Acabar com os classificados

Status
Fechado a novas mensagens.
Para já ainda não tive nenhum problema em nenhum negócio feito com o pessoal.

Não concordo que acabem com a secção de classificados.

Mas é apenas a minha opinião.
 
Bem, segundo o Triston, a percentagem de reports relativa aos classificados foi de 10% em 200, o staff teve cerca de 20 reports no fim de semana relativos aos classificados, cerca de 10 por dia... Correcto?

Para ser mais preciso posso dizer-te que quando fiz a pesquisa a data do primeiro post desses 200 era de 2-1-2009 pelo que não chega aos 10 por dia, na sua maior parte eram a indicação de bumps por apagar ou falta de dados no tópico como preços base ou link para o tópico de avaliação.
 
Para ser mais preciso posso dizer-te que quando fiz a pesquisa a data do primeiro post desses 200 era de 2-1-2009 pelo que não chega aos 10 por dia, na sua maior parte eram a indicação de bumps por apagar ou falta de dados no tópico como preços base ou link para o tópico de avaliação.

Se a maior parte dos reports era de bumps por apagar e falta de dados no tópico, o "trabalho" dos moderadores poderia ser facilmente evitado se os users soubessem ler e cumprir as regras...

Acho que este tópico já deu o que tinha a dar :)
 
O grande "mal" de se usar um fórum para N tarefas/temas é precisamente este.
A generalidade do fórum, que é boa pois suporta praticamente todos os temas que alguém se possa lembrar enquanto respirar, é também má, porque não permite modelar o modo de posting para cada secção específica.

Os utilizadores, quando se esquecem de colocar algum campo, provavelmente fa-lo-ão por esquecimento. E isso vai acontecer tanto com pessoas experientes como não experientes.

A solução passaria pela obrigatoriedade de preenchimento de uma série de campos, num formulário distinto para cada secção do fórum onde se quisesse postar.

Caso dos classificados, teríamos uma descrição, preço base, etc.
Mas enfim, isto é um aparte e não vai totalmente de encontro ao que é discutido aqui.

O fórum é isso mesmo, um fórum, com os seus pros e contras.

Isto apenas para dizer, que para se manter secções tão disparas como os classificados, dúvidas, jogos, etc., tem que existir um esforço adicional pela parte do staff para se certificarem que as variadas regras são cumpridas, e não há grande volta a dar.

É tudo uma questão de benefício/esforço, e a secção dos classificados, para mim, traz grandes benefícios à comunidade (supostamente o fórum existe para a comunidade :)),
e como pelo que li, o esforço é mínimo...

Obrigado por lerem o testamento :p
 
@SwimmerBoy
Essa solução iria resolver em parte a abertura de novas barracas de ciganos, mas não iria resolver o problema das que já existem. Como já disse acima o staff está atento ao que se está a passar e a pensar numa solução para os problemas actuais e mais cedo ou mais tarde chegará a uma solução e implementará as mudanças.

Correctíssimo, era só uma ideia. Dificilmente vai-se conseguir desmontar tanta barraca e tenda já montada, mas no caso da minha sugestão, quanto mais cedo implementarem, melhor...
 
Correctíssimo, era só uma ideia. Dificilmente vai-se conseguir desmontar tanta barraca e tenda já montada, mas no caso da minha sugestão, quanto mais cedo implementarem, melhor...

O que querem dizer com praças de ciganos? (estou a perguntar porque desconheço o que se passa).
 
Não concordo...
Foi por cause dos classificados que comecei a frequentar mais assiduamente o fórum.
Mas aqui não mando, por isso, se acabarem com os classificados, sou menos um utilizador
 
O que querem dizer com praças de ciganos? (estou a perguntar porque desconheço o que se passa).

Acho que se refere aos user que só "existem" para vender.....
Montaram a tenda, e a techzonept é a barraca deles, quando acaba uma produto têm mais 5 ou 6 para colocar. :p


Quanto ao tópico:
Rídiculo
Desnecessário


A ideia dos classificados, e a sua existência está mais que fundamentada nas regras dos mesmos.
Gostaria que alguém colocasse, ou dissesse algo contra isto:

# O Compra e Vende-se foi criado com o intuito dos utilizadores Power Member poderem vender e comprar material excedente.
# O material transaccionado não deverá constituir de forma alguma, meio de lucro ou outra tentativa de negócio.
# Apenas é permitido transaccionar material informático ou que esteja relacionado com a temática principal do fórum.
# Não é permitida especulação de qualquer forma.

Quem tiver o minimo de bom senso, sabe que os classificados são basicamente por uma razão:

Se tens "lixo" em casa, se não precisas, vende-o.
 
Também sou contra a intenção do tópico. Devo dizer que foi devido aos classificados (obviamente que não só) que frequento assiduamente o forum. Em relação ao trabalho excedente, e porque não "nomear" mais alguns moderadores/colaboradores para areas especificas...?
 
@jjmaia

Vais ter de me desculpar mas a decisão meter mais gente a trabalhar é algo que deixou de ser solução desde o fim do século passado, neste momento quer-se é equipas pequenas e coordenadas com metodologias e ferramentas que lhes permitam optimizar o trabalho que fazem de forma a evitar desperdícios de tempo. Nesse sentido temos vindo a dar formação e acompanhamento aos novos elementos do staff em vez do antigo "olha agora que és mod desenrasca-te" por que os elementos da minha geração de staff passaram.

Mas a minha sugestão não era meter 10pessoas, muito menos a martelo. Se os classificados dão muito trabalho porque não inserir mais gente? Quem sabe 1 ou 2 colaboradores, dado a devida formação.
 
Boas,

estive a ler parte deste topico, nao li todo porque sao imensas falas para seguir este tópico e ca vaia minha opinião:

Nao acho que seja benéfico fechar a secção de classificados isto porque, grande parte dos users deste forum partilham do mesmo gosto tecnologia etc e como ja disseram ha pessoas que gostam de ter nova tecnologia e como tal precisam vender para comprar outros produtos, e isso tem uma vantagem neste forum é o facto de haver aqui users que sao habituais nas vendas e "conhecidos" pela comunidade o torna muito mais facil a venda.

Sou user deste forum faz ja 4anos ou 5 se nao me engano,ja vendi muita coisa sou "conhecida" por algumas pessoas tal como outras pessoas sao "conhecidas"por mim o que torna a venda/compra muito mais facilitada a nivel de confiança etc.

E não acho que falte aqui moderação... vejo por ai bastantes moderadores a actuarem de imediato as vezes ate demais de resto é como em todos os foruns os moderadores nao podem dar conta de tudo e a solução por vezes passa por meter mais moderadores.

cmps
 
Bem isto anda numa de radicalismo!!!

Acabar com a secção do Compra e vende-se não me parece a correcta... Até porque é através de lá que muita gente se desenrasca com material que provavelmente so no ebay (que é internacional e não é tão acessível ao comum do utilizador quanto se pensa) seria capaz de encontrar... Eu por exemplo vendo/ofereço muito material antigo excedente e funcional de PC's/Gadjets que me xegam as mãos para abate! Aproveito e testo tudo o que posso e quando vejo que poderá dar jeito a alguém coloco na thread de vendas (a um preço simbólico de 1€ normalmente! Quem quiser pode verificar isso mesmo)...

Se essa parte do fórum rouba muito tempo ao staff?!?! Não penso que seja o pior, penso até que seja dos mais fáceis, visto apenas poderes fazer reply na secção do compra-se... Se comparar com por exemplo a secção do Desporto, a moderação não tem mãos a medir... É desde Threads limpas até ao tutano por off-topic, faltas de respeito, abuso de calão, etc, etc...

O mesmo se passa com o Geral ou até mesmo no HardWare Novidades com os fanboys e afins!!!!

Tens o caso do Dúvidas e Suporte Técnico em que tens de faze merge a alguns posts duplicados ou com o mesmo tipo de dúvida... Colocar os posts do local correcto, entre outros...

E podia falar nas secções todas....

Os classificados têm regras próprias e mais apertadas o que faz com que o trabalho dos Colaboradores/Moderadores seja mais facilitado!!!

BTW: ainda hoje recebi um aviso por falta de valor base na venda de produtos que estava basicamente a oferecer... Para minimizar isso coloquei como preço base 1€...
 
Francamente não concordo, sim há um certo incumprimento de regras mas não me vejo a comprar/vender as minhas coisas sem ser aqui... Julgo que há outra confiança do que por exemplo no miau ou assim. Eu já fiz várias vendas/compras e só tenho elogios a fazer
 
Viva.

O título desta thread é bastante claro. Abri esta thread para propor o fim dos classificados na Zwame. E desde já exponho as razões que me levam a propor tal coisa.

A verdade é que os classificados, por muito que digam que não, dão mais prejuizo que vantagens. Senão, basta ver: o não cumprimento das regras é uma constante naquele fórum, o que origina reports e/ou a existência de acções por parte do staff (que, dependendo da gravidade da falha, podem ir desde um delete até à atribuição de infracções).
Derivado deste primeiro ponto, e juntando ao facto de ser o staff a dizer que não tem tempo 'para tudo', parece lógico que se corte no supérfluo - sim, os Classificados são um extra - para poder responder correctamente ao que se passa no resto do fórum. A existência dos Classificados está a atrofiar o desenvolvimento do resto do fórum: moderadores que podiam facilmente contribuir/moderar para outras partes do fórum, estão afogados em reports e infracções que o 'extra' promove.
E ainda juntando ao primeiro ponto, é insustentável que uma área onde apenas participam uma pequena percentagem dos users da Zwame (eu contei pouco mais de 850 threads de avaliação - requisito fundamental para participar nos classificados -, e uma boa percentagem delas são de users inactivos) cause tantos problemas ao staff. É insustentável que tão poucos users tomem tanto tempo a 1 supermoderador, 2 moderadores e 1 colaborador (que excluindo este último, têm outras áreas onde moderar).

Acho que seria importante pensar para além do 'A mim os Classificados dão-me jeito' e pensar em 'será que os Classificados beneficiam a comunidade?'. Tenho a certeza que muita gente vai ser contra esta proposta, mas não podemos estar todos de acordo.

- esquiso

Não concordo. Podiam criar uma poll para isto. :)
 
Existência da secção classificados:

Prós:

- Fonte de Users
- Muito Util tanto para quem vende como para quem compra.
- Origina Amizade/convivio entre membros [Exemplo: Entrega em mão e cafézinho e depois acabam por se tornar bons colegas/amigos.]
- Destaca-se de outros fórums do género.


Contras:

- Dá trabalho (nomeadamente por incumprimento das regras por parte dos users e a tentar deslindar burlas).
- Alguns Utilizadores abusam do serviço para gerar lucros (exemplo: alguém que tem uma loja de telemoveis e vende aqui todos os usados/retomas. A por vezes referida "tenda dos ciganos".)


Opinião:

Quanto aos Prós, acho que são do conhecimento de toda a gente que usa ou já usou. Quem ainda não usou sabe que o tem á sua disponibilidade para quando precisar e que pode eventualmente vir a dar jeito.

Quanto aos contras: Dá trabalho?! sim dá... mas qual é a secção do fórum que não dá?! aposto que o que não faltam aí são membros com tempo e vontade para moderar (quanto mais não seja por uma questão de pseudo-status. E, por favor, não me venham dizer que não é verdade.)
Quanto aos utilizadores que abusam do serviço, devem, na minha opinião, ser banidos ou probidos de usar essa secção de novo. É muito fácil de os identificar, toda a gente sabe quem são (bastando para isso fazer uma análise rápida do fórum), qual é a dificuldade em tomar medidas?

Na minha sincera opinião, acabar com a secção dos classificados era dar um passo atrás, regredir, destruir algo que já se encontra feito e em pleno funcionamento sem problemas de maior ou dificeis de resolver. Considero portanto, esta thread ridicula.

Cumprimentos,

David AKA MySeLF
 
@Heckel

Desculpa não te ter respondido ontem mas às horas que fiz o meu post já não estava em condições de responder a tudo pelo que me foquei apenas no post inicial.

Não te vou estar a responder ponto a ponto mas apesar dos problemas que os fóruns de classificados acarretam são bem mais benéficos do que maléficos e acabam em parte por colmatar as grandes falhas que temos a nível nacional em termos de fiabilidade e credibilidade dos actuais sites de vendas online.

Se a questão colocada fosse algo do género vamos separar os classificados do fórum e colocá-los num projecto à parte dedicado apenas a essa vertente de forma a que fossem tratados de uma forma profissional com colaboradores apenas dedicados a esse projecto eu ainda compreendia, era uma evolução de um modelo amador para um modelo profissional, agora propor a extinção de um serviço prestado à comunidade sem ser criada antes uma alternativa viável é lesar essa mesma comunidade.

Em relação aos problemas que apontaste de pessoal a fazer deste fórum uma barraca de feira e das burlas, sim esses são problemas reais mas falhas na menção de que são problemas pontuais, se tivéssemos grandes problemas de burlas os classificados deste fórum não teriam a credibilidade que têm nem seriam uma fonte de novos utilizadores para o fórum como bem disseste. No que diz respeito às barracas tu como ex moderador sabes que quando uma dessas barracas era detectada era fechada e o acesso do utilizador ao classificados era barrado.


Por acaso sempre fui contra o classificados, mas não por ser vendas mas por ver (e sim, eu volta e meia vou lá) as bancas de vendas que para lá andam.

Há pessoal que tem IMENSOS produtos à venda, e por incrível que pareça essas lista nunca diminuem, aparece sempre mais um ou outro produto a juntar quando outros foram vendidos.

Há pessoal que troca de telemóvel de semana a semana ou de mês a mês, ou então não..., tantas vendas de telemóveis?

Eu sou contra a forma como o classificados funciona actualmente porque não passa de uma grande ilusão, é muito bonito dizerem que é apenas para vender material excedente mas o resultado final são bancas de venda e alguns aproveitadores.

Soluções? A sugestão da plataforma não é nada mais do que uma forma de auto-gestão da coisa, ao se usar uma plataforma seria necessário mudar muita coisa nomeadamente as regras do classificados, aliás, meter as regras de acordo com a actual realidade.

Tinha sentido apenas ser permitido venda de material excedente quando a Unreal ainda existia (não estava registado no fórum nessa altura mas suponho que já existia Classificados), neste momento isso nem dá para controlar e essa regra não passa de uma caça às bruxas, e só dá trabalho.

Se querem controlar bancas de vendas, então mudem o formato do Classificados, apenas ser permitido vender X produtos de cada vez e tirarem a restrição de produtos novos, assim só estão a melhorar o serviço prestado em vez de aparecer pessoal a vender produtos embalados e dizerem "como novo", a honestidade das vendas aumenta!

Se não querem que haja pessoal a lucrar com o classificados (e já existem MUITOS), então tomem coragem e passem a um plano pago para quem quer vender mais e mais produtos, é uma proposta polémica mas não é nada mais do que o miau não faça, e nem falo em comissão falo apenas numa taxa anual simbólica.

Têm razão quando dizem que o Classificados é importante numa comunidade, mas é ainda mais importante quando o mesmo se deve adequar à realidade actual e isso não acontece.

Quanto às burlas, nem vale a pena comentar...
 
Só uma pergunta: porque é que não tenho acesso aos Classificados do ZWAME? Se calhar é pergunta de noob, e trata-se de um privilégio qualquer para pessoas com muitos posts...Please reply.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo