aceder ao computador de terceiros sem a autorização do proprietario é crime?

gatohumano

I'm cool cuz I Fold
Olá boas eu gostava de saber se ao tentarem intrusao no meu computador isso pode ser considerado crime,penso que a ideia deles foi tentarem cuscarem as minhas converssas com outras pessoas,so que eles nao sabem que eu sei que eles vieram ca pq penssam que eu pensso que faltou a luz.
 
Primeiro, que tal pegar numa gramática e rever esses erros ortográficos?

Segundo, que confusão essa história... eles pensam que tu pensas que eles pensam... não percebi nada...

Mas sim, é crime a invasão e prospecção de propriedade alheia...
 
Segundo a legislação em vigor desde 17 Agosto de 2006 :

" Acesso ilegítimo
1 - Quem, não estando a tanto autorizado e com intenção de alcançar, para si ou para outrem, um
benefício ou vantagem ilegítimos, de qualquer modo aceder a um sistema ou rede informáticos será
punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias. "

Agora não sei se isto é aplicável ao invasor que não resida em portugal. E não é julgar-te mas creio que era escusado postares uma pergunta como essa num fórum.
 
E não é julgar-te mas creio que era escusado postares uma pergunta como essa num fórum.

O que é escusado é partir do principio que é "crime", LOL, e não referir desde logo que "DEPENDE"... :rolleyes:

PS - Com a devida autorização dos intervenientes, aqui fica um log que é capaz de elucidar muita gente: :joker:

DekkeR: Acesso ilegítimo
1 - Quem, não estando para tanto autorizado e com a intenção de alcançar, para si ou para outrem, um benefício ou vantagem ilegítimos,

PapaGigas: pronto.. eu faço um port scan á procura de proxies publicos..
PapaGigas: encontro N..
PapaGigas: entre eles apanho 2 ou 3 marmanjos..
PapaGigas: que não sabem o que é AUTH..
PapaGigas: querem lá ver que eu não vou deixar de tirar o beneficio de algo que está "publico"?
PapaGigas: nem se podem queixar..
PapaGigas: pq não tou a invadir nada..
PapaGigas: não tou auturizado.. mas ninguem requereu autenticação..
PapaGigas: percebes onde é que a lei peca?

DekkeR: vou meter uma tabuleta na porta WAN do meu router: Propriedade privada
DekkeR: :P

PapaGigas: se eu fizer \\o.teu.ip.v4\ e não existir nenhum tipo de protecção.. para todos os efeitos está disponibilizado de forma publica..
PapaGigas: percebes?

DekkeR: sim, percebo
DekkeR: é como os ftps dos ISP

PapaGigas: nem mais..
PapaGigas: não vou mandar um mail a avisar que vou lá sacar isto e aquilo.. de cada vez que lá vou.. xD

DekkeR: lol
 
desculpa lá PapaGigas mas isso é mesmo a lógica da batata... podemos fazer a analogia com um carro, eu deixo a porta destrancada, tu chegas lá e roubas-me o auto-radio, não é crime só porque eu me esqueci de trancar a porta??
 
desculpa lá PapaGigas mas isso é mesmo a lógica da batata... podemos fazer a analogia com um carro, eu deixo a porta destrancada, tu chegas lá e roubas-me o auto-radio, não é crime só porque eu me esqueci de trancar a porta??

ROTFL... ora com que então a minha lógica é que é a da batata, né Mr. Potato Head? :lol:

Só para que sigas a lógica da coisa, eu disse "DEPENDE", certo? depreendo que para ti isso deva ser apenas mais um sinónimo de "100% legal", visto que não compreendeste de todo que me estava a referir a um exemplo que comprovava que a partir do momento em que a autorização não é requerida, não existe crime (nem necessidade de pedir tal autorização), ponto final parágrafo. Apenas e só no caso de estar explicito que se trata de algo privado (ou algo implicido, mas de uma forma discutivel), é que o caso ganha outros contornos, mas nada a ver com o caso que referiste, percebes? o teu exemplo é pura e simplesmente........ MAU, e se tivesse que lhe aferir uma qualquer lógica, well, acho que nenhuma palavra o descreveria melhor que a "lógica da batata" (como tu bem o disseste). :joker:
 
desculpa lá PapaGigas mas isso é mesmo a lógica da batata... podemos fazer a analogia com um carro, eu deixo a porta destrancada, tu chegas lá e roubas-me o auto-radio, não é crime só porque eu me esqueci de trancar a porta??

Havia 1 BMW 2002 turbo aki na minha rua, na noite de carnaval axo o dono sentiu-se mal e foi pro hospital.
Conclusão, carro mal estacionado, chaves do carro la dentro, vidros abertos e a chover torrencialmente!
Foi na noite da carnaval lembro-me bem, cheguei a casa eram 2 da manha tava o pobre do 2002 alagado em agua!
kek fiz, peguei na chave, estacionei o carro bem, fechei o carro meti 1 papel no carro a dizer pra me contactar com o meu nº de telefone.
Incrivelmente só fui contactado no dia seguinte á meia noite k foi a hora em k o gajo recuperou do "acidente" alcoolico lololol.

Entrar dentro de 1 coisa sem "estragar" ou "roubar" nada não é crime! as vezes até estamos a fazer 1 favor á sociedade.

passo-te a explicar:

imagina k tens uma rede wifi desprotegida
e tens os documentos do teu computador partilhados numa pasta com acesso desprotegido.

Se eu quizer apago-te os documentos, contudo não foi por eu ter entrado dentro do teu computador k eu sou punido, mas sim por ter causado danos.

Agora se eu ler os documentos, mm k tu saibas k eu li, o tribunal vai dizer, "devia ter protegido o acesso wifi"

Basicamente é isso
 
ROTFL... ora com que então a minha lógica é que é a da batata, né Mr. Potato Head? :lol:

Só para que sigas a lógica da coisa, eu disse "DEPENDE", certo? depreendo que para ti isso deva ser apenas mais um sinónimo de "100% legal", visto que não compreendeste de todo que me estava a referir a um exemplo que comprovava que a partir do momento em que a autorização não é requerida, não existe crime (nem necessidade de pedir tal autorização), ponto final parágrafo. Apenas e só no caso de estar explicito que se trata de algo privado (ou algo implicido, mas de uma forma discutivel), é que o caso ganha outros contornos, mas nada a ver com o caso que referiste, percebes? o teu exemplo é pura e simplesmente........ MAU, e se tivesse que lhe aferir uma qualquer lógica, well, acho que nenhuma palavra o descreveria melhor que a "lógica da batata" (como tu bem o disseste). :joker:

é exactamente no ponto do "depende" que discordo da tua posição, o conteúdo do pc de cada um de nós é propriedade privada, logo, e mesmo que esteja desprotegido, qualquer espécie de invasão é um ataque ao direito da confidencialidade e protecção de dados que nos assiste a todos. Mesmo que as intenções não sejam negativas, a partir do momento em que se explora uma falha de segurança está-se a infringir esse mesmo direito. Se as intenções forem boas, não será melhor (ou pelo menos mais ético) comunicar ao individuo em questão que tem essa falha e uma forma de a combater?
A analogia que usei foi no sentido de exemplificar este ponto de vista, a falha de segurança no carro era uma porta aberta (como muitas vezes o é no pc), que apesar de tornar o carro desprotegido não dá o direito de qualquer pessoa entrar nele e fazer o que lhe apetecer, mesmo quando é uma boa acção:) como foi o caso com o The_Technician

ps/ o meu nick não é Potato Head caso não tenhas reparado:rolleyes:... não há necessidade...
 
Na minha opiniao também se parte do principio que um pc é propriedade privada...se acedem , é crime...invasao de propriedade privada... é como se fosse uma casa por exemplo...basta entrarem sem autorizaçao que se considera crime...mesmo nao roubando nada...
 
helius,

Imagina que alguém faz um servidor de FTP no computador apenas para os amigos com aqueles domínios grátis género 'No-IP', 'DyDNS' etc, e não mete password visto que o conteúdo que vai colocar lá não é muito importante e pensa que nunca vão descobrir.

Agora, imagina que descobres esse endereço de FTP na net e vês que tem contéudo que te agrada e decides guardar no teu computador.

Achas que é crime ? Viste algo que te indicou que aquele servidor era privado ?

É nessa lógica que vem a afirmação do PapaGigas:
PapaGigas: querem lá ver que eu não vou deixar de tirar o beneficio de algo que está "publico"?
PapaGigas: nem se podem queixar..
PapaGigas: pq não tou a invadir nada..
PapaGigas: não tou auturizado.. mas ninguem requereu autenticação..

Agora, se o servidor de FTP tivesse password e tu entrasses sem autorização, aí sim seria considerado crime.

Posso dizer-te que há muito tempo tive acesso ao computador de uma amiga minha simplesmente fazendo: \\IP dela\.
Resultado, falei com ela, expliquei-lhe minimamente a situação, instalou uma firewall e problema resolvido.
Achas que fiz algum crime ? Houve quem me chamou de 'hacker' e eu concordei.

Se o computador do gatohumano estiver protegido e ele tiver provas da tentativa de intrusão, acredito que possa ter fundamentos para um processo judicial.
Se não o conseguir provar... a decisão pode ir para um lado como para o outro, dependendo da interpretação do juíz.

Isto é um assunto delicado e toda a gente sabe que a lei não está 100% explícita nestes casos.
 
Imagina que alguém faz um servidor de FTP no computador apenas para os amigos com aqueles domínios grátis género 'No-IP', 'DyDNS' etc, e não mete password visto que o conteúdo que vai colocar lá não é muito importante e pensa que nunca vão descobrir.

Agora, imagina que descobres esse endereço de FTP na net e vês que tem contéudo que te agrada e decides guardar no teu computador.
neste caso concordo contigo, pois foi o próprio utilizador que "abriu as portas ao mundo", de forma propositada, logo qualquer pessoa pode usufruir disso.
O que eu estou a dizer que acho que é ilegal (nem sequer estou a falar se é certo ou errado) é quando uma pessoa não quer estar a partilhar o conteúdo do seu PC e alguém descobre uma vulnerabilidade de segurança nesse PC e usa-a para o invadir (sejam bons ou maus os seus propósitos).
Nem toda a gente tem conhecimentos de informática suficientes para se proteger devidamente, mas não creio que por isso percam o direito à sua privacidade...

Posso dizer-te que há muito tempo tive acesso ao computador de uma amiga minha simplesmente fazendo: \\IP dela\.
Resultado, falei com ela, expliquei-lhe minimamente a situação, instalou uma firewall e problema resolvido.
Achas que fiz algum crime ? Houve quem me chamou de 'hacker' e eu concordei.
Não acho que cometeste crime nenhum, até acho que tiveste a atitude correcta, no entanto, se depois de teres descoberto que ela estava vulnerável fosses dar uma vista de olhos pelos documentos dela, aí sim já existia uma ilegalidade (não deve ter acontecido neste caso visto se tratar de uma amiga tua, claro:))

cumps
 
Antes de mais nada peço desculpa pela maneira como escrevi o topico mas eu estava a deitar fumo por todos os lados,indo directo a questão,basicamente tentaram aceder a informação,refiro-me a acesso fisico mesmo,so que não conseguiram nada pois eu tenho isto cheio de passwords,o pior para a referida pessoa é que eu topei pq não conseguiram deixar a imagem do pc no mesmo sitio.
 
Antes de mais nada peço desculpa pela maneira como escrevi o topico mas eu estava a deitar fumo por todos os lados,indo directo a questão,basicamente tentaram aceder a informação,refiro-me a acesso fisico mesmo,so que não conseguiram nada pois eu tenho isto cheio de passwords,o pior para a referida pessoa é que eu topei pq não conseguiram deixar a imagem do pc no mesmo sitio.

O acesso fisico ao computador nao foi permitido por ti? Os dados que tentaram aceder, iriam prejudicar-te de algum modo, ou beneficiar quem os acedeu? Em caso afirmativo a estas respostas, garantidamente que houve um crime de tentativa de acesso ilegitimo.
 
Antes de mais nada peço desculpa pela maneira como escrevi o topico mas eu estava a deitar fumo por todos os lados,indo directo a questão,basicamente tentaram aceder a informação,refiro-me a acesso fisico mesmo,so que não conseguiram nada pois eu tenho isto cheio de passwords,o pior para a referida pessoa é que eu topei pq não conseguiram deixar a imagem do pc no mesmo sitio.

acesso físico sem a tua autorização?? como é que foi possível, entraram na tua casa sem tu saberes?
 
ok estou a perceber... não é mais fácil teres uma conversa a sério com a pessoa em questão? e se queres que não volte a acontecer mete uma password logo no POST (através da BIOS, convém teres uma password para o própria BIOS também), assim nem sequer passa dali...

cumps
 
Back
Topo