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Discussão em 'Programação' iniciada por TocasPt, 21 de Junho de 2007. (Respostas: 2; Visualizações: 777)

  1. Já passei horas de roda desta cena.
    Tou quase a xpludir com a minha maquina.
    Deve ser uma resolução basica, mas basico deve ser o que sou, enfim....
    Algum me pode xplicar por amor de Deus o seguinte
    Pediram-me para fazer uma cena no access e a relação entre tabelas, mas isto na funciona nem á lei da bala. Não conheço pessoalmente ninguem que me consiga resolver o assunto por isso decidi vir aos especialistas.
    Tenho 3 tabelas "Beneficiarios" "Baixas" "Centros de Saude" e tenho que relacionar o (Niss) dos "Beneficiarios" com o (Niss) das "baixas", Depois tenho que relacionar o (Codigo de Saude) das tabelas de "baixas" com o (codigo de saude) da tabela de "centro de saude"
    As chaves teriam que ficar nos Niss's e nos cod da unidade de saude sendo que nas tabelas "Baixas" e "centros de saude" a duplicação era não autorizada e nas "Baixas" a duplicação era autorizada.
    As tabelas são as seguintes:
    [​IMG]
    Alguem me pode dizer porque é que quando tenho tudo feito na consigu que ao inserir um (Niss) ou um (Id de centro de saude) repetido, me faça aparecer logo o (nome) do utente ou a (unidade de saude), isto feito no formulario das "baixas"?
    Desde já muito agradecido.
     
  2. K0mA

    K0mA Power Member

    Em minha opinião teria de ficar assim:

    4 tabelas:

    Beneficiário (NISS, a, b, c, .... z)
    Baixas (NISS, COD_SAUDE, a, b, c, .... z)
    Baixas_Centro(NISS, COD_CENTRO_SAUDE, Data)
    Centro_Saude(COD_CENTRO_SAUDE, a, b, c, .... z)

    As relações teriam de ficar tal como está nas cores.
    Repetições na tabela baixas e baixas_centro (Para as distinguires deverá ter o atributo data)
     
    Última edição: 21 de Junho de 2007
  3. Boas!!!
    Atão vamos la ver se percebi... isto hoje ta dificil... mas é culpa minha...

    Existem 3 Tipos de informação
    -Centros
    -Beneficiarios
    -Registos de Beneficiarios nos centros

    (Se eu tiver a dizer algo mal pfv digam pq hoje é a entrada po S. joão e eu já vou com uma grande entrada... minis...)
    Criar Tabela:
    -"Centros de Saude" = à imagem do post, com chave primária "Código unidade" (Duplicação não Autorizada)
    -"Beneficiarios" =à imagem do post, com chave primária "Niss" (Duplicação não Autorizada)
    -"Baixas" Sem chaves primarias, com os seguintes campos : "Niss";"Código unidade";"Data Inicio"; "Data Fim ";"Codigo de .."; "Montante" (Repare, não é necessário repetir os campos referentes a "Centros de Saude" ou a "Beneficiarios". Isto chama-se normalização, mas aprofunde este termo, no caso de seguir bd)

    Relações:
    As relações são as seguintes (para este caso que estou a expor... pelo que percebi)
    Relação1 : Tabela-"Beneficiarios";Campo-"Niss" => (um para muitos) => Tabela-"Baixas"; Campo-"Niss"
    Relação2 : Tabela-"Centros de Saude";Campo-"Código unidade" => (um para muitos) => Tabela-"Baixas"; Campo-"Código unidade"

    Se assim for, as relações estão feitas.

    Quanto à visualização, em tabelas, se introduzir um registo com um certo "Niss" e um certo "Código unidade", conseguirá ver um "+" onde estará a informação relativa a cada um dos campos.
    Num formulario, a criação já terá q ser mais cuidada.
    Pressupondo q introduziu todos os dados na tabela "baixas"; para visualizar os dados referentes a cada "Niss" ou "Código unidade", terá que criar subformularios em que a ligação entre formulario e Subformulario é "Niss" ou "Código unidade" respectivamente. Por outro lado, pode utilizar um botão de comando com o nome de "Visualizar" e abrir um formulario "Beneficiarios" ou "Centros de Saude" com a respectiva ligação.

    Se existir alguma duvida não hesite em responder.

    Espero ter ajudado.
     

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