Acer 5930g - suporte de RAM DDR3?

neo_tester

Power Member
Boas,

Adquiri recentemente um portátil Acer 5930g-733G32MB (Intel Core 2 Duo Processor P7350 - 2.0GHz - FSB1066Mhz - 3MB; 3GB DDR2 667MHz, Gráfica NVDIA 9600M GT 512MB GDDR3, HDD 320GBetc).

Gostava de saber se (apesar das limitações de gestão de memória do Windows Vista 32bits) se é possível se é possível colocar 4GB de RAM, DDR2 ou DDR3 ou se pelo contrário a motherboard/slots não permitem a colocação de RAM com essa tecnologia (peço desculpa se estou a dizer alguma bacurada mas estive algum tempo desligado destas tecnologias e não percebo muito de hardware actual)?

O chipset penso que seja o Mobile Intel® PM45 Express mas será que é possível usar DDR3?
No overview no site do fabricante aqui: http://www.intel.com/Products/Notebook/Chipsets/PM45/PM45-overview.htm
refere "(...)support for ddr2 and ddr3 technology(...)", será que se referem apenas a gráficas ou ser´q que a motherboard pode vir com um ou outro tipo de slots (se trás de um tipo só funcionada desse tipo)?

Apelo aos entendidos que me esclareçam:

1. É possível instalar 2x2048MB de memória DDR3, mesmo tendo 204 pinos (ao contrário da DDR2 que vem instalada)?
2. Caso não seja possível, a RAM OCZ PC2 6400 SODIMM 800MHz com clocks 5-5-5-15 é uma boa opção?
3. Tendo em conta que a gráfica tem 512MB de memória dedicada mas usa até mais 1791MB de memória turbocache (que suponho que tenha que ir buscar à RAM) quanto mais rápida a última for melhor será o desempenho geral do sistema e do processamento gráfico em geral, certo?

Opinem sobre o assunto mesmo que achem que devem esclarecer pontos de vista não abordados, (por desconhecimento da minha parte), por favor.

Obrigado a todos atencipadamente.

Cumps.
 
Última edição:
Para começar deixa-me dar-te uma pequena explicação. As rams usadas pelos Portateis são diferentes das usadas nos Desktops... Nos portateis sao usadas rams com 204Pinos mas com menor comprimento das rams usadas nos Desktops....

Sendo assim,

1- O teu portatil não aceita memórias DDR3 (ainda nao existem portateis que usem memorias DDR3!);
2- Como disse na primeira explicação tal coisa não é posssivel!
3- Sinceramente a essa pergunta não sei dar uma resposta consiza pois não estou dentro da tecnologia turbo cache! Sei dos principios gerais! Mas deduso que os ganhos seriam minimos ou ate nulos!
 
Última edição:
Boas

Sim, esse chipset suporta DDR2 e DDR3, o que não signifique que os mesmos sejam compatíveis, porque não são. Agora uma coisa que poderia acontecer era a board ter encaixes para DDR2 e DDR3, mas visto que se trata de um portátil duvido sinceramente que isso exista. Portanto, não...não podes meter rams DDR3 nesse portátil.

Sobre a turbocache, possivelmente sim, poderia aumentar o desempenho gráfico, mesmo que fosse muito pouco.

EDIT: Detesto quando isto acontece...tanto tempo sem postar e quando calho a postar vai ao mesmo tempo que outra pessoa :D

Ah, e CrazyMonkey...já há portáteis com DDR3 sim ;)

Cumps ;)
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas.

Já percebi que não posso usar memória RAM DDR3 embora existem portáteis que a suportem.

Mas foi dita uma coisa que não percebi: o fabricante OCZ a nível de memórias SODIMM DDR2 para poratéis refere exclusivamente DIMM's com 200 pins - por exemplo em http://www.ocztechnology.com/products/memory/ocz_pc2_6400_ddr2_sodimm, existe a hipotese da slot para DDR2 ser de 240 pins conforme referido pelo CrazyMonkey?

Cumps.
 
Boas

Não, 240pins são as DDR2 para Desktop. As DDR2 para portáteis têm 200pins e as DDR3 (para portáteis também) têm 204pins.

Cumps ;)
 
Back
Topo