Dúvidas Aceder rede

jjmaia

What is folding?
Boas,

Desculpem o título algo vago, mas não percebo nada disto :lol:

Diagrama-de-rede-gen-rico.jpg


Este é o esquema de rede aqui de casa.

Na sala está o router/fibra da meo, que liga a um switch no quarto onde estão todos os aparelhos, sendo que os mais importantes são o meu PC e o NAS1. O router no quarto tem portas físicas mas não são usadas, só lá está para ter wireless (rede diferente da da sala).

Tenho também um anexo onde o router está ligado como repeater ao router do quarto, logo a rede wireless é a mesma. Este router tem uma porta física onde liguei o NAS 2.

E agora entra a minha dúvida: Eu não consigo a partir do PC ligar-me ao NAS 2. No entanto se me ligar (com o telemóvel ou portátil) ao router do anexo por wireless já consigo.
Se eu ligar o PC por RJ45 directamente ao router quarto também consigo aceder.

O que é preciso configurar para conseguir aceder? Antes que digam apra ligar o PC e NAS1 ao router quarto, este não é gigabit, mas o switch é :p

Obrigado pela ajuda.
 
Na tua rede, só precisas de um router, pelo que configura os dois routers como pontos de acesso. Se tiverem essa função, basta ativá-la. Caso contrário, é necessário desligar, nesses dois routers, a funcionalidade DHCP. Usa só as portas LAN dos dois routers. Creio que assim, vai ficar tudo na mesma rede e já deverás ter acesso ao NAS2.
 
Eu acho que estão ambos como ponto de acesso, até aí sabia disso, mas isso do DHCP é que não faço ideia do que é, e se calhar é esse o problema. Vou ver, obrigado :D
 
Só deve estar o router Meo a tribuir endereços IP ao equipamentos que se ligam à rede, isto é, a funcionalidade de servidor DHCP só deve estar ativada no router Meo. Assim, o sistema fica muito simples.
 
Liga o router do Anexo nas portas Lan as portas Lan do Quarto e desliga do DHCP. ( do anexo ).
Vê se a gama de ips é a mesma.
define IP fixo no Anexo dentro da gama de ips.
 
Liga o router do Anexo nas portas Lan as portas Lan do Quarto e desliga do DHCP. ( do anexo ).
Vê se a gama de ips é a mesma.
define IP fixo no Anexo dentro da gama de ips.
Nao tenho forma de passar cabo.

O router do quarto ja esta como ponto de acesso e com o DHCP desligado, portanto consigo ligar-me a ele sem problema.

O problema e' que nao consigo aceder ao router do anexo porque esta como repeater. Mas no router da meo o ip dele aparece la', mas mesmo assim nao consigo ligar...
 
Back
Topo