Artigo/Análise Abrir portas de um router

guipatinador

I fold therefore I AM
Abrir portas de um router

Para quem tem dificuldades em criar um servidor dedicado para jogar com os colegas, ou para outros fins por exemplo, abrir portas a programas P2P, segue-se um tutorial sobre abrir portas de um router.

Escolhi o jogo Counter-Strike para fazer este tutorial.

Antes de mais, é importante saber o que é Port forwarding:

Port forwarding, ou, em português, redirecionamento de portas, é o ato de direcionar uma porta da rede (network port) de um nodo de rede para outro. Esta técnica pode permitir que um usuario alcance uma porta em um endereço de IP privado (como o de uma LAN) mesmo estando fora dessa rede, através de um roteador com NAT abilitado. Desta forma é possível disponibilizar na rede pública serviços internos, minimizando as probabilidades de compromisso das máquinas internas.

Fonte: pt.wikipedia.org


Routers utilizados: D-Link DIR-635 e D-Link DSL-G624T

Não disponho de mais routers em casa pelo que tive de fazer com estes dois.

Vou dividir o tutorial em duas partes, uma parte com o D-Link DIR-635 e outra parte com o D-link DSL-G624T, ambos com o firmware mais estável, 2.3EU e 3.1EU respectivamente.


D-Link DIR-635

Primeiro de tudo, atribuir um IP fixo, para isso vamos a Iniciar, Programas, Linha de comandos e escrevemos ipconfig

tuto1e.jpg


Aparece-nos isto:

tuto2n.jpg


Depois vamos a Iniciar, Painel de Controlo, Ligações de rede, e vamos às Propriedades da nossa placa de rede:

tuto3q.jpg


Escolhemos Internet Protocol (TCP/IP) e carregamos em Propriedades:

tuto4o.jpg


Escolhemos Obter o seguinte endereço de IP e Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS:

tuto5v.jpg


Então voltamos à linha de comandos e copiamos os endereços para aqui, seguindo este exemplo:

tuto6u.jpg


Depois de copiado, já temos um IP fixo.

tuto7p.jpg


Agora vamos á página inicial do router, procurem no vosso manual qual é.
Neste router a página inicial é 192.168.0.1, então digitamos isso no browser:

tuto8r.jpg


Normalmente o router não tem password, caso contrário temos de a inserir.

tuto9.jpg


Vão a Advanced:
tuto10.jpg


Port forwarding:

tuto11q.jpg


Agora preencham os campos, por exemplo:

Name: Counter-Strike
IP Adress: 192.168.0.196
TCP: 27030-27039
UDP:1200,27000-27015

Abri a porta 1200 porque li algures que é necessário.

Fica assim:

tuto12.jpg


Podem também adicionar mais portas para desbloquear, eu desbloqueei as portas do Counter-Strike, FM09 e uTorrent.

FM09

Name: FM09
IP Adress: 192.168.0.196
TCP: 10093-10094
UDP: 10093

uTorrent

Name: uTorrent
IP Adress: 192.168.0.196
TCP: 40316
UDP: 40316

Não se esquecam de seleccionar o visto, situado no lado esquerdo.

tuto13.jpg


Guardam e reiniciam o router:

tuto14.jpg


tuto15.jpg


tuto16.jpg


Depois de desbloquear as portas, abram o Dedicated server:

tuto17.jpg


E não se esquecam de usar uma UDP Port no intervalo de 27000 a 27015

tuto19.jpg


Já me aconteceu a mim, a porta 27015 dar erro, então podem uasr outra, por exemplo, a 27010

tuto20.jpg


Depois de aberto o servidor, o IP que vão dar aos vossos amigos não pode ser o que aparece no Dedicated Server.

tuto22.jpg


Para descubrir o vosso IP vão a http://www.omeuip.com e copiam o vosso IP e acrescentam a porta que usaram.

tuto21m.jpg


Assim, o IP que vão dar aos vossos amigos não é o 192.168.0.196, mas sim o que vos apareceu naquela página, por exemplo, xxx.xxx.xxx:27015 ou outro, dependendo da porta escolhida.

D-Link DSL-G624T

Tal como no outro router, primeiro atribuir um IP fixo:

Iniciar, Programas, Linha de comandos e escrevemos ipconfig

tuto1s.jpg


tuto2axg.jpg


Depois vamos a Iniciar, Painel de Controlo, Ligações de rede, e vamos às Propriedades da nossa placa de rede:

tuto3l.jpg


Escolhemos Internet Protocol (TCP/IP) e carregamos em Propriedades:

tuto4v.jpg


Escolhemos Obter o seguinte endereço de IP e Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS:

tuto5z.jpg


Copiam os endereços como o exemplo indica:

tuto6tnm.jpg


Carregamos em OK e já está atribuido um IP fixo.

tuto7.jpg


Agora abram a página inicial do vosso router, primeiro consultem o manual do mesmo para descubrir o IP da Home Page. Neste router o IP da página inicial é 192.168.1.1

tuto8.jpg


Procurem algo parecido com Port forwarding, no meu router tenho de ir a Advanced:

tuto9.jpg


E a Port forwarding:

tuto10g.jpg


Selecionamos User:

tuto11q.jpg


Add:

tuto12d.jpg


Aparece-nos isto:

tuto13.jpg


Preenchemos os campos assim:

Application Name: Counter-Strike
Protocol Type: TCP, UDP
Port Start: 27010
Port End: 27015
Port Map Start: 27010
Port Map End: 27015

tuto14.jpg


Já está como podem ver:

tuto15z.jpg


Depois vamos reiniciar o router, carregando em Maintenance e Save and Reboot:

tuto16.jpg


Para quem teve dificuldades em fazer isto, basta que o vosso router tenha uma lista de jogos com a sua porta, que é mais fácil.
Aqui, não selecionam Counter-Strike, mas sim Half-Life, porque usam a mesma porta:

tuto17.jpg


Abram o Dedicated Server e não se esquecam de usar uma porta no intervalo 27010 a 27015

tuto18.jpg



Para quem tem um router com uma configuração parecida com o router da segunda parte, aconselho na mesma a ler a primeira parte deste tutorial, visto estar mais completa.

Espero que tenham gostado. :D
 
Última edição:
so tenho uma duvida se fizer um server com a minha conta steam depois os meus amigos non steam consegue entrar nela?

E conseguia fazetr um com pouca lag com o meu system?
 
so tenho uma duvida se fizer um server com a minha conta steam depois os meus amigos non steam consegue entrar nela?

E conseguia fazetr um com pouca lag com o meu system?

Não por causa do protocolo. Mas basta teres o CS Non-Steam com o patch v23 instalado que já consegues criar um servidor (Non-Steam).

Sim, o teu PC aguenta com o servidor mas tens de ter atenção ao download / upload da tua Internet.
 
Foste tu que fizeste esse tutorial? Se sim, diz-me se com esse FW tens wireless no router. É que eu com o FW 3.10 não tenho wireless no router :s...
 
O sim tenho é para o wireless? Se sim, peço-te se não te importas de me mandar o teu FW por PM para eu ver se já tenho wireless?

Obrigado.
 
Abrir portas de um router com DD-WRT
Router utilizado: TP-Link TL-WR841N
Firmware do DD-WRT: v24-sp2

Primeiro atribuir um IP fixo ao computador. Já foi explicado no post inicial duas vezes.

Ir à página inicial do router, por defeito é 192.168.1.1 mas aqui por casa é 192.168.2.1

Ir à tab NAT/QoS e ir à sub-tab Port Range Forwarding

tYD4Y.jpg


Carregar em Add as vezes que precisarem para abrir as portas.

dijkG.jpg


Eu vou usar as mesmas portas que o tutorial feito no 1º post,

Name:
Counter-Strike
IP Adress: 192.168.2.127 (é o IP da máquina onde quero abrir as portas)
TCP: 27030-27039
UDP:1200,27000-27015

Portanto vou carregar 3 vezes em Add, uma vez para o "TCP: 27030-27039", outra para o "UDP: 27000-27015" e outra para o "UDP: 1200"
Dica: criem as linhas que for preciso e depois Save.

1mlI4.jpg


Metam os dados linha a linha e façam Save de cada vez que completam uma linha.

OWwJC.jpg


Não se esqueçam de carregar em Enable. Se depois quiserem desactivar temporariamente tirem o visto do Enable. Carregar em Save pela última vez.

o3oLv.jpg


E depois Apply Settings.

QDdzq.jpg


Done.
 
Última edição:
Back
Topo