1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Abrir portas de um router

Discussão em 'Análises e Artigos - Internet, Redes e Segurança' iniciada por guipatinador, 19 de Julho de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 17660)

1. guipatinador

guipatinador I fold therefore I AM

Abrir portas de um router

Para quem tem dificuldades em criar um servidor dedicado para jogar com os colegas, ou para outros fins por exemplo, abrir portas a programas P2P, segue-se um tutorial sobre abrir portas de um router.

Escolhi o jogo Counter-Strike para fazer este tutorial.

Antes de mais, é importante saber o que é Port forwarding:

Fonte: pt.wikipedia.org

Routers utilizados: D-Link DIR-635 e D-Link DSL-G624T

Não disponho de mais routers em casa pelo que tive de fazer com estes dois.

Vou dividir o tutorial em duas partes, uma parte com o D-Link DIR-635 e outra parte com o D-link DSL-G624T, ambos com o firmware mais estável, 2.3EU e 3.1EU respectivamente.

D-Link DIR-635

Primeiro de tudo, atribuir um IP fixo, para isso vamos a Iniciar, Programas, Linha de comandos e escrevemos ipconfig

Aparece-nos isto:

Depois vamos a Iniciar, Painel de Controlo, Ligações de rede, e vamos às Propriedades da nossa placa de rede:

Escolhemos Internet Protocol (TCP/IP) e carregamos em Propriedades:

Escolhemos Obter o seguinte endereço de IP e Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS:

Então voltamos à linha de comandos e copiamos os endereços para aqui, seguindo este exemplo:

Depois de copiado, já temos um IP fixo.

Agora vamos á página inicial do router, procurem no vosso manual qual é.
    Neste router a página inicial é 192.168.0.1, então digitamos isso no browser:

Normalmente o router não tem password, caso contrário temos de a inserir.

Vão a Advanced:

Port forwarding:

Agora preencham os campos, por exemplo:

Name: Counter-Strike
    IP Adress: 192.168.0.196
    TCP: 27030-27039
    UDP:1200,27000-27015

Abri a porta 1200 porque li algures que é necessário.

Fica assim:

Podem também adicionar mais portas para desbloquear, eu desbloqueei as portas do Counter-Strike, FM09 e uTorrent.

FM09

Name: FM09
    TCP: 10093-10094
    UDP: 10093

uTorrent

Name: uTorrent
    TCP: 40316
    UDP: 40316

Não se esquecam de seleccionar o visto, situado no lado esquerdo.

Guardam e reiniciam o router:

Depois de desbloquear as portas, abram o Dedicated server:

E não se esquecam de usar uma UDP Port no intervalo de 27000 a 27015

Já me aconteceu a mim, a porta 27015 dar erro, então podem uasr outra, por exemplo, a 27010

Depois de aberto o servidor, o IP que vão dar aos vossos amigos não pode ser o que aparece no Dedicated Server.

Para descubrir o vosso IP vão a http://www.omeuip.com e copiam o vosso IP e acrescentam a porta que usaram.

Assim, o IP que vão dar aos vossos amigos não é o 192.168.0.196, mas sim o que vos apareceu naquela página, por exemplo, xxx.xxx.xxx:27015 ou outro, dependendo da porta escolhida.

D-Link DSL-G624T

Tal como no outro router, primeiro atribuir um IP fixo:

Iniciar, Programas, Linha de comandos e escrevemos ipconfig

Depois vamos a Iniciar, Painel de Controlo, Ligações de rede, e vamos às Propriedades da nossa placa de rede:

Escolhemos Internet Protocol (TCP/IP) e carregamos em Propriedades:

Escolhemos Obter o seguinte endereço de IP e Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS:

Copiam os endereços como o exemplo indica:

Carregamos em OK e já está atribuido um IP fixo.

Agora abram a página inicial do vosso router, primeiro consultem o manual do mesmo para descubrir o IP da Home Page. Neste router o IP da página inicial é 192.168.1.1

Procurem algo parecido com Port forwarding, no meu router tenho de ir a Advanced:

E a Port forwarding:

Selecionamos User:

Add:

Aparece-nos isto:

Preenchemos os campos assim:

Application Name: Counter-Strike
    Protocol Type: TCP, UDP
    Port Start: 27010
    Port End: 27015
    Port Map Start: 27010
    Port Map End: 27015

Já está como podem ver:

Depois vamos reiniciar o router, carregando em Maintenance e Save and Reboot:

Para quem teve dificuldades em fazer isto, basta que o vosso router tenha uma lista de jogos com a sua porta, que é mais fácil.
    Aqui, não selecionam Counter-Strike, mas sim Half-Life, porque usam a mesma porta:

Abram o Dedicated Server e não se esquecam de usar uma porta no intervalo 27010 a 27015

Para quem tem um router com uma configuração parecida com o router da segunda parte, aconselho na mesma a ler a primeira parte deste tutorial, visto estar mais completa.

Espero que tenham gostado. :D

Última edição: 7 de Setembro de 2009
  2. j-m-m-n

j-m-m-n 1st Folding then Sex

so tenho uma duvida se fizer um server com a minha conta steam depois os meus amigos non steam consegue entrar nela?

E conseguia fazetr um com pouca lag com o meu system?

3. guipatinador

Não por causa do protocolo. Mas basta teres o CS Non-Steam com o patch v23 instalado que já consegues criar um servidor (Non-Steam).

Sim, o teu PC aguenta com o servidor mas tens de ter atenção ao download / upload da tua Internet.

4. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Foste tu que fizeste esse tutorial? Se sim, diz-me se com esse FW tens wireless no router. É que eu com o FW 3.10 não tenho wireless no router :s...

5. guipatinador

Referes-te ao DSL-G624T?

Sim, tenho.

6. The WolfMan

O sim tenho é para o wireless? Se sim, peço-te se não te importas de me mandar o teu FW por PM para eu ver se já tenho wireless?

Obrigado.

7. guipatinador

Sim, no router DSL-G624T tenho Wireless com o firmware 3.1EU. Vou ver se o arranjo via FTP e depois mando-te por PM.

8. The WolfMan

Ok, obrigado. Vou procurar tb.

9. guipatinador

Abrir portas de um router com DD-WRT
    Router utilizado: TP-Link TL-WR841N
    Firmware do DD-WRT: v24-sp2

Primeiro atribuir um IP fixo ao computador. Já foi explicado no post inicial duas vezes.

Ir à página inicial do router, por defeito é 192.168.1.1 mas aqui por casa é 192.168.2.1

Ir à tab NAT/QoS e ir à sub-tab Port Range Forwarding

Carregar em Add as vezes que precisarem para abrir as portas.

Eu vou usar as mesmas portas que o tutorial feito no 1º post,

Name:
    Counter-Strike
    IP Adress: 192.168.2.127 (é o IP da máquina onde quero abrir as portas)
    TCP: 27030-27039
    UDP:1200,27000-27015

Portanto vou carregar 3 vezes em Add, uma vez para o "TCP: 27030-27039", outra para o "UDP: 27000-27015" e outra para o "UDP: 1200"
    Dica: criem as linhas que for preciso e depois Save.

Metam os dados linha a linha e façam Save de cada vez que completam uma linha.

Não se esqueçam de carregar em Enable. Se depois quiserem desactivar temporariamente tirem o visto do Enable. Carregar em Save pela última vez.

E depois Apply Settings.

Done.

Última edição: 4 de Agosto de 2011

Partilhar esta Página