Acer condenada a reembolsar cliente

No maximo no futuro tem se uma coisa deste genero:
pc com OS 700€ c compra imediata em qq loja.
pc sem OS 675€ c tempo de espera pois eventualmente n deve compensar as lojas ter destas maquinas em stock.

ganharam alguma coisa?

A onde te baseias para dizeres isso?

tu tens dificuldades de leitura? quem é que está a falar de "ter de comprar o sistema operativo só porque o senhor da loja quer"? estamos a falar de portáteis em que o sistema operativo já vem dentro da caixa! tudo numa referencia única! é UM produto! não estamos a falar de comprares um computador sem sistema operativo e o senhor da loja te obrigar a levar um windows que lá tem encostado!! será que é mesmo preciso fazer um desenho? :wow:


Epah outra vez? Quem tem te desinstalar o SO é o fabricante, simples como isso, hoje em dia quem instala o SO passa a não instalar coisa nenhuma.
 
Última edição:
tu tens dificuldades de leitura? quem é que está a falar de "ter de comprar o sistema operativo só porque o senhor da loja quer"? estamos a falar de portáteis em que o sistema operativo já vem dentro da caixa! tudo numa referencia única! é UM produto! não estamos a falar de comprares um computador sem sistema operativo e o senhor da loja te obrigar a levar um windows que lá tem encostado!! será que é mesmo preciso fazer um desenho? :wow:
O problema aqui é que existe uma lacuna do mercado. Para as pessoas comuns (e nos portáteis para quase toda a gente) é muito difícil encontrar um computador sem SO e portanto uma parte é obrigada a adquirir algo que não pretende.

Quando o mercado não funciona deve existir intervenção regulatória.
 
timber, porque é que estás a comentar esse post, que apenas se destina a corrigir a posição errada que aquele user está a ter sobre o problema? estamos aqui a falar de computadores que já trazem o windows porque fazem parte de um produto único, integrado, e ele vem falar de senhores das lojas que nos obrigam a comprar o windows junto com os computadores... não tem nada a ver!
 
então não sei para que é foi o quote :P

de qualquer modo, isto tem de funcionar em termos de mercado. há opções sem sistema operativo? há. há fabricantes grandes que o fazem. há fabricantes de barebones. dêem preferência a esses fabricantes e vão ver o mercado mudar.
 
Última edição:
Desculpa lá te dizer isto ó Mitch. Quem parece que não sabe do que está a falar és tu. Lê lá o primeiro post desta thread e depois compara com o que escreveste ao Timber.

O que se está a falar se é legitimo ou não o cliente ter a escolha do sistema operativo quando claramente pelas especificações técnicas do produto não é obrigatório usar/comprar o recomendado pelo fabricante. Se é legitimo então isso deve de alguma forma estar previsto na lei de protecção ao consumidor.

O extremo desta politica e que acontece cá é o seguinte: Náo sei se sabes há fabricantes em PORTUGAL (um deles a HP) que têm a politica de que se instalares outro sistema operativo que não o dado pelo fornecedor PERDES A GARANTIA (se não têm tinham-no até há bem pouco tempo) caso o queiram (fica ao critério do fornecedor). Nos EUA por exemplo isso é ILEGAL. Cá pelos vistos não existe lei. Chega ao ridiculo que se tiveres o XP e instalares o XP Professional é o suficiente para eles terminarem o contracto de GARANTIA. Ora diz lá se isto é para proteger o cliente ou para proteger as suas negociatas.

FAIR TRADE, sabeso que isso é? Se não sabes vai lá ler um bocadinho em vêz de estares aqui a escrever a teoria do PACOTE.

Isto também não é uma questão de personalização ou não tal como alguem já a colocou neste contexto. Personalização neste contexto implica normalmente alterações que alteram o funcionamento do sistema ou a sua ergonomia ou aspecto. Algo que não é isso que está em causa. Nos EUA por exemplo podes comprar um Desktop de Marca e colocares por exemplo um Cooler para o CPU mais potente sem que por lei percas a garantia. Muito á frente não é?

Trance

PS: Até podes discordar mas sinceramente não vêjo razão. Até mesmo em países mais liberais do que o nosso existem leis que simplesmente impedem empacotar coisas que não dependem uma da outra sem que exista a possbilidade de escolha. No nosso muito menos liberal (em teoria mas na prática quando a justiça e a fiscalização não funcionam de forma atempada ter lei ou não ter é algo que nem os liberais como eu concordam) tudo é possível. Até mesmo lojas fazerem ouvidos surdos para a DECO etc etc. Enfim.
 
Última edição:
Bem... Já li aqui umas tantas barabaridades e outras tantas verdades.

As lojas compram os equipamentos que pensam melhor servir os seus clientes. Já a marca produz aquilo que a loja quizer (dentro das opções possiveis de fabrico).
Neste caso em particular o cliente (ou a loja em nome do cliente) deveria ter contactado a Acer de forma a encomendar um portátil sem OS e respectivo lixo, e aí sim a Acer deve ser obrigada a dizer "Sim Sr. No próximo lote enviaremos um portátil sem OS" no entanto o preço até pode legitimamente ser mais alto visto que isto vai ser um pedido especial que quebra as rotinas das linhas do processo de fabrico do portátil.

Eu posso dizer que fiz isso com a Asus e não me limitei ao OS. Várias peças foram trocadas por peças que nem apareciam na lista de Specs da Asus. Paguei mais, estive 1 mês à espera, mas recebi o portátil tal e qual como queria, com as peças que queria e sem OS. Apenas se fazia acompanhar pelos acessórios que a Asus oferece (mala+rato) e o CD com as respectivas drivers. E penso que isto não acontece só na Asus. Como já foi dito, na Dell os portáteis também são altamente personalisáveis.

Isto em analogia com carros (que já vi que o pessoal gosta) é um disparate pois sem centralina os carros não fazem rigorosamente nada, enquanto um PC liga e trabalha. Além de que em muitos carros actuais a centralina faz tanta coisa e tem tantos módulos, que sem aquela exacta centralina o carro não trabalha. Até pode ser completamente igual, mas se não for a mesma não funca.

Qualquer dia caíamos num extremo em que a marca era obrigada a produzir o que o cliente quizer.
Ora bem, não existem no mercado automóveis sem peças Bosh. Vou processar a Renault porque tenho injectores Bosh no meu carro e eu não queria NEM ME DISSERAM QUE ELES ESTAVAM LÁ!
 
Última edição:
depois de tanta estupidez e de concordar com o mitch e mais alguns.. relembro que... o urso comprou o portatil sabendo que ele tinha o windows.. ja comprei portateis acer(e nao foi em portugal) e perguntavam-me se queria que deixasse o windows ou reinstalasse outro a meu pedido....com lg e hp foi o mesmo. a hp ate me mandou o dvd do vista home premium..
e como referiu o mitchy e o timber. ele comprou uma coisa pre-configurada.. existem barebones que podes configurar como gostas, com dual core. xpto de memoria, faz bobos, tira cafes, o que quiseres, mas vais pagar po r isso, agora comprar uma coisa que ja vem assim e pedir reembolso porque nao gosta... sinceramente... a franca desceu ainda mais uns degraus na minha consideracao(ja estou a escavar pa afzer mais degraus, ja que odeio a franca no geral)
 
Rui,

Podes nos indicar qual o teu portátil? Lá estamos nós a regar e a generalizar (desculpa a minha desconfiança mas estou a ser sicencero)

Mas é verdade que a Asus é das empresas mais fléxíveis nesta matéria. No entanto ... Produtos que não estão nas specs ... essa é boa. Já agora, deve ou tem? Porque de dever dizer que Sim e ter de dizer que Sim vai uma grande diferença. O nosso amigo Francês não teve a mesma sorte. Tens algum contacto especial na Asus? Enfim.

Trance
 
Última edição:
Enfim cada um enfia a carapuça que lhe convem. Efectivamente são anos luz de barabaridades muito á frente.

Já que falámos de carros ....

http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=103396

Já agora, estamos a falar em escolher o SO, comparar isso com escolher a centralina de um automóvel é um esticanço brutal. Apenas foquei a situação da troca Cooler como um exemplo extremo de escolha, o que não algo que efectivamente concorde totalmente por razões multiplas.

Quanto às empresas estarem em risco de ficarem á mercê dos caprichos do consumidor essa também é uma preocupação que de facto me faz sorrir bastante. Penso que estamos a falar em escolha do SO quando o é negado pelo fabricante do Portátil e não mais do que isso.

Falou-se na DELL etc etc etc, vão lá fazer a encomenda online de um portátil DELL, TOSHIBA, SONY, HP, etc etc, e escolham lá outro SO que não o Windows.

Se eu precisa-se urgentemente de um portátil e não tivesse escolha do SO claro está que comprava-o e mais tarde tentava resolver a situação.

Interessante também esse argumento dos Barebones quando 99% dos portáteis no mercado não são vendidos como tal. Ou seja, tens 1% do mercado (ou menos) que ter pemite fazer essa escolha. Claro está bastava haver 0,0000000001% para haver escolha certo?

Trance
 
Última edição:
e desde quando é que uma empresa é obrigada a fazer um produto "especial" para um cliente?
as empresas vendem o que querem, e os clientes só têm é de dizer sim ou não.
não posso obrigar a acer a fabricar um portátil dentro dos meus gostos! posso PEDIR, mas se disserem que não, estão no seu direito!
 
Eu é que tive um Asus. E lá está, como o Mitch disse com toda a razão, eu PEDI à Asus e eles fizeram porque assim o entenderam. Caso contrário teria que pedir a outra marca. Eles não eram obrigados a fazer a configuração que eu pedi, principalmente com peças que não eram à partida opções.

A questão é que se há marcas a fazer isto, as pessoas é que nem perguntam, nem à loja convém dizer pois o objectivo é vender primeiro o que há em stock, e se o gajo sabia que aquilo vinha com o Windows, só comprou porque quiz!

No entanto para satisfazer a curiosidade o portátil era um A2500H que na altura tinha as specs máximas de:
- P4 2.8
- 2x512Mb
- 40Gb 5400RPM
- Gráfica 32Mb partilhados
- Combo CD-RW/DVD-Rom
E foi comprado com as seguintes specs:
- P4 3.2
- 1x1024 (O objectivo era a possibilidade de poder fazer o upgrade para 2Gb mais tarde. O limite anunciado era 1Gb porque supostamente só se vendia com módulos de 512Mb e o máximo era 2.)
- 60Gb 5400RPM
- Gráfica 64Mb partilhados
- Gravador DVD-RW

Já o vendi mas se queres mais exemplos, neste momento tenho um Asus R2H, para o qual a Spec máxima é:
- Celeron 900Mhz ULV
- 768Mb DDR (512+256)

E já os vi à venda no estrangeiro com Intel Pentiuns 1.1 e 1.3 ULV e com mais de 1Gb de RAM.

Não tenho contactos nenhuns especiais. Basta a loja fazer um pedido especial à marca (no meu caso foi à Asus Ibérica) e eles logo te dizem sim ou não. O único contra é que o dono da loja teve que o ir levantar a Espanha, mas como ele ía lá semanalmente não houve problemas.
 
Última edição:
"as empresas vendem o que querem, e os clientes só têm é de dizer sim ou não."

Errado, a Microsoftpor exemplo já teve que pagar multas suberbas devido a essa forma de pensar. E existem casos ainda em Tribunal. Portanto o que tu dizes não é assim tão linear.

Trance
 
Rui,

Isso tudo que tu dizes que estavam fora das specs não é verdade. Não estavam era no pacote. Mais uma vêz estamos a falar do SO e não tanto de hardware. Tu não pediste outro SO que não o Windows ou pediste?

O caso em particular não queria qualque sistema operativo o que não lhe foi permitido. A toshiba também me enviou o Vista a meu pedido (era ainda Windows e se fosse o Linux?). Não é isso que está em causa. Quanto ao facto de caso instalares um SO que na máquina que não seja dado pelo fabricante poderes ficar sem garantia também é um facto verdadeiro (Fica ao critério do fornecedor). Algo IMHO errado.

Parece que os Urso neste caso foi a Acer.

O pessoal tem mesmo pouco poder de focus. A situação é a escolha de nenhum SO, não se trata de personalização, escolha de componentes hardware, etc etc. È A ESCOLHA DO SO (OU NENHUM SO). E andamos a falar de Persoanlização, escolha de componenes, pactotes etc etc etc.

Trance
PS: A Asus é por acaso uma marca que aprecio bastante. Há 3 anos a escolha dos compontes era algo dificil em Portugal, isso quando nos EUA já era algo normal (simplesmente diziam que não vendiam essas specs na Europa o que a Asus e outras marcas vieram alterar). Mas isso IMHO não ven ao caso. As coisas estão a mudar infelizmente de fora para dentro e não de dentro para fora. Pelo Mitch não havia escolha qualquer, ou comes o pacote ou não comes em ternos gerais. Felizmente há quem pense diferente. Berevemente concerteza vanos ter opções s/ SO. Infelizmente por vêzes é preciso tribunais e Juízes para se aplicar o bom senso.
 
Última edição:
Isso que eu digo não é verdade? Queres ver que foste tu que compraste o meu portátil e te andaste a informar préviamente das Specs...
A Asus não mete "pacotes" no site... Quando vais ver as specs aparecem-te várias peças disponiveis à escolha, ou então diz "até" qualquer coisa... Pacotes é o que te vendem na loja. E sei bem disso pois 6 meses antes a minha irmã tinha comprado um A2H igual mas comprou com as specs "máximas" por assim dizer, excepto a RAM que só tem 512Mb, (esse ainda habita cá em casa) e eu não queria comprar igual pois no site dizia que o máximo que havia era aquilo (Para a série A2, pois para outras séries havia peças diferentes...). Entretanto em conversa com o dono da loja é que ele me informou que se podia tentar fazer um pedido à Asus para meter umas coisas melhores.

Para ver se percebes as especificações do novo A2H:
CPU - Processador Intel® Pentium® M 730/740/750/760/770
Se isto é um pacote deve ser um SUPER computador, 5 cpus... BEM! Que máquina! lol

Quanto a OS, bastou-me dizer que não queria e o disco veio limpo, com o boot já programado para a drive de DVD. De qualquer forma acho que o OS é uma questão minima e tendo em conta que a diferença no preço final não iria ser muita (penso que já foi dito por aí que o Windows nos bundles que eles compram sai a uns 50€) mais vale comprar e formatar logo.
E se a Asus instala um Linux a pedido ou não já não sei, mas ao menos disponibiliza as drivers no seu site.
 
Última edição:
Back
Topo