Dúvidas Aceder remotamente ao dados (trabalho)

Pasta remota, CIFS.
Trabalhas no ficheiro sobre o teu computador e não como se estivesses no PC2. Estas a utilizar os recursos (CPU, RAM, etc.) do teu PC. Se fosse "como se estivesses no PC2" terias de utilizar uma sessão remota, RDP ;)

Exatamente isso! ;)


Basicamente é só isso que tens de fazer.

Sugestão: na raiz da pasta principal e sub-pasta principal, impede que criem pastas, "obrigas" de certa a forma a terem tudo organizado ;)

É uma boa dica, assim mantemos o backup de trabalho 'limpo' ;)



Se tiveres a possibilidade, Cisco e, para o cenário que é a gama SG é mais que suficiente. Atenção só ao tipo de switch, se é gerido ou não. Caso queiras segmentar a rede com VLANs de modo a garantir um maior nível de segurança, entre outras funcionalidades que só estão disponíveis em switch geridos, é nessa linha que deves fazer a pesquisa.

Vou colocar os dois switchs que indicaste em equação, irei avançar para a compra do sistema em breve e depois é só começar a tratar das configurações



A médio / longo prazo sim. Para já adquires só 2 HDDs e, futuramente podes expandir os espaço de armazenamento com mais 2 HHDs.

Synology e QNAP são os fabricantes mais conhecidos neste segmento.

Cumps

Completamente de acordo! ;)

Vou começar a orientar os filtros de pesquisa e ver se avanço para a compra em breve, pois já tenho aqui boa matéria!

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas! Cumps!
 
Exatamente isso! ;)




É uma boa dica, assim mantemos o backup de trabalho 'limpo' ;)





Vou colocar os dois switchs que indicaste em equação, irei avançar para a compra do sistema em breve e depois é só começar a tratar das configurações





Completamente de acordo! ;)

Vou começar a orientar os filtros de pesquisa e ver se avanço para a compra em breve, pois já tenho aqui boa matéria!

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas! Cumps!

Já estás orientado ;) Qualquer coisa, passas aqui no post.

Cumps
 
Li este tópico todo e a informação disponível está top. fiquei com vontade de comprar um NAS para casa :001:
obrigado @At Work pela informação.

agora algumas perguntas
1ª na descrição da caixa do NAS existe alguma designação para permitir VPN Server? Por exemplo: na DS220j não encontrei nada em relação a isso
2ª também não encontrei a data de lançamento desta Caixa. Consegues ajudar onde normalmente isso está disponível?
3ª sou um utilizador doméstico, pretendo investir o menos possível mas que consiga salvaguardar toda a informação e de forma cómoda. Tenho uma VPN no Pure e quero utilizar uma vpn para ter mais segurança. Sei que no minimo preciso de 2 baías para RAID 1 e no minimo de 4/8 TB disponíveis (por cada disco). Alguma sugestão?

Obrigado.
 
1º Não está na descrição da caixa pois é uma aplicação que podes instalar. Tanto a Synology e Qnap têm essa aplicação na sua loja de sorftware gratuitamente;
2º Após uma pesquisa no google verifico que foi lançado em 2020. Tens uma review deste modelo aqui: https://nascompares.com/2020/02/25/synology-ds220j-nas-drive-review/
3º Não aconselho comprar discos Western Digital Red pois utilizam a tecnologia SMR, que não é a mais indicada para NAS, alguma informação aqui https://nascompares.com/2020/04/16/...ves-might-be-using-smr-what-you-need-to-know/

Antes de comprar um NAS aconselho a pesquisar sobre o funcionamento dos mesmos e as diversas funcionalidades que cada um oferece.
Um NAS não serve apenas para armazenas dados mas também tem muitas outras funcionalidades, como por exemplo:
- Media center. Por exemplo ao fazer de servidor Plex ficamos com um mini Netflix em casa;
- Surveillance station. Por exemplo a Qnap e Synology disponibilizam software de video vigilância tirando partido de cameras IP;
- VPN Server para aceder à rede de casa;
- Correr máquinas virtuais ou containers;
- Software para catalogar fotos, reconhecimento facial, etc;

O modelo que falas é muito limitativo, tem um processador fraquinho e com 512Mb de RAM apenas. Se quiseres fazer mais coisas para além guardar ficheiros vais notar lentidão.

Falo por mim, quando comecei a ponderar comprar um NAS só estava a pensar em armazenamento de ficheiros mas quando comecei a pesquisar verifiquei é apenas uma pequena parte do que conseguem fazer.

Quero chamar a atenção também para a questão dos backups. É verdade que o NAS oferece a funcionalidade de RAID com redundância de disco, RAID 1, 5, etc, sendo que um dos discos avariar não há perda de informação. No entanto se houver uma falha geral no NAS que danifique os discos em simultâneo toda a informação é perdida. A informação que está no NAS só é backup se ela existir noutro sitio, seja um disco externo, computador, etc. Deve-se sempre fazer o backup da informação critica de um NAS para um disco externo, e guardá-lo de preferência num edificio diferente do NAS, protegendo contra incêndio ou inundação.
 
muito obrigado @farinha82
eu vou pesquisar mais sobre o assunto.
essas funcionalidades que acabaste de dizer são top :) parece-me um mundo de possibilidades e que ao investir vou querer essas funcionalidades todas :D
se souberes responder, as camaras IP têm algum requisito ou apenas serem por IP?
o backup do NAS que falas, sabes alguma forma de automatizar para um disco externo que esteja noutra habitação?

obrigado
 
Boas.
Sobre as câmaras ainda estou a pesquisar, vou pôr na minha casa.
Sobre a automação de backup também é uma coisa que quero implementar mas com um filho de 1 ano o tempo é pouco ou quase nenhum para me dedicar a isso. O que estou a pensar fazer é ter um raspberry, com um disco externo ligado por USB, ligado ao NAS através de VPN e utilizar o rsync para fazer o backup, mas como disse ainda não dediquei muito tempo a pensar no assunto.
 
Li este tópico todo e a informação disponível está top. fiquei com vontade de comprar um NAS para casa :001:
obrigado @At Work pela informação.

Para quem tem bastante informação e pretende preserva-la, uma NAS é o ideal, além de todas as features que hoje em dia disponibilizam.

agora algumas perguntas
1ª na descrição da caixa do NAS existe alguma designação para permitir VPN Server? Por exemplo: na DS220j não encontrei nada em relação a isso

Não vás pelo que vem na embalagem da caixa. Primeiro tens que verificar o que pretendes. Depois disso é ler o manual do equipamento e verificar o que a NAS oferece ao nível de features.

2ª também não encontrei a data de lançamento desta Caixa. Consegues ajudar onde normalmente isso está disponível?

No Google, pesquisa por "synology ds220j release date". Utiliza o termo "release date" para qualquer equipamento, irás encontrar a informação que pretendes ;)

3ª sou um utilizador doméstico, pretendo investir o menos possível mas que consiga salvaguardar toda a informação e de forma cómoda.

Uma NAS com 2 HDD é mais que suficiente. Fica em RAID 1. O investimento é relativo... Pretendes gastar até quanto? Uma coisa é o NAS outra são os HDD e precisas de ambos.

Tenho uma VPN no Pure e quero utilizar uma vpn para ter mais segurança. Sei que no minimo preciso de 2 baías para RAID 1 e no minimo de 4/8 TB disponíveis (por cada disco). Alguma sugestão?

VPN é uma coisa, NAS é outra.
Vamos por partes. Qual a finalidade da utilização da VPN? Vais deixar de confiar num ISP nacional (Altice / MEO, NOS ou Vodafone) para ires confiar os teus dados num VPN Provider? A utilização de uma VPN é uma falsa falta de segurança...

Dá uma vista de olhos no vídeo:

Se efetivamente pretenderes privacidade e segurança, passa neste website: https://www.privacytools.io/
VPN Providers: https://www.privacytools.io/providers/vpn/

Relativamente à NAS, o indicado e o que sugiro é uma NAS com 2 baías em RAID 1.

Quero chamar a atenção também para a questão dos backups. É verdade que o NAS oferece a funcionalidade de RAID com redundância de disco, RAID 1, 5, etc, sendo que um dos discos avariar não há perda de informação. No entanto se houver uma falha geral no NAS que danifique os discos em simultâneo toda a informação é perdida. A informação que está no NAS só é backup se ela existir noutro sitio, seja um disco externo, computador, etc. Deve-se sempre fazer o backup da informação critica de um NAS para um disco externo, e guardá-lo de preferência num edificio diferente do NAS, protegendo contra incêndio ou inundação.

Isso já é pensar numa solução Backup / Disaster Recovery. É o ideal, sim. Contudo, fica bastante dispendioso... Esse tipo de cenários é amplamente utilizado em ambientes empresárias / críticos. Com backup da informação On Premise to Cloud.
Uma possível solução, seria uma outra NAS com a mesma capacidade. O backup inicial era feito no local (NAS side by side) e posteriores backups / syncs da NAS principal para a secundária através de um túnel.
Existem N possibilidades, tudo vai da carteira de cada um.

essas funcionalidades que acabaste de dizer são top :) parece-me um mundo de possibilidades e que ao investir vou querer essas funcionalidades todas :D

Quantos mais features tiveres a correr numa NAS, mais CPU e RAM te vai consumir. Portanto, terás de ponderar a aquisição de uma NAS com capacidade de processamento.

se souberes responder, as camaras IP têm algum requisito ou apenas serem por IP?

Terás de verificar a compatibilidade das cameras com o NAS ou vice-versa. Atenção, que se não estou em erro, é preciso licenciamento para poderes utilizares o sistema de vídeo vigilância.

o backup do NAS que falas, sabes alguma forma de automatizar para um disco externo que esteja noutra habitação?

A NAS tem software para automatizar o backup para um outro repositório. Datastorage por NFS, CIFS ou USB.

O que estou a pensar fazer é ter um raspberry, com um disco externo ligado por USB, ligado ao NAS através de VPN e utilizar o rsync para fazer o backup, mas como disse ainda não dediquei muito tempo a pensar no assunto.

Pondera a utilização de FreeNAS / TrueNAS. É uma excelente alternativa. O Raspberry Pi é uma alternativa, contudo era algo que não punha a realizar tal tarefa...

Cumps
 
Back
Topo