Acer ameaça levar Estado a tribunal

bonesman

Power Member
"
A Acer anunciou que está a considerar medidas legais contra o Estado português na sequência dos resultados do concurso público para a aquisição de computadores desktop para as escolas.

A fabricante acusa o Estado de falta de transparência no processo e garante que a sua proposta cumpria todos os requisitos técnicos pedidos por um valor 15 milhões de euros inferior ao da proposta vencedora, a proposta da HP. Acusa ainda o Estado de ter mantido a HP no concurso, sem que esta tenha cumprido todos os requisitos.

"A grande questão é saber se é aceitável neste período de crise, o governo português gastar fundos públicos de forma desnecessária, quando tem uma proposta que cumpre todos os requisitos técnicos a preços significativamente mais baixos", defende a fabricante.

A Acer mostra-se assim "a considerar se tomará medidas legais contra o governo português quer em Portugal, quer em Bruxelas".

Contactado pelo TeK, o Gabinete do Plano Tecnológico para a Educação confirma adjudicação do concurso à Hewlett Packard (HP), que ainda não tinha sido divulgada à imprensa. Face à questão levantada pela ACER, fonte do gabinete adianta apenas ao TeK que "concluída a fase formal de avaliação, o júri considerou que a proposta avançada pela empresa HP era a que melhor reunia os requisitos previstos no concurso em causa".

Fonte
 
Aconteceu exactamente o mesmo para o concurso das escolas preparatórias e secundárias. Foram todas as empresas desclassificadas menos a ONI, que também não cumpria os requisitos ao dedo. O valor do concurso rondava os 20M...
 
Bem, se os factos são mesmo esses enunciados pela ACER, estamos perante mais um (pseudo) concurso público deste país a

soldo, que é o nosso querido Portugal!!

Mas como já foi dito, nada que uns valentes €´s do erário (vulgo capital suportado pelo contribuinte que paga os seus impostos) não resolvam. :004:


Cumprimentos.
 
Não tens noção como é composto estes concursos públicos e quais são as características mais classificadas neste tipo de propostas.

De referir que, nestes casos, não devem estar apenas contabilizados os custos de material, instalação e implementação do projecto, mas também as garantias, tempos de resposta e tempo de paragem máximo aconselhado para qualquer correcção ou suporte necessário para estes equipamentos. E estes dados não foram tornados públicos e a unica coisa que a Acer se queixa é que a proposta deles é 15 milhões mais barata que a da HP.

Pela experiencia pessoal que tenho com as duas marcas (e como opinião meramente pessoal), com a HP estaria descansado porque num tempo máximo definido previamente qualquer assunto relativamente a assistencia aos equipamentos ou outro suporte estaria arrumado e tratado, enquanto que com a Acer é o que todos sabemos (basta passar pelos tópicos respectivos).

Nem sempre a proposta mais barata (único argumento utilizado pela Acer) é a melhor proposta face ao caderno de encargos do projecto (único argumento utilizado pelo Estado). Existem argumentos que podem automaticamente anular uma proposta de um concorrente

A Acer pode dizer o que quiser, mas sem sabermos os critérios todos, não é possível ajuizar na totalidade a proposta...

Resalvo que a minha opinião é meramente pessoal e baseado no conhecimento que tenho do mercado
 
Também depende dos critérios de avaliação do caderno de encargos. Normalmente o preço é o factor que conta mais. Se a acer cumprir de facto todos os requisitos e tiver o melhor preço, não vejo porque não ganhou.
 
Não tens noção como é composto estes concursos públicos e quais são as características mais classificadas neste tipo de propostas.

De referir que, nestes casos, não devem estar apenas contabilizados os custos de material, instalação e implementação do projecto, mas também as garantias, tempos de resposta e tempo de paragem máximo aconselhado para qualquer correcção ou suporte necessário para estes equipamentos. E estes dados não foram tornados públicos e a unica coisa que a Acer se queixa é que a proposta deles é 15 milhões mais barata que a da HP.

Pela experiencia pessoal que tenho com as duas marcas (e como opinião meramente pessoal), com a HP estaria descansado porque num tempo máximo definido previamente qualquer assunto relativamente a assistencia aos equipamentos ou outro suporte estaria arrumado e tratado, enquanto que com a Acer é o que todos sabemos (basta passar pelos tópicos respectivos).

Nem sempre a proposta mais barata (único argumento utilizado pela Acer) é a melhor proposta face ao caderno de encargos do projecto (único argumento utilizado pelo Estado). Existem argumentos que podem automaticamente anular uma proposta de um concorrente

A Acer pode dizer o que quiser, mas sem sabermos os critérios todos, não é possível ajuizar na totalidade a proposta...

Resalvo que a minha opinião é meramente pessoal e baseado no conhecimento que tenho do mercado

Por acaso também partilho a tua opinião.

Até posso dar um exemplo dum caso concreto que conheço, sobre a instalação de um elevador para deficientes motores numa instituição.
Nesse caso especifico a proposta inicialmente mais barata, acarretava manutenções mais caras. Fazendo as contas, ao fim de 4 anos a propostas supostamente mais barata ficaria mais cara a longo prazo...

Suponho que neste caso a HP tem proposto um preço inicial mais caro, mas ofereça por exemplo manutenções mais baratas e céleres....

Claro que estou como Seavoices, sem conhecer em detalhe as propostas, tudo isto não passa da minha opinião pessoal.
 
Num determinado Ministério ( nao interessa qual ) puseram net, e funcionava salvo erro com a PT, muitíssimo bem.

Posteriormente, provavelmente por concurso, meterem ONI ou uma porcaria semelhante, e a rede/net é uma boa M****>(

Como já foi dito, o "barato", sai caro...
 
Disseram-me que a Acer perdeu por não cumprir o caderno de encargos. Da veracidade desta afirmação, não posso dizer nada,é claro. Não vi a papelada ;)

Mas o bacano que mo disse costuma estar bem informado...
 
Back
Topo