1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Access point wireless com transmissão a mais de 12 km

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por manipulo, 8 de Março de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 3926)

  1. manipulo

    manipulo Banido

    Olá .. boa noite
    Venho por este meio expôr uma duvida que me tem martelado os neurónios a algum tempo .

    A algum tempo que lido com redes wireless tudo muito básico .. eu sem perceber nada disto instalei uma pequena rede doméstica para um portátil , actualmente ps3 e psp .

    Tudo funciona perfeitamente sem qualquer conflito .

    Bem começêmos ... o meu irmão adquiriu recentemente uma ps3 .. acontece que ele tem uma usb connect box da vodafone e aquilo não é compativel com a ps3 a menos que se use um pc partilhando a ligação com a consola ou outros pc através de um router wireless .
    Mas mesmo através desse sistema é dificil as ligações ficarem bem.

    Como algumas pessoas devem saber essas pseudo ligações 3g mobile e afins , kangurus vodas e outros ... são uma autêntica roubalheira ...

    O meu irmão paga 22euros por 1G mensal .

    Eu puz-me a pensar e imaginei o seguinte ..
    Tenho cabovisão banda larga 2MB com uma carga mensal de 20G mais adicionais happy hours .
    Será possivel eu partilhar a minha rede com o meu irmão ?!

    10G chegam-me e sobram perfeitamente para os meus gastos uma vez que apenas gasto a navegar10% , jogar 85% ,downloads 5% ... estimativa um pouco marreca mas é mais coisa menos coisa .

    Bem tenho apenas um problema é que ele mora a cerca de 12 a 13 km .

    Existe algum amplificador de frequência que seja capaz de superar esta distancia ?
    Se sim bastariam dois um em cada casa não é .?!

    Wirelesss é baseado em frequências de rádio por isso deve de existir algo que potencie um normal router caseiro wireless. .. peço que me deiam vossas opiniões se souberem claro .

    Desde já o meu obrigado .
     
  2. petersaints

    petersaints Power Member

    Posso estar enganado mas é tecnicamente impossível... A uma distancia dessas com tantos obstaculos pelo meio a distorção é demasiada com certeza.

    Além disso os níveis de amplificação que queres só deve ser possível com material extremamente caro e de dimensões enormes (que nem estarão à venda comercialmente se existirem e forem tecnicamente possíveis).

    Além disso é ilegal concerteza transmissões a essa distância... Por vária razões:

    1) A potencia da emissão teria que ser tão alta que não sei não poderia ter riscos para a saúde devido a radiações.

    2) Imaginemos que usavas o canal 6 de wireless 802.11g. Num raio de 13Km ias estar a interferir com outras redes que usassem esse canal publico (se simplesmente não o bloqueasses por completo).

    Por isso esquece lá... equipamente para transmitir a 12Km se existir é tão caro que mais vale por net nas duas casas...

    ATENÇÃO: Posso estar errado (esta área não é a minha especialidade) mas concerteza que muitos outros acharão essa ideia completamente disparatada.

    EDIT:

    Estive a ler nuns forums... Com antenas unidireccionais em linha recta (devidamente alinhadas) e sem obstáculos parece ser possível até 40KM... mas não me parece que seja este o caso. Sem ser em linha recta acho mesmo impossível.
     
    Última edição: 9 de Março de 2008
  3. soaked

    soaked Power Member

    Tb não sou nenhum expert, mas material há de certeza, deve é ficar bem mais barato meter a net que precisam.

    E é como disse o petersaints, não deve estar à venda na loja ali da esquina.
     
  4. manipulo

    manipulo Banido


    Ok ... vou continuar a investigar .. ainda ontem estive num site com amplificadores de 1watt para longas distancias com preços na ordem dos 200 euros .
     
  5. Banhoca_PT

    Banhoca_PT Power Member

    Já vi não sei onde que uns bacanos lá nos States conseguiram 250Km... Por isso já nada me espanta.
     
  6. NooZes

    NooZes Power Member

    E apostar em 5Ghz?
     
  7. Salvador_

    Salvador_ Power Member

    www.redes.com.pt tens la cenas baratas e antenas de alto ganho tipo de 30dBi's e nao sao tao caraas qnt isso...usa um forum da especialidade de wireless q pode ser q te ajudem... www.wireless.com.pt acho q é este...
     
  8. casser

    casser Power Member

    duas direccionais tipo "grid" 20.5dBi na redespt.com + 2 cabos coaxiais...se tiveres linha de vista fazes na boa.

    Entre uma antena e um amplificador...vai pela antena.
     
  9. fliu

    fliu Power Member


    Posso estar enganado mas o que estudei em ondas leva-me a querer que quanto mais alta a frequencia menor a distância de alcance. (por isso é que as ondas AM têm mais alcance que as FM, mas tb têm menos frequência e qualidade(devido à baixa frequencia)
     
  10. traste

    traste What is folding?

    Dizer que a Onda Média tem mais alcance que a Frequência Modulada é falacioso, já que uma emissão em OM aproveita a reflexão na ionosfera (durante o período nocturno) para atingir distâncias maiores, na ordem dos milhares de quilómetros Também suporta melhor obstáculos naturais. Já o FM sofre muito com os obstáculos. No entanto a qualidade é melhor... mas em igualdade de circunstâncias e de dia, o FM e a OM não diferem muito em termos de cobertura. E digo isto segundo a experiência do dia-a-dia...

    Isto também se deve passar no wifi, com 5 GHz e linha de vista a ligação deve ser mais fiável, digo eu... mas devo estar errado, podem corrigir à vontade...
     
  11. lbsimoes

    lbsimoes Power Member

    Antenção!

    A legislação só permite 100mw para a frequência 2.4GHz e recentemente 1W para os 5GHz. Ambas as frequências são livres de licença, no entanto, para este tipo de instalação, é obrigatório apresentar o projecto à ANACOM.

    Para configurares uma rede deste tipo tens de:
    - Calcular a potencia emitida, sensibilidade do receptor e perdas no "canal" (nesta caso ar, se em zona de vista) para saber a o ganho necessário na antena para uma determinada velocidade de ligação, entrar com variantes do meio como Zona Fresnel, curvatura da terra, etc...
    - Usar antenas direccionais de alto ganho e estabilidade
    - Ter equipamento para a orientação da antena
    - Medidor de ganho (2.4 e/ou 5GHz)
    - E acima de tudo, bons conhecimentos de radio frequência (para saber como instalar tudo)

    Como tb te deve parecer, não é fácil uma instalação deste tipo a 12Km, o dinheiro gasto e tempo perdido, dá certamente para o teu amigo ter ADSL a 24Mbps por uns bons anos.

    Por curiosidade, se te apetecer saber mais, tens aqui um exelente artigo: http://www.gta.ufrj.br/seminarios/semin2003_1/miguel/index.html
     
    Última edição: 12 de Março de 2008
  12. Antonio Jose

    Antonio Jose Power Member

    Meu caso...

    E no meu caso que temho duas casas que distam aprox 5oo metros mas que não estão em linha de vista??
    havera facilidade??
    Digam-me como..
    Obrigado
     
    Última edição: 12 de Março de 2008
  13. casser

    casser Power Member

    Isso é tudo muito lindo com a Anacom, mas achas que eles preocupam-se em inspeccionar as antenas wireless que cada pessoa tem em casa para confirmar se não ultrapassa o limite de 100mW? existem lojas/sites portugueses que vendem de forma livre amplificadores de 1W para 2.4ghz sem o requerimento de uma licença de rádio amador...

    Apesar das antenas de 5ghz estarem mais livres de interferências..tem a grande desvantagem de ter o dobro de perda no cabo coaxial a comparar com a frequencia de 2.4ghz. Outra vantagem de 2.4ghz é se usarem router´s com o firmware DD-WRT conseguem ligações de 1mbps a -92dB...o que permite uma maior margem de manobra em termos de perdas de cabos/falta de sinal a comparar com placas clientes usb/pci/pcmcia.

    Por experiencia própria não é assim tão complicado, duas antenas direccionais >20dBi (seja para 2.4ghz ou 5ghz) com o cabo coaxial o mais curto que possivel (mete o ap numa caixa estanque junto à antena) e com alguma paciencia para apontar as antenas consegue-se fazer isso numa tarde sem grandes stress´s e sem grandes custos..

    ex:
    lado 1--> PC --> cabo rj-45 +POE --> caixa estanque c/ router 2.4ghz com firmware DD-WRT em modo AP --> cabo coaxial (LMR-400) --> antena >20dBi

    lado 2--> PC --> cabo rj-45+POE --> caixa estanque c/ router 2.4ghz com firmware DD-WRT em modo cliente --> cabo coaxial (LMR-400) --> antena >20dBi
     
  14. Antonio Jose

    Antonio Jose Power Member

    Ainda não me responderam:
    para 500 metros de distancia com obstaculos é facil?
     
  15. casser

    casser Power Member

    Depende dos obstáculos...e dizendo assim por alto se não tens linha de vista a 500m torna-se muito dificil..

    O melhor que tens a fazer é testares com cantennas que são baratas e muito fáceis de fazer.
     
  16. lbsimoes

    lbsimoes Power Member

    Tens razão casser, que se lixem as regras, fazemos à nossa maneira e logo se vê....se correr mal, não faz mal, o investimento foi pouco, a ANACOM apreende o equipamento, e até pode ser que a multa seja pequena...

    Quanto aos 500mts, desta vez dou mesmo razão ao casser :), tens de definir bem essa coisa de não estar em linha de vista.
     
  17. Make.Love

    Make.Love Banido

    talvez com WiMax :lol:
     

Partilhar esta Página