acer 1694

velindro

Membro
Boas,

Tenho andado a tentar instalar linux, uma versão mais user friendly, no meu portatil acer 1694 com a ATI x700 etc...

Tentei instalar o Ubunto 7.10 e nem me corre o live cd, dá-me imensos erros no qual pesquisei na internet e vi que não era compativel com hardware do meu acer.
Depois fui para o openSuse 10.3 kde. O live cd dava na perfeição (excepto o wireless mas isso tb era só configurar). Instalei e quando tento correr a versao instalada aparece-me um black screen. Tb procurei na net e fiz de tudo para tentar alterar ou configurar a gráfica mas não consegui.
Pelo que também reparei, este pc é "problemático" para este tipo de sistemas operativos, a pergunta que faço é, será que consigo de alguma maneira k não as que li nos foruns conseguir usar estas dists? ou existe uma dist user friendly e facil como o ubunto e open suse k possa usar?
Estou tentado em ir para o windows server 2008 caso n arranje outra solução...
 
Esse blackscreen no openSuse quer dizer que o ecran fica mesmo preto mas o OS funciona, que o pc bloqueia ou que simplesmente que não arranca em modo gráfico?

Encontrei este tópico que te pode ser útil:
http://forums.suselinuxsupport.de/index.php?showtopic=36141
Experimentaste configurar o xorg.conf para usar apenas MESA, e com uma resolucão "baixa"?

cumps,
Carlos

Hm.. apesar de não ser "rookie" nos meios informaticos, sou completamente newbie no que toca ao linux. Eu já segui todos os passos para tentar resolver o problema, segundo os foruns k "googlei" e nada. Penso que eh problema da grafica sim mas não consigo configurar nada para alterar a resolução. Abre o boot screen, vejo a fazer load a todos os componentes tudo sem erro e de repente black screen e o OS continua a funcionar.
Também já fiz o que está descrito nesse forum e nada... Mas obrigado pela ajuda á mesma :)

O Mandriva 2008 é user friendly para um newbie?
 
hum... ok, só mais umas coisas então:
-se usares no boot a opcão acpi=off funciona?
-se usares no boot a opcão init3 (ou init 3, n sei ao certo) consegues entrar com sucesso no modo "não-gráfico"? não consegues correr o sax2 a partir daí?

Pelo que li o suporte acpi desse portatil não é muito famoso, e penso que o problema virá daí. Tenta aquilo que sugeri em cima... desculpa lá se já fizeste estas coisas mas pode ter escapado. Quanto a ser noob.... eu também ainda sou muito noob nisto de linux :p.

E sim, Mandriva também é muito userfriendly, tal como o Ubuntu e openSuse. Penso que Fedora também segue a mesma linha de "user-friendly"

cumps,
Carlos
 
Última edição:
hum... ok, só mais umas coisas então:
-se usares no boot a opcão acpi=off funciona?
-se usares no boot a opcão init3 consegues entrar com sucesso no modo "não-gráfico"? não consegues correr o sax2 a partir daí?

Pelo que li o suporte acpi desse portatil não é muito famoso, e penso que o problema virá daí. Tenta aquilo que sugeri em cima... desculpa lá se já fizeste estas coisas mas pode ter escapado. Quanto a ser noob.... eu também ainda sou muito noob nisto de linux :p.

E sim, Mandriva também é muito userfriendly, tal como o Ubuntu e openSuse. Penso que Fedora também segue a mesma linha de "user-friendly"

cumps,
Carlos

lol sim fiz isso tudo e continua assim... realmente este portatil é terrivel para linux, o mais aconselhado eh o gentoo, mas pelo k tenho lido isso é um nivel mto superior ao que eu estou.
 
lol, sim pelo que leio o gentoo realmente parece mais "pro", mas pelo menos tens por onde te guiar:
http://mymcorner.net/acer/
..quanto ao opensuse não estou a perceber uma coisa, consegues pelo menos entrar em modo consola e editar o xorg.conf certo? Só mesmo o modo gráfico ë que não funciona?
 
Se funciona com Gentoo, com mais ou menos trabalho tem de dar nos outros, a base é a mesma o kernel é mais ou menos o mesmo (há muitos tipos de sources do kernel cada uma com as suas correcções).

Cheira-me que o teu problema com essa ati pode ser muito fácil de resolver. Quando chegas a esse black screen tenta Ctrl+Alt+F1 e vê se não dropa para a primeira consola... Faz login como root de seguida altera o /etc/X11/xorg.conf onde diz Driver ati para Driver vesa
 
Se funciona com Gentoo, com mais ou menos trabalho tem de dar nos outros, a base é a mesma o kernel é mais ou menos o mesmo (há muitos tipos de sources do kernel cada uma com as suas correcções).

Cheira-me que o teu problema com essa ati pode ser muito fácil de resolver. Quando chegas a esse black screen tenta Ctrl+Alt+F1 e vê se não dropa para a primeira consola... Faz login como root de seguida altera o /etc/X11/xorg.conf onde diz Driver ati para Driver vesa

já tentei... tb n dá... :/ eu tive horas e horas e horas a tentar tudo o k via nos foruns e nada...
 
Bom, os meus conhecimentos de noob de linux acabam aqui. :whistle:
Espera pela ajuda de alguém com mais experiência :lol:
Já experimentaste submeter um bug no bugzilla da novell para ver o que eles te dizem?

cumps,
Carlos
 
Primeira tentativa no google e penso que encontrei a tua solução:

oldcpu disse:
Basically, first boot to run level 3. Do this by typing "level 3" in the options when the grub boot menu appears. Loggin as a regular user Walt (not as root). Type "su" to get root permissions. Then type "cp /etc/X11/xconf.org /etc/X11/xconf.org.new.backup" to backup your Xwindows config file. Then type "sax2 -m 0=vesa". (ie that is zero=vesa). Select a conservative graphic setting. Test it. Then exit sax2. Type "exit" to get rid of root permissions. Type "whoami" to confirm you are gack to user "Walt". Type "startx". If xwindows boots, then log out right away. This will bring you back to a text prompt. Type "su" to get root permissions. Type "shutdown -r now" and let the system reboot to level 5 xwindows. Do not press level 3 this time.

E ainda:
tkauppin disse:
yeah, sounds like refresh rate problem.

start in failsafe or to runlevel 3 and edit /etc/X11/xorg.conf

there is "monitor" section where you can set
HorizSync 30-90
VertRefresh 50-60

set the values to match you monitor

E ainda: http://http://wiki.suselinuxsupport.de/wikka.php?wakka=HowToGetTheGuiBack
 
O problema é que pelo que ele diz em cima não consegue sequer entrar em level 3. Pela descricão o problema seria esse mas se ele nem consegue chegar à consola...
 
Epá então tens de ser mais preciso com o problema que te dá! Se possível tira uma foto do erro ou assim :/

lol, obrigado pela ajuda, mas basicamente jah tentei ao max fazer td k m aparecia no google... nao me aparecem erros nenhums (e jah reiniciei dezenas de vezes) e o ecran fica completamente preto. a unica foto que te posso mostrar k te possa ajudar é um ecran preto... pq de resto tah td optimo.

eu já estou na fase de instalar outra dist... jah o ubuntu eh completamente incompativel com o meu portatil.
 
Então não sei como mais te ajudar.. Mas compreende que se dá numa tem de dar em todas... de uma maneira ou de outra... :/ De qualquer forma tens de conseguir chegar a ini3 a menos que te dê um kernel panic o que não parece acontecer a mais gente com esse laptop... :/
 
usa o pclinuxos 2007 ou a versão minimalista do mesmo, o minime 2008....
até hoje consegui instalar quelquer deles em qualquer máquina....
só um conselho: faz o arranque em safe boot.... se tudo funcionar...instala.... e, usa o synaptic para instalar as drives da gráfica...
depois volta cá para contar como foi.... tens ainda a opção de procurar ajuda no forum, em inglês... ou em português...

um acer semelhante ao teu, com a mesma gráfica, corre bem o pclinuxos 2007.
lê a análise, aqui....
 
Última edição pelo moderador:
usa o pclinuxos 2007 ou a versão minimalista do mesmo, o minime 2008....
até hoje consegui instalar quelquer deles em qualquer máquina....
só um conselho: faz o arranque em safe boot.... se tudo funcionar...instala.... e, usa o synaptic para instalar as drives da gráfica...
depois volta cá para contar como foi.... tens ainda a opção de procurar ajuda no forum, em inglês... ou em português...

E ajudar a tentar resolver o problema não? Isso é que era ...

velindro, tenta fazer CTRL+ALT+F1 (até F4) para acederes a uma consola e depois vê o resultado do comando

Código:
dmesg

a ver se encontras alguma coisa estranha no boot.
 
Back
Topo