1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aceder a computador fora da rede local

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por metRo_, 10 de Maio de 2009. (Respostas: 16; Visualizações: 3711)

  1. metRo_

    metRo_ Power Member

  2. Skyl

    Skyl What is folding?

    Última edição: 10 de Maio de 2009
  3. metRo_

    metRo_ Power Member

    Não é isso que quero mas obrigado na mesma pela reposta, se calhar é melhor postar na parte web-development.
     
  4. Skyl

    Skyl What is folding?

    Ah lol, desculpa lá então, eu é que não percebi bem o teu problema.

    Cumps
     
  5. mauro1855

    mauro1855 I'm cool cuz I Fold

    Boas. Esclarece-me uma dúvida: Queres aceder ao PC em que sentido:
    - Queres que o teu PC possa alojar página na net, servindo literalmente de hoster;
    - ou Queres poder aceder ao teu PC remotamente quando estás fora de casa e fazer como se tivesses em frente ao teu PC...??

    Cumps
     
  6. metRo_

    metRo_ Power Member

    Ter tipo um webserver, aceder a uma pagina no meu pc
     
  7. mauro1855

    mauro1855 I'm cool cuz I Fold

    Boas, primeiro que tudo convém saber se a tua ligação á Internet tem um IP fixo ou dinâmico.
    A página que estará alojada no teu servidor terá um endereço específico, do genero "www.enderecomaluco.pt", e esse endereço tem, obrigatoriamente de estar associado a um IP. Ora, se o teu IP é fixo, é fácil pois o endereço da página estará associado ao teu IP. Se o teu IP for dinâmico, significa que vai mudar constantemente, e o endereço não pode estar assoaciado directamente a um IP do teu PC, sendo que podes usar serviços intermediários para redereccionar o utilizador para o teu PC. Um desses serviços é, por exemplo, o No-IP (http://www.no-ip.com/).
    Não te consigo dar promenores de como funciona, e também não te consigo ajudar mais, mas para começar é uma ajuda. Esperemos que utilizadores mais experienciados venham dar uma ajuda, e possivelmente corrigir algumas das coisas que eu possa ter dito mal...

    Cumps
     
  8. PJTuga

    PJTuga Power Member

    fazer: http://ip_do_pc_onde_esta_o_xampp funciona, mas tens de fazer port forward no router
    tens de redireccionar a porta 80 para o pc da tua rede

    aqui como fazer redirect da porta no teu router
     
  9. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Exactamente.
    As duas coisas a teres em consideração são: 1) saberes o IP do computador (usando o no-ip caso seja dinâmico, por exemplo), e 2) fazeres um forward da porta para o computador da tua rede. Geralmente, isso faz-se na página de configurações do router.

    Em certos routers podes, inclusivamente, redireccionar ligações que vão para a porta X do router para a porta Y do computador (ou seja, em vez de redireccionares a porta 80 - HTTP - do router para a porta 80 do computador, redireccionas a 8080 do router para a 80 do computador, e acedes através de http://ip_do_pc_onde_esta_o_xampp:8080)
     
  10. hugo89

    hugo89 Power Member

    Boa noite
    para aproveitar o topic, alguém me sabe dizer como faço para abrir uma pasta ou um ftp, no mesmo sentido?
     
  11. begreat

    begreat Suspenso

    Terás mesmo de fazer como disse o Kayvlim...

    Provavelmente não tens IP Fixo e terás de criar uma conta no dyndns ou no NO-IP...

    Depois disso terás mesmo de fazer o redireccionamento da porta que pretendes utilizar, para o computador onde tens o Xampp...
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Maio de 2009
  12. metRo_

    metRo_ Power Member

    Assim que tiver em casa vou testar e obrigado pelas resostas :)

    Mas uma duvida, antes do ip_do_pc_onde_esta_o_xampp não tenho que fazer referencia ao ip_do_router? Pois este é que mantem a ligação à internet?!

    Outra coisa ao redireccionar a porta 80 para o pc da minha rede não vou ficar sem acesso à página de configuração do router?
     
  13. mauro1855

    mauro1855 I'm cool cuz I Fold

    Assim que poens o teu IP da net na barra de endereço, és redireccionado para o teu router, e a partir daí é as configurações do Port Forwarding...
    Cumps
     
  14. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Vamos a ver se nos entendemos:

    Existe o IP externo, que é o IP associado à tua conta da Internet. Imagina que é o 256.12.24.129 (inválido de propósito :P ).
    Existem os IPs da tua rede. Por exemplo, o teu router teria o 192.168.1.1, o teu desktop teria o 192.168.1.2 e o teu portátil, ligado ao router por wireless e usando DHCP, teria o IP 192.168.1.20.

    Para alguém se ligar ao teu desktop, precisa em primeiro lugar de saber onde, no mundo, é que te encontras. Essa pessoa liga-se ao IP externo.
    Quando essa pessoa se ligar ao teu IP externo, a ligação vai ter ao teu router, que não sabe o que há-de fazer à ligação. Em qualquer das portas onde se liguem, o router não faz nada, e não se conseguem ligar a lado nenhum no interior da tua rede.

    O que fazes nessa situação é desviar portas no router para um dos computadores da rede.
    A porta associada ao protocolo HTTP é a porta 80, que, por sua vez, é a porta onde o Apache (do XAMPP) escuta.

    Para que a ligação ao router chegue ao teu desktop (onde supostamente tens o XAMPP a correr), é preciso ires às configurações do router e fazeres um port forward da porta 80 para o computador cujo IP na rede é o 192.168.1.2 (o teu desktop). Assim, quando alguém se ligar à porta 80 do teu router, o router desvia a ligação para o desktop, e é o Apache quem a "atende".

    Depois de teres isto configurado - XAMPP ligado na máquina 192.168.1.2 e port forward no router da porta 80 para o endereço 192.168.1.2 - a forma de te ligares de fora da tua rede para o XAMPP é pelo IP http://256.12.24.129:80 (o teu IP externo). Esta ligação vai parar à porta 80 do router, que a redirecciona para o desktop. Quando não escreves a porta explicitamente (":80" no final do endereço), é assumida a porta 80 por ser a porta padrão de HTTP, ou seja, http://256.12.24.129:80 é o mesmo que http://256.12.24.129, sem mais nada.

    Finalmente, um truque um bocado menos usual mas que vale a pena mencionar, é mudares a porta externa para, por exemplo, a porta 8080. Neste caso, configuras o router para desviar as ligações que vão parar à porta 8080 para o computador 192.168.1.2 na porta 80. Assim, quem se ligar a 256.12.24.129:8080 vai parar a 192.168.1.2:80. Isto só vale a pena se quiseres manter a porta padrão do Apache (80) no servidor, mas não quiseres que essa mesma porta seja a que fica "aberta" ao exterior, para evitar, por exemplo, que port scans sejam bem sucedidos.
    O acesso de fora ao servidor a correr em 192.168.1.2:80 é usando um URL como http://256.12.24.129:8080.
    Pegando neste último URL, aquilo que acontece é 1) alguém liga-se ao IP 256.12.24.129 na porta 8080; 2) o router atende a ligação na porta 8080 e desvia-a para a porta 80 do computador em 192.168.1.2, e 3) o servidor a correr na porta 80 de 192.168.1.2, que é o Apache, atende a ligação e responde.
    Em princípio não precisas disto, mas já que estou numa de falar muito, digo tudo :D

    Espero que não tenha sido demasiado confuso, mas acho que explicando assim consegues perceber ao certo o que é que está em causa. O teu problema será saberes o IP externo da tua rede, e é para isso que servem serviços como o dyndns ou o no-ip. Informa-te sobre isso ;)

    Disclaimer: não sou nenhum entendido no assunto, portanto posso ter dito algures alguma barbaridade. Nessa situação, agradecia que alguém me corrigisse para evitar desinformar :P

    p.s.: em princípio, ligações de dentro da rede para o router na porta 80 vão parar à página de configuração do router. Ligações de fora da rede para o router na porta 80 é que podem ser desviadas para dentro da rede. Não é seguro deixares a página do router acessível a alguém da internet.
     
    Última edição: 11 de Maio de 2009
  15. metRo_

    metRo_ Power Member

    Entendi perfeitamente, quando ao no-ip já o utilizei e sei trabalhar com ele, mas era quando so tinha um pc ligado a net.

    Só ficou uma duvida, é que depois na rede quando colocar o ip do router ele vai fazer essa transferencia para o computador com o xamp? ou so faz o port forward no caso de acessos do exterior? Porque se nao ficava sem acesso a pagina do router
     
  16. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Em princípio, de dentro da rede para o router vais parar à página de configuração, mesmo que hajam forwards. Pelo menos o meu router trabalha assim - tenho a porta 80 redireccionada para o WAMP no meu portátil, e continuo a conseguir ligar-me à página de configuração do router a partir do interior da rede, mas qualquer pessoa que se ligue ao meu IP na porta 80 vai parar ao meu WAMP.

    Se, no entanto, alguém do interior da rede se ligar ao router através do IP externo (http://ip_externo), a ligação não vai parar ao router, mas sim ao computador para onde este redirecciona.
     
  17. sergiopaulino

    sergiopaulino Power Member

    Boas,
    então o meu problema é o seguinte tenho um servidor com endereço local 192.168.11.6 ligado ao router.
    E apesar de ter o port foward como visto na imagem, não consigo ter acesso porque sempre que acedo ao ip externo ele abre a página do router :S Do que será o problema?Estarei a fazer alguma coisa mal?

    Deixo aqui o diagrama da minha rede e um prtscr da configuração do router.

    http://i29.tinypic.com/2h6a61i.jpg
    http://i30.tinypic.com/x5t3qd.jpg

    EDIT:
    Thks pela edição, realmente as imagens estavam grandes, desculpem.
    Aguardo resposta
     
    Última edição: 14 de Agosto de 2009

Partilhar esta Página