aceder a disco

luixcc

Power Member
boas.. tenho 2 discos no pc, ja ha algum tempo que o principal andava um pouco marado (reiniciava sozinho sem causa aparente) hoje ao ligar o pc bloqueava ao inicial o Windows. troquei os discos na board para arrancar com o 2º(tenho SO xp SP2 em ambos) apesar de muito lento la arrancou, reconhece o disco mas nao deixa aceder a ele.. precisava de recuperar os ficheiros de la..

como posso aceder a ele?

PS: nao deixa fazer checkdisc nem nada
 
Boas Luis,

Em termos de recuperação podes também utilizar um muito bom, chamado easyrecovery profissional, creio que vai na versão 6.xx.x

Isso ja me aconteceu e era por causa dos utilizadores que tens criado no Windows que estava no outro disco, ex: os files do disco 2 são da propriedade do user "Admin", se no SO que arrancas depois não tens este user criado no windows, ele não te vai deixar aceder aos dados.

Tambem pode ser que tenhas algum tipo de encriptação no disco que não consegues aceder, e como trocaste agora o disco, ele pode ter sentido algum tipo de violação e não te deixa aceder.

Pedro Gomes
 
Boas Luis,

Em termos de recuperação podes também utilizar um muito bom, chamado easyrecovery profissional, creio que vai na versão 6.xx.x

Isso ja me aconteceu e era por causa dos utilizadores que tens criado no Windows que estava no outro disco, ex: os files do disco 2 são da propriedade do user "Admin", se no SO que arrancas depois não tens este user criado no windows, ele não te vai deixar aceder aos dados.

Tambem pode ser que tenhas algum tipo de encriptação no disco que não consegues aceder, e como trocaste agora o disco, ele pode ter sentido algum tipo de violação e não te deixa aceder.

Pedro Gomes

ja troquei varias vezes os discos e ele nunca deu problemas, é mesmo algum virus ou algo assim.. ja consegui recuperar os dados necessarios, mas surgio outro problema: nao consigo formatar! sempre que tento instalar o windows encrava ao examinar o disco..

nao tenho sorte nenhuma
 
Ok, então ja que tens os dados podes fazer uma formatação de baixo nivel nesse disco.

Eu uso um programa antigo chamado Powerquest datagone (não sei se funciona com SATA)

Mas procura algum programa desse genero (no site do fabricante do disco deve ter), esse software vai fazer com que o disco fique como vem de fabrica ou praticamente isso.

Cuidado ao usar isso, se usas no disco errado perdes tudo mesmo e nem deves poder recuperar nada.
 
Ok, então ja que tens os dados podes fazer uma formatação de baixo nivel nesse disco.

Eu uso um programa antigo chamado Powerquest datagone (não sei se funciona com SATA)

Mas procura algum programa desse genero (no site do fabricante do disco deve ter), esse software vai fazer com que o disco fique como vem de fabrica ou praticamente isso.

Cuidado ao usar isso, se usas no disco errado perdes tudo mesmo e nem deves poder recuperar nada.

vou tentar procurar entao, obrigado
 
Podes utilizar o software da marca do disco:
Se for seagate é o seatools
se não tiveres drive disquete saca a versão iso e grava para um cd e executa a partir do memso.

Aproveitas e fazes um scan à integridade do disco...
 
vou fazer um ponto de situaçao:
- deixei o cd do Windows a analisar o disco enquanto jantava,(demorou mais que os 10min que tinha esperado) ele la analisou e passou a fase seguinte. Mas quando ia todo contente eliminar a partiçao, diz que nao consegue.. depois ja nem reconhece o disco :(
-tambem utilizei e-maxx mas ele mais uma vez nao reconhece o disco..(em todos os momentos a board reconhece)
-experimentei tambem o seatools mas tambem ele nao o reconhece..

ou seja, desde que ele deixou de funcionar so com o GetdataBack é que consegui aceder a ele, continuo a aceitar soluções..

e obrigado a quem ja tentou ajudar

edit: consegui eliminar a partição e formatar o disco, e fazer um scandisk, tudo isto atravez do partition magic! o scansdisk diz que tem um erro grave, de resto ta fixe.. so nao sei como eliminar esse erro(o que impede o acesso normal ao disco)
 
Última edição:
goggla o erro que te da aí, seguramente te aparecerá um site com indicações se o disco passa a verificação que o windows xp deve fazer ao mesmo, integridade por exemplo.
 
-tambem utilizei e-maxx mas ele mais uma vez nao reconhece o disco..(em todos os momentos a board reconhece)

Enquanto o PCB/circuitos do HD não arder ou deixar de funcionar a board vai sempre reconhecer o HD, esteja ele ou não em condições de operar. Tudo o que consegues ver por ai é que a comunicação entre a board e os circuitos do HD está estabelecida e funcional.

Para tudo o resto precisas de mais um passo. A comunicação entre os circuitos do HD e o meio fisico em que os dados se encontram. Que obviamente não está nem perto de funcional. Cabeças de leitura/escrita avariadas, platters riscados, motor disfuncional, uma razão qualquer.

Se já recuperaste o que podias do HD tens 3 opções dependendo de serem aplicáveis. Lixo, garantia ou laboratório de recuperação de dados. As primeiras são grátis a ultima nem por sombras.
 
Enquanto o PCB/circuitos do HD não arder ou deixar de funcionar a board vai sempre reconhecer o HD, esteja ele ou não em condições de operar. Tudo o que consegues ver por ai é que a comunicação entre a board e os circuitos do HD está estabelecida e funcional.

Para tudo o resto precisas de mais um passo. A comunicação entre os circuitos do HD e o meio fisico em que os dados se encontram. Que obviamente não está nem perto de funcional. Cabeças de leitura/escrita avariadas, platters riscados, motor disfuncional, uma razão qualquer.

Se já recuperaste o que podias do HD tens 3 opções dependendo de serem aplicáveis. Lixo, garantia ou laboratório de recuperação de dados. As primeiras são grátis a ultima nem por sombras.

dessas 3 nenhuma me agrada mas se tiver de ser :( é que lixo polui o ambiente, lol garantia ja se foi ha muito e a outra deve ser caro..
 
dessas 3 nenhuma me agrada mas se tiver de ser :( é que lixo polui o ambiente, lol garantia ja se foi ha muito e a outra deve ser caro..

Não é caro. É um roubo descarado... Aproveitam o desespero do pessoal para se encher à grande na maioria dos casos.

Se não gostas de lixo, bom, podes sempre desmontar a cover do HD, meter um acrilico e uns leds e adaptar a um transformador baratinho... Dá uma coisa inutil mas com um certo bom aspecto :P
 
Back
Topo