Acer Aspire 1694 - Desliguei o cabo da ventoinha porque ela nunca parava!

ketamine

Power Member
Caros amigos, este meu portátil que já tem uns anos tem uma ventoinha (da placa gráfica?) que nunca se cala! E atenção que eu não ando aqui a jogar joguinhos ou trabalhar com algo que puxe pela placa gráfica. Ela nunca se calava! Porra! ainda por cima fazia um barulho chato, ao contrario de outro acer do meu colega cá de casa que apenas faz o barulho normal e só de vez em quando. E já tentei limpar mas não valeu de nada.

Tenho o computador mais leve deste fórum, com nada instalado, só uso software portable, nem de anti-vírus preciso. A unica coisa que pode puxar por ele são as 3 portas usbs sempre a serem utilizadas (discos externos).

Acham que é muito mau ter desligado esse cabo? Esta ventoinha é só da gráfica acho eu, porque estava mesmo em cima dela. Isto frita logo se houver algum problema? È que quando eu pensava que ainda era criancinha e tinha algum tempo para jogar jogos lembro-me que havia um que me dava cabo do portátil e ele desligava-se sozinho no meio do jogo da treta

Por enquanto não o vou deixar ligado de noite, quero passar uns dias comigo ao pé do portátil para ver como ele se porta. Ate agora nenhum problema, e tem sido um silencio!

Desculpem mas aquela ventoinha funcionava sem razão. Não é questão de "se ela funcionava por algum motivo era!" porque ela nunca se calava, podia parar uns minutos mas depois voltava logo
E ja dei as voltas nisto tudo, já conheço o powerplay da ATI mas mesmo com tudo no mínimo continuava o barulho

Sei que não sou o único que se queixa deste portátil

Cumprimentos
 
Última edição:
Obrigado pela resposta, mas isso não é só para cpu? È que o meu é a placa gráfica que não se cala, dai ter perguntado também sobre as ventoinhas, não sei se a da palavra gráfica (esta mesmo em cima dela) tem alguma relação com o calor de cpu?
 
essa ventoinha k desligast de certeza k tmb serve para arrefecer o cpu.. so se tiver duas ventoinhas.. e é normal nao se calar kndo tas a jogar.. quanto ao barulho estranho basta encomendares um novo cooler completo na acer, sao baratos.. 20 25€.. ao desligares o ventilador daki a pouco o pc vai abaixo.. e se nao keimar algo..
 
Obrigado pela resposta, mas isso não é só para cpu? È que o meu é a placa gráfica que não se cala, dai ter perguntado também sobre as ventoinhas, não sei se a da palavra gráfica (esta mesmo em cima dela) tem alguma relação com o calor de cpu?

Boas, em geral a placa gráfica e o CPU estão ligados a mesmo heatsink, e a ventoinha é comum aos dois. O problema penso que não é da placa gráfica, mas do CPU, e se baixares as temperaturas a um, é mais fácil arrefecer o outro.

Faz undervolting e depois diz se notaste alguma diferença.

CUmps
 
essa ventoinha k desligast de certeza k tmb serve para arrefecer o cpu.. so se tiver duas ventoinhas.. e é normal nao se calar kndo tas a jogar.. quanto ao barulho estranho basta encomendares um novo cooler completo na acer, sao baratos.. 20 25€.. ao desligares o ventilador daki a pouco o pc vai abaixo.. e se nao keimar algo..

Amigo eu disse que NÃO jogava joguinhos, falei num jogo a uns belos anos quando me armava em puto para dizer que quando se puxava muito pelo portátil ele desligava-se sozinho. E espero que aconteça isto em vez de queimar logo se houver algum problema.

Depois de desligar essa ventoinha ainda oiço uma, esta sim deve ser a de cpu.

Obrigado pelas respostas.
 
Última edição:
o melhor é abrires o pc e veres se tem mesmo dois ventiladores.. e lubrifica-os.. pode ter um de entrada e outro de saida de ar.. mas memso assim ao desligares o da grafica podes keimar a grafica visto que a grafica nao tem protecção como os cpus penso eu..
 
Hoje deu o primeiro problema, depois de dias sem a ventoinha ligada

Desligou-se sozinho! quando estava a trabalhar com uns programas que puxam mais, MAS NADA DE GRAFICOS!

Reiniciei e o windows crashava logo, ai jasus! esperei um bocado, la tive que abrir e voltar a ligar o cabo e agora parece que esta tudo ok

vou ter que aguentar este barulho desnecessário! tendo em conta que durante vários dias teve sem a ventoinha, o computador sempre ligado, nem reiniciei.
 
Back
Topo