Aceder a rede LAN de Meo FGW através de Router em bridge

b0ktai

Power Member
Boas pessoal.

Tenho um MEO Fibergateway em modo bridge na porta 4. Tenho um edge router x ligado à porta 4 do FGW. Para aceder à página de configuração do FGW tenho sempre de me ligar via cabo ao FGW para conseguir aceder à rede LAN do FGW e por conseguinte à página de configuração da MEO.

O que eu queria era que um dispositivo na rede LAN do edge router conseguisse aceder à LAN do FGW para aceder à página do router da MEO.

Alguém sabe explicar-me como (se é que é possível) fazer isto?

Obrigado
 
O mais fácil é teres o Wifi ligado e ligares por Wifi.
Se não quiseres ter o Wifi ligado então tens que ter um dispositivo com 2 placas de rede em que uma liga ao teu edge router e a outra liga ao FGW.
 
Já que todos dão non-answers,

O FGW não expõe nenhum dos seus prefixos internos para a interface de bridge (nem mesmo os "escondidos" - 192.168.127.0/24 e 192.168.128.0/24), mas visto que tens um ER-X, podes sempre fazer um workaround.

Liga um cabo entre uma porta no ER-X e uma porta no FGW (neste exemplo vou usar LAN1 no FGW e eth4 no ER-X).

Dentro do ER-X adiciona um IP dentro da rede do teu FGW à interface que tens ligada ao FGW:

Código:
// Em configuration mode
set interfaces ethernet eth4 address 192.168.1.253/24
commit;save

Com esta configuração não vais ainda conseguir aceder à interface de gestão do FGW visto que a source das tuas requests está dentro de uma rede que o FGW não "conhece", para tal, podes criar uma regra de snat para traduzir as tuas requests para um IP que ele conheça (192.168.1.253 neste exemplo):

Código:
// Em configuration mode
set service nat rule 5999 destination address 192.168.1.0/24
set service nat rule 5999 type source
set service nat rule 5999 outside-address address 192.168.1.253
set service nat rule 5999 outbound-interface eth4
commit;save

Com esta configuração, vais conseguir aceder à pagina de configuração do FGW a partir das redes ligadas ao teu ER-X sem ter que estar ligado diretamente a ele.

Cheers!

PS: Todos os comandos listados foram "de cabeça" (já não uso um Edgerouter à algum tempo) por isso o syntax pode não estar a 100%
 
@NotGeneric muito obrigado pela atenção. Vou experimentar isto assim que tiver um tempinho.

Tenho apenas uma dúvida, tenho o ER-X com o DHCP em 192.168.1.0/24 e penso que o FGW estará também nesta subnet. É melhor mudar o FGW para outra subnet qualquer ou é indiferente para o caso? (Isto numa de evitar conflitos)
 
Última edição:
O mais indicado será alterares o subnet do FGW. Isto porque um dispositivo na tua rede vai sempre escolher uma directly connected (kernel) route antes de algo que tem mais distancia, logo o teu dispositivo vai perguntar em broadcast quem tem o 192.168.1.254 e não ao Edgerouter.

Cheers

PS: Caso não queiras alterar o IP do FGW, podes sempre configurar proxy arp no ER-X para ele responder pelo FGW
 
@NotGeneric muito obrigado pela ajuda, funcionou! :D

Afinal já tinha colocado o FGW na subnet 192.168.2.0/24, pelo que já não tive de mexer nisto.

Tive apenas de fazer um passo extra, que foi remover o eth3 (foi a porta que escolhi) da interface switch0, antes de poder continuar. Portanto em suma foi isto:

Código:
delete interfaces switch switch0 switch-port interface eth3
commit;save

set interfaces ethernet eth3 address 192.168.2.253/24
commit;save

set service nat rule 5999 destination address 192.168.2.0/24
set service nat rule 5999 type source
set service nat rule 5999 outside-address address 192.168.2.253
set service nat rule 5999 outbound-interface eth3
commit;save

Portanto neste momento, consigo, mesmo a partir de um AP wireless ligado ao ER-X, ligar-me à pagina de configuração do FGW.

:beerchug:
 
Back
Topo