1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Acer Aspire 5738G - Problema de fabricação

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por NN7, 1 de Junho de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 1207)

1. NN7

NN7

Viva,

Tenho um Acer Aspire 5738G. Como a maioria das pessoas que tem ou conhece este portátil sabe, ele tem um defeito de fabrico, eles esqueceram-se de fazer os furos na entrada de ar localizada diretamente abaixo do CPU & GPU... Utilizo uma base refrigeradora debaixo do portátil, mas tendo em conta este defeito creio ser inútil... Depois de pesquisar um pouco sobre este assunto, soube que há quem resolva o problema fazendo alguns buracos nessa zona para solucionar este defeito de fabrico. Sendo um principiante na "manutenção" de portáteis, tenho algum receio em fazer os furos demasiado profundos por forma a que a ferramenta utilizada danifique alguma coisa. Tendo tudo isto em conta, alguém me pode indicar qual a maneira mais segura de o fazer e qual a ferramenta mais adequada para esta operação? Por outro lado, será aconselhável fazê-lo, tendo em conta os possíveis riscos?? A vantagem óbvia depois de efetuada esta operação seria que as temperaturas do CPU & GPU desceriam consideravelmente graças à base refrigeradora que uso, mas por outro lado dessa forma também entrará mais facilmente pó dentro do portátil. Fazer ou não fazer, eis a questão...:rolleyes:

P.S. Sou novo neste fórum, caso esta seja a secção errada para colocar este tipo de questões agradeço a algum moderador que a reencaminhe para a secção mais apropriada.

2. SaaG

SaaG Power Member

podes postar um pic jeitosa do fundo do teu portátil? para ter alguma noção...

3. NN7

NN7

Aqui estão:

http://imageshack.us/photo/my-images/822/hpim0884.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/443/hpim0886p.jpg/

Peço desculpa pela qualidade mas para além de não ser grande fotógrafo a máquina por azar estava mesmo a desligar com falta de bateria, mas acho que dá para ter uma noção. As aberturas estão feitas, mas por baixo tem uma espécie de plástico preto a cobrir.

EDIT: Uma terceira, tirada com o telemóvel: http://imageshack.us/photo/my-images/259/01062012.jpg/

Aqui uma foto-esquema do fundo do PC com detalhes e legendas: http://imageshack.us/photo/my-images/18/aceraspire5738g.jpg/

Mais pormenores com pessoas com o mesmo problema nestes links:

http://forum.notebookreview.com/acer/481690-acer-5738g-bottom-vent-built-closed.html

Idle temp~65C Load temp>85C Help? lol - Acer - Laptops-Notebooks

Drilling Holes in Laptop for Better Cooling? : AskReddit

Nota: Por acaso acho que o meu nem aquece muito, para além da base refrigeradora ando-lhe a baixar as voltagens do CPU para baixar a temperatura. Ao fazer testes de 10 mins. colocando ambos os cores do CPU sob carga a 100% (para testar a estabilidade da mudança na voltagem o CPU) estava a 60ºC segundo o programa "RM Clock".

Última edição: 1 de Junho de 2012
  4. SaaG

SaaG Power Member

eu abria o portátil e removia esse plástico...limpava o cooler e via se as temperaturas melhoravam.
    fazer furos parece-me para ja mto precipitado...

5. NN7

NN7

Pois, o problema é que o portátil tem um design completamente absurdo, de forma a que para aceder à secção do CPU & GPU tem de se desmontar o PC completamente, tipo isto: http://www.youtube.com/watch?v=VhX04v9DeIA

Tendo em conta que não me sinto seguro para fazer essa operação se calhar seria melhor levá-lo a uma loja de informática a ver o que me diziam.

De qualquer forma, obrigado pelo conselho.

6. David.S

David.S Power Member

tive um 5737Z que tem a base igual e só tinha metade das aberturas mas pensei que fosse mesmo assim.
    mas notava o ar a ser puxado por ai.

se ele não tiver na garantia sim abre esses orificios.

7. NN7

NN7

Ele foi comprado a 25/02/2010. Segundo a pesquisa que efetuei no site da Acer a garantia standard dos portáteis é de 1 ano apenas, alguém me pode confirmar isto? Se assim for lá se vai a possibilidade de lhes devolver o portátil para eles resolverem o assunto, afinal de contas é defeito de fabrico deles... -_-

Mas sendo assim creio que não vai dar.

8. jonny__27

jonny__27 Banido

OK, em 1º lugar, todos os portáteis vendidos em Portugal têem de ter 2 anos de garantia. É a lei, ponto.
    Em segundo lugar, isso não é defeito de fabrico, existem n portáteis sem entradas de ar por baixo das fans, estando elas em outras posições. São aqueles que não precisam de tanto poder de arrefecimento, e assim limitar a entrada de pó e sujidade.
    Em último lugar, e dizer-te aquilo que te deviam ter dito desde o início. O portátil tem 2 anos, já experimentaste ver se a saída de ar não está bloqueada com sujidade?

9. dvdpt

dvdpt Power Member

Penso que isso não é defeito, é feitio. O Acer da minha irmã é também tem essa entrada fechada.
    O ar entra pela abertura frontal.
    Apesar de o portatil dela andar a aquecer bastante penso que o problema seja pó e sujidade que estão a obstruir o dissipador de calor, pois quando era novo o portatil aquecia menos que o meu Compal IFL90 com o cpu+gpu em load máximo.

Por isso é que não gosto de portáteis de marca...raramente tem acesso fácil ao sistema de arrefecimento.
    No meu Compal limpo de 6 em 6 meses e por vezes diferença são 15-20ºC a menos. Já tive ocasiões em que parecia que tinha um "filtro" entre a fan e o dissipador xD, não era de espantar que aquecesse bem mais.

edit: se o teu processador for um core2duo, tenta fazer undervolt com a aplicação RMclock, faz maravilhas com estes processadores.

Última edição: 3 de Junho de 2012
  10. NN7

NN7

@ jonny__27: Já me tinha apercebido disso também em pesquisa, de qualquer forma, já passou dos 2 anos então desde 25/02 deste ano. Raramente uso o portátil, senão já teria reparado nesta questão há mais tempo. É verdade que nem todos os portáteis tem entradas de ar por baixo das fans mas não é este o caso, aliás, no próprio esquema do pc ironicamente referem para não tapar esta entrada... o que significa que não era suposto estar tapada originalmente, como podes ver aqui, no nº 6: http://imageshack.us/photo/my-images/18/aceraspire5738g.jpg/

A verdade é que este portátil é um desastre em vários sentidos, desde o design possuindo difícil acesso a componentes importantes, passando por esta questão, até mesmo a massa térmica existente no interior ao que parece não é grande coisa. Por acaso, na minha pouca experiência a nível de portáteis até agora nem me tinha dado conta desta questão da temperatura, mas assim que me dei conta é que comecei a pesquisar e vi que quase todas as pessoas acabam por fazer as tais aberturas manualmente.

@ dvdpt: Já ando a fazer undervolt exatamente com esse programa, e por agora, nos testes intensivos de estabilidade ao CPU com o Orthos CPU Loader, ao fim de 10 mins. a funcionar a 100% ambos os cores do CPU (core2duo) chegam aos 60ºC. Porém, não tenho a noção se este valor é normal ou se já indica sobreaquecimento. No entanto ainda só estou a baixar os valores do multiplier máx. (x11). Com o CPU em idle o RM Clock indica 29/30ºC. (dependendo também do tempo durante o qual o pc está ligado).

11. jonny__27

jonny__27 Banido

Se está tapada é porque é suposto. Já viste o que era na produção ter que fazer 2 moldes diferentes, produzir 2 carcaças diferentes, etc.? É mais barato tapar as entradas do que fabricar uma carcaça nova. Manual idem, é mais barato fazer só 1 para todos.

Quanto às temperaturas, preocupa-te só se passar os 80º no processador, ou os 95º na gráfica, neste momento tens excelentes resultados.

12. NN7

NN7

Compreendo, mas porque motivo tapariam? Até me lembrei de ser justamente para não entrar o pó tão facilmente, mas tendo em conta que o pc não tem mais nenhuma entrada de ar para refrigeração, continuo a achar que não faz sentido.

Obrigado pela dica das temperaturas. Já agora apenas mais uma questão relativamente ao undervolt, já me apercebi que o HW Monitor mostra sempre uma diferença de quase 20º no CPU comparativamente ao RMClock, penso que deva ser algum bug certo? Com os dois programas abertos ao mesmo tempo, após o teste de 10. mins. no Orthos CPU Loader o primeiro indica 76ºC o segundo mostra 60ºC.

Partilhar esta Página