Acabar com os classificados

Status
Fechado a novas mensagens.
Isso cabe ao staff faze-lo. Não a mim, porque não tenho acesso a essas provas.

Ah, então espera, tu abres um tópico a exigir o encerramento de uma secção do fórum baseado em pressupostos que tu mesmo inventaste e agora ainda queres que a moderação venha postar por ti provas que sustentem as tuas teorias? :-D
 
Ah, então espera, tu abres um tópico a exigir o encerramento de uma secção do fórum baseado em pressupostos que tu mesmo inventaste e agora ainda queres que a moderação venha postar por ti provas que sustentem as tuas teorias? :-D

Não são pressupostos. Eu já fui colaborador, mas actualmente não sou. É simplesmente por isso que sei do que estou a falar e não posso postar provas :)
Mas podes continuar a distorcer o que te é dito. Só te fica é mal ;)
 
Não são pressupostos. Eu já fui colaborador, mas actualmente não sou. É simplesmente por isso que sei do que estou a falar e não posso postar provas :)
Mas podes continuar a distorcer o que te é dito. Só te fica é mal ;)

Os classificados são um extra, certo?

Ora se são um extra e o Staff está consciente disso e das dificuldades que esse extra acarreta e se ao fim de 6/7 anos esse extra se mantém, é porque é minimamente sustentável.

Por outro lado, acho que é de muito mau gosto e falta de respeito para com as pessoas que perdem o seu tempo a moderar aquela zona criar uma thread deste tipo sem apresentar no post #1 números que comprovem as tuas teorias.

Se alguém do staff se quiser dar ao trabalho, que coloque esses números. Pessoalmente, confio plenamente no staff e nas suas capacidades e tenho quase a certeza que o fim dos classificados não seria uma boa jogada...
 
Última edição pelo moderador:
Os classificados são um extra, certo?

Ora se são um extra e o Staff está consciente disso e das dificuldades que esse extra acarreta e se ao fim de 6/7 anos esse extra se mantém, é porque é minimamente sustentável.

Eu estou a por em causa porque acho que não é. A isto é que se chama discussão.

Por outro lado, acho que é de muito mau gosto e falta de respeito para com as pessoas que perdem o seu tempo a moderar aquela zona criar uma thread deste tipo sem apresentar no post #1 números que comprovem as tuas teorias.

Já disse que já não tenho acesso aos números. E não são teorias, isso posso garantir. Dou a minha palavra - o que quer que ela valha.
 
Última edição pelo moderador:
Eu estou a por em causa porque acho que não é. A isto é que se chama discussão.

Dizes que achas que não é. Para dizeres que achas que não é sustentável precisas de factos, números. Mas...


Já disse que já não tenho acesso aos números. E não são teorias, isso posso garantir. Dou a minha palavra - o que quer que ela valha.

Se os números aparecerem, e se te derem razão, melhor para ti.

Mas, se mesmo com números a favor do que apresentas, o staff decidir manter os classificados, sabes quem ganha? Não são as pessoas que contra-argumentam contra o que dizes nesta thread.
É a comunidade que ganha, os users para os quais os classificados são algo de benéfico e útil. Se para ti não são e se achas que são inúteis, mesmo havendo preocupação do staff nisso, estás a ser pouco altruísta, penso eu...
 
Última edição pelo moderador:
Viva.

O título desta thread é bastante claro. Abri esta thread para propor o fim dos classificados na Zwame. E desde já exponho as razões que me levam a propor tal coisa.

A verdade é que os classificados, por muito que digam que não, dão mais prejuizo que vantagens. Senão, basta ver: o não cumprimento das regras é uma constante naquele fórum, o que origina reports e/ou a existência de acções por parte do staff (que, dependendo da gravidade da falha, podem ir desde um delete até à atribuição de infracções).
Derivado deste primeiro ponto, e juntando ao facto de ser o staff a dizer que não tem tempo 'para tudo', parece lógico que se corte no supérfluo - sim, os Classificados são um extra - para poder responder correctamente ao que se passa no resto do fórum. A existência dos Classificados está a atrofiar o desenvolvimento do resto do fórum: moderadores que podiam facilmente contribuir/moderar para outras partes do fórum, estão afogados em reports e infracções que o 'extra' promove.
E ainda juntando ao primeiro ponto, é insustentável que uma área onde apenas participam uma pequena percentagem dos users da Zwame (eu contei pouco mais de 850 threads de avaliação - requisito fundamental para participar nos classificados -, e uma boa percentagem delas são de users inactivos) cause tantos problemas ao staff. É insustentável que tão poucos users tomem tanto tempo a 1 supermoderador, 2 moderadores e 1 colaborador (que excluindo este último, têm outras áreas onde moderar).

Acho que seria importante pensar para além do 'A mim os Classificados dão-me jeito' e pensar em 'será que os Classificados beneficiam a comunidade?'. Tenho a certeza que muita gente vai ser contra esta proposta, mas não podemos estar todos de acordo.

- esquiso

Como costuma dizer o Jack o estripador... vamos por partes

No que diz respeito à tua opinião acerca do fórum de classificados, é a tua opinião e tenho de a respeitar, no entanto gostava de salientar que já não é a primeira vez que a sugestão vamos acabar com o fórum de comunidade X aparece.

O motivo pelo qual eu saliento esse facto é simples, todos os fóruns fora da zona tech têm o que chamamos categoria de extra para os power members do fórum, ou seja são fóruns não essenciais e que como tal não contam para o postcount.

Infelizmente esse estatuto de não essencial torna esses fóruns alvos fáceis de pedidos como o que acabaste de fazer porque dão a sensação de que não essencial é o mesmo que de pouca importância o que não podia estar mais errado já que a vida não é só trabalho tal como o fórum não é só TI portanto menosprezar os fóruns de comunidade (em que o classificados está incluído) é uma visão um tanto limitada do fórum e da comunidade que o compõe.

Vais ter de me desculpar mas devido a teres feito parte da equipa do staff e teres tido acesso à zona de reports das duas uma ou não vias as coisas com olhos de ver ou estás a deturpar o que vias de forma a que sirva a tua tese, usando como amostra os últimos 200 reports que recebemos posso dizer-te que mesmo tendo sido pedido aos utilizadores que reportassem situações de especulação de preços de jogos no fórum de vendas o que aumentou a incidência de reports nessa zona o número total de reports vindos da zona de classificados não chegou a ser 10% dos reports recebidos isto num período de fim de semana em que se bem te lembras o número de reports duplica.

No que diz respeito à aplicação do SI vais ter de me desculpar contradizer-te mas a incidência de avisos e /ou infracções nos fóruns de classificados não é maior do que nos restantes fóruns, infelizmente o desconhecimento e o incumprimento das regras deste fórum é uma constante em todos os fóruns e o classificados e apesar de ter regras próprias não gera nem de perto nem de longe tantas infracções como as atribuídas por exemplo pelo desrespeito pelas regras das assinaturas que também ninguém parece ler até receber o primeiro aviso ou infracção por causa disso.

No que diz respeito à alocação do staff e ao nunca temos tempo para tudo... desculpa?!? De todas as pessoas do fórum tiveste uma posição privilegiada que te permitiu ver em parte como as coisas funcionam do lado do staff e vens com essa sugestão? Tu foste colaborador do fórum porque gostavas do que fazias ou não tinhas aceitado a posição quando foste convidado, é assim tão estranho que haja staff que prefira trabalhar na zona de classificados e a tente melhorar? Ou achas que pomos lá o pessoal de castigo? É lógico que nunca vai haver tempo para tudo, estamos a falar de trabalho exclusivamente voluntário em que cada membro do staff tenta cumprir as responsabilidades que tem para com o fórum com o (pouco) tempo livre que tem e vais ter de me desculpar mas a vida ainda acontece fora do virtual portanto essa disponibilidade vai ser sempre variável com um ou 10 fóruns e com 1 ou 10 moderadores para cada fórum.

Agradeço a tua preocupação com o trabalho desenvolvido pelo staff da zona mas se olhares para o painel dos lideres do fórum vais ver que de toda a gente que mencionaste apenas tens um elemento do staff alocado de raiz a esse fórum tendo todos os outros elementos responsabilidades em outros fóruns e como podes ver nos números que apresentei acima o fórum não é um cancro tão grande como o queres fazer parecer.

Isto não quer dizer de forma alguma que as coisas vão ficar como estão ad-eternum, o fórum é como um ser vivo que evolui de acordo com as necessidades da comunidade umas vezes nas grandes coisas e muitas vezes nas pequenas que quase ninguém nota. É óbvio que o fórum de classificados segue essa tendência e a sua forma, função e regras irá evoluir com o resto do fórum, aliás o teu timing foi péssimo já que até estão a ser discutidas alterações a esse mesmo fórum que implicam a poupança de trabalho da moderação através da automatização de algumas ferramentas que possuímos e isso sim a nosso ver é evolução.

O staff tem sempre os ouvidos abertos para ouvir as sugestões dos utilizadores no que diz respeito ao fórum ou este fórum não teria razão de existir e quando são sugestões que beneficiariam toda a comunidade são discutidas pelo próprio staff no que diz respeito à sua aplicabilidade e impacto no fórum, por vezes pode acontecer que uma boa sugestão não possa ser aplicada ou tenha um impacto negativo no fórum e por isso não seja aplicada mas não é por isso que não deixa de ser analisada e discutida pelo staff.
 
O Geral dá trabalho, o Desporto dá trabalho, o Babes dá trabalho, porra, o Jogos dá MUITO trabalho. Fecha-se isso também? A solução passa por arranjar mais moderadores e não por fechar secções. O Vendas não é a espinha do fórum, mas é uma ferramenta muito útil para a grande maioria dos utilizadores frequentes da Zwame.

O ideal era arranjar mais moderadores para tomar conta da situação.
 
Totalmente em desacordo, já me foi muito útil e até hoje não tive um único problema.
Incomoda-me muitos mais todas essas flames inúteis que abundam em alguns tópicos.
 
Não concordo com o encerramento mas também não concordo com a "praça de ciganos" que se transformou.

Que tal elevar a fasquia das permissões aos classificados? Abrir a zona do geral e afins como é feito actualmente mas "dificultar" a entrada (ainda mais) a vendedores/compradores?

Sei lá, desde 6 meses de participação activa ou assim, uma coisa à maluca de maneira a não cair cá todo e qualquer "cigano"...
 
Não sei qual o problema dos classificados, é um bom extra a todos.

Se tu fosses um moderador daquela área estavas farto dela ias-te embora, se estivesse lá um moderador que estivesse farto ia-se embora, quando mais ninguém quisesse moderar aquela zona acabavam com ela...Simples!

Só a administração pode dizer 'Chega, isto só dá trabalho' e um moderador de lá podia sugerir isso.

Se achas que está uma confusão não metes lá 'os pés', simples!

Tu foste colaborador daquela área? Se sim porque não sugeriste quando eras?
 
@Heckel

Desculpa não te ter respondido ontem mas às horas que fiz o meu post já não estava em condições de responder a tudo pelo que me foquei apenas no post inicial.

Não te vou estar a responder ponto a ponto mas apesar dos problemas que os fóruns de classificados acarretam são bem mais benéficos do que maléficos e acabam em parte por colmatar as grandes falhas que temos a nível nacional em termos de fiabilidade e credibilidade dos actuais sites de vendas online.

Se a questão colocada fosse algo do género vamos separar os classificados do fórum e colocá-los num projecto à parte dedicado apenas a essa vertente de forma a que fossem tratados de uma forma profissional com colaboradores apenas dedicados a esse projecto eu ainda compreendia, era uma evolução de um modelo amador para um modelo profissional, agora propor a extinção de um serviço prestado à comunidade sem ser criada antes uma alternativa viável é lesar essa mesma comunidade.

Em relação aos problemas que apontaste de pessoal a fazer deste fórum uma barraca de feira e das burlas, sim esses são problemas reais mas falhas na menção de que são problemas pontuais, se tivéssemos grandes problemas de burlas os classificados deste fórum não teriam a credibilidade que têm nem seriam uma fonte de novos utilizadores para o fórum como bem disseste. No que diz respeito às barracas tu como ex moderador sabes que quando uma dessas barracas era detectada era fechada e o acesso do utilizador ao classificados era barrado.

@jjmaia

Vais ter de me desculpar mas a decisão meter mais gente a trabalhar é algo que deixou de ser solução desde o fim do século passado, neste momento quer-se é equipas pequenas e coordenadas com metodologias e ferramentas que lhes permitam optimizar o trabalho que fazem de forma a evitar desperdícios de tempo. Nesse sentido temos vindo a dar formação e acompanhamento aos novos elementos do staff em vez do antigo "olha agora que és mod desenrasca-te" por que os elementos da minha geração de staff passaram.

@SwimmerBoy

Essa solução iria resolver em parte a abertura de novas barracas de ciganos, mas não iria resolver o problema das que já existem. Como já disse acima o staff está atento ao que se está a passar e a pensar numa solução para os problemas actuais e mais cedo ou mais tarde chegará a uma solução e implementará as mudanças.
 
Acho suspeita esta sugestão para alguem que não pertence ao staff e como já foi dito nenhuma actividade tem no forum dos classificados.

Acredito que esta seccao do forum seja incomoda para alguns sites de leiloes que por aí andam, pois existem muitas transacções, mas temos pena...

Os classificados é uma seccao essencial a qualquer forum, e sem ela a comunidade tem mais a perder do que a ganhar.

PS: esquiso, compreendo que interpretes este post como hostil, mas eu considero a tua thread hostil.
 
Boas pessoal,

puto de 16 anos chegou aqui...

acabar com o Compras/vendas??

porquê??

tenho a mesma opinião que muitos dos users que aqui postaram, sou portanto a favor da continuaçao da secçao de Compras e Vendas no fórum.

Acho uma área mais importante até que muitas outras...

Concordo também que a área poderia ter um acesso mais dificultado, por causa desses tais "ciganos" como falam.

Mas vamos ver, porque é que esta área faz tanta falta?

Ainda nao comprei lá nada, nem vendi, mas estou sempre atento a essa secção.

Ora os tempos estao difíceis não é?? como tal devemos aproveitar as oportunidades que temos.

Imaginem um Componente qualquer que nós queremos e que numa loja custa 200€...Agora pensem por exemplo que algum user do fórum está a vender esse mesmo componente sei lá, por 120€... usado sim, mas em bom estado..

nao será proveitoso para nós aproveitarmos o negócio??poupamos 80€...que de certeza que nos fazem falta para qualquer outra coisa...

será esta uma área benéfica para os utilizadores do fórum??
Ou é melhor "entrarem-nos no bolso"?

Deixo a pergunta, reflictam como quiserem.

Cumpz.
 
Já andava desde ontem para postar mas somente hoje tive tempo.
Acabar com os classificados? Considero uma medida extremamente radical, defendo de que se algo está a funcionar menos bem (na óptica do criador da thread) que se deva dar alternativas/políticas de actuação e nunca "acabar".
cump's.
 
eu conheci algumas pessoas pelos classificados... é util?
Depende, para saber isso seria preciso calcular diversos factores:
-quantos moderadores estiveram envolvidos no processo de conheceres essas pessoas
-em caso positivo, quantas horas foram gastas nesse envolvimento
-conheceres essas pessoas originou algum tipo de report no fórum?
-essas pessoas que conhecestes estão activas no fórum ou meramente vendedores de ocasião?

Esquiso, ganha juizo ! :p:p

rimou
 
Bem, segundo o Triston, a percentagem de reports relativa aos classificados foi de 10% em 200, o staff teve cerca de 20 reports no fim de semana relativos aos classificados, cerca de 10 por dia... Correcto?

Aliado ao facto de o staff estar a discutir novos automatismos para modelar a participação dos users naquela zona, penso que acabámos de ter a prova que esta thread foi útil (soubemos que o staff está atento aos classificados) e que anda por aí muita azia encoberta :P
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo