Acer condenada a reembolsar cliente

Windows faz parte do Acer????????? essa é nova....
A questão está no facto de por vezes a opção não ser dada ao cliente... há que lhe chame procedimentos "monopolistas"

Aqui a questão refere-se a escolha da marca de combustível do bicho e não a escolha de peças do motor!

Claro que ninguém é enganado, pelo menos quanto ao SO... mas já agora propunha que aparecessem aqui lojas que permitem essa opção! Assim já se ajuda realmente que quiser optar.
 
mas as lojas não podem propor essa opção..!
o portátil é um produto, e nesse produto inclui o windows, porque a marca quis incluir o windows! se não queres comprar com windows, azar! faz parte do produto que eles vendem!
as lojas não podem abdicar do windows, porque ele é parte integrante de um produto!

custa muito perceber isso?
 
Elá! mas isso é optimo!
Vou comprar um Mac Mini já hoje $599.00 tiro-lhe o OSX (-$130 também o iLife (-$80), todo qualquer software e firmware que tenha, e tudo fica-me por +- $300.

O preço do volume de licenças da Microsoft para uma determinada marca não é fixo, depende de muitos factores, um deles é a quantidade de maquinas (licenças) vendidas.
Se o preço não é discriminado, porque a compra é em bundle, como se irá fazer a devolução?

Para nós (g33ks) é super fixe, todos os computadores vinham sem OS, temos conhecimentos, espetamos um OS pirata e tá a andar, os outros 99% ficam a xuxar no dedo, acabam por compram uma versão retail (que até doi) e ainda ao técnico pela instalação.

Há muitos juizes neste mundo, e os que são parvos fazem machete lol..
 
Se o preço não é discriminado, porque a compra é em bundle, como se irá fazer a devolução?
não podem fazer a devolução porque não é um bundle, é parte integrante do produto.

é como alguém ir comprar uma PS3 starter pack, com os dois jogos e dois comandos, e pedir o dinheiro dos jogos e do comando extra porque não os quer... faz tanto sentido quanto isto!
 
ó greatbunzinni, acho que tu não estás a ver bem o problema... ninguém te diz "você só pode comprar este acer se também comprar aquele windows"!! o windows FAZ PARTE do ACER! assim como o disco duro faz parte do acer, assim como a bios faz parte do acer, assim como o rato sem fios faz parte do acer! está tudo dentro de UMA caixa, UM produto, e é vendido como tal! só compra QUEM QUER!

senão eu ia à loja "olhe lá vou comprar este portátil, mas não quero o windows, não quero o rato, não quero o disco duro e não quero a mala, devolva-me o dinheiro disso tudo, porque já tenho, se faz favor". achas que tem algum sentido?


Para mim faz todo o sentido pedir um coputador sem Windows instalado, aliás a primeira coisa que costumo fazer é tirar o windows que vem com a máquina e intalar um novo, só a porcaria que vem com o Windows original é tanta que mete impressão.

Outra coisas eu tenho direito na loja de pedir se quero ou não o Windows instalado, por exemplo normalmente as pessoas podem e tem que decidir quais as componentes tem no seu pc, porque raio a unica componente que não podem escolher é o SO que vem instalado no pc?
 
uma coisa é montar um computador personalizado, outra é comprar uma "caixa" onde vem já tudo feito, e isso normalmente inclui o sistema operativo. a pessoa já sabe que está a comprar o sistema operativo, por isso se não concorda, que não compre o produto... não faz sentido comprar algo que não se quer, não é? é por isso que por fora da caixa, e em todas as fichas de especificações, diz que tem A+B+SistemaOperativo+D+E. só compra quem quer.

senão é como disse antes: compro um portátil e depois quero devolução do dinheiro do windows, do disco duro, do rato, da mala de transporte, da placa wireless, do modem, etc. são tudo coisas que eu já tenho, não preciso... LOL achas mesmo que faz sentido? se eu não queria isso, o que tinha a fazer era comprar um barebone!

se querem pcs sem sistema operativo, peçam às marcas para darem essa opção.
mas a partir do momento em que compram o computador, que tem SO tal como tem rato, tal como tem mala transporte, etc, ele faz parte daquilo que compraram, e voces concordaram em compra-lo. não faz sentido queixarem-se :P
 
Última edição:
uma coisa é montar um computador personalizado, outra é comprar uma "caixa" onde vem já tudo feito, e isso normalmente inclui o sistema operativo. a pessoa já sabe que está a comprar o sistema operativo, por isso se não concorda, que não compre o produto... não faz sentido comprar algo que não se quer, não é? é por isso que por fora da caixa, e em todas as fichas de especificações, diz que tem A+B+SistemaOperativo+D+E. só compra quem quer.

senão é como disse antes: compro um portátil e depois quero devolução do dinheiro do windows, do disco duro, do rato, da mala de transporte, da placa wireless, do modem, etc. são tudo coisas que eu já tenho, não preciso... LOL achas mesmo que faz sentido? se eu não queria isso, o que tinha a fazer era comprar um barebone!

se querem pcs sem sistema operativo, peçam às marcas para darem essa opção.
mas a partir do momento em que compram o computador, que tem SO tal como tem rato, tal como tem mala transporte, etc, ele faz parte daquilo que compraram, e voces concordaram em compra-lo. não faz sentido queixarem-se :P

Mas eu tambem concordo que as marcas de pc é que têm que tomar essa atitude, que na minha opnião deve ser tomada. O utilizador deve ter o direito de escolher que SO vem no pc.
 
O juiz tem razão, deixem-se de tretas. E depois sendo a Acer, bem conhecida pelo seu serviço pós venda 5*, acho bem que sirva de exemplo para os outros.
 
O juiz tem razão, deixem-se de tretas.
razão? :joker:

À decisão o juiz acrescentou que a venda de hardware e software devem ser feitas de forma separada e até com recurso a facturas separadas, pelo que o cliente tem todo o direito a ser reembolsado pela utilização que não solicitou do software incluído no equipamento.

ya ya, daqui a um tempo compras um portátil, e em vez de vir uma factura a dizer "portatil XIS = 1000 euros", vem:

parafuso tamanho 5 = 1 centimo
placa mãe = 50 euros
processador = 100 euros
monitor = 100 euros
parte de cima da caixa = 50 euros
parte de baixo da caixa = 28 euros
tecla A = 10 centimos
tecla B = 10 centimos
...
tecla Z = 10 centimos
...
fio do transformador = 5 euros
transformador = 10 euros
touchpad = 14 euros
placa wireless = 11 euros
sistema operativo = 70 euros


etc etc

sim, porque um dia é um gajo que não quer o sistema operativo, noutro dia aparece alguém que não quer a placa wireless, afinal de contas tem direito a não a querer ou a usar uma que já tem, and so on... conseguem perceber o ridículo da coisa? parece que não conseguem.
 
Fabuloso!!!

Acho muito bem! Se o software que vem fosse oferta era uma coisa, mas impôr um determinado software e ainda por cima cobrá-lo sem dar escolha é ridículo!


Deviamos era começar todos a fazer o mesmo! :002:
 
razão? :joker:



ya ya, daqui a um tempo compras um portátil, e em vez de vir uma factura a dizer "portatil XIS = 1000 euros", vem:

parafuso tamanho 5 = 1 centimo
placa mãe = 50 euros
processador = 100 euros
monitor = 100 euros
parte de cima da caixa = 50 euros
parte de baixo da caixa = 28 euros
tecla A = 10 centimos
tecla B = 10 centimos
...
tecla Z = 10 centimos
...
fio do transformador = 5 euros
transformador = 10 euros
touchpad = 14 euros
placa wireless = 11 euros
sistema operativo = 70 euros
O engraçado é que todas as lojas decentes portuguesas de material informático fazem isso. No que conta a multi-nacionais, tu nunca abriste a página da HP, pois não?

sim, porque um dia é um gajo que não quer o sistema operativo, noutro dia aparece alguém que não quer a placa wireless, afinal de contas tem direito a não a querer ou a usar uma que já tem, and so on... conseguem perceber o ridículo da coisa? parece que não conseguem.
Sinceramente não compreendo. O que é que há de ridículo em não querer comprar algo que não se quer? Devemos ser forçados a comprar produtos só porque o senhor da loja quer? Eu não quero pagar mais 150€ por um computador só para ter um sistema operativo que não quero. Se eu vou comprar uma placa-mãe então eu não vou comprar uma placa-mãe + RAM só porque o dono da loja só quer vender assim.

Tu podes até, seguindo o espírito da carneirada e ignorando os teus direitos como consumidor, aceitar comprar a placa-mãe + RAM + DVD dos morangos mesmo não querendo o RAM só para agradar o dono da loja. Todavia, não penses que toda a gente tem de ser carneiro e aceitar comprar coisas que não quer só para não levantar ondas.

Mas enfim. Pelos vistos para alguns é bem mais fácil engolir o que as figuras de autoridade impoem do que pensar pela própria cabeça e apenas aceitar o que realmente querem. Menos ondas, mais simplicidade.
 
Essa linha de pensamento tem mérito mas a um nível fundamentalista é tão absurda como o contrário. As latas de salsichas geralmente vem com 8 salsichas. Se só quiseres comer 4 e nunca mais te apetecer salsichas vais processar o supermercado até haver uma lata de 4?

Em algum ponto tem de haver uma linha onde se define um pacote a vender.

Muito mais eficiente é deixar as forças de mercado trabalhar no sentido de melhor corresponder aos anseios do cliente.
 
Não percebo a razão pela qual o ppl está contra a possibilidade de escolha do SO num portátil INTEL. Alguem me consegue explicar?

Nós por cá é que não estamos habituados a escolher, apenas a comer e a calar e alguns ainda aplaudem esse facto. A venda, atendimento, e cuidados ao cliente personalizados nos países desenvolvidos é algo bastante comum. E nem se quer é encarado como atendimento VIP (por que nesses até te dão uma taça de champagne enquanto esperas).

Ainda me lembro há 5 anos chegar a um cafê em Cascais com a minha mulher (Britânica) e pedir uma tosta com queijo e tomate (vegetariana) e dizerem que apenas faziam tostas com queijo ou fiambre, e que os tomates eram apenas para as saladas. Logo não faziam! Claro está, saímos e fomos a outro lado, nunca mais lá voltámos. A diferença é que podíamos de facto ir a outro lado, o que no caso dos portáteis está a tornar-se complicado.

Trance
PS: A mentalidade portuga muda, mas ainda faltam alguns anos. Num mundo global e competitivo em que vivémos satizfazer as necessidades dos Clientes é algo básico.
 
Última edição:
Partilho da opinião de alguns membros...

Ele quando comprou, sabia o que estava a comprar e o que incluía a compra... mas por outro lado, pode ser que apartir de agora o mercado altere as suas maneiras de venda e deixe de instalar tudo o que é tralha nos pc´s, por exemplo, para mim, comprar um portátil e estar a pagar por ter o Norton instalado seria horrível.

1 abraço
 
Ainda bem que o Juíz Francês entende que o cliente comprou porque não tinha outras opções no mercado que permiti-se o feito. Parece ser este o busílis da questão e não tanto se o comprador sabia ou não o que estava a comprar. É que lá por saberes o que estás a comprar não quer dizer que o fornecedor também não seja responsável pela venda, perceberam?

Por e simplesmente não podes vender seja o que for da forma que quiseres e legitimares isso porque os teus clientes são informados do que estão a comprar, perceberam? Portanto vendedores, muito cuidado!!!!!!!! Existe um conceito que em Portugal parece que não quer dizer nada que é o de FAIR TRADE. Que alberga entre outras coisas este tipo de situações.

É so irem á ***** e verificarem que todos os portáteis ou têm Vista ou o XP já instalado. Daí a razão deste cliente. Isto per si é matéria legal na União Europeia.

Trance
 
Última edição:
Parece-me correcto,
no sentido em que o cliente pode escolher se quer ou não ter software na maquina
e penso que não tendo deverá ser mais barato

O quanto mais barato é que deve ser a marca a decidir,
a propria marca se vende tudo com o mesmo OS
poderá ter que ter custos para o vender sem OS na linha de montagem ou algo do genero

quando comprava Dell's às carradas,
eles vinham by default sem OS,
com o Windows XP custava mais 20€
 
uma coisa é montar um computador personalizado, outra é comprar uma "caixa" onde vem já tudo feito, e isso normalmente inclui o sistema operativo. a pessoa já sabe que está a comprar o sistema operativo, por isso se não concorda, que não compre o produto... não faz sentido comprar algo que não se quer, não é? é por isso que por fora da caixa, e em todas as fichas de especificações, diz que tem A+B+SistemaOperativo+D+E. só compra quem quer.

A tua posição teria toda a lógica do mundo se não fosse um "pequeno" pormenor.

o mercado de computadores (e em especial o dos portáteis) está monopolizado por uma única empresa de sistemas operativos

a posição dominante da microsoft é tão grande que esta pode impor as suas condições aos fabricantes.
Penso que é claro para todos que a maioria das pessoas quando compra um portatil com windows pre-instalado. Por isso os fabricantes têm interesse em fornece-lo no "pacote".

imaginemos agora um fabricante que decide: 95% dos meus portateis devem seguir com windows e 5% sem OS.

o que vai fazer a microsoft? vai pressionar o fabricante a por o windows em todos os pc. Como? Basta ajustar o preço das licenças consoante a % de portateis com windows pre-instalado. se a diferença do preço unitario das licenças for compensadora o fabricante vai, obviamente, optar por equipar todos os portateis com windows de maneira a reduzir os custos.


Quem é que paga a factura?

i) todos os consumidores que, por uma razao ou outra, não querem adquirir mais uma licença de windows.
ii) todos os clientes da microsoft que tem de pagar o preço de um produto onde existe um monopolio efectivo.
 
No maximo no futuro tem se uma coisa deste genero:
pc com OS 700€ c compra imediata em qq loja.
pc sem OS 675€ c tempo de espera pois eventualmente n deve compensar as lojas ter destas maquinas em stock.

ganharam alguma coisa?
 
Devemos ser forçados a comprar produtos só porque o senhor da loja quer? Eu não quero pagar mais 150€ por um computador só para ter um sistema operativo que não quero. Se eu vou comprar uma placa-mãe então eu não vou comprar uma placa-mãe + RAM só porque o dono da loja só quer vender assim.

tu tens dificuldades de leitura? quem é que está a falar de "ter de comprar o sistema operativo só porque o senhor da loja quer"? estamos a falar de portáteis em que o sistema operativo já vem dentro da caixa! tudo numa referencia única! é UM produto! não estamos a falar de comprares um computador sem sistema operativo e o senhor da loja te obrigar a levar um windows que lá tem encostado!! será que é mesmo preciso fazer um desenho? :wow:
 
Back
Topo