...em uk por exemplo, a conversa já é outra...a overclockers tem regalias de montes de fabricantes.
 
como tu, existe mais gente...por essas e por outras que certas lojas de "nome" começam a perder clientela...

Agora para mim era um sonho abrir uma loja de informatica, mas para isso é preciso pensar muito bem antes de agir.

1º um local que chame bastante "atenção" com nome orginal...

2º é preciso algum investimento...

3º começar a criar ambiente aos clientes, mostrar confiança nos seus serviços, na venda e após venda do material...

Depois é uma questão de sorte.

Gostava de saber a media dos lucros de venda de material...

O mais importante para mim:
- Muito trabalho, sem isso não se vai a lado nenhum, é preciso ter noção que quando se está a começar, podemos ter de esquecer noites, fins-de-semana, férias, tempo com a família e amigos
- Motivação
- Saber bem o que se quer.
- Saber bastante do ramo.
- Máxima qualidade nos serviços prestados, sem isso não conservas clientes nem chamas novos.
- Tentar estar sempre um passo à frente da concorrência.
- Bons preços, se possível.
- Não pensar que se vai encher os bolsos de 1 dia para o outro, leva tempo a construir um negócio sólido e lucrativo.

Mas para começar, uma ideia bem organizada, com um conceito inovador que a concorrência não consiga oferecer, e um bom plano de negócio, é meio caminho andado para pensar em abrir uma loja, e para quem não tem financiamento conseguir convencer possíveis investidores.

Ter bons contactos e conhecimentos dos bastidores do ramo também ajuda muito.
 
o intuito é mesmo esse competir na qualidade/preçoe ir com um plano para vencer com as ideias no lugar. depois é saber de alguem que tenha visao e acredite em mim (coisa dificil) :)
 
o intuito é mesmo esse competir na qualidade/preçoe ir com um plano para vencer com as ideias no lugar. depois é saber de alguem que tenha visao e acredite em mim (coisa dificil) :)

Se conseguires entre 3.000€ a 5.000€ apita que eu ajudo no que puder.

Quanto aos bons preços, só os vais conseguir se o stock estiver sempre a escoar, caso contrario quando o preço de uma gráfica baixa no fornecedor tens de vender ao preço antigo, logo e ate teres cliente não vale a pena abusar do stock pois mesmo com margens de lucro de 5%, não consegues competir com a queda de preços ^^
 
Bom dia a todos.
Vou novamente reabrir este tópico, pois estou também com a ideia de abrir uma loja de informática. A ideia é abrir uma loja com os seguintes serviços: Web Designer, Networking, e Montagem e Reparação de Equipamento Informático, POS e ainda uma forte ligação ao Open Source, pois atualmente este área está em franca expansão.
Já tenho também distribuidores e tudo mais, agora é só ter o empurrão para começar. O que acham? Vale a pena investir e começar? Alguém que abriu uma loja recentemente e me possa dar uma opinião?
A zona em questão iria ser em Torres Vedras (rendas baixas), portanto não iria ter grandes concorrentes diretos.
Pretendo ainda arranjar um sócio para montar esta loja, e claro que esta mesma pessoas possua conhecimentos na área. O investimento para este projeto iria andar à volta dos 3000€.
Obrigado.
 
As margens nas vendas são cada vez menores e só existem para quem pode comprar (Retalho), quem compra muito tem maior margem, quem compra pouco não tem margem nenhuma. As marcas só vendem a quem paga, ainda por cima agora, até se dão ao luxo de consultar toda a tua finança para depois te pedirem um seguro sobre as compras efectuadas, no caso de incumprimento da tua parte.

Para se meterem num negócio desses, precisam de já estar e conhecer o meio (conhecer comerciais, marcas, distribuidores, margens, etc..).

Não conheço nenhuma marca que passe material à consignação.

O Value Sales Growth de IT do Q1/Q2 2013, tem vindo a perder face ao ano passado.
 
Boa tarde,
Frenchboy, esta loja não iria ter grande foco para as vendas de equipamentos, mas sim nas reparações de equipamento informático, montagem/manutenção/configurações de redes, criação de Sites, POS e sempre que seja necessário usar software, recorrer sempre ao open source. Nesta área do open source, se for necessário, proceder também ao uso de formações de modo a que o cliente final fica a perceber a mecânica do software. Se for necessário adquirir algum equipamento, eu tenho já distribuidores/contactos de modo a que a compra do equipamento seja efetuada, mas no caso de venda de equipamento informático, eu tenho uma ideia/mecanismo para a venda dos mesmos na loja.
 
Há muitas lojas por aí? Tens conhecimentos suficientes para reparar uma maquina e o cliente ficar satisfeito e passar a palavra?
Isso é muito importante....
Pois só com as vendas não te safas, infelizmente.
 
Back
Topo