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TocasPt

Membro
Já passei horas de roda desta cena.
Tou quase a xpludir com a minha maquina.
Deve ser uma resolução basica, mas basico deve ser o que sou, enfim....
Algum me pode xplicar por amor de Deus o seguinte
Pediram-me para fazer uma cena no access e a relação entre tabelas, mas isto na funciona nem á lei da bala. Não conheço pessoalmente ninguem que me consiga resolver o assunto por isso decidi vir aos especialistas.
Tenho 3 tabelas "Beneficiarios" "Baixas" "Centros de Saude" e tenho que relacionar o (Niss) dos "Beneficiarios" com o (Niss) das "baixas", Depois tenho que relacionar o (Codigo de Saude) das tabelas de "baixas" com o (codigo de saude) da tabela de "centro de saude"
As chaves teriam que ficar nos Niss's e nos cod da unidade de saude sendo que nas tabelas "Baixas" e "centros de saude" a duplicação era não autorizada e nas "Baixas" a duplicação era autorizada.
As tabelas são as seguintes:
tabelasaccessto6.png

Alguem me pode dizer porque é que quando tenho tudo feito na consigu que ao inserir um (Niss) ou um (Id de centro de saude) repetido, me faça aparecer logo o (nome) do utente ou a (unidade de saude), isto feito no formulario das "baixas"?
Desde já muito agradecido.
 
Em minha opinião teria de ficar assim:

4 tabelas:

Beneficiário (NISS, a, b, c, .... z)
Baixas (NISS, COD_SAUDE, a, b, c, .... z)
Baixas_Centro(NISS, COD_CENTRO_SAUDE, Data)
Centro_Saude(COD_CENTRO_SAUDE, a, b, c, .... z)

As relações teriam de ficar tal como está nas cores.
Repetições na tabela baixas e baixas_centro (Para as distinguires deverá ter o atributo data)
 
Última edição:
Boas!!!
Atão vamos la ver se percebi... isto hoje ta dificil... mas é culpa minha...

Existem 3 Tipos de informação
-Centros
-Beneficiarios
-Registos de Beneficiarios nos centros

(Se eu tiver a dizer algo mal pfv digam pq hoje é a entrada po S. joão e eu já vou com uma grande entrada... minis...)
Criar Tabela:
-"Centros de Saude" = à imagem do post, com chave primária "Código unidade" (Duplicação não Autorizada)
-"Beneficiarios" =à imagem do post, com chave primária "Niss" (Duplicação não Autorizada)
-"Baixas" Sem chaves primarias, com os seguintes campos : "Niss";"Código unidade";"Data Inicio"; "Data Fim ";"Codigo de .."; "Montante" (Repare, não é necessário repetir os campos referentes a "Centros de Saude" ou a "Beneficiarios". Isto chama-se normalização, mas aprofunde este termo, no caso de seguir bd)

Relações:
As relações são as seguintes (para este caso que estou a expor... pelo que percebi)
Relação1 : Tabela-"Beneficiarios";Campo-"Niss" => (um para muitos) => Tabela-"Baixas"; Campo-"Niss"
Relação2 : Tabela-"Centros de Saude";Campo-"Código unidade" => (um para muitos) => Tabela-"Baixas"; Campo-"Código unidade"

Se assim for, as relações estão feitas.

Quanto à visualização, em tabelas, se introduzir um registo com um certo "Niss" e um certo "Código unidade", conseguirá ver um "+" onde estará a informação relativa a cada um dos campos.
Num formulario, a criação já terá q ser mais cuidada.
Pressupondo q introduziu todos os dados na tabela "baixas"; para visualizar os dados referentes a cada "Niss" ou "Código unidade", terá que criar subformularios em que a ligação entre formulario e Subformulario é "Niss" ou "Código unidade" respectivamente. Por outro lado, pode utilizar um botão de comando com o nome de "Visualizar" e abrir um formulario "Beneficiarios" ou "Centros de Saude" com a respectiva ligação.

Se existir alguma duvida não hesite em responder.

Espero ter ajudado.
 
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