• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Acer Aspire E5 575G (Portátil HD para Gaming)

MasterDarkSide

Power Member
Boas,
Hoje e nos próximos dias dou uma análise caseira ao meu recém comprado Portátil Acer Aspire.
Quem procura um Portátil gaming e que não se importa com a resolução HD, este é o ideal. Infelizmente este é o único modelo a HD com a GTX 950M pelo qual temos que nos contentar. Felizmente ao invés dos HP´s antigos, este traz uma GPU com GDDR5 que melhora substancialmente o desempenho mesmo sem o Quad Core.

Pessoalmente gosto de HD para 15.6" e eu uso QHD para 14" mas para Jogar, pessoalmente e contra a ideia de muitos, para mim HD é óptimo.

Modelo: Acer Aspire E5 575G

Características
- Intel i5 7200U (2/4) de 2.5GHz a 3.1GHz
- 8GB DDR4 2133MHz (irei fazer upgrade para 16GB DDR4)
-
Intel HD620 (GPU Integrada)
- Nvidia GTX 950M 2GB GDDR5
- HDD de 1TB 5,400RPM da Hitachi
- 2x USB 3.0 e 1x USB 2.0 / HDMI e Cabo de Rede
- Porta C-Type e VGA
- Sem Leitor CD/DVD

- Carregador de 65W e bateria com capacidade de até 8h de carga (ver filmes com brilho em médio e wifi ligado)

Irei adicionar, conforme podem ver abaixo nas imagens um slot livre para RAM e para um SSD M.2 (2280).
O SSD será de 360GB (500/600MB de escrita e leitura em segundos) e ainda 8GB de DDR4 adicional para auxiliar o CPU que é apenas Dual Core.

Existe um modelo com i7 7500U mas por 100€ de diferença NÃO vale a pena. Apenas traz clocks mais altos mas na pratica vale mais investirem num SSD pois o disco que traz (HDD) é super lento e chega mesmo a demorar a iniciar o Windows.


Deixo a nota de que NÃO instalem o Windows 7 ou 8.1 neste sistema. Não tem suporte para drivers e causa conflito com a Intel HD620. A GPU Integrada NÃO tem qualquer suporte de drivers fora da ACER e não tem suporte para outros win sem ser o 10.

Infelizmente eu cheguei a formatar assim que o recebi (há 2 dias) e acabei por voltar atrás para o Windows 10. Além disso o sistema corre melhor em DX12. A GPU é muito boa e com capacidade para Overclock, que irei mencionar mais abaixo nas fotos.

20170130_013010.jpg

Esteticamente ele é simples, bonito. Apenas deixa as marcas na zona metalizada, mas tirando isso mesmo com Overclock a parte de cima mantêm se fresca.


20170130_013015.jpg

Ligeiras marcas dos dedos como podem ver e os autocolantes "mal" colocados haha...


20170130_013037.jpg

Os ângulos de visão são relativamente bons, para um painel destes... HD não atrapalha em nada, excepto se forem daqueles que estão fanaticamente habituados ao FullHD. Eu usei FHD em 15.6" e nunca gostei, mas são gostos e opiniões.


20170130_013253.jpg

A Tapa é metalizada e simples. Por acaso acho que é até elegante, metal escovado e tudo.


20170130_013418.jpg

Visível aqui estão os componentes que podem ser alterados SEM perderem a garantia. É só tirar 2 parafusos e ficam com acesso a parte da RAM, Disco e SSD (M.2) Slot.


20170130_013422.jpg

M.2 Slot (2280) para SSD. Recomendo vivamente a usarem, colocarem o Windows nele e usarem o HDD para coisas como "guardar as coisas". Programas e Jogos pesados deverão estar no SSD.


20170130_013430.jpg

Como sabem, este modelo NÃO traz leitor de CD/DVD pelo qual podem substituir por uma baía de HDD/SSD deste tamanho e formato ou colocarem mesmo um leitor. Pessolamente no futuro irei colocar o HDD aqui com um adaptador e no slot do HDD original um SSD de 480GB (No futuro só).


20170130_013222.jpg

Para quem não sabe, eu sou entusiasta em Overclock, aliás passei anos a fazer benchmarks de hardware de desktop. Também fiz algum overclock em ambiente portátil (7970m e GTX 780M). Há alguns anos que não me dedico aos Laptop pelo qual a paixão mantem se!

Consegui por estável com os valores acima vistos no GPU-Z. Ainda não cheguei ao limite e ainda consigo dar mais algum boost nas memórias. Temperatura mantêm se nos 70ºC mesmo com Overclock, o que dá margem para mais OC. De momento não notei problemas e somente activo OC para Jogos pesados.


Vamos agora aos Jogos (lista irá sofrer alterações e a medida que experimento irei colocar aqui. Ao todo serão 12 Jogos que irei testar, 8 dos quais recentes e puxados, 4 dos quais mais antigos mas na sua época bem puxados).

Max Payne 3
20170130_005227.jpg


20170130_005256.jpg


Claro que o Jogo não é dos mais puxados e antigo mas na sua época poucos portáteis gaming conseguiam correr isto com muitos frames. Tirando as cutscene os frames mantêm se "presos" aos 60FPS.


Eu uso V-Sync para melhorar a imagem sem arrastamento, pelo qual ele por momentos sobre para os 80FPS sem o V-Sync mas não vejo necessidade disso. Ele está com tudo ao máximo excepto o AA no entanto mesmo este está nos 2x que para mim uso sempre independentemente do equipamento ou Jogo.

BREVEMENTE irei testar mais Jogos como GTA IV, GTA V, Battlefield 4, Battlefield 1... E MUITOS mais.
Aguardo ansiosamente o meu SSD pois irá melhorar em muito o desempenho dos Jogos em estabilidade e claro a RAM adicional será bem vinda.

Ansioso é pelo GTA V :p
 
20170130_013430.jpg

Como sabem, este modelo NÃO traz leitor de CD/DVD pelo qual podem substituir por uma baía de HDD/SSD deste tamanho e formato ou colocarem mesmo um leitor. Pessolamente no futuro irei colocar o HDD aqui com um adaptador e no slot do HDD original um SSD de 480GB (No futuro só).

estás com sorte que não é um uma peça completa, a tampa está separada do "dummy" .. A Acer tinha o habito de ter uma peça só, e encontrar uma tampa para se poder meter um disco lá era bastante dificil...
 
estás com sorte que não é um uma peça completa, a tampa está separada do "dummy" .. A Acer tinha o habito de ter uma peça só, e encontrar uma tampa para se poder meter um disco lá era bastante dificil...

Eu sei. Mas felizmente este traz acesso para M.2 e para alterações que não comprometam a garantia.
Engraçado que até a facilidade de tirar o leitor pusseram.

Mas estou a ver um pixel morto que não o tinha visto antes :O
Já começa bem...
 
Estou a considerar comprar um igual a este, as minhas necessidades é que rode autocad sem problemas, bastante excel e PES 2017. Que dizes?
Qual a autonomia que tens conseguido dele?
 
Estou a considerar comprar um igual a este, as minhas necessidades é que rode autocad sem problemas, bastante excel e PES 2017. Que dizes?
Qual a autonomia que tens conseguido dele?

Bem, quanto a autonomia anda nos 6 a 7h.
Tive o problema do dead pixel mas ja me trocara o pc para um novo.

Ei! no idea? xD

Overclock ainda esta em estudo. Mas dá mais 10 Frames nos Jogos. Eu não tinha visto o teu comentário amigo. Quando meter o SSD eu aviso te!



Ja agora, sabem me dizer que tamanho devo usar para o Caddy deste portátil? Queria meter o HDD nele... e preciso do tal adptador...
 
Ok ok quando souberes quanto pode puxar por ela diz ^^

Bem, é assim, hoje comprei um SSD (Thosiba Q300) de 240GB e troquei o pelo HDD que é muito lento.
Agora pude testar os Jogos em condições.

Usei o MSI Afterburner e mantive os olhos em temparaturas. Usei +135MHz no GPU Clock e +650MHz nas Memórias.

Durante 1h a 1h30 as temperaturas andaram nos 78º aos 80º (normal para a GTX 950M mas ao fim de 2h já o tinha a 89 e 90ºC.
De acordo com muita gente, até em MAC´s, o mesmo chega aos 91ºC mesmo sem Overclock o que me leva a crer que seja temparaturas normais sendo o limite 104ºC do mesmo ou seja para o GPU não ser afectado mantém se 12ºC abaixo o limite, que seriam 92ºC +/-.

Eu vou continuar a testar neste ambiente... se vir que soube além dos 91ºC irei reduzir para +100MHz e +400MHz.

Nota que o GPU ta a ter 10 a 12 Fps mais.

Eu no 3DMark 11 fiz 4800P vs os 4000P dos Notebookcheck com i7. Nada mau.
 
Mete massa térmica como deve ser nisso ;)

Não é permitido a manipulação do interior nomeadamente CPU/GPU do equipamento sem perder a garantia. Pelo qual está fora de questão mudar massa térmica perdendo assim de imediato a garantia. Era uma excelente solução mas não é permitida. O computador tem 2 dias...

@MasterDarkSide senao for descrição quanto deste pelo portátil?

649€ (com desconto) mais 60€ do SSD (e futuramente mais 4GB ou 8GB adicional de Ram que dará uns 760€ já com um bom SSD e 16GB DDR4.

Estou a ter excelente rendimento nos Jogos usando o SSD. Claro que não posso esticar me, mas GTA V está a correr entre 35 a 55 Frames em Ultra usando MSAA 2x e tudo o resto em Ultra. Sem opções avançadas activadas.
 
Tens a certeza disso da garantia? Eu quando tinha um hp perguntei se podia abrir e mexer, mudar ram's disco, etc, disseram me que sim, desde que quando envia-se para arranjar alguma vez tivesse tudo como de origem, não falei da pasta termica por acaso.
 
o GPU aquece te até 91ºC. Pelos vistos a GTX 950m tem esse defeito. Actualmente com ou sem OC ele vai para essa temperatura ao fim de 2h gaming intensivo. De acordo com a Nvidia dizem ser normal. Espero bem que seja.
Durante 1h a 1h30 as temperaturas andaram nos 78º aos 80º (normal para a GTX 950M mas ao fim de 2h já o tinha a 89 e 90ºC.
De acordo com muita gente, até em MAC´s, o mesmo chega aos 91ºC mesmo sem Overclock o que me leva a crer que seja temparaturas normais sendo o limite 104ºC do mesmo ou seja para o GPU não ser afectado mantém se 12ºC abaixo o limite, que seriam 92ºC +/-.

a 950M não têm nenhum defeito.. Ela chega a essa temperatura porque o sistema de arrefecimento não a consegue meter a menos..

O limite dos 104ºC já é um limite critico, para não provocar danos muito graves. Mas temperaturas nos 90ºC já são um pouco para o elevadas, podem não fazer mal imediatamente mas ir desgastando.. Um dos maiores problemas das grandes variaçoes de temperatura é nas soldas, que podem ir estalando..
 
a 950M não têm nenhum defeito.. Ela chega a essa temperatura porque o sistema de arrefecimento não a consegue meter a menos..

O limite dos 104ºC já é um limite critico, para não provocar danos muito graves. Mas temperaturas nos 90ºC já são um pouco para o elevadas, podem não fazer mal imediatamente mas ir desgastando.. Um dos maiores problemas das grandes variações de temperatura é nas soldas, que podem ir estalando..

De acordo com a Nvidia esta temperatura na GTX 950M é normal. Os Mac books têm esta temperatura em trabalhos de design portanto desde que não passa disto estamos bem. Mesmo a longo prazo a solda deste equipamento foi bem construído. Só estou a avisar para as pessoas não andarem preocupadas. Jogos intensivos é algo natural e não há nada que se possa fazer para evitar estas temperaturas.

Em IDLE a GPU anda nos 35ºC sem OC, com OC anda nos 42ºC como é óbvio só quando é usada.

Mas estou te grato pela tua opinião. Temperatura critica é a partir dos 96ºC e nos 104ºC começa as consequências sem as conseguires evitar. Toda a vida sempre me debati com temperaturas altas em Portáteis sobretudo no tempo das 7xxx da AMD e 6xx da Nvidia. Fazia benchmarks e overclocks profissionais nessa altura. Agora pensei sinceramente que esta geração fosse mais fresca mas... prontos.

Se eu baixar o limite do CPU para 80%, a GPU não irá ter muito mais do que 81ºC mas não convêm porque vai cortar 8 fps aos Jogos...
O ideal é usar um OC Baixo e prontos assunto sem problemas. Coolpad há quem diga que prejudica, eu não sei, mas sinceramente nunca vi vantagens.

O sistema de cooling deste acer podia ser melhor, mas... em ultimo caso mudo a massa térmica para uma das melhores mas sujeito a perder a garantia.
 
De acordo com a Nvidia esta temperatura na GTX 950M é normal.

Está dentro dos limites, não significa que seja boa / desejavel / muito saudavel..


Agora pensei sinceramente que esta geração fosse mais fresca mas... prontos.

A frescura tambem depende do sistema de arrefecimento , não é so da grafica..
Tens no portatil X uma grafica de 50W e um sistema de arrefecimento que dissipa 60W com um delta de 60ºC
E tens o portatil Y com uma grafica de 30W e um sistema de arrefeciemnto que dissipa 25W com um delta de 60ºC.
- Qual é que achas que vai ser mais fresco ?
 
Call of Duty: Modern Warfare Remaster

Definições em High/Ultra (sem MSAA mas com FX). Maioria das definições encontram-se em Extra, excepto as sombras e resolução da mesma que estão em normal.

Os FPS mais baixos que tive até agora foi mesmo 35 Frames no último "print", é o 2º nível que é nocturno, puxa mais...
Mas para este tipo de Portátil, é algo maravilhoso sendo que só é superado por modelos de 900/1000€ com a 965m ou 1050m.

Média de FPS seriam 45-50.
GPU com 1028MHz (apenas 100MHz e 400MHz de boost) para evitar aquecer demasiado. Mas se por os meus settings de OC irei ter uma média de 6 frames mais altos... mas para mim acho desnecessário causar calor em demasiada para prejudicar futuramente o Hardware, tendo jogabilidade fluída acima de 40 frames...


Call_of_Duty_Modern_Warfare_Remastered_02_01_20.png

Call_of_Duty_Modern_Warfare_Remastered_02_01_20.png

Call_of_Duty_Modern_Warfare_Remastered_02_01_20.png

Call_of_Duty_Modern_Warfare_Remastered_02_01_20.png

Call_of_Duty_Modern_Warfare_Remastered_02_01_20.png


Brevemente mais Jogos (GTA V... etc...)
 
Está dentro dos limites, não significa que seja boa / desejavel / muito saudavel..




A frescura tambem depende do sistema de arrefecimento , não é so da grafica..
Tens no portatil X uma grafica de 50W e um sistema de arrefecimento que dissipa 60W com um delta de 60ºC
E tens o portatil Y com uma grafica de 30W e um sistema de arrefeciemnto que dissipa 25W com um delta de 60ºC.
- Qual é que achas que vai ser mais fresco ?

É assim amigo Bruno, em si já deverias saber que não me estas a ensinar em ponto algum alguma coisa. No entanto valorizo a tua opinião. Estou desactualizado do hardware recente de Notebooks, verdade seja dita mas tenho mais experiência em Hardware e Overclock que 99.9% do pessoal que aqui anda no Zwame. Só para esclarecer esse ponto.

Quanto ao sobreaquecimento. A GPU GTX 950M no geral, sobreaquece não apenas por defeito e natureza do Chipset mas também dependente do modelo em que está inserido (chassie, massa térmica, ventilação e construção dos headpipes).

Neste caso e poderás me dar a tua opinião, penso que ajudava alterar a Massa Térmica dele, pois todos sabemos que as empresas como Acer e até HP poupam imenso nas Massas Térmicas e que inventam imenso e posteriormente notam-se na temperatura quando estamos a fazer coisas exigentes. Pessoalmente nunca gostei da HP, sobretudo modelos DV6 em que lhes tinha que mudar a massa térmica constantemente porque os dissipadores e a forma como tudo foi construído era uma dor de cabeça!

Este portátil em causa, "acer" esta a dissipar o GPU e CPU pelo mesmo "ventilador" pelo qual quando um aquece irá aquecer ainda mais o outro. Se reduzires o desempenho máximo do CPU para 80%, irás ter 10-12ºC menos. O que significa que o CPU está a ajudar no sobreaquecimento do GPU.

Por essa razão optei por nem puxar mais pelo GPU, apesar de ter batido recordes com ele estando perto de uma 960m em desempenho. Mas infelizmente com consequências perigosas para o GPU devido as temperaturas. Ainda não passei os 91ºC mas a longo prazo, como tu dizes, causa problemas e desgaste no Hardware, podendo futuramente não ter o mesmo rendimento!

Agora, pergunto-te, o que farias no meu caso, com estas temperaturas dos 84-90ºC em Jogos ao fim de 1h?!

Abraço e sim, valorizo a tua opinião sempre!
 
Última edição:
Grand Theft Auto V

Tentei não abusar nas definições. Só noto falta de nitidez no cenário do Jogo do qual não sei o que estarei eu a fazer mal ><

Frames andam nos 45 FPS no entanto tem quedas para 35 e também subidas para 60... varia imenso do peso do cenário mas tendo em conta muitas settings em Ultra, parece me porreiro!

GTA5_2017_02_01_21_10_56_30.jpg
GTA5_2017_02_01_21_11_00_01.jpg
GTA5_2017_02_01_21_11_09_77.jpg
GTA5_2017_02_01_21_12_20_56.jpg


Esqueci me de activar os FPS para Print :S mas andavam nos 45 a 50 nestes casos...
Existe he falta de nitidez no cenário, não sei explicar...
 
Back
Topo