Acer Aspire 5738G - Problema de fabricação

NN7

Membro
Viva,


Tenho um Acer Aspire 5738G. Como a maioria das pessoas que tem ou conhece este portátil sabe, ele tem um defeito de fabrico, eles esqueceram-se de fazer os furos na entrada de ar localizada diretamente abaixo do CPU & GPU... Utilizo uma base refrigeradora debaixo do portátil, mas tendo em conta este defeito creio ser inútil... Depois de pesquisar um pouco sobre este assunto, soube que há quem resolva o problema fazendo alguns buracos nessa zona para solucionar este defeito de fabrico. Sendo um principiante na "manutenção" de portáteis, tenho algum receio em fazer os furos demasiado profundos por forma a que a ferramenta utilizada danifique alguma coisa. Tendo tudo isto em conta, alguém me pode indicar qual a maneira mais segura de o fazer e qual a ferramenta mais adequada para esta operação? Por outro lado, será aconselhável fazê-lo, tendo em conta os possíveis riscos?? A vantagem óbvia depois de efetuada esta operação seria que as temperaturas do CPU & GPU desceriam consideravelmente graças à base refrigeradora que uso, mas por outro lado dessa forma também entrará mais facilmente pó dentro do portátil. Fazer ou não fazer, eis a questão...:rolleyes:


P.S. Sou novo neste fórum, caso esta seja a secção errada para colocar este tipo de questões agradeço a algum moderador que a reencaminhe para a secção mais apropriada.
 
podes postar um pic jeitosa do fundo do teu portátil? para ter alguma noção...

Aqui estão:

http://imageshack.us/photo/my-images/822/hpim0884.jpg/


http://imageshack.us/photo/my-images/443/hpim0886p.jpg/


Peço desculpa pela qualidade mas para além de não ser grande fotógrafo a máquina por azar estava mesmo a desligar com falta de bateria, mas acho que dá para ter uma noção. As aberturas estão feitas, mas por baixo tem uma espécie de plástico preto a cobrir.


EDIT: Uma terceira, tirada com o telemóvel: http://imageshack.us/photo/my-images/259/01062012.jpg/


Aqui uma foto-esquema do fundo do PC com detalhes e legendas: http://imageshack.us/photo/my-images/18/aceraspire5738g.jpg/


Mais pormenores com pessoas com o mesmo problema nestes links:

http://forum.notebookreview.com/acer/481690-acer-5738g-bottom-vent-built-closed.html

Idle temp~65C Load temp>85C Help? lol - Acer - Laptops-Notebooks

Drilling Holes in Laptop for Better Cooling? : AskReddit


Nota: Por acaso acho que o meu nem aquece muito, para além da base refrigeradora ando-lhe a baixar as voltagens do CPU para baixar a temperatura. Ao fazer testes de 10 mins. colocando ambos os cores do CPU sob carga a 100% (para testar a estabilidade da mudança na voltagem o CPU) estava a 60ºC segundo o programa "RM Clock".
 
Última edição:
eu abria o portátil e removia esse plástico...limpava o cooler e via se as temperaturas melhoravam.
fazer furos parece-me para ja mto precipitado...
 
eu abria o portátil e removia esse plástico...limpava o cooler e via se as temperaturas melhoravam.
fazer furos parece-me para ja mto precipitado...


Pois, o problema é que o portátil tem um design completamente absurdo, de forma a que para aceder à secção do CPU & GPU tem de se desmontar o PC completamente, tipo isto: http://www.youtube.com/watch?v=VhX04v9DeIA

Tendo em conta que não me sinto seguro para fazer essa operação se calhar seria melhor levá-lo a uma loja de informática a ver o que me diziam.


De qualquer forma, obrigado pelo conselho.
 
tive um 5737Z que tem a base igual e só tinha metade das aberturas mas pensei que fosse mesmo assim.
mas notava o ar a ser puxado por ai.

se ele não tiver na garantia sim abre esses orificios.
 
tive um 5737Z que tem a base igual e só tinha metade das aberturas mas pensei que fosse mesmo assim.
mas notava o ar a ser puxado por ai.

se ele não tiver na garantia sim abre esses orificios.


Ele foi comprado a 25/02/2010. Segundo a pesquisa que efetuei no site da Acer a garantia standard dos portáteis é de 1 ano apenas, alguém me pode confirmar isto? Se assim for lá se vai a possibilidade de lhes devolver o portátil para eles resolverem o assunto, afinal de contas é defeito de fabrico deles... -_-

Mas sendo assim creio que não vai dar.
 
OK, em 1º lugar, todos os portáteis vendidos em Portugal têem de ter 2 anos de garantia. É a lei, ponto.
Em segundo lugar, isso não é defeito de fabrico, existem n portáteis sem entradas de ar por baixo das fans, estando elas em outras posições. São aqueles que não precisam de tanto poder de arrefecimento, e assim limitar a entrada de pó e sujidade.
Em último lugar, e dizer-te aquilo que te deviam ter dito desde o início. O portátil tem 2 anos, já experimentaste ver se a saída de ar não está bloqueada com sujidade?
 
Penso que isso não é defeito, é feitio. O Acer da minha irmã é também tem essa entrada fechada.
O ar entra pela abertura frontal.
Apesar de o portatil dela andar a aquecer bastante penso que o problema seja pó e sujidade que estão a obstruir o dissipador de calor, pois quando era novo o portatil aquecia menos que o meu Compal IFL90 com o cpu+gpu em load máximo.

Por isso é que não gosto de portáteis de marca...raramente tem acesso fácil ao sistema de arrefecimento.
No meu Compal limpo de 6 em 6 meses e por vezes diferença são 15-20ºC a menos. Já tive ocasiões em que parecia que tinha um "filtro" entre a fan e o dissipador xD, não era de espantar que aquecesse bem mais.

edit: se o teu processador for um core2duo, tenta fazer undervolt com a aplicação RMclock, faz maravilhas com estes processadores.
 
Última edição:
@ jonny__27: Já me tinha apercebido disso também em pesquisa, de qualquer forma, já passou dos 2 anos então desde 25/02 deste ano. Raramente uso o portátil, senão já teria reparado nesta questão há mais tempo. É verdade que nem todos os portáteis tem entradas de ar por baixo das fans mas não é este o caso, aliás, no próprio esquema do pc ironicamente referem para não tapar esta entrada... o que significa que não era suposto estar tapada originalmente, como podes ver aqui, no nº 6: http://imageshack.us/photo/my-images/18/aceraspire5738g.jpg/


A verdade é que este portátil é um desastre em vários sentidos, desde o design possuindo difícil acesso a componentes importantes, passando por esta questão, até mesmo a massa térmica existente no interior ao que parece não é grande coisa. Por acaso, na minha pouca experiência a nível de portáteis até agora nem me tinha dado conta desta questão da temperatura, mas assim que me dei conta é que comecei a pesquisar e vi que quase todas as pessoas acabam por fazer as tais aberturas manualmente.

@ dvdpt: Já ando a fazer undervolt exatamente com esse programa, e por agora, nos testes intensivos de estabilidade ao CPU com o Orthos CPU Loader, ao fim de 10 mins. a funcionar a 100% ambos os cores do CPU (core2duo) chegam aos 60ºC. Porém, não tenho a noção se este valor é normal ou se já indica sobreaquecimento. No entanto ainda só estou a baixar os valores do multiplier máx. (x11). Com o CPU em idle o RM Clock indica 29/30ºC. (dependendo também do tempo durante o qual o pc está ligado).
 
Última edição:
Se está tapada é porque é suposto. Já viste o que era na produção ter que fazer 2 moldes diferentes, produzir 2 carcaças diferentes, etc.? É mais barato tapar as entradas do que fabricar uma carcaça nova. Manual idem, é mais barato fazer só 1 para todos.

Quanto às temperaturas, preocupa-te só se passar os 80º no processador, ou os 95º na gráfica, neste momento tens excelentes resultados.
 
Se está tapada é porque é suposto. Já viste o que era na produção ter que fazer 2 moldes diferentes, produzir 2 carcaças diferentes, etc.? É mais barato tapar as entradas do que fabricar uma carcaça nova. Manual idem, é mais barato fazer só 1 para todos.

Quanto às temperaturas, preocupa-te só se passar os 80º no processador, ou os 95º na gráfica, neste momento tens excelentes resultados.


Compreendo, mas porque motivo tapariam? Até me lembrei de ser justamente para não entrar o pó tão facilmente, mas tendo em conta que o pc não tem mais nenhuma entrada de ar para refrigeração, continuo a achar que não faz sentido.



Obrigado pela dica das temperaturas. Já agora apenas mais uma questão relativamente ao undervolt, já me apercebi que o HW Monitor mostra sempre uma diferença de quase 20º no CPU comparativamente ao RMClock, penso que deva ser algum bug certo? Com os dois programas abertos ao mesmo tempo, após o teste de 10. mins. no Orthos CPU Loader o primeiro indica 76ºC o segundo mostra 60ºC.
 
Última edição:
Back
Topo