1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aceitam-se ideias.

Discussão em 'Programação' iniciada por computador000, 24 de Maio de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 705)

1. computador000

computador000 Power Member

Boa tarde.

Para um projecto que estou a fazer preciso de arranjar uma lógica que me permita sempre encontrar o . (ponto) mais próximo do caracter "e" numa tabela. A tabela é apresentada em formato .txt e é por exemplo assim:

(embora o "e" possa estar em qualquer sítio, como no meio da tabela etc...). Antes da tabela no .txt vêm as dimensões da tabela.

Ando às voltas com isto a ver se consigo arranjar uma relacao qualquer matemática para fazer uma espécie de "varrimento" à volta do ponto mas não chego lá. Alguém tem ideia de como se possa fazer? Obrigado.

Última edição: 24 de Maio de 2009
  2. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

uma forma simples seria pegares na posição do 'e' e depois verificares circulos com raio incremental à volta da posição através de iterações.

Seria algo do género: pegar em todas as posições com raio 1. testar uma a uma a ver se é valida (se ainda se encontra dentro da matriz) e se o for verificar se o valor é '.'

Depois é aplicar o mesmo raciocínio para as distâncias 2, 3, 4, até que haja um raio que não tem nenhuma posição válida e aí terminas ;) (neste caso não era encontrada a solução pois a partir do momento que encontras um ponto tens a certeza q esse é um dos mais próximos e retorna-lo ;))

[]

EDIT: Outra solução (menos boa) seria fazeres um varrimento linear à tabela e smp que encontras um ponto testas a sua distancia ao 'e' e guardas essa posiçao e a distancia numa variável. Sempre que encontras mais pontos testas se a distancia é menor q a encontrada anteriormente e caso seja usas essa. Assim vais até ao fim da tabela. Neste caso tens de percorrer obrigatoriamente toda a tabela o que torna esta solução no tipo de brute force.

Última edição: 24 de Maio de 2009
  3. computador000

Obrigado pelas sugestoes. Essas já sabia mas pensei que houvesse algo melhor. De qualquer forma muito obrigado

4. muddymind

Melhor que a do raio incremental acho difícil arranjar :D

5. computador000

Pois também não me parece que haja.

Já agora deixo aqui outro problema para quem tiver ideias :p. Outra coisa que tenho de fazer é calcular nas tabelas fornecidas, o caminho mais curto entre o ponto 'a' na tabela(eu sei que no exemplo apresentado há 2 'a' mas só se considera um deles), e o ponto 'e'.
    Alguém tem alguma ideia de como isto possa ser feito? Obrigado mais uma vez.

6. muddymind

Exacto :) tratas a matrix como um grafo e depois é aplicar-lhe o Dijkstra em cima :P

7. computador000

O problema é que não sei tratar isto com grafos. Alguém tem aí alguns links ou isso que expliquem como fazer grafos? E já agora se a tabela for 1000 por 1000 ainda da pa fazer por grafos?

8. Baderous

Baderous Banido

Tens artigos interessantes sobre Grafos nas edições 10, 12 e 16 da Revista PROGRAMAR. Tens também aqui exemplos de Grafos em C.

Partilhar esta Página