Aceder a informações sobre o sistema ?

h4des

Power Member
Boas, estou a tentar fazer uma aplicação que me mostre várias informações sobre o sistema, como a temperatura do CPU, velocidade das fans, temperaturas dos discos, etc.

O problema é que não consigo encontrar uma forma de obter essas informações, já tive a pesquisar e não encontro nada.

Posso fazer isto em C/C++ ou até em java(duvido que dê), tendo em conta que são as unicas linguagens em que tenho algum conhecimento.

Btw, não quero usar programas do genero do speedfan porque o objectivo não é so mostrar as temperaturas, quero dar outro uso ás informações obtidas.
 
Qual é o sistema operativo? Se for Unix podes obter as informações a partir do "top". Em Windows tens o "systeminfo".

O SO é o windows xp. Onde posso encontrar mais informações sobre esse "systeminfo"? Executei-o na linha de comandos mas ele não me mostra as temps, apenas algumas informações sobre o cpu, memoria disponivel/usada, etc.

De qualquer maneira, como faço para enviar essas informações para o meu programa? Uma opção seria gravar o output do systeminfo para um ficheiro e depois abrir esse ficheiro no meu programa, mas deve haver uma forma mais simples e eficaz, não?
 
Boas, em Java podes utilizar o método estático getProperties() da classe System para obteres algumas informações do sistema, como por exemplo, a versão do sistema operativo. Se precisares de outro tipo de informações, penso que em Java a única hipótese é utilizares JNI (Java Native Interface).
 
Pois mas o que eu pretendo são mesmo outras informações... Mais alguem tem alguma sugestão?

Btw, preferia fazer isto em C/C++ porque estou mais á vontade do que com Java, só mesmo se não houver outra alternativa ou se for muito mais fácil e prático fazer em Java é que penso em usa-lo. :)
 
Olá.

Se os sistemas em questão suportarem a IPMI, tens disponível em Windows uma API para acederes à informação; por exemplo, a classe Sensor:
Represents a hardware device capable of measuring the characteristics of some physical property, for example, the temperature or voltage of the computer system monitored by the BMC.
Cumps,
JP
 
Para detectares temperaturas e velocidades das ventoinhas, e tensões, etc, precisas de saber qual o hardware usado.


Para isso tens de saber quais os sensores usados e ler documentação dos fabricantes (National, Maxim-IC, Winbond etc).

Para tudo o resto, podes usar WMI
 
Back
Topo