Acer 5315

Gonzaga

Power Member
Boas

Ora tenho um PC razoavelmente actual para a minha utilização principal e estava a pensar comprar um portátil para poder, quando vou à "terrinha" da mulher, aceder à net portátil, ver uns filmes e pouco mais.

Estava a pensar gastar muito pouco dinheiro por isso interessou-me bastante este portátil que na ***** se encontra por 499€.

Portátil Acer Aspire 5315-051G12Mi

  • Processador Intel Celeron M530 1.73GHz Santa Rosa FSB 533MHz 1Mb L2
  • Memória 1024Mb DDR2 (1x1024Mb)
  • Disco duro 120Gb 5400rpm
  • Ecrã TFT 15.4" WXGA CristalBrite 1280x1024
  • Gráficos Intel 950GML 3D hasta 224Mb
  • Regravador DVD Dual Double Layer
  • WiFi 802.11b/g
  • Rede 10/100Mbps
  • Modem 56K
  • Câmara web Acer CrystalEye
  • Sistema operativo Vista Home Basic
  • 4 USB 2.0, S-video/TV-out, Slot ExpressCard™/54
  • Peso 2.8Kg

Acham que para uma utilização básica de net, filmes e word se safa +-?

Cumprimentos
 
Ola, esse portatil chega e sobra para o q precisas.. puxa bem, 1gb de ram da perfeitamente, e é um celeron da ultima tecnologia baseado no core 2 duo. O unico senao é a bateria q n chega a durar 2 horas.


Cumps.
 
Na minha opinião, por mais uns euros consegues uma máquina decente, garantindo-te um investimento, o que não acontece se comprares esse Acer dado que Celeron é para esquecer.

Esse Celeron é single-core, não se comparando a geração Core 2 Duo que oferece dois núcleos especialmente optimizados de modo a serem 50% mais rápidos que a 1ª geraçao dual core. Acredita que a diferença se nota bastante.

É melhor gastar um pouco mais agora, do que daqui a pouco tempo veres que a máquina foi demasiado cara para o que oferece.
Se guardares cerca de 23 € por mês durante um ano (para simplificar) consegues a quantia "extra" que falta para comprar um portátil de geração actual.
 
Na minha opinião, por mais uns euros consegues uma máquina decente, garantindo-te um investimento, o que não acontece se comprares esse Acer dado que Celeron é para esquecer.

Esse Celeron é single-core, não se comparando a geração Core 2 Duo que oferece dois núcleos especialmente optimizados de modo a serem 50% mais rápidos que a 1ª geraçao dual core. Acredita que a diferença se nota bastante.

É melhor gastar um pouco mais agora, do que daqui a pouco tempo veres que a máquina foi demasiado cara para o que oferece.
Se guardares cerca de 23 € por mês durante um ano (para simplificar) consegues a quantia "extra" que falta para comprar um portátil de geração actual.


Sem dúvida, por mais €280 vem um Core2Duo que é bastante diferente de um Celeron, no entanto:

- Navegar na internet
- Ver uns filmes
- Correr o office para fazer uns docs, apresentações e contas no Excel

Por mais esses €50, temos a diferença entre ter isto tudo a correr com 35% de CPU (Celeron) vs 10% (C2D). Resta saber onde é que fica a "diferença que se nota bastante"...

Neste tipo de utilização, pela altura em que o Celeron começar a atingir 100% (onde o C2D ainda dava mais uns gases) também não era o C2D que ia fazer a diferença e está o rapaz em nova thread a fazer a mesma pergunta para os CPUs da altura...

EDIT:
Comentários anteriores eram em relação aos modelos "low-cost" equivalentes, à roda dos 500eur.
Com os cálculos apresentados estariamos a falar de um portátil de €900, a meu ver ainda menos a considerar neste caso.
 
Última edição:
Sem dúvida, por mais €280 vem um Core2Duo que é bastante diferente de um Celeron, no entanto:

- Navegar na internet
- Ver uns filmes
- Correr o office para fazer uns docs, apresentações e contas no Excel

Por mais esses €50, temos a diferença entre ter isto tudo a correr com 35% de CPU (Celeron) vs 10% (C2D). Resta saber onde é que fica a "diferença que se nota bastante"...

Neste tipo de utilização, pela altura em que o Celeron começar a atingir 100% (onde o C2D ainda dava mais uns gases) também não era o C2D que ia fazer a diferença e está o rapaz em nova thread a fazer a mesma pergunta para os CPUs da altura...

EDIT:
Comentários anteriores eram em relação aos modelos "low-cost" equivalentes, à roda dos 500eur.
Com os cálculos apresentados estariamos a falar de um portátil de €900, a meu ver ainda menos a considerar neste caso.

O ponto está bem visto para essa utilizaçao, porém para mim o barato sai caro, e na informática podes crer que sai a um preço exorbitante.

Se comprar um equipamento mais actual, evita que daqui a pouco tempo tenha de gastar ainda mais dinheiro, o que na maioria das vezes se acaba por gastar mais do que se tivesse comprado logo um portatil "decente".

De qualquer dos modos, hoje até para comprar um par de meias se fazem pagamentos a prestaçoes, porque não num portátil?

Mas é obvio que é uma hipotese que pode nao se ajustar a todos. Se o portatil a 500 euros tem tudo o que se precisa agora e a utilização é tão simples quanto foi referida, esse portátil é suficiente.
 
De qualquer dos modos, hoje até para comprar um par de meias se fazem pagamentos a prestaçoes, porque não num portátil?

Cada um sabe como enfiar a cabeça na areia....:zzz:

Se fazes pagamento a prestações por um par de meias, então das duas uma: ou vives das aparências ou nem para as necessidades básicas tens dinheiro (e se calhar nem para as meias dos ciganos).

E qual o problema de comprar um de 500€ para "net, filmes e word"? Se achas que os filmes comem muitos recursos, então experimenta corrê-los em sistemas antigos tipo Pentium III (por exemplo).

Eu por enquanto não equacionei definitivamente a compra de um por esse preço, porque quero algo mais pequeno e mais leve. Azares acontecem tanto com um de 500 euros, como um de 500 contos (se é que aqui ainda alguém se lembre dos escudos).

E pra terminar, prefiro pagar a pronto do que andar às prestações e depois o valor final sair mais caro que o preço a pronto (juros e tal).
 
O ponto está bem visto para essa utilizaçao, porém para mim o barato sai caro, e na informática podes crer que sai a um preço exorbitante.

Compreendo o ponto de vista, no entanto convém salientar que mesmo que na informática,

o barato possa sair caro

mais verdade é ainda que na informática

o caro sai ainda mais caro. E podes crer que o pior investimento que pode ser feito é em Informática.

A tua placa gráfica de €500 pode ser um excelente investimento, vai durar mais do que a minha de €250 de certeza.
Quando a minha ficar ultrapassada, eu compro outra pelo mesmo preço. Na mesma altura, a tua começou a valer pelo teu investimento, e então temos que:

Tecnologicamente, a tua já não fará algumas coisas em hardware. Talvez tente fazê-las por software se conseguir, e o resultado já se sabe.
A minha não é topo de gama actual, portanto também não vai tirar cafés.

Todavia, em termos de experiência e utilização, facto é que eu me vou estar a divertir mais do que tu com as novidades.

Uma sugestão para evitar que o barato saia caro é saber escolher e ter em conta a natureza da área.
O resto é uma questão de sorte.

Na questão das prestações e seguindo o exemplo de cima, "it would be like adding insult to injury".
 
Cada um sabe como enfiar a cabeça na areia....:zzz:

Se fazes pagamento a prestações por um par de meias, então das duas uma: ou vives das aparências ou nem para as necessidades básicas tens dinheiro (e se calhar nem para as meias dos ciganos).

E qual o problema de comprar um de 500€ para "net, filmes e word"? Se achas que os filmes comem muitos recursos, então experimenta corrê-los em sistemas antigos tipo Pentium III (por exemplo).

Eu por enquanto não equacionei definitivamente a compra de um por esse preço, porque quero algo mais pequeno e mais leve. Azares acontecem tanto com um de 500 euros, como um de 500 contos (se é que aqui ainda alguém se lembre dos escudos).

E pra terminar, prefiro pagar a pronto do que andar às prestações e depois o valor final sair mais caro que o preço a pronto (juros e tal).

Como deviam ter reparado, eu referi a opção do crédito porque poderia ser uma ajuda para adquirir um portátil melhor. Para quem não reparou, na frase estava implicita a critica ao facilitismo de concessão de crédito que ocorre nos dias de hoje.

Felizmente, ate a data, nunca recorri ao crédito. Para mim só gasto o que tenho. Trabalho, poupo e quando quero comprar um portatil de 1600 € (A8JS, o meu) ou PS3, chego a loja e pago a pronto. ("quem nao tem dinheiro n tem vicios" :D)

Mas como sabemos, ha pessoas com mais dificuldades que outras, e que optam por recorrer ao credito para adquirir bens moveis.

De qualquer modo, acho que quando avaliei a compra nao me distanciei o suficiente para perceber a simplicidade do uso que seria dado ao portátil.

Vendo bem, com o meu PDA (por um pouco menos de 500 €), trabalho no word, acedo a net, vejo filmes...Mas como disse antes, acho que pelo preço é SUFICIENTE.

Quando falamos que o caro sai ainda mais caro na informatica, nao é quando falamos de portateis de 900 € :lol:, se fosse de 3000, era dinheiro deitado ao lixo
 
Sobre a maquina que deu origem ao topico, tenho uma á dois dias.
Além de o comprar na 'revenda' (preço mais baixo) instalei logo mais 1 GB de DDR2 667 ficando com 2GB e 384Mb de video, o disco sata de 120GB foi 'ghostado(15GB)' mesmo antes de ser ligado(Vista) e formatado em XP com 30(M$)+70(VM's) para x86 e 20GB para *nix's. Não me posso queixar, é leve, rapido e serve bem para o que pretendo. A bateria já me acompanhou em mais de 3h de trabalho continuo, sem usar o DVD.
 
acer aspire 5315 vista pa xp

pessoal tenho o acer aspire 5315 quero por o xp.quando ponho o cd pa fazer boot ,ele quando entra para a configurar o xp não detecta os discos rigidos,ja testei em 2 portateis iguais ao meu e da o msm.nao consigo livrar me do vista.algem me pode ajudar???????????
 
Desenterranço

Viva

Peço desculpa por não ter voltado a participar, mas como não tive respostas breves abandonei a thread pois entretanto fiz a compra.
No entanto agradeço a todos as opiniões. Na altura (Dezembro) também pensei que talvez fosse muito fraco por isso optei por gastar 699€ na ***** e fui buscar um LG R400 de 14". Nem sei se foi boa compra...acho que foi...pena só ter um giga de memória, parece-me pouco.

Cumprimentos
 
boas... berzerker nao sei o pq do teu problema, estou a tratar de um portatil igual e a mim nao me deu essa raia, o meu unico problema é que para arranjar os drivers tenho que ir a quase todos os fabricantes buscar pois a Acer so da os drivers para o vista :confused::mad:
 
Back
Topo