Artigo/Análise ACAPOR - Nova proposta de LEI anti-pirataria e Downloads Ilegais

Uma coisa eu também não percebo. A fim de conseguir esses dados pessoais, eles recorrem a social engineering e por muitas vezes fazendo-se passar por quem não são. Isso não seria crime? Fraude?
 
Uma coisa eu também não percebo. A fim de conseguir esses dados pessoais, eles recorrem a social engineering e por muitas vezes fazendo-se passar por quem não são. Isso não seria crime? Fraude?

Sim é, mas da maneira como eles andam pedindo indemnizações para eles não é nada e ainda por cima ficam com o dinheiro e nao dão aos autores como dizem tanto..
E sim é crime fazer isso, chama-se falsa identidade.
 
Técnicamente a Acapor não fechou nenhum site. Eles obrigaram os donos/ gestores dos sites a fechar o site, em troca a acapor não seguia com a queixa para tribunal e com pedidos de imenizações.

Se a acapor fosse fechar um site tinha de ficar tipo o megaupload. Cancelavam os logins todos do servidor, colocavam uma imagem a dizer acapor, faziam um backup de todo o servidor para ficarem com provas.

Depois era só aprensentar em tribunal e uma copia do servidor como prova, ganhavam o caso a brincar e recebiam umas valentes imenizações.

Para mim, a acapor só espalha boatos e lança o medo de ir para tribunal. Só nao sei se o caso BTNEXT é do tempo da acapor.
 
Como podem ver a ACAPOR Fechou mais 2 sites, são burlões e mesmo assim conseguiram fechar, não me perguntem como, nem mesmo com o servidor fora de portugal .
São burlos e já estão avançar com um processo contra eles podem ver a noticia AQUI

Mais 2 sites fechados o piratamania e outro, e a ACAPOR apanhou um possiveis administradores do BT Revolution apanharam o NBI de uma conta que estava associada ao site a quem faz pagamentos, acapor vai avançar com queixa também.

Como já disseram eles não fecham rigorosamente nada. Apenas ameaçam os donos com processos e a maior parte com medo fecha.

Em relação a essa de apanharem o NIB quero ver como é que eles vão provar a tribunal que realmente pertence ao dono do site. Caso não provem podem levar com um processo de difamação ou danos morais.
 
Sim é, mas da maneira como eles andam pedindo indemnizações para eles não é nada e ainda por cima ficam com o dinheiro e nao dão aos autores como dizem tanto..
E sim é crime fazer isso, chama-se falsa identidade.

Os gestores desses sites apenas foram ameaçados, uns fecham por medo, outros deixam andar.
Até agora que eu saiba o unico caso que foi para tribunal foi um conhecido tracker nacional alojado em PT.

Segundo noticias que tenho lido na exameinformatica andam a ameaçar um site que está só alojado em pleno blogs sapo e continua activo :D
 
Já apagaram o site? foi sol de pouca dura...

Sinceramente isto vai dar "batalha campal" entre utilizadores e ISP contra a ACAPOR.
 
A ACAPOR alega que as altas velocidades são apenas usadas para downloads ilegais? Como eu faço para descarregar um jogo de 50 GB/s comprado online? vou demorar 80h?
 
A ACAPOR alega que as altas velocidades são apenas usadas para downloads ilegais? Como eu faço para descarregar um jogo de 50 GB/s comprado online? vou demorar 80h?

ACAPOR parece uma barata tonta que não sabe para onde se virar. Agora até implica com as velocidades dos tarifários. Estão completamente perdidos e a caírem no ridículo. E ainda vão arranjar uma brincadeira que quem vai acabar por ser processado são eles mesmos. Essa história de andarem a pedir indemnizações para conteúdos que não possuem os direitos vai dar muito pano para mangas.
 
Última edição:
Realmente só em PT uma associação pode pedir dinheiro de direitos e autor de produtos dos quais não é autora nem tem o direito legal de o fazer.
 
Pedir pode. Até tu podes. Agora em tribunal é que a história vai ser outra. Mas duvido que algum desses processos chegue se quer a julgamento.
 
Última edição:
Mas não deviam puder. Quer dizer estão a acarretar custos para os tribunais portugueses (portanto para todos os cidadãos que residam no nosso território) numa coisa que nem tem cabimento nenhum. Então agora vou ali ao tribunal dizer que o site y tem para download o filmes x que é produção da empresa FilmeseCompanhia e peço uma indemnização para mim. Isto cabe na cabeça de quem?

Primeiro se os sites estão a disponibilizar conteúdo com direitos de autor não devia ser qualquer um que pudesse chegar e meter queixa por isso, mas apenas o autor/quem detem os direitos, porque eu posso muito bem não me importar que o meu conteúdo seja pirateado. E muito menos deviam puder pedir uma indemnização.
 
Última edição:
Foi exactamente isso que o MP disse. Podes ler isso aqui: http://exameinformatica.sapo.pt/not...iz-que-e-legal-copiar-musicas-e-filmes-na-net

Mas como disse isto é mais para meter medo aos gestores dos sites. Porque o MP nem vai deixar que estes casos cheguem a tribunal. Agora se os verdadeiros autores se meterem lá no meio a história é outra. Sendo apenas ACAPOR e companhia limitada apenas é showoff. E como disse ainda pode correr mal para o lado deles. Podem ser acusados de crime de apropriação indevida. Mas se algum advogado estiver por aí a ler que se pronuncie melhor.
 
Pronto acabaram agora de publicar que iam processar uma empresa por causa de uns adjustes de conta do passado sei la, a ACAPOR já não sabe o que faz lool
Vejam a noticia AQUI
Devem ver essa noticia a ACAPOR esta desesperada :-D
 
Para desmistificar uma confusão q mta gente faz. A ACAPOR apresenta queixa, ou ameça q vai apresentar, n pq se julga detentora dos direitos de autor (isso seria uma idiotice) mas pq a pirataria é considerado um crime público. Ora na lei tuga, os crimes públicos, podem ser alvo de apresentação de queixa por qualquer pessoa/entidade, mesmo q nada tenha a ver com o caso. Por isso é q faz queixas no ministério público, e n vai directamente para tribunal, precisamente pq n é detentora de qualquer direito, n é de forma directa interveniente no processo, pq n é a eles q é roubado nada, nada de que eles sejam proprietários.

Assim fazem uma queixa e nem dinheiro gastam com o processo, como aconteceria se essa queixa fosse apresentada directamente num tribunal.

Eu se quiser apresento queixa do site XPTO, pq a pirataria é um crime público, como posso apresentar queixa de um gajo q eu vi no meio da rua a bater na mulher (crime público) mesmo q a mulher n seja minha e eu em nada seja beneficiado ou prejudicado pq está ali um gajo a dar uma sova na mulher.

É isto q a acapor faz, como podia ser eu, o manel da coves, ou o PCTP/MRPP ou o Sporting clube de portugal a apresentar queixa, do "saca.aqui.pt"

Claro q se sabe a a acapor faz isto, pq indirectamente a pirataria prejudica-lhes o negócio.
 
negocio? que negocio é que eles tem? eles são uma associação sem fins lucrativos onde está o negocio?

e já agora as indemnizações vão para onde? e caso saiba eles fazem ilegalidades como saber o IP já que para saberem o IP de uma pessoa só com ordem judicial.

depois dó que li penso que aceitas o que a acapor faz
 
Back
Topo