Academia - Guia do ensino superior em Portugal (iPhone/iPad)

rocketman

Membro
Boa tarde,

Gostaria de pedir a vossa ajuda na divulgação de uma aplicação móvel que é com toda a certeza de interesse para qualquer aspirante ao Ensino Superior. Trata-se de um guia geo-localizado do ensino superior em Portugal. Este é um projecto inteiramente nacional, disponibilizado de forma gratuita e que para já é lançado na versão para iPhone/iPad, mas que nos próximos dias estará também disponível na plataforma Android.

Link itunes:
http://itunes.apple.com/pt/app/academia/id519777595?l=pt

Descrição da aplicação:
"Academia é o mais completo guia geo-localizado do ensino superior em Portugal. Tem uma completissima base de dados com cursos e instituições de ensino (publicas e privadas) em Portugal. Contêm mais de 200 mil dados estatísticos relativos ao acesso ao ensino superior dos últimos 4 anos.
Academia permite escolheres qual o curso que queres entre os 1750 cursos activos para 2012/13, e entre as cerca de 300 instituições de ensino em Portugal (Universidades e Politécnicos).
Permite pesquisar e navegar pela informação dos cursos por áreas de estudo (ciências, economia, tecnologia, engenharia, etc) bem como por região geográfica.
O seu avançado motor de busca permite filtrar quais os cursos mais adaptados para ti, indicando critérios alargados que vão desde o limite da média de acesso do curso, passando pela área de estudo ou até pela distância em km da instituição que procuras!
Academia é a aplicação que faz falta a qualquer estudante que pretende aceder ao ensino superior e um excelente guia para os pais dos futuros caloiros!"


Obrigado
 
Vou já experimentar e logo faço uma análise. Depois disso divulgarei também na página do facebook "Caloiros 2012/2013", da qual faço parte do grupo de administradores.
 
Última edição:
Bem, já pude experimentar como deve ser a App.

Antes de mais, não posso deixar de dar os meus parabéns a todos os programadores portugueses, pelo espírito de vontade e motivação que têm, muitas vezes sem obter lucros que compensem todo o trabalho investido. Bem-hajam.

Passando então à minha humilde análise...

Ao primeiro contacto, deparo-me com 2 problemas: a App só permite a visualização em portrait mode, e não há ainda suporte para ecrã retina. Como consequência, os ícones ficam pixelizados, assim como os símbolos das instituições.

Quanto à interface, esta é muito simples e intuitiva, assim como os gráficos que são muito elucidativos. A função "Para mim" também está interessante. Não sei se é possível, mas se mudassem o fundo cinzento para o background da Apple (isto), dava os aspecto muito mais apple-like.

As informações estão todas organizadas, com uma base de dados muito completa e actualizada. Ainda há poucos meses procedeu-se à actualização das Provas de Ingresso e outras alterações, e estas já estão corrigidas.

Nos CET's aparece um ícone de erro, que certamente já reparam.

Sugiro a distinção entre Mestrado e Mestrado Integrado. Actualmente na pesquisa aparece apenas como Mestrado, o que poderá induzir em erro aos menos informados.

Ainda faltam também colmatar alguns erros de estabilidade, pois no início tive de fechar e abrir a App algumas vezes - ou porque deixava de responder, ou porque demorava bastante a apresentar os resultados, ou então por outros diversos bugs (mensagens "undefined", p.e.).

Em suma: João Oliveira, os meus sinceros parabéns, e boa sorte na continuidade deste espectacular projecto. Recomendo.
 
Bom dia caro Cocaina,

Antes demais obrigado pela review :) Tem razão em todos os pontos que levantou. Já agora, brevemente irá sair a versão para Android >=2.3

Os CET's foram uma adição de última hora e falhou a parte da imagem que será corrigido na versão 1,1. Quanto ao undefined esperamos que seja possível resolver na proxima versao, tem a ver com o método usado para chamar os mapas da google na versão V3.

Quanto aos mestrados integrados iremos dar uma vista de olhos nos modelos de dados públicos. Obviamente como há-de imaginar os dados foram obtidos por processos automáticos o que limitam em parte a classificação da informação.

A estabilidade é um ponto importante. Se tentarmos usar os componentes que necessitam de geolocalização, por exemplo mostrar os cursos perto de nós, em determinadas situações fica um processo em background à espera de um sinal que o dispositivo nunca entrega. E isso "emperra" a aplicação.

A versão 1.1 terá optimizações para os interfaces em iPad, pois apesar de ser uma aplicação universal, não demos grande foco aos interfaces iPad na versão 1.0.

Já agora, qual o dispositivo em que testou? Estamos abertos a sugestões de funcionalidades e agradecemos todo o feedback dos utilizadores do zwame.

Saudações da equipa Onionsoup :)
 
Bom dia caro Cocaina,Antes demais obrigado pela review :) Tem razão em todos os pontos que levantou. Já agora, brevemente irá sair a versão para Android >=2.3Os CET's foram uma adição de última hora e falhou a parte da imagem que será corrigido na versão 1,1. Quanto ao undefined esperamos que seja possível resolver na proxima versao, tem a ver com o método usado para chamar os mapas da google na versão V3. Quanto aos mestrados integrados iremos dar uma vista de olhos nos modelos de dados públicos. Obviamente como há-de imaginar os dados foram obtidos por processos automáticos o que limitam em parte a classificação da informação. A estabilidade é um ponto importante. Se tentarmos usar os componentes que necessitam de geolocalização, por exemplo mostrar os cursos perto de nós, em determinadas situações fica um processo em background à espera de um sinal que o dispositivo nunca entrega. E isso "emperra" a aplicação.A versão 1.1 terá optimizações para os interfaces em iPad, pois apesar de ser uma aplicação universal, não demos grande foco aos interfaces iPad na versão 1.0. Já agora, qual o dispositivo em que testou? Estamos abertos a sugestões de funcionalidades e agradecemos todo o feedback dos utilizadores do zwame.Saudações da equipa Onionsoup :)
Agradeço a resposta.

Fico então à espera da versão 1.1... :)

O dispositivo em questão foi um iPad 3rd.

Mais uma vez, parabéns a toda a equipa.
 
Bem a aplicação está muito interessante e bem pensada, mas houve uns bugs. Adicionei um curso aos favoritos e não consegui tirar. Quando adicionei outro, ao invés de ficar com dois, apagou o primeiro. E agora não consigo apagar esse segundo que pus, não sei se é noobice minha...

Já agora seria possível ter os nomes de quem entrou? Não sei se em termos de privacidade é possível mas acho que são dados públicos. Pode é ocupar muito espaço mas gostava de ver alguns colegas pois tenho curiosidade.

De resto está excelente, se me pedissem algo mais diria um breve resumo sobre o curso que geralmente é feito nos sites próprios das fac's e aquela cena da saída que o curso tem, quantos licensiados são empregados no 1º mês após o término do curso.

Se conseguissem eliminar esse bug dos favoritos e fazer estes 3 upgrades ficava um aplicação que eu até pagaria para ter!
 
Bem a aplicação está muito interessante e bem pensada, mas houve uns bugs. Adicionei um curso aos favoritos e não consegui tirar. Quando adicionei outro, ao invés de ficar com dois, apagou o primeiro. E agora não consigo apagar esse segundo que pus, não sei se é noobice minha... Já agora seria possível ter os nomes de quem entrou? Não sei se em termos de privacidade é possível mas acho que são dados públicos. Pode é ocupar muito espaço mas gostava de ver alguns colegas pois tenho curiosidade.De resto está excelente, se me pedissem algo mais diria um breve resumo sobre o curso que geralmente é feito nos sites próprios das fac's e aquela cena da saída que o curso tem, quantos licensiados são empregados no 1º mês após o término do curso.Se conseguissem eliminar esse bug dos favoritos e fazer estes 3 upgrades ficava um aplicação que eu até pagaria para ter!
Podes ver isso aqui: http://www.dges.mctes.pt/coloc/2011/

A base de dados da App contém as informações do Ministério, disponíveis aqui: http://www.acessoensinosuperior.pt/indarea.asp?frame=1
Mas também concordo que poderiam juntar algumas informações adicionais.
 
Última edição:
Não vamos por onde podemos ver isso pois todas as informações nessa aplicação são facilmente acessíveis. O objectivo é exactamente resumir tudo e não perder tempo na busca e nesse âmbito é que poderia por algumas informações adicionais.

Cumps.
 
Caros,

Antes demais obrigado pelo vosso feedback. Em breve haverão novidades. Iremos submeter a aprovação uma actualização que corrige a maior parte dos bugs encontrados. Esperemos que não traga novos ;)

Cumprimentos
Equipa Onionsoup
 
Não vamos por onde podemos ver isso pois todas as informações nessa aplicação são facilmente acessíveis. O objectivo é exactamente resumir tudo e não perder tempo na busca e nesse âmbito é que poderia por algumas informações adicionais.Cumps.
Claro que sim. Só deixei os links porque fiquei com a ideia que te seriam úteis, caso não os conhecesses.
 
Última edição:
Boa tarde caros internautas,

Foi lançada hoje a versão 1.0.1 para Android já com correcção de muitos bugs. Está disponível para Android 2.2 até 3.1 o que abrange mais de 80% dos dispositivos Android. Sim sim, nós também sofremos do pesadelo Android... uffffa :)

Para os interessados está disponível aqui https://play.google.com/store/apps/details?id=com.onionsoup.academia
Já agora, quanto a iOS a versão 1.0.1 está à espera do tão famoso processo de avaliação por parte da APPLE.

Bem as novidades da 1.0.1 aqui vão...
-------------------------------------------
Versão IPAD e Retina Display.
Pequenas correcções na base de dados de cursos.
Correcções na visualização de mapas.
Optimização do sistema de favoritos.
Melhor qualidade de imagem dos elementos gráficos.
-------------------------------------------

E sim, ainda existem bugs ou annoyances... porém a tecnologia é mesmo assim... prega-nos partidas. Estamos a trabalhar para tornar a aplicaão quase perfeita ;)
Abraço e obrigado a todos mas em especial ao Cocaína pela review que muito agradecemos!

Cumprimentos
Joao, Onionsoup.


PS: Cocaina, achas que lance um novo tópico com a versão para Android?
 
Boa tarde caros internautas,Foi lançada hoje a versão 1.0.1 para Android já com correcção de muitos bugs. Está disponível para Android 2.2 até 3.1 o que abrange mais de 80% dos dispositivos Android. Sim sim, nós também sofremos do pesadelo Android... uffffa :) Para os interessados está disponível aqui https://play.google.com/store/apps/details?id=com.onionsoup.academiaJá agora, quanto a iOS a versão 1.0.1 está à espera do tão famoso processo de avaliação por parte da APPLE.Bem as novidades da 1.0.1 aqui vão...-------------------------------------------Versão IPAD e Retina Display. Pequenas correcções na base de dados de cursos. Correcções na visualização de mapas. Optimização do sistema de favoritos. Melhor qualidade de imagem dos elementos gráficos.-------------------------------------------E sim, ainda existem bugs ou annoyances... porém a tecnologia é mesmo assim... prega-nos partidas. Estamos a trabalhar para tornar a aplicaão quase perfeita ;)Abraço e obrigado a todos mas em especial ao Cocaína pela review que muito agradecemos!CumprimentosJoao, Onionsoup.PS: Cocaina, achas que lance um novo tópico com a versão para Android?
Ora essa, eu é que vos felicito pelo trabalho realizado! E assim que a nova versão estiver disponível voltarei a este tópico... ;)

Sem dúvida. Por estas bandas será muito difícil divulgar convenientemente a App aos utilizadores Android.
 
Já pude experimentar a nova versão.

Melhoraram muitos aspectos importantíssimos. A progressão foi excelente, até em pequenos pormenores (lembro-me agora p.e. da parte "Acesso 2012").

Reparei também que colocaram lá a tal imagem cinzenta da apple. Não sei se foi pela minha sugestão, mas quando referi que poderiam substituir o fundo cinzento, estava a referir-me a este (parte superior do printscreen):

http://desmond.imageshack.us/Himg443/scaled.php?server=443&filename=fotografiadoa.png&res=landing

Onde está agora a nova imagem creio que ficava melhor a anterior, em conformidade com o branco.

Deixo também mais umas sugestões: Ao abrir a App, se não estiver em Portrait Mode, o logótipo fica bastante "esticado". O melhor, a meu ver, seria ter a imagem normal fixa (da posição vertical), o que até ajuda a dar a indicação de que a App apenas suporta essa posição. E se pudessem aumentar a resolução desta imagem, assim como do ícone e do tal background apple, ficaria impecável.

Infelizmente ainda só pude testar a app no iPad 3r, daí esta minha insistência (e peço desculpa por isso) nas imagens, resoluções, etc... Num iPhone certamente tudo aparenta ser mais uniforme.

De resto, não sei se foi efeito placebo, mas pareceu-me estar mais estável em geral (0 crashes). Os mapas também foram bem corrigidos.

Continuem o bom trabalho. É a única aplicação do género e tem muito potencial.
 
Boa noite Cocaina,

Sim seguimos algumas sugestões de alguns utilizadores, principalmente as suas. A parte do fundo foi seguida como sugestão sua, mas o padrão escolhido para fundo inspiramo-nos no OSX Lion (http://osxdaily.com/2011/10/15/os-x-lion-ios-5-grey-linen-tile-wallpaper/) .

Para tirar esse screenshot com o fundo sólido cinzento arrastou foi? Ou como é que conseguiu ter esse bocado cinzento acima da barra de titulo preta ?
A questão do landscape é uma dor de cabeça. Desactivamos o landscape devido a alguns problemas de colocação dos elementos após a rotação. Enquanto não tivermos conseguido um comportamento correcto não o vamos alterar. Tem muito a ver com a tecnologia de renderização que estamos a usar.

Vamos ver se conseguimos testar melhor a app num iPad 3 e verificar todas essas questões que falou.... A perfeição é obviamente um objectivo :)

Cumprimentos
Joao, Onionsoup
 
Boa noite Cocaina,Sim seguimos algumas sugestões de alguns utilizadores, principalmente as suas. A parte do fundo foi seguida como sugestão sua, mas o padrão escolhido para fundo inspiramo-nos no OSX Lion (http://osxdaily.com/2011/10/15/os-x-lion-ios-5-grey-linen-tile-wallpaper/) . Para tirar esse screenshot com o fundo sólido cinzento arrastou foi? Ou como é que conseguiu ter esse bocado cinzento acima da barra de titulo preta ?A questão do landscape é uma dor de cabeça. Desactivamos o landscape devido a alguns problemas de colocação dos elementos após a rotação. Enquanto não tivermos conseguido um comportamento correcto não o vamos alterar. Tem muito a ver com a tecnologia de renderização que estamos a usar.Vamos ver se conseguimos testar melhor a app num iPad 3 e verificar todas essas questões que falou.... A perfeição é obviamente um objectivo :)CumprimentosJoao, Onionsoup
Sim, esse padrão é usado em vários iDevices, tanto em OSX como em iOS.

E quanto ao screenshot, sim, é o que aparece quando se arrasta para cima ou para baixo. ;)

Cumprimentos!
 
Back
Topo