Análise AC Ryan UDrive

Nemesis11

Power Member
Este dispositivo é um conversor externo, onde se podem ligar à porta Usb, qualquer disco Sata ou Ide 2.5 ou 3.5.

caixa.jpg


O conversor vem numa pequena caixa de cartão, onde é facilmente vísivel para que serve o dispositivo.

foto651.jpg


Este conversor pode ser útil quem tenha muitos discos e que não queira comprar caixas externas ou para quem dê suporte e que frequentemente precise de recuperar dados de discos.

foto646.jpg


Dentro da caixa vem o conversor, uma pequena caixa de plástico, com as duas entradas Ide e a entrada Sata, onde liga um pequeno cabo sata. Na outra ponta está a entrada Sata.

foto647.jpg


O outro cabo incluído é um cabo de power que acaba num molex e numa entrada Sata de power.

foto648.jpg


Incluído vem também um conversor molex para power, para caixa que precisem de mais energia para arrancarem.

foto650.jpg


Por fim, vem um cd com drivers, apesar de tanto em Linux como em Windows Xp, ele detectar os discos como discos Usb externos e não ter sido necessário instalar qualquer driver.
É possível que seja necessário para Windows mais antigos, da geração 9X.

foto652.jpg


Ligar um disco Sata é bantante simples, como se pode ver na imagem. De referir que o cabo sata parece ser bastante resistente mas pouco flexivel. Este mesmo cabo não tem retensores nas pontas, o que pode levar a perdas de ligação durante transferencia de dados, se não tivermos cuidado.

foto653u.jpg


Já a ligação de um disco IDE 3.5 é mais complicado, se deixarmos o cabo sata ligado à caixa, visto que a molex bate neste mesmo cabo, como é visivel na imagem.

Dentro do Windows, o disposítivo é visto como qualquer dispositivo de armazenamento ligado por Usb. De referir que não é possível desligar e ligar outro disco, sem retirar e voltar a ligar o cabo Usb ligado ao computador. Não vai ser reconhecido, como é óbvio.

A nível de performance, não fiz qualquer benchmark, mas nos vários discos que experimentei, a performance pareceu-me depender mais do disco que está a ser utilizado, do que do conversor.

Se não estou em erro, o preço rondou os 30€.

A AC Ryan e outras marcas, têm outro produto que pode ser mais interessante, onde se pode ligar discos Sata a uma dock. O contra desta solução, é que não tem suporte para discos Ide.

Posítivo:
- Faz o que promete, sem grandes complicações
- Preço relativamente baixo, para a utilidade que pode ter
- Suporte para os dois tipos de Ide e Sata na mesma caixa
- Cabo Sata resistente
- Sem perdas de performance visíveis

Negativo:
- Não tem qualquer led que avise que o dispositivo está ou não ligado
- Curto espaço entre o cabo Sata e o Molex
- Cabo Sata sem retensor
 
Última edição:
Obrigado :)

Sim por acaso, sabia que existia mas nunca tinha visto o seu funcionamento, quer dizer o power do disco rigido ou gravador é ligado a corrente atraves de um transformador...

cumps

Sim, o cabo de power acaba num molex e num cabo power sata.
Por acaso não me lembrei de testar com um cd-rom, visto só o ir usar com discos, mas penso que deve funcionar.
 
e pode-se trabalhar com isso como que fosse uma pen (discos)?

Sim, o sistema operativo vê o disco que está ligado como sendo um disco Usb

Exemplo:


Para mudar de disco, basta fazer remover o dispositivo em segurança (unmount), desligar da energia, trocar o disco e voltar a ligar o cabo de power e usb de novo.
Tirando a parte de desligar o dispositivo da energia, é tão simples como uma pen.
 
boas pessoal, tenho ideias de comprar um cabo destes e keria saber, ja que alguns de voces tem se algum deles auto-alimenta o disco 2.5 sata por usb, ou se th sempre de ligar o SATA POWER? alguem me ajuda? cumps
 
Back
Topo