Acer condenada a reembolsar cliente

Silver Wolf

The Big Bad Wolf
Acer condenada a reembolsar cliente pela inclusão não desejada de sistema operativo num PC

Um juiz francês deu razão a um cliente da Acer que ao comprar um PC exigiu à empresa o reembolso do valor pago pelo sistema operativo, já que preferia ter acesso a uma máquina sem software pré-instalado. A marca negou-se e o cliente recorreu à justiça que considerou legitimo o seu pedido.

O equipamento em questão custou 700 dólares que segundo a decisão do juiz passarão a menos de metade com o desconto de 180 dólares do sistema operativo, 70 dólares do Microsoft Works, 50 do PowerDVD, 45 dólares pelo Norton anti-virus e 43 dólares pelo NTI CD Maker. A este valor junta-se uma indemnização pela recusa em atender o pedido do cliente, adianta o Noticias Dot.

À decisão o juiz acrescentou que a venda de hardware e software devem ser feitas de forma separada e até com recurso a facturas separadas, pelo que o cliente tem todo o direito a ser reembolsado pela utilização que não solicitou do software incluído no equipamento.

Na região EMEA, que inclui a Europa, a Acer é o segundo maior fabricante de PCs. Números do Gartner Group indicam que no segundo trimestre do ano a fabricante acumulou uma quota de 20,3 por cento, num crescimento de 35,2 por cento.

Fonte: http://tek.sapo.pt/4I0/774268.html


Se isto começar a vingar, começa tudo a pedir o dinheiro do software de volta.
Se as contas se mantiverem, o preço dos portáteis será de metade 8|

Mesmo q fossem 50€ eu sou a favor. Qtas vezes não temos software legal e temos q comprar aquele pc com a tralha toda...
E às vezes o software q vem nem é nada de especial.
 
por mim nem vinha com nada, sei desenrascar-me bem com linux e instalar Windows, mas compreendo que por vezes seja necessário nos portáteis vir ja um sistema operativo pre-configurado.
 
Eu gostava de saber onde é que anda o pessoal que nas discussões sobre o Windows Vista jurou a pés juntos que para reaver o dinheiro do Windows Vista ao comprar-se um portátil bastava pedir ao tipo da loja.
 
Ate acho bem,porque quando a gente compra um portátil por vezes vem la software que não interessa para nada e a gente pensa que vem ali instalado de oferta mas esta-se a pagar.... Com o sistema operativo isso deveria ter,mas software secundário acho que não era necessário sem cliente realmente querer.
 
se o gajo não quer o windows, que não compre um portátil com windows. o windows fazia parte do pacote que ele comprou, azar! estava lá escrito na caixa "inclui windows". se eu comprar um carro e não quiser uma peça qualquer que vem de série, ninguém me vai devolver o dinheiro daquilo... era o que faltava!

por isso é que não percebo este tipo de processos em tribunal...
o gajo comprou um produto, que tem o windows como parte integrante desse produto. ele comprou-o SABENDO disso. e quer que lhe devolvam o dinheiro? "olhe lá, eu não quero bluetooth no meu portátil, devolva-me lá o dinheiro do módulo bluetooth!"

enfim.
 
atenção que isto é software e é rarissimo comprares um portatil e dizer que vem com o norton ou powerdvd o com o quer que seja. Mas tambem ha uma coisa que nao entendo, normalmente este software sao versoes trial.
 
O que eu acho muito ridiculo no meio disto é o desconto dos preços do software serem feitos a preço de retail quando é mais que sabido que os fabricantes dos portáteis compram bundles às software houses e o valor do software não tem nada a ver com o que foi reembolsado neste caso...talvez o do windows mas não me parece que um PC de 700 dollars tivesse uma licença OEM que custe 180...

Creio que de forma a percaver estas situações as empresas deviam clarificar que simplesmente não vendem os seus produtos sem o software original (falo do sistema operativo), não quer, não compra! Acho que é o minimo essencial para ter o computador a funcionar, agora daí para a frente, softwares de gravação de CD's que o próprio SO já trás e de Anti-Virus que se podem obter de borla entre outros já estou de acordo que nunca deveriam ser fornecidos.

Caso a Acer désse mesmo opção de compra só do Hardware acho que isso seria mais um estímulo à pirataria, é certo que interessaria, por exemplo, a quem quer utilizar Linux pois não tinha que pagar o SO, mas sejamos realistas, a grande parte das pessoas simplesmente pegava num Windows pirata e instalava...

Se não queria SO comprásse de marcas tipo Compal e afins, agora sabendo que a Acer seguia aquela politica quanto ao software acho que é de uma estupidez extrema o que se passou.

Agora vou comprar um Windows Vista e peço à MS que me devolva uma parte do dinheiro da licença já que não preciso de plug-ins 3rd party que a MS teve que pagar para utilizar porque eu mesmo os arranjo em versões freeware.

Rídiculo...
 
se o gajo não quer o windows, que não compre um portátil com windows. o windows fazia parte do pacote que ele comprou, azar! estava lá escrito na caixa "inclui windows". se eu comprar um carro e não quiser uma peça qualquer que vem de série, ninguém me vai devolver o dinheiro daquilo... era o que faltava!
Esqueces-te que esse empacotar de produtos é ilegal. É o sistema operativo, os MS Office, os anti-virus, os editores de DVD... Dizem "inclui isto", discretizam na factura e depois não querem devolver o dinheiro.

por isso é que não percebo este tipo de processos em tribunal...
o gajo comprou um produto, que tem o windows como parte integrante desse produto. ele comprou-o SABENDO disso. e quer que lhe devolvam o dinheiro? "olhe lá, eu não quero bluetooth no meu portátil, devolva-me lá o dinheiro do módulo bluetooth!"

Errado. Nenhum windows é parte integrante dum computador. E pelos vistos não compreendeste o assunto pois a anexação da cópia de Windows num computador implica que se esteja a forçar um produto a consumidores que podem não o querer. Se não queres uma coisa ninguém te pode obrigar a aceitar a compra e o que está em causa é comprar hardware, não hardware mais software.

Esse caso não seria um problema se o MS Windows ou outro software fosse dado MAS NÃO É DADO. É uma forma de venda ilegal de empacotamento, tal como o tribunal declarou.

E ainda não estou a ver ninguém do "ah se queres o dinheiro de volta só precisas de pedir aos tipos da worten". :joker:
 
ahhh... ok. isso tem muita lógica. not!
o windows FAZ parte do computador, a partir do momento em que o fabricante escolhe o windows para equipar o computador...
tu compras porque queres, e sabes que lá está o windows. não foste enganado em nada.
olha agora... "não quero o rato wireless"... "não quero a malinha da asus que é grande e feia"... "devolvam-me o dinheiro"...

não tem lógica nenhuma o que dizes.
se o consumidor não quer o windows, então que não compre um portátil que traga windows... é difícil de perceber ou preciso de fazer um desenho?

quando vou comprar alguma coisa, na embalagem diz "contem X Y Z". se eu não quiser o Y, procuro outro produto que só tenha o X e o Z. não vou pedir À loja que me dê dinheiro por eu não querer o Y!

"olhe, faz favor, comprei este conjunto de chávenas+bule, mas não gosto do bule, por isso queria que me devolvessem só o dinheiro do bule, porque das chávenas eu gosto"

:lol:
 
Concordo com o Mitch.
O Vista faz parte do pacote e está anunciado como tal.
Ele aceitou esse compromisso ao pagar o valor do equipamento depois de ler as especificações pelo que não tem, a meu ver, qualquer razão.
É sabido que a França é uma das principais instigadoras dos processos anti-trust contra a MS, que visam a criação de um Windows completamente despido do essencial em qualquer sistema operativo, numa vã tentativa de criar uma sociedade neo-socialista clássica no meio informático (não, não estou a falar do peculiar "socialismo de direita" que grassa na Europa e em Portugal neste momento).

Já agora, será que ele também pediu o reembolso e a desinstalação da BIOS ?
Afinal, aquilo é software proprietário da American Megatrends ou da Phoenix, pelo que para ser picuínhas podia chegar a esse ponto. :D


Estou a pensar pedir à marca, depois de comprar o meu próximo carro, para me desinstalar o software que veio programado na centralina que controla a gestão do motor.
Afinal de contas, aquilo até deve ser um derivado de ***** fabricado pela Freescale/Motorola, pode ser que consiga correr o Ubuntu e poupar uns euros no "combustível open-source" :lol:
 
O vosso argumento é mto bonito, mas se eu quiser um portatil sem SO, pq já tenho um ou pq quero utilizar uma alternativa, o meu leque de opções é bastante reduzido.

Justo, na minha opinião, era poder comprar-se com e sem software. Assim qq pessoa optava.
 
Sim IMHO deve ser dada a escolha ao cliente. Técnicamente nunca foi condição para comprar um ou outro portátil porquê forçar o cliente a adequirir um SO no acto da compra?

* Quem quiser compra com SO
* Quem não quem não quiser compra sem SO

O que eles podem fazer é fornecer o DVD com o SO, software e drivers faltando apenas o licenciamento/activação. Altura na qual o cliente pagaria pelo software online ou telefónicamente.

Trance
PS: Estes bundles pela garganta abaixo parece-me que esgana a concorrência.
 
Última edição:
Concordo com o Mitch.
O Vista faz parte do pacote e está anunciado como tal.
Ele aceitou esse compromisso ao pagar o valor do equipamento depois de ler as especificações pelo que não tem, a meu ver, qualquer razão.
Ouve lá, tu por acaso estás a par da realidade? Tens a noção que impor a venda de produtos sob a obrigação de comprar outros é ilegal? Se tu vais a uma padaria comprar um pão e o padeiro diz-te que só te vende o pão se tu comprares juntamente uns kg de banha de porco... É ilegal! É exactamente a mesma coisa que acontece com os computadores. Tu queres comprar um computador e apenas o computador mas as empresas obrigam-te a comprar o computador mais sistema operativo mais sabe-se lá mais quê... É ilegal. É ilegal e quem quer comprar apenas o computador e somente o computador não tem de pagar mais os 150€ pelo Windows Vista. Nunca teve e não passou a ter só porque tu encarnaste o espirito do carneiro.

É sabido que a França é uma das principais instigadoras dos processos anti-trust contra a MS, que visam a criação de um Windows completamente despido do essencial em qualquer sistema operativo, numa vã tentativa de criar uma sociedade neo-socialista clássica no meio informático (não, não estou a falar do peculiar "socialismo de direita" que grassa na Europa e em Portugal neste momento).
Mas tu chegas a pensar naquilo que escreves? És ------- ou apenas queres aldrabar? É que o processo anti-trust da união europeia não teve nada a ver com programas pré-instalados.

O que se passou e no o processo da união europeia e que é conhecimento geral à anos foi que a Microsoft impede todas as companhas de aceder a todos os interfaces do sistema operativo. Mais precisamente, a Microsoft dá ao povo apenas o acesso a uns interfaces limitados mas para a criação dos seus produtos usa interfaces obscuros que só ela tem acesso. O resultado é que assim a Microsoft consegue criar software que todas as outras companhias não conseguem. Não conseguem pois não só não tem acesso aos interfaces do sistema operativo como também a Microsoft usa os seus interfaces secretos para barrar o acesso de 3ºs a funcionalidades que a Microsoft quer só para si.

Foi por causa disso que a UE (repito, UNIÃO EUROPEIA. NÃO FORAM APENAS OS FRANCESES) condenou a Microsoft a uma multa E (sublinho o "E") a NÃO SÓ forçar a modularidade do seu software COMO TAMBÉM publicar todo e qualquer interface do sistema operativo, o tal documento de milhentas páginas com protocolos e interfaces.

Compreendeste agora as asneiras que disseste acima?


Já agora, será que ele também pediu o reembolso e a desinstalação da BIOS ?
Afinal, aquilo é software proprietário da American Megatrends ou da Phoenix, pelo que para ser picuínhas podia chegar a esse ponto. :D
Mas porque é que insistes em dizer uma estupidez dessas? Quando compras uma motherboard não compras motherboard + BIOS. Quando compras um processador não compras processador + dissipador de calor. Quando compras uma TV não compras TV + comando. Tu não compras um produto sob a condição de ser forçado a aceitar comprar outro.

O que se passa com os computadores com o Windows Vista é o equivalente a só aceitarem vender-te uma TV se tu também concordares a comprar um gravador de DVD. Se tu não queres comprar o gravador de DVD para comprar a TV então deves poder comprar na mesma sem ser forçado a pagar extras. Se tu não queres comprar o Windows Vista para comprar o computador então deves poder comprar na mesma sem ser forçado a pagar extras. É assim tão difícil de compreender?

Estou a pensar pedir à marca, depois de comprar o meu próximo carro, para me desinstalar o software que veio programado na centralina que controla a gestão do motor.
Afinal de contas, aquilo até deve ser um derivado de ***** fabricado pela Freescale/Motorola, pode ser que consiga correr o Ubuntu e poupar uns euros no "combustível open-source" :lol:

Não te faças de burro. É claro que quando tu compras um carro não te obrigam a comprar um pacote carro + software. Uma coisa são componentes que fazem parte integral do sistema. Outra coisa completamente diferente, que por acaso é aquilo que está em causa, é a imposição de um pacote de produtos distintos a todos que apenas queiram comprar um produto. Qualquer pessoa capaz de passar a primária acha que a diferença é óbvia.
 
Última edição pelo moderador:
Desculpem o offtopic (sekalhar nem é),mas tenho de perguntar isto..
Eu comprei o HP dv9575ep como podem ver pela sig,e vem com akela tralha do recovery k é o vista mais drivers desactualziados e software k nem uso..e não tenho direito a uma copia "normal" do vista??!??afinal paguei por ele!ja mandei um mail á Hp,mas dizem que não..mas acho que não será bem assim...
se alguem me puder responder..abc
 
Manda para a HP Europeia (suporte) e não para a soloiada. Sim tens direito ao um DVD do Vista em que podes escolher o que pretendes instalar ou não. Pode no entanto ser necessário pagar os portes de envio.

Trance
 
Boas,

Já vi aqui tentativas de analogias do pior mas acho que qualquer pessoa chega á conclusão analoga que o S.O está para o PC como um Choffeur para um carro e não como uma parte integrante essencial ao seu funcionamento. Tendo este raciocinio lógico em mente a analogia correcta seria uma pessoa ir comprar um carro e a marca obriga-lo a trazer um choffeur, um sinaleiro, um agente da BT, 2 funcionários da Estradas de Portugal e por aí fora.

Cumps.
 
Políticas à parte, há algumas lojas que ainda dão a opção de não ter o SO na compra de um PC (isto depois com o devido desconto da tabela de preços) embora a grossa maioria das empresas não têm sequer esta opção.

De uma empresa como é a Acer foi um puxão de orelhas, e o cliente têm sempre razão.
 
Podem fazer-se mil e uma analogias com esta situação e apresentar exemplo que justifiquem qualquer uma das opiniões.

As marcas querem incluir o Windows. Para a esmagadora maioria dos utilizadores, um computador sem SO é inutil (isto se falarmos em termos legais, pois os utilizadores das alternativas são muito poucos). Há marcas, como a tsunami, que vende computadores sem SO. Ele preferiu Acer, que vem com windows instalado.

Expliquem-me então o exemplo da Apple. Os Macs, vêm sempre com OS X, mesmo agora que correm windows. Eu se comprar um Mac sei que vem com OS X, se comprar um Acer sei que vem com windows, se comprar um nokia, sei que vem com symbian, etc, etc.

Sobre a separação hardware software, isso pode ser aplicado a qualquer aparelho. O meu telemóvel só não pode ter o um SO alternativo porque ninguém fez um (não sei se pode, mas o que quero passar é a ideia). No caso de ipod, ele vem com o software de origem, mas houve quem se desse ao trabalho de desenvolver sofware linux para ele e agora como é? Vou processar a Apple para me dar a parte do dinheiro do software?

Isto parece-me mais um daqueles casos caricatos da justiça, mas que acontecem normalmente no EUA. Se isto pegasse moda, os fabricantes passavam a dizer que o windows é oferta e pronto. E depois a microsoft e as empresas fariam um contrato com novas condições que tornasse legal essa oferta, mesmo havendo um pagamento das marcas às microsoft.

Se o Padeiro só vender o pão com a banha e fizer um preço conjunto para os dois tenho que me aguentar ou vou ao outro padeiro. Há um bom exemplo, que vi há uns tempos com uma máquina fotográfica que oferecia um cartão e vou inventar os preços para explicar.

O cartão custava 50€, a máquina 150€ e a máquina mais o cartão custava 175€. Eu comprava a máquina com o cartão incluído e depois exigia que me devolvessem 50€ porque não queria o cartão, ficando a máquina a custar 125 €. O Windows que vinha no Acer, também vinha a preço especial, pelo que não faz sentido haver devolução do preço que tem quando vendido individualmente.
 
ó greatbunzinni, acho que tu não estás a ver bem o problema... ninguém te diz "você só pode comprar este acer se também comprar aquele windows"!! o windows FAZ PARTE do ACER! assim como o disco duro faz parte do acer, assim como a bios faz parte do acer, assim como o rato sem fios faz parte do acer! está tudo dentro de UMA caixa, UM produto, e é vendido como tal! só compra QUEM QUER!

senão eu ia à loja "olhe lá vou comprar este portátil, mas não quero o windows, não quero o rato, não quero o disco duro e não quero a mala, devolva-me o dinheiro disso tudo, porque já tenho, se faz favor". achas que tem algum sentido?
 
Back
Topo