Acer 5738Z bloqueia aleatoriamente

Sm0k

Power Member
Bom dia.

A minha esposa têm um Acer 5738Z que começou a bloquear aleatoriamente.

Specs:
Intel T4500
4GB DDR3
Discos SSD 480GB Kingston
Carregador Original

Tinha o Windows 10 e do nada bloqueou. Reiniciava o portátil e no carregamento do Windows bloqueava.

Instalei o Windows 11 visto que não era formatado a coisa de 2 anos e pensei que resolveria o problema.
Nos 1ºs dias correu tudo bem. Do nada começou a bloquear outraves.

Já troquei de Rams pelas as que tinha aqui do meu portátil e não tive melhorias. Troquei o CPU para o T6600 e continuou igual.

Será que estou a falhar alguma coisa?

Tento bloqueia no carregamento do Windows ou mal esteja no ambiente de trabalho.
 
Isso já pode ser tanta coisa, dada a idade do portátil:
1) Pó acumulado/sobreaquecimento -> verificar temperaturas com HWiNFO, no Windows, limpar pó/dissipadores
2) Fonte de alimentação a falhar -> se a bateria ainda aguenta pelo menos 2 a 5 minutos, a fonte de alimentação falhar momentaneamente não deverá levar o computador a bloquear
3) Memórias com erros e/ou contatos oxidados da humidade -> testar memórias com memtest86 numa pen USB, limpar contatos com borracha branca
4) SSD a falhar -> experimentar outro HDD/SSD, verificar informação SMART do SSD com o CrystalDiskInfo
 
1) o portátil foi limpo e pasta trocada. O CPU podia atingir os 80/85 em full load mas em idle ficava pelos 55.

2) Só com a bateria ou mesmo com o meu carregador e não o dela tinha o mesmo comportamento.

3) Montado as memórias do meu portátil no portátil dela tinha o mesmo comportamento.

4) Já meti o CrystalDiskInfo e diz que está bom de saúde. Por acaso já meti um HDD que tinha aqui parado e tinha o mesmo comportamento.

Suspeito que seja a board a dar o berro mas vou estudar a questão do firmware visto que no site da Kingston referem que existe um update para os A400 derivado a problema em modo legacy com o Windows 10 ou o 7. Tenho e de confirmar que o meu está incluído.
 
Experimenta uma fonte de alimentação compatível, mas que seja relativamente recente (menos de 5 anos) ou pelo menos que tenhas a certeza que funciona corretamente.

Porque sugiro isto: emprestei um Toshiba L650 a um familiar, que não fez um uso correto do mesmo (o fio que saía da fonte de alimentação estava todo torcido e partido, já em curto-circuito, o ecrã a fazer pisca-pisca, quando se ligava o portátil via HDMI à televisão apareciam artefactos azuis); comprei uma fonte de alimentação barata compatível, um monitor usado no eBay, meti um processador melhor e um SSD básico e... se não fosse pelas marcas estéticas e plásticos partidos aqui e ali, passava por um portátil recente para tarefas básicas do dia a dia (web browsing leve, Word, Powerpoint, etc.).
 
Experimenta uma fonte de alimentação compatível, mas que seja relativamente recente (menos de 5 anos) ou pelo menos que tenhas a certeza que funciona corretamente.

Porque sugiro isto: emprestei um Toshiba L650 a um familiar, que não fez um uso correto do mesmo (o fio que saía da fonte de alimentação estava todo torcido e partido, já em curto-circuito, o ecrã a fazer pisca-pisca, quando se ligava o portátil via HDMI à televisão apareciam artefactos azuis); comprei uma fonte de alimentação barata compatível, um monitor usado no eBay, meti um processador melhor e um SSD básico e... se não fosse pelas marcas estéticas e plásticos partidos aqui e ali, passava por um portátil recente para tarefas básicas do dia a dia (web browsing leve, Word, Powerpoint, etc.).

Experimentei com um transformador compatível com o portátil e continua igual.

Obrigado mas no mesmo dia que me disseste para ver o firmware quando cheguei a casa experimentei e já estava completamente atualizado.
Liguei-o como disco externo atraves de um adaptador que tenho aqui por casa.
 
O problema esta na placa grafica. Experimenta ligar em modo de seguraança a ver se bloqueia,ou so na bios. Este teste é para o portatil ser usado sem carregar os drivers graficos. AGora ainda so tens freezes,mas vai chegar a altura que arranca sem imagem. Ja tive aqui em casa pelo menos 2 modelos desse genero com esse problema.
 
Ele entrar na BIOS entra a vontade.
Foi o que eu suspeitei ser da gráfica.
Liguei o disco dela ao meu portátil e entrou como nada se passa-se.

Obrigado a todos pela ajuda dispendida
 
Back
Topo