1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Acender lampada

Discussão em 'Electrónica' iniciada por GoDNesS, 28 de Agosto de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 5857)

1. GoDNesS

GoDNesS Power Member

Por exemplo como podemos fazer para acender e apagar uma lampada de incandescência (imaginemos de 12 ou 24V em CC) com o efeito suave, acender e aumentando a intensidade de luz ate ao ponto máximo e apagar igualmente. mas sem recorer a potenciometros nem nada idêntico.
    Com condensadores não dá? visto que em CC acomulam energia..

acho que deu para perceber :P
    cumps

2. g_card

g_card Power Member

eu pouco percebo disto mas axo k com esse tipo de lampedas é dificil pois consomem muita corrente. se for com leds ao k sera mais facil.

cumps

3. GoDNesS

GoDNesS Power Member

Penso que com estas de incandescência tb dá queria esclarecer mas mais ninguem responde :'(:'(

4. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

convem saber que tipo de lampada iras controlar, CC ou CA.

Para CC podes usar um microcontrolador com um transistor dimensionado para a carga em questão, controlado por PWM, se não quiseres usar um micro, podes usar um integrado que gere PWM para comandar directamente o transistor.
    Para CA podes usar um triac comandado por um micro, etc, tudo devidamente isolado com optoacopladores para não haver estragos ...

5. GoDNesS

GoDNesS Power Member

A lampada em questão é esta
    mas não é com ledes são aquelas que tem apenas o filamento no centro da mesma, certamente estás a ver o que se trata :) e é para CC 12V

Visto isto então que terei que fazer? já vi que es entendido na matéria :P :)
    tks

6. GoDNesS

GoDNesS Power Member

ninguem dá ideias? :|

7. 4dok

4dok Power Member

epá, vou fazer uma pesquisa e depois posto.

EDIT:
    nao consegui encontrar nada, mas para a semana já pergunto aos meus colegas k eles dizem-me.

Última edição: 4 de Setembro de 2007
  8. touromelga

touromelga Banido

boas, o metedo mais simples é com um potenciometro, mas com um circuito emvolvendo condensadores, por alto acho que só vez no desligar ela a apagar lentamente, visto que ao desligares os condendadores acomulam tensão e vão descarregando assim que desligas os circuito, vais vendo a lampada a apagar-se lentamente e quando se apagar na totalidade quer dizer que os condensadores descarregaram, mas no activar, penso que ela arranca logo no auge, o que to queres já é um circuito um pouco mais complexo, mas tens de ter sempre potenciometro para efectuar um comtrolo, o que podes ter é um circuto temporizado mas controlado para fazer esse efeito , ligar aumentado a luz suavemente até ao maximo de depois, apagar suavemente, bem o que podes é ir ver a uma loja de componentes electronicos e perguntar que eles teem sempre lá kits baratos, e devem ter de certeza para o efeito que tu queres...

bem vou pesquisar mais um pouco depois digo algo se encontar alguma coisa...

touromelga...

9. PDI

PDI Power Member

10. GoDNesS

GoDNesS Power Member

11. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

entao ja agora podes por aqui alguns

12. PDI

PDI Power Member

Depois então mostra la o resultado dessas brincadeiras, nem que levem muito tempo(pois a brincadeiras que levam a volta de nove meses a dar resultados:002::002::002::lol::lol::lol::lol::lol::lol:)

13. GoDNesS

GoDNesS Power Member

Vou pensar no teu caso :D :002:

14. AcidDagger

AcidDagger What is folding?

tens bom remédio compra umas luzinhas de natal...

alguma tem esse efeito mpelo menos as minhas tÊm

Partilhar esta Página