1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Acer Aspire One / Linpus Lite [Dúvidas]

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Dmaniac, 13 de Julho de 2008. (Respostas: 117; Visualizações: 17920)

1. Comprei recentemente um portatil que trás o linux Linpus Lite. O meu conhecimento de Linux é 0. Mesmo depois de ter lido o post de intro ao linux continuo sem saber o que fazer com este linux. Compreendi que existe software para emular software de windows (wine). O que me podem dizer deste linux? que diferenças posso esperar entre windows e linux? Existe algo que possa minimizar o "choque" que sinto ao mudar de windows para linux?

Abraços

Última edição pelo moderador: 16 de Julho de 2008
  2. nuno_nunes

nuno_nunes Power Member

Qual é a marca e modelo do portátil...

3. arconada

arconada Power Member

Deve ser o acer aspire one.

Quanto ao post inicial, esse linux é bastante diferente do windows. Acho que deverias instalar xfce (kde seria o mais parecido mas tb é mais pesado).... acho que para te habituares melhor ao linux deverias tentar perceber como esta organizado o sistema de ficheiros, nada de muito aprofundado, apenas para saberes onde estao os teus documentos, e ambiente de trabalho e afins...

Última edição: 13 de Julho de 2008
  4. hellaxe

hellaxe Power Member

Antes de se meter a instalar que tal brincar com um livecd para ver como tudo está organizado nas distros mais usadas?
    Depois é fazer analogias.
    Podes fazer tudo o que fazes em Windows, embora por vezes de uma maneira um pouco diferente.
    Não conheço o Limpus que trás o pc mas deve ter o OpenOffice e tudo o resto para ler música e video, net, messeger, etc.
    No panic. Só um pouquinho de tempo a aprender isso depois é fácil, digo eu.

EDIT: Vê isto
    Creio que tens lá o software que precisas.
    Baseado em Fedora portanto deve dar para instalar software facilmente.

Última edição: 13 de Julho de 2008
  5. blogmaster2003

blogmaster2003 Power Member

Kanguru no Acer Aspire One

Boas

Rendi-me a um Aspire one, uma das melhores compras que já fiz.

Só tenho um problema:

Como configurar uma ligação Kanguru no bichinho?

Alguém me pode dar umas luzes ou um step by step para a coisa funcionar?

Obrigado.

PS: se só precisam de um portátil para net, programas "office", msn e pouco mais, nem pensem duas vezes, aspire one ou então caso queiram gastar um pouco mais, esperem pelo msi-wind.

6. flsantos

flsantos Power Member

Tás a usar a versão linux ou meteste xp?
    Se é linux vai aqui ao lado e vê os stikies.

7. blogmaster2003

Estou a usar linux, parece que aquilo corre linpus lite.

Nao entendi bem essa dos stickies?

Algum post sticky aqui no fórum?

8. robsgil

robsgil Power Member

pois! eu tb adquiri 1 one, e tou m a ver negro pa instalar a placa da tmn! ja tentei instalar windows, mas esquecam! fica mt lento!

9. blogmaster2003

Este hardware foi feito e assemblado a pensar no uso de linux, logo não convém muito instalar outros so´s aqui.

Problema mesmo é nao ter sitio pra meter o card da optimus ou outros e pelos vistos ainda não haver nenhum how to de como configurar aqui um kanguru ou outra coisa parecida.

Depois disso, este netbook é aquilo a que se propoe.

10. robsgil

robsgil Power Member

pois! vou agr instalar o kubuntu pa ver se reconhece a placa! Sei q os da e escola da tmn q vem com linux, trazem o caixa magica

11. anjo2

anjo2 Power Member

Que hardware?

12. flsantos

flsantos Power Member

Se fores à secção de linux, estão lá uns stickies que falam sobre placas 3g e linux, é só tentar as propostas.

13. blogmaster2003

Placa huawei acho que e220

14. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

e lêr os sticky's :/
    É baseado no Fedora 8 (Werewolf), por isso os repositorios devem dar os mesmos.
    Engraçado, o EeePC tb virá com este sistema, pois assim tem-se uma versão de Linux que não envolve violações à GPL que caracterizaram o Xandros :o

EDIT: segundo li, para instalar software, tem-se de usar o modo avançado, e tens 1 gestor de programas/instalação. Ve se Wine está presente.

Última edição: 15 de Julho de 2008
  15. Espero estar a escrever no sitio certo. Também comprei o acer aspire one com Linpus Linux Lite V1.0.3.E. O ambiente é muito parecido ao do Windows e como mexo relativamente bem no windows e Mac, achei que este seria o mesmo. Agora PANICO, não consigo instalar o Kanguru ou qualquer outro programa, parece que é necessário software para instalar programas. Estou a zero,se alguem puder ajudar, já tenho um ficheiro huawei.tar.tar, mas não sei o que lhe fazer.

16. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Yeap, right place.
    E infelizmente esse sistema não traz ferramentas para compilar / instalar o huawei.
    Tenta usar o modo avançado, e instalar ferramentas tipo build-essentials, ou gcc / gcc-c++ ?
    Ve tb o 3G Tutorial pra o huawei.

Última edição: 16 de Julho de 2008
  17. E então alguem conseguiu? por favor digam como, já estou a pensar devolver o acer.:004:

18. blogmaster2003

Se conseguiram, ainda não disseram como :(

Eu não consegui, sou muito "newbie" em linux, só lá vou com um how to ou um step by step ;)

19. já vi o post mas como linux para mim é chines, fiquei na mesma, tentei editar o ficheiro e não consegui....
    espero que alguem como eu me explique, tenho 10 dias para devolver a maquina }>

Partilhar esta Página