Acabar com os classificados

Status
Fechado a novas mensagens.

esquiso

Power Member
Viva.

O título desta thread é bastante claro. Abri esta thread para propor o fim dos classificados na Zwame. E desde já exponho as razões que me levam a propor tal coisa.

A verdade é que os classificados, por muito que digam que não, dão mais prejuizo que vantagens. Senão, basta ver: o não cumprimento das regras é uma constante naquele fórum, o que origina reports e/ou a existência de acções por parte do staff (que, dependendo da gravidade da falha, podem ir desde um delete até à atribuição de infracções).
Derivado deste primeiro ponto, e juntando ao facto de ser o staff a dizer que não tem tempo 'para tudo', parece lógico que se corte no supérfluo - sim, os Classificados são um extra - para poder responder correctamente ao que se passa no resto do fórum. A existência dos Classificados está a atrofiar o desenvolvimento do resto do fórum: moderadores que podiam facilmente contribuir/moderar para outras partes do fórum, estão afogados em reports e infracções que o 'extra' promove.
E ainda juntando ao primeiro ponto, é insustentável que uma área onde apenas participam uma pequena percentagem dos users da Zwame (eu contei pouco mais de 850 threads de avaliação - requisito fundamental para participar nos classificados -, e uma boa percentagem delas são de users inactivos) cause tantos problemas ao staff. É insustentável que tão poucos users tomem tanto tempo a 1 supermoderador, 2 moderadores e 1 colaborador (que excluindo este último, têm outras áreas onde moderar).

Acho que seria importante pensar para além do 'A mim os Classificados dão-me jeito' e pensar em 'será que os Classificados beneficiam a comunidade?'. Tenho a certeza que muita gente vai ser contra esta proposta, mas não podemos estar todos de acordo.

- esquiso
 
Não concordo.

Já fiz inúmeros negócios aqui no fórum. Considero que seja uma parte "problemática", mas tal como essa, também há outras igualmente más.
 
Eu como disse em outro post o trigo deveria ser separado do joio .
Os caça patos fossem sinalizados , porque neste forum reunem se gente com o mesmo interesse comum , tecnologia logo é normal visto que a maioria não tem pais ricos nem é dono de bancos tem de vender para comprar .
Eu propus ao staff foi a criação por exemplo para jogos de consola trocas directas e em mão sem envolver qualquer valor isto para evitar que alguem envie um jogo por correio e não receba nada em troca.
Não sei se isto se poderia aplicar a outras tecnologias mas era uma ideia interessante.
 
Acho que seria importante pensar para além do 'A mim os Classificados dão-me jeito' e pensar em 'será que os Classificados beneficiam a comunidade?'.

Não concordo.

Já fiz inúmeros negócios aqui no fórum.

Bolas!!! O sangue da Maya corre nas veias do esquiso!!!

E entrarem em acordo com alguma entidade de venda de material? Fazerem uma parceria ou algo do género? Assim essa parte do fórum funcionaria de forma INDEPENDENTE e nem iria ocupar recursos à comunidade.
 
Não vejo grande mal nos Classificados..
Dá trabalho claro,mas não o vejo como o "calcanhar de aquiles"..
Basta passar pelas outras zonas e é aí que se encontram as flames,os offtopics,os reposts,insultos etc..

Nos classificados os "problemas" que mais acontecem são os bumps abusivos..Mas para isso julgo que a sanção é aplicada na sua maioria automaticamente (acho eu..não tenho a certeza) ..

O que queria dizer é que a zona dos classificados (pelo menos para mim) é das secções que anda quase sempre dentro dos carris..
 
O Geral dá trabalho, o Desporto dá trabalho, o Babes dá trabalho, porra, o Jogos dá MUITO trabalho. Fecha-se isso também? A solução passa por arranjar mais moderadores e não por fechar secções. O Vendas não é a espinha do fórum, mas é uma ferramenta muito útil para a grande maioria dos utilizadores frequentes da Zwame.
 
O Geral dá trabalho, o Desporto dá trabalho, o Babes dá trabalho, porra, o Jogos dá MUITO trabalho. Fecha-se isso também? A solução passa por arranjar mais moderadores e não por fechar secções. O Vendas não é a espinha do fórum, mas é uma ferramenta muito útil para a grande maioria dos utilizadores frequentes da Zwame.

Concordo Plenamente.
 
Concordo com a parte de mais elementos de moderação/colaboração naquela área porque como dizes dá alguns problemas.

Fechar não me parece a melhor solução, antes pelo contrário, sendo uma comunidade quanto mais diversa for melhor.
 
Não concordo com o encerramento da secção de compras e vendas. Esotu aqui por tudo o que este fórum me pode oferecer, inclusive para comprar e vender material, já fiz alguns negócios e tudo correu sempre bem. Se há pessoas que têm problemas com a dita secção, então não meta lá os "dedos".

E sim, faz falta mais moderação na secção aqui discutida. Mas todo nós podemos ser moderadores, basta para isso dar uso ao botão de report.

EDIT: aliás, não compreendo qual é o problema do esquiso, afinal ele nem sequer tem um unico post na secção de compras e vendas. Isto é o mesmo que eu exigir o encerramento da secção de Linux porque nunca lá meti os pés, mas porque não gosto nem percebo patavina daquele SO.
 
Última edição:
Então, e que tal restringir ainda mais?

- Chegam a PM, e ficam com acesso normal
- Desrespeitam as regras e ficam 1 mês SÓ a verem classficados
- Reincidência e deixam de ter acesso à parte do vende-se PARA SEMPRE (novo grupo de membros requested)
- O resto, a acumulação de infracções faz o seu trabalho.

Sinceramente, acho que da forma como o classificados anda não tem sentido, enquanto uns de facto usam o classificados para venderem material extra outros já usam como loja online e isto não é barrado.

@Depth, não funciona automaticamente, é preciso um moderador perder tempo a ver os bumps todos e os deletes anteriores.

@Jintro, sabes melhor que eu que isto não passa por mais pessoas a moderar, mas sim por pessoas com tempo e capacidade para moderar.

Dá mais trabalho a acabar com o classificados do que resolver o problema actual, e curiosamente o classificados continua a dar bastantes novos membros à comunidade mesmo já tendo as limitações que tem, portanto a zwame não tem particular interesse em fechar uma fonte de membros.
 
Não vejo grande mal nos Classificados..
Dá trabalho claro,mas não o vejo como o "calcanhar de aquiles"..
Basta passar pelas outras zonas e é aí que se encontram as flames,os offtopics,os reposts,insultos etc..

Não é o calcanhar de Aquiles do fórum, mas dá demasiado trabalho para o proveito que se tira de lá.

Nos classificados os "problemas" que mais acontecem são os bumps abusivos..Mas para isso julgo que a sanção é aplicada na sua maioria automaticamente (acho eu..não tenho a certeza) ..

O que queria dizer é que a zona dos classificados (pelo menos para mim) é das secções que anda quase sempre dentro dos carris..

Bumps, mais de um tópico por user, bancas de venda, especulação, etc. E não, a sanção não é automática. E também não, não é das zonas que está quase sempre dentro dos carris.

O Geral dá trabalho, o Desporto dá trabalho, o Babes dá trabalho, porra, o Jogos dá MUITO trabalho. Fecha-se isso também? A solução passa por arranjar mais moderadores e não por fechar secções. O Vendas não é a espinha do fórum, mas é uma ferramenta muito útil para a grande maioria dos utilizadores frequentes da Zwame.

Facilmente concordo com o Desporto e o Babes. São zonas cujo conteúdo útil é bastante reduzido.
O Geral é uma zona que promove discussões que, apesar de serem fora da temática do fórum, são proveitosas. Mas também é aceitável, se assim for decidido.
O Jogos pode dar trabalho, mas é uma fonte ENORMESCA de novos users (mais que todas as outras áreas juntas, quase que aposto) e pertence à temática do fórum.

Eu percebo que seja uma ferramenta útil. Mas mais uma vez digo: se dá mais problemas que proveito, não faz muito sentido continuar aberta.

Concordo com a parte de mais elementos de moderação/colaboração naquela área porque como dizes dá alguns problemas.

Fechar não me parece a melhor solução, antes pelo contrário, sendo uma comunidade quanto mais diversa for melhor.

Mas ocupar mais moderadores para uma quantidade -muito- pequena de users? Porquê? Só porque dá jeito a essas pessoas?

EDIT: aliás, não compreendo qual é o problema do esquiso, afinal ele nem sequer tem um unico post na secção de compras e vendas. Isto é o mesmo que eu exigir o encerramento da secção de Linux porque nunca lá meti os pés, mas porque não gosto nem percebo patavina daquele SO.

Vais-me desculpar, mas sou obrigado a concluir que não leste o que eu disse no primeiro post. Até pode ser mentira, mas o que dizes, não há outra hipótese racional para além dessa.
 
enfim...tempestade num copo de agua, concordava era em apagar este topico, pois não faz sentido nenhum dada a realidade das coisas.
 
Sinceramente não vejo qual o problema do esquiso (ou se calhar vejo...)...os classificados são um extra na comunidade, não sao fundamentais, mas ja fazem parte do forum e sao parte importante do mesmo...E lá está, os moderadores podem ser poucos, mas toda a comunidade pode dar o seu contributo usando o botão de report...ele está lá por algum motivo, é para ser usado! Ou seja, os moderadores dos classificados são poucos, mas com a ajuda de toda a comunidade chegam para o gasto...penso eu .(não faço ideia do nº de rports diários dos classificados)

Já agora, não vale a pena ver apenas o lado negativo dos classificados como o esquiso quis dar a entender...há que ver o lado positivo e até o porque da sua existencia...
Eles existem para os users poderem trocar/vender/comprar material antigo...podendo assim ajudar outros, e ate a si mesmos. Outro lado importante dos classificados que convem frisar...os classificados da zwame/techzone já ajudaram a travar certas burlas e a resolver outros casos semelhantes, e isso é de louvar!

Pessoalmente, nunca calhou usar os classificados, mas sei bem da sua utilidade e apoio a sua existencia no fórum...apenas um pouco mais de bom senso por parte de quem os usa é necessário, tirando isso as regras são claras, e o botão de report existe por algum motivo...até porque um moderador não tem de vasculhar tudo, e aí a ajuda dos users é importante, logo o meu veredicto é contra o encerramento dos classificados.
 
enfim...tempestade num copo de agua, concordava era em apagar este topico, pois não faz sentido nenhum dada a realidade das coisas.

Usa o tão apregoado report.
Mas por uma questão de mera reposição da verdade - apesar de saber que não vai acontecer - era lúdico que o staff mostrasse uma relação do género infracção/users ou infracções nos classificados/infracções totais. Contra os factos, não há argumentos.
 
Vais-me desculpar, mas sou obrigado a concluir que não leste o que eu disse no primeiro post. Até pode ser mentira, mas o que dizes, não há outra hipótese racional para além dessa.

Eu li tudo o que escreveste e mantenho o que disse: se não tens UM unico post na secção de compras e vendas, o que é que te deu para abrir este tópico? Como é que sabes com tanta certeza que a dita secção dá assim tanto trabalho aos moderadores, se tu não passas de um simples power member?

Deixa-te de demagogias, se as compras e vendas te fazem assim tanta comichão, colapsa essa parte do fórum e pronto, deixas de a ver e deixas de ficar chateado por isso. Mas o melhor que podias fazer era passar a consultar a dita secção mais vezes e reportar aquilo que achas mal.
 
Existem sub foruns aqui na Zwame bem pior que os dos classificados agora se as pessoas continuam a nao usar o que a Zwame dá aos seus utilizadores de forma ordeira e correcta então corta-se o mal pela a raiz ou seja é tudo uma questão de bans, pode ser que assim que tente infrigir algo na proxima pense 2 vezes antes de o fazer.

A Zwame até tem moderadores suficientes o problema é que alguns deles não podem dispender o tempo que seria de esperar para um forum desta envergadura o que é normal já que muitos trabalham, tem familia e afins.
 
Eu li tudo o que escreveste e mantenho o que disse: se não tens UM unico post na secção de compras e vendas, o que é que te deu para abrir este tópico?

Então, depois de ler o post, tenta percebe-lo. Também dá jeito.

Deixa-te de demagogias, se as compras e vendas te fazem assim tanta comichão, colapsa essa parte do fórum e pronto, deixas de a ver e deixas de ficar chateado por isso. Mas o melhor que podias fazer era passar a consultar a dita secção mais vezes e reportar aquilo que achas mal.

Demagogia é o que estás a fazer. Estás a distorcer o que eu digo para me desmentir.
O que me faz comichão não são as vendas/compras em si, mas sim o facto de elas prejudicarem o funcionamento do resto do fórum. E sim, está colapsada.
 
Então, depois de ler o post, tenta percebe-lo. Também dá jeito.

Perceber o quê? Que te deu um vaipe e vai daí abriste este tópico recheado de certezas empiricas com as quais só tu concordas?

O que me faz comichão não são as vendas/compras em si, mas sim o facto de elas prejudicarem o funcionamento do resto do fórum. E sim, está colapsada.

Mas prejudicam em que sentido? Eu ando aqui todos os dias no fórum e nunca alguma vez as vendas e compras prejudicaram a minha participação nem o funcionamento do resto do fórum. Vê lá se isso não é problema aí do teu modem.
 
Mas prejudicam em que sentido? Eu ando aqui todos os dias no fórum e nunca alguma vez as vendas e compras prejudicaram a minha participação nem o funcionamento do resto do fórum. Vê lá se isso não é problema aí do teu modem.

Já expliquei.
Os classificados são uma zona cujo trabalho que dá é excessivo para o benefício que existe. E não, não é do meu modem :)
 
Já agora, não vale a pena ver apenas o lado negativo dos classificados como o esquiso quis dar a entender...há que ver o lado positivo e até o porque da sua existencia...
Eles existem para os users poderem trocar/vender/comprar material antigo...podendo assim ajudar outros, e ate a si mesmos. Outro lado importante dos classificados que convem frisar...os classificados da zwame/techzone já ajudaram a travar certas burlas e a resolver outros casos semelhantes, e isso é de louvar!

Esta é a parte "boa" dos classificados que ao mesmo tempo é a má. Alguns de facto usam para vender material excedente, mas outros usam como banca de vendas, havias de ver a quantidade de telemóveis que alguns utilizadores vendem por mês, isso é excedente?

Quanto às burlas, isso é de louvar mas elas não se resolvem à toa e sei que dão MESMO muito trabalho e ocupam MUITO tempo ao staff a tentar averiguar se de facto se tratam de burlas ou não, o staff acaba por ter de fazer o trabalho de policia e juiz numa zona extra, e quando digo staff estou-me a referir ao staff todo e não apenas aos Moderadores do Classificados.

Perceber o quê? Que te deu um vaipe e vai daí abriste este tópico recheado de certezas empiricas com as quais só tu concordas?
Eu também concordo, aparentemente o esquiso tem razão, não andas mesmo a ler a thread :) Mas já nos habituaste à tua forma de ler as threads, com uma interpretação muito própria :)

Mas prejudicam em que sentido? Eu ando aqui todos os dias no fórum e nunca alguma vez as vendas e compras prejudicaram a minha participação nem o funcionamento do resto do fórum. Vê lá se isso não é problema aí do teu modem.
Ele como ex-colaborador e eu como ex-moderador, até sabemos do que falamos, talvez seja é problema da tua ligação, talvez devas contactar o teu fornecedor, andam aí a falhar alguns bits...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo