1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Acabaram as guerras de formatos! (BR, HD-DVD, DVD+-R)

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por PCC, 9 de Julho de 2006. (Respostas: 54; Visualizações: 3292)

1. PCC

PCC Power Member

TOKYO — Trying to bridge the gap between next-generation optical disk formats, Ricoh said it has developed an optical component that reads and writes all disk formats—Blu-ray Disc and HD-DVD, as well as DVD and CD—with one pickup and one objective lens.

Ricoh will show the optical device at the International Optoelectronics Exhibition '06 outside Tokyo on July 12-14. The company intends to offer the device to OEMs by year's end.

The component is a 3.5-mm diameter, 1-mm thick round diffraction plate with minute concentric groves on both sides which function as a diffraction grating.

The diffraction plate is placed between lasers and an objective lens. The diffraction grating is designed to adjust a light beam to an optimum incident ray relative to the objective lens so that light focuses on the proper position for each disk format.

The data layer of the Blu-ray Disc resides 0.1 mm from the disk's surface, while the HD-DVD data layer is 0.6-mm deep from the disk's surface, the same as DVD disks. CDs have a data layer depth of 1.1 mm from the disk surface.

Multiformat players and recorders can identify which format disk is loaded. Based on the disc information, Ricoh's optical diffraction component adjusts the laser beam with its diffraction grating for each format and passes it to the objective lens. The lens then forms a beam spot at the appropriate depth for each disk format.

"This diffraction device is the first one that is ready for four formats, including BD and HD-DVD," claimed a Ricoh spokesman. "It will make it possible to build players and recorders ready for all formats, which will benefit consumers," he added.

Although the diffraction device works for both reading and writing modes, Ricoh will initially offer the device for disk players only. Because some laser beam energy is lost at the grating, using the diffraction device for recording will require a blue laser with higher power than those used in conventional recorders.

http://www.eetimes.com/news/latest/showArticle.jhtml?articleID=190300953

Última edição: 9 de Julho de 2006
  2. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

boas noticias :)

3. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Isso deve custar balurdios n?

4. Zar0n

Zar0n Power Member

Já ouve varias tentativas de fazer drives multiformatos mas o grupo Blu-ray, sony e afins n kerem isso e sem a benece deles nada feito.

N kerem atirar fora o dinheiro em R&D k gastaram até agora o promover o seu formato.

De ***** maneira é tecnicamente possivel fazer uma drive multiformato, no máximo tinha duas (ou 3, se contarmos para cd's) lasers de leitura.
    Mas um drive multiformato n é só coisas boas, para alem de ser mais cara pela tecnologia k envolve tb á k pagar as royalties a ambos os grupos. :(

Por mim espero k um dos formatos ganhe, e o outro desapareça, como ambos têm DRM eu voto no k tem mais espaço o blu-ray.

5. PCC

PCC Power Member

Pois essa questão de royalties é que não sei... sendo que não utilizam uma tecnologia convencional nem o laser de um ou do outro... mas deves ter razão, devem ter que pagar royalties aos dois... é uma pena... :'(
    (Embora possa compensar, ou então começam a vender drives sem a capacidade de BlueRay directo de fabrica e simplesmente metem na net uma forma de activar a capacidade hehe :P )

Cumps,

PCC

6. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

R&D por R&D tb a ricoh deve ter investido no desenvolvimento da lente.
    se alguém não quizer uma lente multiformato, parece-me que se vai colocar numa posição estupida. acaba por perder clientes que vão para o HD DVD, e consequentemente, vendem menos por esse lado, depois, não sei até que ponto, as pessoas têm interesse num dispositivo que leia apenas BR.

devem estar com medo que apareçam leitores multi-formato mais baratos, e lhes rebentem com a margem de lucro toda, não?

eu no inicio também era pelo BR, que é um formato tecnologicamente superior. mas com toda esta treta do DRM, e com estas atitudes, chamamos-lhe, monopolistas, a minha preferencia começa a recair pelo HD DVD que deve sair muito mais barato, e é um formato mais "diplomatico".

Duvido que algum dos formatos desapareça. e tendo em conta que podem haver lentes multi-formato (que seria praticamente a garantia de sobrevivencia dos 2 formatos) , se um dos formatos não vingar (e vejo tantas possibilidades de ser o BR como o HD DVD) a culpa será do consorcio que tem desenvolvido o BR. mas se a coisa começar a dar para o torto para o BR (e espero que sim, a bem do consumidor), eles mudam logo de ideias.

7. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

n sei pq, mas tnh um feeling q a sony vai ganhar esta guerra...

o BR com aquela capacidade toda deve triunfar...
    mas se as duas techs sobreviverem, e pena se nao der pa ter tudo junto na mesma gaveta...
    mas com sorte, isto e um bom inicio, e daqui pa frente, e so baixar os precos :P

8. souto

souto To fold or to FOLD?

nao teria tanto a certeza. tendo em conta que o HD DVD é um formato economicamente mais viável em comparação ao Blu-Ray, penso que este terá um maior sucesso a curto prazo. mas como a necessidade de espaço está constantemente a aumentar, juntamente com a standardização dos processos de fabrico dos discos Blu-Ray, este será o formato que provavelmente sairá victorioso.

sinceramente, tenho pena que existam estas guerras. um formato unificado seria mais vantajoso...
    mas como digo, é o dinheiro que fala mais alto.

cá estaremos para ver.

cumprimentos.

9. d_only_1

d_only_1 Power Member

meio offtopic

será q isto n pode significar que os BD correm mais risco de ficarem danificados (riscados) mais facilmente..? tendo em conta q a superficie com os dados esta mais perto da superficie do disco..

10. Rudzer

Rudzer Power Member

os shareholders da Ricoh devem tar aos pulos (e com razão ;) )

11. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

acho que deve depender do material da camada protectora... aqui em casa mais facilmente um cd com uns riscos deixa de dar que um DVD...

12. DarTaKaum

DarTaKaum Power Member

assim d repente, pk eh k falam da ricoh?

13. _Mike_

_Mike_ [email protected] Member

Se tivesses lido o 1º paragrafo da noticia não perguntavas isso :zzz:

14. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Depois de ler o nome do tópico pensei k vinha aí um formato bombastico supra sumo tipo 5 em 1 :D

A guerra continua, simplesmente as pessoas deixam-se de preocupar com isso tendo estes leitores :rolleyes:

15. timber

timber Zwame Advisor

Espero que isto não vá pra frente

Prefiro sangue e depois a calma

O Blu Ray e o HD-DVD que se comam vivos rapidamente para ver quem flutua no fim

16. Koncaman

existe sempre a possibilidade de conviverem dois formatos, quase antagonicos.
    o HD DVD parece-me ser o mais interessante para o pessoal dos PC's, por ser barato, por ter drives baratas, e tudo isso...
    o BR é capaz de ser mais interessante para quem tem um bruto home cinema.
    contudo, o pessoal do home cinema, tem interesse em poder usar os discos que grava no pc, logo, ou vai optar por comprar uma drive BR para o pc, ou opta por comprar um leitor de hd-dvd para a sala.

como a microsoft esta com o hddvd, é de esperar que esta lance os seus produtos apenas em hd-dvd, o que obriga teoricamente (tendo em conta o no massivo de pessoas a usar software da microsoft), a que os pc's tenham a sua drive HD DVD.

sinceramente, acho que é através dos Computadores que o HD DVD vai ganhar vantagem.
    o BR, parece-me algo pensado para o home cinema, que por acaso também da para dados, o HD DVD é quase o oposto, mas mais barato.

a malta do BR é capaz de estar a desprezar um bocado os pc's.
    e nào esquecer que nào vào ganhar esta ao HD-DVD, com os preços anunciados para os leitores, para os discos, (e implicitamente, no equipamento que é necessario ter para aproveitar decentemente a potencial qualidade disponibilizada por este)

17. timber

timber Zwame Advisor

Por acaso vejo a coisa ao contrário
    Acho o Blu Ray muito mais interessante para computadores que o HD-DVD

Para o cinema a capacidade do formato não é muito importante desde que tenha suficiente para ter umas três horas de HD nos formatos que estão estabelecidos
    Já nos PCs a capacidade tem valor. Mais um bocadinho é sempre porreiro

Nos preços estás um pouco desfasado. Os preços dos filmes são quase iguais entre os dois, o HD-DVD por agora tem um catálogo melhor e os poucos players que há não são bem comparáveis e aliás são claramente máquinas rascas de 1ª geração. Lá mais para o fim do ano deve começar a guerra a sério

18. Koncaman

nào falei do preço dos filmes, falei do preço dos discos... virgens

nem me fales em desfasamentos :p

19. Cardinal_pt

Cardinal_pt Power Member

pois, ambos os formatos têm grandes apoios. Como já falado pelo HD DVD a ms e BR tem a sony ps.

claro, mais uma vez alguem também quer ganhar dinheiro e constroi um leitor multiformato, que pelas caracteristicas do mercado, não deve ser mais caro que os outros leitores. É a ver

em relação a home cinema qual será mesmo o formato?

20. paperless

paperless Power Member

O BR tem mais capacidade mas vem de empresas famintas, desesperadas, dispostas a tudo e mais alguma coisa por dinheiro..e isso n beneficia la muito o consumidor.

Gostava que o HD-DVD ganhasse.. vamos ver.

Partilhar esta Página