Acelerometro e Magnetometro (inclinação e orientação)

loonatic

Membro
Vivas pessoal, provavelmente estou a colocar isto no sitio errado mas realmente não vi nenhum sitio que possa ser o mais indicado, se alguem poder mover agradecia e ja agora peço desculpa pelo inconveniente.

Tenho um sensor FXOS8700CQ que se trata de um acelerometro e magnetometro e precisava de calcular os algulos do pitch e yaw de um painel solar. Basicamente queria centrar o painel para sul (0º) e rodar (com um servo) 90º para Este e -90º para Oeste, e com uma inclinaçao horizontal de 0º ate estar vertical de 90º.

No entanto, nao estou a ver como passo as 6 variaveis de modo a obter o angulo e como "calibro" o sensor a "apontar" para sul :/

Alguem tem alguma ideia ou artigo que conheça e me possa ajudar?

Obrigado,
loonatic
 
o angulo da bussola é usares o que for horizontal (x), dependendo da escala (ex 255) é fazer a divisao 255 = 360º 0 = 0º ai é coisa simples.

Sacar o angulo é mais complicado, dai vem a trigonometria, o eixo z so accelarometro deve metir +/- 0.98m/s/s e os outros 0, conforme enclinas ele para os teus 90º o que é simples, é inclinar até o Z medir 0 e o X medir 0.98m/s/s ou seja o x passou a estar na vertical)

eu dei uma vista de olhos na diagonal no datasheet e tens lá tudo http://www.nxp.com/assets/documents/data/en/data-sheets/FXOS8700CQ.pdf
 
Back
Topo