1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aceder a um FTP não proteguido é crime?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Maskio, 29 de Novembro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 908)

  1. Maskio

    Maskio Power Member

    Meus amigos. Tendo eu um site e uma rede intranet não protegida onde estão disponíveis músicas feitas por mim, e alguém as descarregar, é crime? Por não estar protegido significa que qualquer navegante pode aceder ou mesmo assim é invasão de privacidade?
     
  2. apoc

    apoc Power Member

    se não está protegido é público ... alguma vez foste preso por ir ao jardim da tua cidade?

    quem não quer abelhudos tenta-se precaver ... não penses q vais entrar num megaprocesso de indemnização por direitos de autor ou violação de privacidade .. pois isso não pega ... se alguém te assalta-se a casa e tivesse tido acesso a isso .. agora se está aberto ao público .. é isso mesmo .. público ...
     
  3. nothing

    nothing Power Member

    Entrar numa casa só porque tem a porta aberta é legal?

    Lá por não ter protecção não significa que seja público.
     
  4. Maskio

    Maskio Power Member

    Se por um lado a rede não estava protegida, por outro, o endereço também não foi divulgado.
    Claro que eu não quero entrar num mega processo, simplesmente gostava de ser esclarecido.
    Obrigado pelas respostas até agora.
     
  5. apoc

    apoc Power Member

    o endereço não foi divulgado mas por acaso alguém pode tropeçar nele .. está aberto é público ... tanta gente coloca online tanta coisa ... se não dás referência sobre o q colocaste as pessoas partem do principio q é publico ...

    qt à porta aberta .. teve piada mas não tem comparação possivel ... não confundam as coisas ...
     
  6. Maskio

    Maskio Power Member

    De acordo com a lei portuguesa, não é ilegal então, certo?
     
  7. apoc

    apoc Power Member

    é fácil não queres que ninguém veja os teus concertos no duche ... não coloques online ...

    e ainda dizes não andar atrás de um processo .. humm ... a lei portuguesa é muito dúbia ... é tudo muito recente e a legislação é inexistente ou não comtempla todos os casos ..
     
  8. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Não me lembro de um servidor que seja que não envie um banner de "boas vindas" à entrada se configurado para tal, nem de um client que não o mostre.

    Se não é publico, tens de avisar. Da mesma maneira que vês em sitios publicos os avisos de "Entrada restrita". O exemplo da propriedade privada, para não variar muito, é infeliz. Propriedade privada é sempre propriedade privada com ou sem aviso. Espaço de utilidade publica com zonas restritas é outra loiça. Um café por exemplo é um espaço de utilidade publica onde todos podemos entrar, no entanto, algumas zonas são restritas, umas implicitamente (a registadora por trás do balcão...) e outras explicitamente ("Proibida a entrada a pessoas estranhas ao serviço").

    No caso de um FTP, se está na "via publica" e não fizeste o minimo esforço para avisar as pessoas que estavam a entrar num espaço restrito, é pq não te importavas que o fizessem. Um simples banner já chega para informar que não deviam lá estar. User accounts eram o suficiente para dar a entender que não era publico. Se nem avisas nem restringes, não existe nada que nos leve a pensar que não seja publico.
     
  9. Maskio

    Maskio Power Member

    O caso concretamente é:

    intranet.meusite.com » acesso proibido
    intranet.meusite.com\music » público

    Mesmo estando o index protegido e as suas pastas desprotegidas, a entrada nas pastas é legal?
     
  10. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Põe a questão de outro modo.

    Se me mandarem o link para intranet.meusite.com\music e eu nunca vir o index, tenho maneira de saber que não devia estar a aceder?

    Se queres um exemplo "real-life" o que não falta pela net são listas de "user:p[email protected]". A primeira página com que levas sempre é um disclaimer a avisar que estás a entrar numa area restrita onde talvez não seja legitimo acederes. O aviso é apenas para negar a possibilidade de dizeres que "não sabias".
     
  11. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    nao percebo kal e o teu problema... se nao keres k copiem as tuas musicas, protege o FTP. Se keres k copiem as tuas musicas, se foste tu k as fizeste nao ha ilegalidade nenhuma...

    regra geral os FTP tem um disclaimer (welcome message) a explicar se se trata de um ftp publico ou privado.
     

Partilhar esta Página